15.03.2013

O que saber antes de ter um cachorro

Ter um animalzinho em casa  é muito mais do que ter um animal de estimação. Os animais são, atualmente, verdadeiros membros das famílias, e, além de companheiros, exigem companhia, carinho e comprometimento.

Quando fiz 2 anos de casada, quis muito um cachorrinho e comprei uma filhote de Shih Tzu. Sim, isso mesmo, eu comprei. Eu sei que tem uma infinidade de cachorros para serem adotados, que raça não importa, que a compra de animais fomenta um comércio, mas eu queria uma Shih Tzu, pois, pesquisando na internet, verifiquei que era as características da raça eram as que mais se adequavam às limitações da minha casa. Moro em um condomínio de casas, então o cachorro não poderia ser barulhento, nem de porte grande, são exigências do condomínio.

Como sobraria apenas um pequeno quintal, tinha quer ser um cachorro que conseguisse viver dentro de casa e em pequenos ambientes. Na pesquisa do Google, aparecia o Shih Tzu.

Eu me apaixonei no mesmo instante em que vi a carinha da Una (de única)!

UNA

Mas além de alimentar, escovar, dar banhos semanais e água, os cães desta raça exigem grandes cuidados, assim como qualquer outro cão. Por isso, antes de adotar ou comprar um animal, tenha em mente que:

  • Ele deverá tomar, no mínimo, 3 doses de vacina que combatem várias doenças. A Una tomou 3 doses de V10. Alguns veterinários aplicam 4 doses;
  • Vermifugar e aplicar a vacina antirrábica anualmente é obrigatório;
  • Animais muito peludos (Shih Tzu, Lhasa Apso, dentre outros) necessitam ser escovados diariamente e tosados esporadicamente;
  • Limpar olhos e ouvidos é obrigatório;
  • Alimentar e trocar a água várias vezes ao dia também é obrigatório;
  • Os animais precisam passear todos os dias, caminhar com eles alivia o estresse;
  • Animais exigem diariamente muita atenção, amor, carinho, cuidado e dedicação.

UNA1

Caso você não consiga cumprir estes itens (que não únicos), é melhor esperar um pouco mais para ter o seu pet.

Beijos,

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
1 comentário
  1. Sah Vidal  01/07/2014 - 11h41

    Que linda! Eu tenho 3 filhos, e eles tem seus bichinhos, e agora estamos querendo mudar de casa pra ter nossa cachorrinha…. sonho meu e do Miguel (filho do meio), que é quem mais e ajuda a cuidar das bichinhas aqui :)
    bj
    linda sua filhota!

O que você acha do JV?
Fiz a escova da Marie Luise e amei. Só faço ela.
Ano novo 2023: como se preparar para a virada! Preparando a casa para o ano novo 2023 Superstições de ano novo: um 2023 de muita sorte! Ceia de ano novo pra ter muita sorte! Não dorme bem? Para você que não consegue dormir! Numerologia da casa 6: A casa da harmonia! Numerologia da casa 5: A casa das mudanças!