03.05.2013

Do Que Você Realmente Precisa?

Como quase todo mundo, eu já passei por inúmeras fases na vida. Fases de querer tudo, fases de desejar coisas demais, de todos os tipos…E hoje eu vivo uma fase de querer muito pouca coisa, porque, na verdade, a gente não precisa de quase nada, mas quer tudo.

Consumismo

Com milhões de produtos à venda, cada um criando um “sonho de consumo”, é natural que a gente, a cada dia, se veja seduzido por mais e mais coisas. Coisas que pouco tempo depois estarão no canto, jogadas, porque ninguém precisa de tudo o que acha (ou quer achar) que precisa. O pior é que essas coisas custam, além do nosso dinheiro, o nosso tempo, o nosso suor. Sim, porque pra ter cada uma delas precisamos trabalhar, investir tempo e investir o que poderia melhorar a nossa qualidade de vida.

Eu já fui de  gastar muito com roupas, maquiagens, perfumes, bijus, sapatos, óculos e tranqueiras de todos os tipos. Acreditava mesmo que precisava daquelas coisas. Eu já tive a fase de comprar por carência, porque me sentia sozinha e não tinha outra coisa pra fazer. É, ter coisas, cada vez mais, muitas vezes serve para “tapar o buraco”, pra impedir que a gente veja o que não anda bem em nossa vida, o que anda faltando, o que anda sobrando.

Melhor look

Ter coisas e comprar coisas ocupa o tempo, e quando isso acontece não olhamos pra dentro, pro que está errado, e isso, de certa forma nos preenche. Mas chega uma hora que isso passa. Pra uns mais cedo, para outros mais tarde, mas tem que passar, porque vai chegar o momento em que, querendo ou não, vai dar o “estalo” e você vai precisar parar pra rever a sua vida. E é nessa hora em que você enxerga o tanto de tempo, dinheiro e energia você jogou fora, e por nada.

Um closet entupido de sapatos, roupas e bolsas, que você tanto deseja, porque querem que você deseje, não vai te fazer realmente feliz. Pode fazer temporariamente, mas não definitivamente. Milhões de maquiagens, de produtos de beleza ou de qualquer outra “coisa”… Nada disso vai mudar a sua vida, vai te dar a felicidade e a alegria que você, mesmo que não saiba, sempre  desejou.

o que você precisa

Eu vejo as pessoas se deslumbrarem, e serem estimuladas a se deslumbrarem, com cada uma dessas coisas, e sinto realmente compaixão por quem faz as coisas com esse intuito, porque coisas demais é vida de menos.

Claro, o dinheiro é seu e você gasta como você quiser, mas já que está pagando com a vida (sim, a partir do momento em que você trabalha de sol a sol pra pagar por essas coisas, você está “gastando” ali a sua vida), que seja  com coisas que realmente tenham valor.

313819_565034340187068_780789132_n (1)

Gaste com viagens, conheça novos lugares, novas pessoas, novos mundos, novas histórias. Gaste com você, com o seu bem-estar… Gaste pra crescer, pra evoluir como ser humano, pra ter a cabeça boa, pra se livrar das neuras, dos traumas e de toda essa carga pesada que a gente carrega nas costas. Gaste pra viver, pra poder chegar no fim, olhar pra trás e  ter certeza de que a sua vida foi realmente vivida, de que você veio, viu, conheceu, fez e aconteceu.

Pense nisso!

Beijos e bom final de semana!

Ju

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
8 comentários
  1. Patricia  03/05/2013 - 22h04

    Nossa Jú. Que bela observação tanto para refletirmos, quanto para fechar a semana com chave de ouro. Eu também já fui assim e a pouco tive o ‘estalo’. Nossa é muito sofrido e custa muito caro, tentar acompanhar tantas coisas que eles inventam todos os dias para a gente comprar. Eu me sentia feliz, e tinha várias coisas que eu nem usava, e quando chegava o dia de pagar o ficava altamente deprimida, endividada e ai eu tomava raiva daquilo que eu tinha adquirido. Realmente a gente não precisa de muito para viver bem, e não precisa de ‘tudo’ para estar feliz. Olha, depois dessa observação ai de cima, subi mais um degrauzinho para eu sair dessa de vez (é difícil sair de uma vez). Mas juro, juro que ainda vou me tornar de vez um pessoa murrinha. Porque vc mesma diz que dinheiro não aceita desaforo, rrsrsrsrrsrsr. Um bjo grande para vc. Pati. [^^] [cool] [inlove]

    • Ju Lopes  03/05/2013 - 23h23

      Pati, mas é uma verdade né? Também já me senti assim…A gente quer tudo, só que pagar por esse tudo é um preço muito alto, e não compensa! Guarde seu din din para grandes coisas, essas outras não compensam! Beijos e bom FDS!

  2. julia  06/05/2013 - 13h36

    Ju! Amei o seu texto :) Magnifico eu diria. Hoje eu vivo assim, já gastei dinheiro demais com coisa que não precisava, acho que toda mulher deveria ler este texto.

  3. Bruna Damásio  06/11/2013 - 18h13

    Belo texto.
    O problema é que hoje a maioria desses “buracos” que causam o consumo excessivo é a baixa auto-estima. Imegine você trabalhar, juntar dinheiro para uma viagem, e quando finalmente a realiza olha para as outras pessoas e se sente mal ali porque está menos bem vestida que elas, com o cabelo menos bonito e se sente a mais feia do local. E é isso que acontece hoje com toda essa insfestação de publicidade em cima da beleza, de que você precisa ser perfeita para ser amada, para ser empregada, para ser feliz.

    • Ju Lopes  06/11/2013 - 18h40

      Bru, com certeza! Isso é complicadíssimo porque parece que a gente tá sempre um passo atrás, que nós somos “menos”, e isso acaba com qualquer pessoa…

  4. Mariane  30/04/2014 - 15h07

    Nossa que lindo!!!!! Me ajudou muito, chega dá uma paz no coração. Parabéns!!!

O que você acha do JV?
Fiz a escova da Marie Luise e amei. Só faço ela.
Ano novo 2023: como se preparar para a virada! Preparando a casa para o ano novo 2023 Superstições de ano novo: um 2023 de muita sorte! Ceia de ano novo pra ter muita sorte! Não dorme bem? Para você que não consegue dormir! Numerologia da casa 6: A casa da harmonia! Numerologia da casa 5: A casa das mudanças!