02.06.2013

Ele NÃO Vai Mudar!

Mulher é um negócio complicado… Não são poucas as que “pegam” os caras mais imaturos, malas, inconsequentes e sacanas do mundo (quem nunca?) e acreditam que eles vão mudar, amadurecer, serem mais responsáveis, mais isso ou mais aquilo. Como o milagre vai acontecer? Acreditam elas que tudo isso é porque eles não encontraram a mulher certa (que são elas, claro) e que o amor muda qualquer pessoa. Quanta ilusão!

Ninguém muda ninguém. Ninguém muda porque o outro quer, porque o outro sonha, porque o outro espera,  porque o outro faz e acontece. A gente só muda quando quer, é fato, e, no fundo, todo mundo sabe disso, mas finge não saber. Porque? Porque é mais cômodo continuar acreditando no mundinho de “faz de conta” do que encarar a realidade.

homens não mudam

Tenho uma amiga que passou anos com um que, a princípio, era um verdadeiro príncipe. O problema é que o príncipe, aos poucos, foi colocando as garrinhas de fora, e, sem que ela ao menos notasse, controlando toda a vida dela, para “protegê-la”, é claro. Ela sempre justificava que ele só estava “cuidando” dela. Até que ela descobriu as traições, que foram muitas, e ele, obviamente, a culpou. Ela não dava atenção suficiente, nunca tinha tempo e, pasmem, o deixava inseguro (como, se ela vivia “vigiada”?).  A culpa, claro, era dela. E ela, como uma “pata”, acreditou, se desculpou, perdoou e prometeu “melhorar” (oi?). Daí em diante tudo piorou, e escândalos, críticas, humilhações e xingamentos, inclusive em público, era o que se via.

homens não mudam

E ela continuava justificando… Ele estava nervoso, inseguro, com problemas no trabalho, com problemas na família, com isso e com aquilo. Até que ele a agrediu… Uma, duas, três, várias vezes… E mesmo assim ela acreditava (será?) que ele iria mudar, que a culpa não era dele. Por sorte, uma intervenção drástica aconteceu, ela conseguiu se “libertar” e, após três longos anos de terapia, ela finalmente  entendeu que o que ele era não era responsabilidade ou culpa dela, e que ela jamais poderia mudá-lo, porque a gente só muda quando quer, e isso é tarefa de cada um, não do outro.

ninguém muda ninguém

Além desse, já vi vários casos similares e, em maior ou menor grau, as justificativas eram sempre as mesmas… São os amigos que influenciam, é a “piriguete” que não os deixa em paz, são os problemas em casa, é o trabalho, é a família, é a idade… E o engraçado é que  a cada conselho a resposta era sempre a mesma : ahhh, mas ele já mudou tanto, já melhorou tanto…

O mesmo disco, a mesma música arranhada tocando repetidamente na vida de milhares de pessoas, e a gente sempre achando que com a gente é diferente, que o nosso amor é tão grande que será capaz de transformar o outro e que ele, um dia, será aquilo que a gente sonhou.

ninguém muda ninguém

Mas, o  que acontece, na absoluta maioria das vezes, não é isso, porque o outro não muda, e só nos damos conta disso após  perdemos anos de nossas vidas  vivendo no eterno e confortável mundo do  “faz de conta”.

Quem já passou por isso?

Beijos

Ju

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
30 comentários
  1. Ellen Rosa  02/06/2013 - 12h54

    Ja passei muitissimas vezes por isso, e acho que na maioria das vezes o que não nos faz tomar atitude é o medo de outra pessoa fazer o mesmo, a falta de coragem de seguir em frente sem aquela pessoa que achamos amar, ou ate mesmo por ter a esperança de um dia eles mudarem coisa que la no fundo sabemos que nunca ira acontecer. Suas palavras foram as mais bem ditas viu Ju, falou e jogou uma bomba de verdade na cara de muitas. Beijão

    • Ju Lopes  02/06/2013 - 13h03

      Oi flor!
      É difícil, né? A gente sempre tem esperança e vai protelando…
      Que bom que gostou do post! :)
      Beijos

  2. maira  02/06/2013 - 13h32

    [xora] [vbreak] nosssaaaaa vc disse td acabei de sair de um relacionamento assim ele chego a me trair ate com minha irma…e sempre se justificava.engravidei,casei com ele esperando q ele mudasse e depois de 4 anos o fim chegou!ainda amo ele*tola neh*…mais to seguindo em frente resistindo a cada vez q o vejo,e to namorando um principe,cmg e meu baby.mais sempre penso nele! mais um dia vo me liberta totalmente!obg pela dose de verdade

  3. Lucy Viana  02/06/2013 - 13h39

    Também descobri que a vida não é conto de fadas somente quando se casa, pode ser um conto de fadas só com filhos, pode ser um conto de fadas só com cachorrinhos, gatos … É a gente que determina o conto e o final feliz, demorei pra abrir outro livro e começar uma nova história, mas aquele outro conto… ta guardado porque dele eu tirei meu mais precioso tesouro… meus filhotes.

    Sempre bom fazer acordar quem não tem coragem de falar.
    Beijos

  4. VIVAQUEL  02/06/2013 - 14h13

    JU,
    AMEI SEU POST…VC SABE DAS COISAS…
    UM ASSUNTO QUE MUITAS MULHERES DEVERIAM LER PARA REFLETIR!! ACORDA MULHERES!!

    • Ju Lopes  02/06/2013 - 14h41

      Oi flor! Que bom que gostou!
      É que a gente vê e acompanha tanta coisa que acaba aprendendo! :)
      Beijos

  5. Gláucia  02/06/2013 - 20h37

    Devido a experiência (má) que tive cheguei a 2 conclusões Jú:
    1- Homem só muda pra pior.
    2- Se um dia ele pensar em mudar, nao será com vc e sim com a próxima que ele arrumar.
    Sem mais, bj

  6. Maísa  02/06/2013 - 23h09

    como vc disse no incio: QUEM NUNCA? rsrsrs

    • Ju Lopes  02/06/2013 - 23h58

      Né Mai???? A gente passa mesmo por essas coisas, mas que passe só uma vez né? Bastaaaaa!!!

  7. Camila  03/06/2013 - 08h17

    Essa história é minha Jú??? rsrsrs
    Isso nada mais é que sentimento de posse, e outro problema maior é que mesmo depois de nos libertar desse mal, os caras continuam atrás, ameaçando, xingando e humilhando…e muitas ainda se culpando…

  8. Lucimar Nunes  03/06/2013 - 12h38

    Estou passando por isso!! Muiiito Ruim vem que o seu mundo não foi o que os seus olhos viram. Dificil!!

  9. Fabrícia  03/06/2013 - 16h39

    Eu conheço um homem que no início do namoro ama perdidamente a mulher, precisa ver, faz de tuuudo, a trata como rainha, mas,depois de dois meses, quando ele enjoa chuta a garota igual cachorro, trai com várias, um verdadeiro horror. [bad]

  10. Kel  04/06/2013 - 21h53

    Sabe o que é pior, é muito fácil identificar esse tipo de homem logo no início do relacionamento (que destrói a vida da mulher por etapas: social, emocional, profissional, etc e por fim a própria vida dela). Existe um roteiro bem específico seguido à risca por esses homens que no seu post vc menciona parte desse trajeto. Ainda vou reunir essas características p/ uma cartilha que sirva de prevenção à violência doméstica, isso se já não existe por aí.
    Bjs

    • Ju Lopes  05/06/2013 - 00h01

      Mel, mas eles são espertos, os misóginos escolhem sempre as mulheres que estão mais vulneráveis! Mas uma cartilha dessas seria sensacional!

    • Ju Lopes  05/06/2013 - 00h02

      Opa, Kel, é o iPhone que mudaaaa meus textos!

  11. Wanderléia  08/08/2013 - 12h41

    Estou passando por isso espero um dia cansar por que acordar do sonho eu já acordei só o que falta eu não seei …. [xora]

  12. Thais  21/08/2013 - 20h45

    Estou passando por esta situação, meu namoro quase acabou por isso, mas no final cheguei as seguintes conclusões:

    1) Ninguem muda, o que muda sao as atitudes, o que a pessoa é nao muda jamais;
    2) Ninguem é perfeito, nao queira que o outro seja;
    3) Ou voce aceita ele do jeito que ( e vice versa) e aprendem a lidar com as diferenças ou jamais vão dar certo;
    4) Se as qualidades são maiores que os defeitos, vale a pena tentar.

    Beijos

  13. Daise  10/10/2013 - 20h52

    Acabei de sair de um relacionamento assim, acaba que durou 5 anos, tempo perdido, a pessoa sempre foi o que foi e só fazia promessas de mudar, mas graças a Deus, consegui me libertar, tenho fé que isso acabou, sofri muito, muito mesmo, mas acabou, eu enxerguei, entendi que mereço coisa melhor.

  14. Fabi  11/04/2014 - 17h51

    Oi Ju estou passando por isso também! :(
    O complicado é terminar, o medo de ficar só ou até
    Medo de se arrepender! E a gente acaba sofrendo muito!
    Beijo

  15. Walkiria  25/04/2014 - 19h44

    Eu sempre me gabei de nunca ter caído nas garras de um. Vou te contar, caí recente, foi doído, foi humilhante foi péssimo, mas serviu pra me transformar em outra. Depois dele, a síndrome da mulher maravilha nao vive mais em mim, graças a Deus!

  16. Érica  25/04/2014 - 20h41

    Quem nunca ??? É a treva…

  17. juju  26/04/2014 - 18h50

    já sofri tanto com isso, não fui agredida, mas muito humilhada, sabe o que é pior, depois de 3 anos mesmo dando um basta,não posso ver a pessoa, ainda tenho um sentimento incontrolável que não passa…acho que só com terapia pra tirar da cabeça.

  18. Tati  29/04/2014 - 15h59

    Incrivelmente real!!!

  19. ivanete  21/06/2015 - 23h24

    nossa me vi nessa historia nao tenho paz desde q fui traida,,e como diz na historia colocou a culpa e mim dizendo q nao dou atençao ki e isso aquilo outro.etc..

  20. gilson  30/07/2015 - 13h33

    meeee, parabens mulher, ajudando as mulheres….e eu tmbm…deveria dar um ar masculino que para os homens ajuda tmbm, talvez uma sugestao se vc fizesse um site para os homens, aí vc ajudaria ambas as partes, hehe bj

  21. Michele oliveira  11/03/2016 - 12h18

    Passo por isso.E Deus como e difícil se libertar.Apos lê todo esse post me dei conta de que é exatamente como sua amiga que eu estou.

O que você acha do JV?
Fiz a escova da Marie Luise e amei. Só faço ela.
Ano novo 2023: como se preparar para a virada! Preparando a casa para o ano novo 2023 Superstições de ano novo: um 2023 de muita sorte! Ceia de ano novo pra ter muita sorte! Não dorme bem? Para você que não consegue dormir! Numerologia da casa 6: A casa da harmonia! Numerologia da casa 5: A casa das mudanças!