Ju LopesPost por Ju Lopes
03
abr
13

Qual a Melhor Escova Progressiva Sem Formol?

Cabelos

Já recebi milhares de perguntas sobre os mais variados assuntos nos e-mails, no Face e no Twitter, mas nenhuma é tão frequente quanto “Qual é a Melhor Progressiva Sem Formol?”.

Quem me acompanha lá no PE sabe que, ingênua, já fiz muita progressiva, acreditando no mito da progressiva sem formol. Até que tive um corte químico por causa de uma selagem maldita que, pela lógica, deveria tratar o meu cabelo, mas fez justamente o contrário, porque, como acontece com a grande maioria dos produtos do mercado, tinha formol de forma “velada”.

Então, até que me provem o contrário, eu, que testo e tenho contato com dezenas de produtos capilares por mês, afirmo que nenhuma escova progressiva é boa e eu não indico nenhuma, porque TODAS que eu conheço são formuladas com formol, glutaral ou seus derivados, de forma clara ou, pior, velada.

Claro que se vocês quiserem usar, o direito é de vocês, mas a minha função, creio eu, é orientá-las da melhor maneira possível.

Capturas de tela42-001

O meu posicionamento é claro: se alisa tem que ter uma substância alisante, claro. Acontece que qualquer substância alisante para ser comercializada aqui no Brasil precisa ser registrada pela Anvisa, e, até a presente data, os ativos liberados como alisantes são  o hidróxido ou carbonato de guanidina, o ácido tioglicólico (tioglicolato de amônio), o hidróxido de sódio, o hidróxido de potássio, o hidróxido de cálcio e o hidróxido de lítio.

Ah, e não, o formol NÃO é liberado pela Anvisa como alisante! O que a Anvisa libera é o seu uso como conservante, e na quantidade máxima de 0,2%, portanto, nenhuma progressiva pode conter formol com a finalidade de alisar.

Então, qualquer coisa que prometa alisar e não contenha os ativos alisantes registrados pela Anvisa,  possivelmente contém formol de forma velada.

Se for alisante, tem que ser registrado e, sendo assim, são classificados como grau 2, de forma que em seu rótulo é possível encontrar o número do registro, que possui entre 9 e 13 dígitos. Se prometer alisar e não for grau 2, pode ter certeza que tem problema!

E não, carbocisteína não alisa cabelo, lisina não alisa cabelo, aminoácidos não alisam os cabelos,  assim como ácido glioxílico, que foi quem causou o meu corte químico, também não alisa o cabelo (encapa e detona, mas não alisa!).

Pra quem não sabe, o ácido  glioxílico é um ácido aldeídico ( ácido formilfórmico), exatamente como o formol, e, conforme explicação dada pela  Profª Dra. Maria Valéria Robles, que inclusive faz parte da Câmara Técnica da Anvisa,  esse ácido quando aquecido se transforma em formol!

E é exatamente isso que acontece com as dezenas de escovas com  ativos “naturais” que prometem alisar os fios, porque, na verdade, elas possuem alguma substância que, quando aquecida, “se transforma” em formol, que, caso vocês não saibam, acaba com o cabelo.

Recado dado, né? Se deixa enganar quem quer!

Já fiz outros posts sobre o assunto, é bom dar uma lida:

  1. Escovas Milagrosas e Ácido Glioxílico: Porque Não Usar?
  2. A Verdade Sobre a Escova de Carbocisteína
  3. Defrisagem, Selagem e Gradativa: Estão te Enganando!

Beijos

Ju

554 comentários
  1. leliane

    Júh!!!

    Precisod e um help seu..URGENTE!!
    Comprei a escova marroquina da inoar, e deu uma alergia retada em minha mãe (mesmo após o teste de sensibilidade nao ter dado nada), entao entrei em contato com a marca, e eles me enviaram um outro produro dizendo ser LIVRE DE FORMOL, é o oil argan system, sito como redutor de volume.. posso confiar??? Você já usou, é bom?
    Me mandaram a versao de 1lt, ai nao quero perder, amis to com medo [ish]

    bjoo e pobrigada [kiss]

    Responder
  2. Adriany

    Ju, não sei se alguém se perguntou..o botox da ruggero tem formol?

    Responder
  3. Dilma Melo

    Ola Ju adorei a materia, muito informativa, queria saber se vc conhece as escovas da Embelleze, a NUTRILIZZ e ESCOVA INDIANA, indica que e sem formol, andei pesquisando p descobrir qual o principio ativo mas sem sucesso, vc tem como descobrir, se tiver eu agradeco, pois o formol vem mascarado em varios nomes …aprendi muito com essa materia, agora mesmo e q nao faco nenhuma progressiva, mas gostaria de usar um redutor de volume, meu cabelo tem muito volume….um abraco parabens pela materia.

    Responder
  4. Amanda

    Adorei a explicação mas,nesse caso como o acido glioxilico quando aquecido “vira formol”,e o formol além de proibido pela anvisa estraga os cabelos,o que usar? me ajuda! [xora] [oremos] [xora]

    Responder
  5. Rafaela

    Ju, descobriu algo sobre a escova Discovery?
    Eu uso há algum tempo, mas está difícil encontrar a informação na internet (composição). Todos repetem a mesma balela de “células-tronco de maçã suíça”. A verdade é que as pessoas que vendem não fazem a menor idéia do que estão vendendo e ficam reproduzindo o que está escrito os folders e no próprio site da Ybera. Gostei muito do resultado, isso é indiscutíel, mas me incomoda o fato de ser TÃO DIFÍCIL entontrar o raio da composição!!
    Abs

    Responder
    • Rafaela

      @Rafaela, Eu vou ver se consigo uma foto do rótulo do produto para te mandar. Vc acha que com isso já consegue fazer alguma análise??

      Beijo

      Responder
    • Rafa, é esse o problema, não consigo a composição!

      Responder
  6. Evaniele

    Ju, jpa faço progressiva me meu cabelo a um tempo, mas atualmente tem uns 5 meses q fiz a última e pretendo deixar definitivamente a progressiva por cona de todos os males q o formol (até então acreditava q existia sem formol) causa, mas minha raiz é muito enrolado e com muito frizz, estou desesperado por algo q resolva meu problema sem prejudicar minha saúde… quando descobrir alguma coisa, posta no blog, por favor!! bjoo

    Responder
  7. oi flor tudo bem .
    sou cabeleireira ,tem escova progressiva sem formol que realmente ñ são boas .
    mas tem uma que gosto muito de usar em minhas clientes e da um efeito maravilhoso claro sendo feito pro um profissional.. escova progressiva monalisa essa eu te indico . [felizdemais]

    Responder
  8. Carla

    Oi Jú, encantada com seu blog!! Que post é esse?? Adorei!!
    Tbm me enganava, não fazia idéia dessas infomações!
    Atualmente faço retioque de raiz com “Fox Gloss” embalagem rosa, até fui no salão e lá garantiram que não possui formol.

    Se puder poderia verificar se possui?? por favor!!?

    Responder
    • Carlinha, que bom que estás gostando, fico feliz! ;) Vou dar uma olhada… Vc sabe qual é a marca? beijos

      Responder
  9. Ju a escova progressiva da lowell keeping liss é boa?Ja ouvi dizer que o acido glioxilico é bom.O que acontece é que as vezes as pessoas misturam muitas químicas nos cabelos e aí o acido glioxilico acaba sendo a gota d”agua por não ser cpmpativel com tantas misturas .será ju?

    Responder
    • Conheço não minha flor… Ácido glioxílico é formol Aninha, foi o que causou meu corte químico!

      Responder
  10. Mari

    Você já usou a escova Discovery da Ybera? O que achou?
    Obrigada!

    Responder
  11. Ana

    Olá,

    Gostei muito do seu post. Queria saber se você conhece a Exo (http://www.exohair.com/exoplastia/) e se ela é mesmo segura como afirmam. Obrigada.

    Responder
  12. Claudia

    Ju, gostaria de saber se você conhece a escova sem formol da Revitalle Capelli (embalagem rosa). Eu não preciso alisar o cabelo, só hidratar. Faço a cada seis meses. Nenhum produto hidratou tanto o meu cabelo como este, para mim é maravilhoso, mas como tenho luzes e tinta, cada vez que faço a escova o cabelo decolora. Agora está muito seco por causa de umas luzes que fiz e gostaria de fazer novamente para conseguir o efeito da hidratação. Já tentei hidratar com produtos ótimos, mas nada dá o resultado desta escova. Aguardo a sua resposta.

    Responder
  13. Fran

    Ju, tenho lido suas matérias sobre progressiva e vi que vc não aprova nenhuna. Gostaria de saber como você tem tominado as madeixas. Pelo que venho lendo decidi abandonar a progressiva! Obrigada!

    Responder
    • Fran, o que eu faço é hidratar muito, porque quanto mais tratado o cabelo está, com menos volume ele fica!
      Beijos

      Responder
  14. Danieli

    Ju, estou muito insatisfeita com meu cabelo, uso tio e já esta na hora de refazer a raiz, porém ele anda muito ressecado. Eu estava pensando em fazer a progressiva da Ybera, mas acho que vou esperar saber mais a respeito dela. Pensei em fazer o Tio mesmo e o que eu gostaria e de uma opnião sobre o que poderia fazer semanalmente ou quinzenalmente em casa para cuidar melhor dos cabelos. Acho q o meu rpoblema tem sido o fato de relaxar, hidratar só no dia e depois abandonar os fios fazendo hidrataçõezinhas simples demais… Meus cabelos estão merecendo mais atenção, pois minha estima está indo pro buraco!!! bjs querida

    Responder
  15. Ana Teixeira

    Oi Ju, tudo bem?
    Faço progressiva há uns 8 anos no mesmo salão. No começo, simplesmente amava, pois as pontas depois de um tempo perdiam o efeito e ficavam com cachos grandes, ficava lindo! (Meu cabelo é bem cacheado desde a raiz). Porém ultimamente ele perdeu volume demais, e as pontas ficaram tão esticadas que eu fico tentando fazer cachos nelas rs. Até pensei em voltar a ficar sem progressiva, mas HAJA PACIÊNCIA com as raízes! E com esse calor ficar secando com secador sempre que lavar é um inferno. Não sei o que faço :(

    A progressiva que fazia, que estou relutando pra não fazer de novo, é a “Active Gloss Reductor” da marca “Max Cotton”, você conhece? Até tirei foto do rótulo da embalagem, posso mandar. Procurei essas substâncias mais “odiadas” e não achei direito, mas deve ter alguma coisa escondida… Se souber alguma coisa me fala?
    Obrigada!

    Responder
  16. NILTON

    VOCÊ NÃO CONHECE O EXO HAIR QUE PROMOVE A EXPLASTIA CAPILAR. PARA RESUMIR, O PRANCHAMENTO É FEITO APÓS ENXÁGUE DE TODO O PRODUTO DO CABELO.

    Responder
  17. Mariah Araujo

    O quimico,criador do acido glioxilico, numa coletiva afirma que o referido acido só se transforma em formol numa temperatura acima de 500 graus,nenhuma chapinha chega a essa temperatura.Essas progressivas são exportadas há mais de 12 anos e segundo ele, nunca apresentaram problemas.Usei bastante tempo alisantes a base de amônia e quase fiquei careca.Já a carbocisteina meus cabelos renasceram estão quase no meio das costas.Se o ácido é nocivo, por que a anvisa não suspende a fabricação e comercialização no Brasil.Fico sem entender.

    Responder
  18. Fernanda

    Ju, você poderia indicar escovas que contenham os ativos liberados como alisantes que você citou ? (o hidróxido ou carbonato de guanidina, o ácido tioglicólico (tioglicolato de amônio), o hidróxido de sódio, o hidróxido de potássio, o hidróxido de cálcio e o hidróxido de lítio.).

    Responder
  19. Laise Mello

    Ju disseram que quem faz escova com acido gliocilico pode fazer luzes no cabelo, Verdade??? Bjokas <3

    Responder
    • Lai, ácido glioxílico é um problema e o meu corte químico foi por causa dele, então não recomendo nunca, pra ninguém!
      Beijos

      Responder
  20. Ju, tô querendo fazer uma progressiva que não tenha formol, qual você me indicaria ? Beijoos

    Responder
  21. Ultimamente estou usando muita pranchinha quero evitar usa-lá o que faço ?

    Responder
  22. cleonice aparecida gomes da costa oliveira

    ola jú gostaria de saber se vc conhece as progressivas madame lis,portier fine,ghair da inoar e se são boas e confiante bjos

    Responder
    • Oi flor! Portier e G Hair conheço sim, e não usaria nenhuma! Beijos

      Responder
  23. Ana

    Ju, descobri seu site esse mês e adorei, já estou seguindo e lendo tuuudo rs. Pesquisei no site da Anvisa e aquela escova G Hair da Inoar está liberada, pq vc não usaria ela? Beijos!

    Responder
    • Oi Ana, seja bem vinda e que bom que está gostando!
      Então, ela tá liberada como o que? Como grau 1? Se for como grau 1 tem algo de errado porque grau 1 não alisa o cabelo. E pra ser grau 2 ela teria que ter algum ativo alisante, e não tem, então alisa como?
      Beijos <3

      Responder
  24. Ana

    Oi Ju!
    Então, no site está assim:

    287 – Registro de Produto Grau 2 – Nacional 25351.632889/2009-76 823442/09-6 19314942009 CREME ALISANTE REDUTOR DE VOLUME G HAIR INOAR 03.935.239/0001-41
    ABA COSMÉTICOS INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA Publicado deferimento
    Rótulo aprovado com correções 232950007 21/12/2014

    Eu não entendo direito, mas como está escrito “aprovado” pensei que pode ser seguro… (usei a palavra errada, não era liberada, mas aprovada). Mas como vc entende pra caramba queria sua opinião! Muito obrigada!

    Responder
    • Ana, vou verificar a composição, porque se consta creme alisante deve ter algum ativo que alisa!

      Responder
      • Ana

        Oba! :) Muito obrigada Ju, vou aguardar, pq como vc tem um conhecimento muito bom sobre esses produtos, isso realmente vai me ajudar a decidir se vale a pena arriscar essa escova ou não. Um beijo!

      • Ana

        Poxa isso seria ótimo Ju! Muuuuuuuuuuuuito obrigada, vou ficar no aguardo! :)

  25. cris

    olá
    eu fiz luzes no meus cabelos e está muito seco , faço hidratação toda semana mas não adianta ! mim ajuda !

    Responder
  26. michele

    Oi Ju, como pode elas serem liberadas como grau 1? A cadivel esta nesse grupo e alisa e nela diz q eh só 0,2% de formol, o q nao eh o suficiente p causar um alisamento, nunca. Ai o cabeleireiro fica visto como um enganador q está batizando o produto. Mas n eh bem assim, estao liberando Essas progressivas sem nenhum criterio, prejudicando tbem o profissional.

    Responder
    • Mi, isso é um absurdo, mas infelizmente driblar a Anvisa é fácil…

      Responder
  27. oi meu nome e marta,estive pesquisando sobre a escova que so tem um passo ,a lady hair parece ter um otimo resultado ,ate em cabelos afros,eu trabalho com a macadamia da perfect new,eles me disseram que nao tem formol,mais tem acido.eu nao passo mal nem meus clientes pois esta alisa mesmo mais acho muito demorada,vc sabe me dizer se a lady hair e uma bos opçao.

    Responder
  28. Rany

    ola, estou querendo fazer uma progressiva e me indicaram a perfect liss da visathair vc conhece?
    desde ja obrigada pela ajuda

    Responder
  29. Josi

    Cadiveu? É boa?

    Responder
  30. [...] Antes de começar, já aviso logo: sou absolutamente contra progressiva por vários motivos, e já fiz alguns posts explicando AQUI, AQUI e AQUI. [...]

    Responder
  31. Ju, gostaria de indicação de creme alisante com preços bem acessíveis. Somente passo na raiz. Alguns meses atrás, usei um de farmácia que ocasionou o corte químico. Teria alguma indicação? Bjs.

    Responder
  32. [...] que parei com as progressivas e “derivados” (falei sobre isso aqui), tive que aprender a me virar com secador e prancha, e ó, não é fácil, porque meu cabelo é [...]

    Responder
  33. nilce helena dos santos

    ola alguem ,pode me dizer qual é a composição da escova redutora de volume nano botox da embelleze. obrigado

    Responder
  34. HÉLIA

    oLÁ JU Lopes! tenho lido seus textos a respeito das inúmeras escovas progressivas achei muito pertinente suas colocações.
    O que a industria tem feito maquiar os rótulos dos produtos com substancias em contato com o calor da chapinha se transforma no formol!acredito que a longo prazo essas substancias acabam danificando a fibra capilar,entretanto acho difícil o publico feminino abandonar a progressiva já que ainda não existe produtos que tenham efeitos semelhantes a como o dela ! Gostaria de saber se você tem alguma indicação de produtos que substitua a tão polemica progressiva.

    Responder
    • Hélia, pois é, exatamente isso… E o pior que não tem o que substitua…

      Responder
  35. Franciele

    Olá! gostei muito do que você postou, ficou muito bem esclarecido,já fiz procedimentos em salões (selagem, progressiva) que garantiam que o produto não tinha formol e na hora que aplicava o produto eu sentia aquela ardência horrível, tipica de formol…
    gostaria de saber se conhece ou já ouviu falar da escova progressiva Caribe Class da Techwells, que utiliza o Acido Glutâmico?

    Responder
    • Oi Fran! Que bom que bom que gostou! :)
      O Ácido glutâmico não alisa não, mas ajuda na redução do volume, e se for só isso não tem problema! Beijos

      Responder
  36. socorro aquino

    Ju, li algumas coisas suas e fiquei interessada de saber o que você acha da escova alfaparf lisin keratyn therapy

    Responder
  37. rafaela

    Olá! Eu uso a definitiva da All Nature extra forte( meu cabelo é cacheado e com mechas). No início eu adorava, mas meu cabelo caiu muito e tá ressacado, apesar de usar máscara Botox Capilar 2 vezes por mês. Você conhece essa escova ou indicaria outra?

    Responder
  38. Cristiane

    Oi! Você conhece o kit de reestruturação capilar (xampu e bálsamo restruturador) Hidra-Lise? A composição é a seguinte:

    aqua, Cetearyl Alcohol, Cetrimonium chloride, paraffinum liquidum, glycerin, dimethicone, keratin, urea, apis extract, chamomilla recretita extract, linum usitatissium, theobroma cação extract, aloe barbadensis, vitis vinifera seed extract, pilocarpus pennatifolius leaf extract, glycine soja oil, passiflora edulis seed oil,bronopol, methylchloroisothiazolinona, methylsothiazolinone, parfum.

    Algum desses componenets é formol disfarçado ou outro produto que trás riscos à saúde?

    Obrigada.

    Responder
Escreva o seu comentário
* Não será divulgado

Up