23.06.2013

Quando a TPM é Mais Que TPM: Atenção!

Já falei por aqui algumas vezes que eu não tenho TPM, o que eu tenho tido, nos últimos meses, é um descontrole absoluto, um estado de fúria, uma coisa que, mesmo pra mim, que sempre tive tensão pré menstrual, é altamente anormal, pra dizer o mínimo.

Pra começo de conversa, como utilizo anticoncepcional de uso contínuo, era pra, no mínimo, minha TPM ser bem suave, como vinha sendo nos últimos anos. Acontece que já faz um tempo que ela atingiu o nível máximo.

Eu perco cinco dias por mês porque não tenho coragem de “conviver” com as pessoas, já que de patada ninguém gosta (muito menos eu), e é a única coisa que sai de mim durante cinco dias. Eu fico MUITO irritada, sensível ao extremo, com MUITA dor de cabeça, intolerância a claridade e qualquer coisa, por menor que seja, me tira completamente do eixo.

Mas, vamos por partes, porque até hoje tem gente que acha que isso é frescura.

O que é TPM? Quais os Sintomas?

TPM, ou Tensão Pré Menstrual, é, simplificando, um conjunto de sintomas que algumas mulheres (a maioria) apresentam aproximadamente uma semana antes da menstruação. Em regra, os sintomas desaparecem ou amenizam no primeiro dia do fluxo menstrual, mas isso varia de mulher para mulher e em alguns casos eles são interrompidos junto com o fim do fluxo.

Os sintomas, que são variados, inclusive na intensidade, podem afetar o nosso corpo e cérebro, e a principal causa da TPM são as alterações hormonais comuns durante o período menstrual.

Dentre os sintomas emocionais da TPM os mais comuns são a irritabilidade, ansiedade, cansaço,  sonolência ou insônia, dificuldade de concentração, ansiedade, tristeza, vontade de chorar, fome em excesso ou, ao contrário, a falta de apetite.

Como se não bastasse tudo isso, temos os sintomas físicos, começando pelo inchaço, que é mais comum nas mamas, mas em mim sempre foi no corpo inteiro, principalmente na barriga. Dor de cabeça, gazes, espinhas e dores osteomusculares também são comuns.

Cada pessoa tem um “conjunto” de sintomas diferentes, e pra que seja caracterizada a TPM não é necessária a presença de todos os sintomas, tá?

Agora que já expliquei tudinho, vamos para a “minha TPM”!

A minha TPM

tpm

Como a coisa foi ficando cada vez mais violenta, procurei uma ginecologista, fiz todos os exames que ela pediu e, no fim, saí de lá acreditando que isso era por causa do uso contínuo do anticoncepcional.

Acontece que, como vinha apresentando muitos e repetidos problemas de saúde (já faço um post sobre isso) e queria voltar ao meu peso normal, procurei um nutrólogo, que me passou trocentos exames que eu, que andava de médico em médico, jamais tinha feito.

Dentre esses exames estava o que mede os níveis de progesterona, testosterona (são dois) e estradiol. Assim que entreguei os resultados, dentre muitas outras constatações não tão boas, meu médico perguntou, já em tom afirmativo, se eu tinha tensão pré menstrual. Respondi que “não, imagina, o que eu tinha não era  TPM, era um tsunami que me transformava  em  “bicho” por alguns dias”.

7-maneiras-amenizar-tpm

TPM pode ser mais que TPM

Risadas à parte, ele me explicou que isso estava acontecendo porque os meus níveis de estradiol estavam altos e os de progesterona estavam muito baixos, e essa discrepância causa uma TPM violenta, porque, pelo que eu entendi, ela está relacionada, dentre outras coisas, a predominância de estrógeno (estradiol) ou a deficiência relativa de progesterona. Assim, quanto maior a predominância de estrógeno e menor a quantidade de progesterona, pior a tensão pré menstrual.

A progesterona é a responsável  direta pela oposição aos níveis de estrógeno, e quando ela está baixa é  comum as dores de cabeça, as variações violentas de humor, a irritabilidade, a ansiedade, as cólicas e tudo o mais que acompanha a TPM.

mulher-tpm-600

No meu caso, estou fazendo reposição de progesterona (5%) de uso tópico, que é de melhor absorção, e a minha dor de cabeça e irritabilidade, que estavam comprometendo o meu dia-a-dia, reduziram bastante (falei mais sobre os resultados nesse post aqui).

Acho importante compartilhar esse tipo de coisa porque tenho certeza que, assim como eu, muita gente pode estar passando pelo mesmo problema e achando que é “normal”, quando, na verdade, é uma espécie de disfunção hormonal.

Beijos, Ju

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
17 comentários
  1. Dani  23/06/2013 - 18h56

    Ju! Obrigada por esse post! Vou a minha ginecologista nessa sexta-feira para fazer exames de rotina e justamente avaliar por que tenho TPM fortíssima! Fico “off” por volta de 10 dias! Dor de cabeça absurda! Irritabilidade e todos os acompanhantes desse período… bjooooo

    • Ju Lopes  23/06/2013 - 19h30

      Dani, peça pra ela solicitar essas exames, é muito importante! A reposição de progesterona é simples e melhora muito a qualidade de vida, pq a TPM tava me deixando doida!

  2. Clara  23/06/2013 - 23h05

    Gnt, que bom q vc descobriu a verdadeira causa. Pois já vi ginecologista receitar antidepressivo “fraquinho” pra TPM, ou seja, trata o efeito e não a causa. Sou totalmente contra a essa medicação psiquiátrica exagerada, é sempre melhor tratar a causa.

    • Ju Lopes  24/06/2013 - 10h44

      Clarinha, pois é, eu tava já sem saber o que fazer, e isso de não descobrir o que é, porque não se pede os exames necessários, é muito ruim! Também sou, acho que tarja preta deve sim ser usada, mas quando necessário! Beijos

  3. Fah Campos  24/06/2013 - 09h41

    Ju e esse tipo de reposição hormonal é só a base de remédios? Será que não tem nada natural que a gente possa tomar para suprir essa fase de bicho da TPM? Tenho consulta agora no começo do mês e vou pedir para a minha médica uma bateria de exames pq nem eu me suporto mais, minha TPM já é tão constante na minha vida que ela tem facebook e compartilha tudo comigo kkkk

    • Ju Lopes  24/06/2013 - 10h42

      Oi Fah, olha só, é remédio sim, mas é em doses fisiológicas, tipo um floral, que é diluído. A que eu uso é um creme que tem melhor absorção. O ideal é usar ela mesmo pra regular e reverter o problema, pq aí vc fica livre!

  4. luciana  24/06/2013 - 21h41

    Oi Ju!
    Nossa, eu também sofro demais com a tpm, já tomei até antidepressivo mas não resolveu meu caso….é necessário receita médica pra fazer este creme?

    • Ju Lopes  25/06/2013 - 11h35

      Lu, é sim, porque só deve ser usado se vc tiver deficiência desse hormônio!Beijos

  5. Rita Lopes  08/07/2013 - 18h04

    Eu ficava exatamente assim! E era por causa dos hormônios das pílulas anticoncepcionais. Conversei com a ginecologista e ela me explicou que não é porque você toma a mesma pílula por anos que em algum momento você não vai sentir os efeitos colaterais. Ainda pior porque quanto mais tempo você toma, maior o nível de hormônio no organismo. O Yaz é bem levinho porque ainda trata os sintomas de irritação etc. Mas acredito que o melhor é optar por um método que não mexa com seu cérebro, né? Afinal é na hipófise (glândula no meinho da cuca) que acontece a liberação dos hormônios e com a pílula a hipófise entende que já há hormônio no organismo e pira te deixando ainda mais pirada. rs.. Enfim, voto no DIU. [tulipaa]

  6. Elis  11/07/2013 - 18h30

    Oi Juuuu, bom demais vc compartilhar isso com a gente. Esse nutrólogo que vc visitou é um médico especialista em que flor? Quem te indicou a consultá-lo?
    Eu já ouvi falar de nutricionista, mas nutrólogo não…desculpe a ignorância … Beijos amore! [domo]

    • Ju Lopes  11/07/2013 - 20h56

      Lis, o nutrólogo cuida da alimentação também, só que da parte metabólica, ele vai analisar como essa partes está… Eu estou com deficiência em vários hormônios, e foi ele que descobriu! :)

      Ignorância nenhuma, imagina!

  7. Eny (Mimi Docinho)  28/09/2013 - 17h40

    Você ainda teve “sorte” de não ter descoberto isso depois de 2 finais de semana com hemorragia uterina =x
    Não sei que tipo de hormônio você toma na pílula, mas pra mim foi indicado o Cerazette, que tem só a progesterona. Pergunta pro seu gineco sobre isso. Quem sabe elimine a necessidade de passar o creme, não sei. Espero que ajude! Bjo

    • Ju Lopes  28/09/2013 - 18h57

      Nossa Eny, que horror!
      Eu tomo sim, a Yaz…
      Obrigada! Beijos

  8. Jane Brito  11/08/2014 - 12h35

    Olá sempre tive TPM más como agora, estou com muitos sintomas, tem hora que nem eu me suporto,por tratar mal as pessoas e minha família, já tomei antidepressivos más com esse seu esclarecimento, vou falar com minha ginecologista pra fazer esses exames.Muito obrigada.

  9. Karina  05/09/2015 - 08h10

    Juh eu tenho tpm parecida com a sua ….nervoso é pouco…fico parecendo um abacaxi e se bobear quem morde o cachorro sou eu quem dera as pessoas à minha volta…reclamei pra minha ginecologista ( sus)….ela falou que era psicológico…. ai juh to quase que constante isso :( ….vou ver a respeito disso….sabe insistir…assim nem eu to aguentando… bju

  10. Daiane  09/10/2016 - 17h55

    Muito obrigada pela postagem, vc pode salvae vidas… vi q postou em 2013, e ta valendo pra mim em 2016… Pensei até suicídio, justou eu contra isso… Vou marcar medico esta semana e pedir estes exames… Deus te Abençoe por compartilhar…
    Bjs
    Dai

  11. […] Atualização: pouco tempo depois, em exames de rotina, meu médico descobriu que a minha tensão pré menstrual estava relacionada aos altos níveis de estradiol e baixos níveis de progesterona, e fazendo a reposição de progesterona de uso tópico, melhorei sensivelmente, como expliquei nesse post aqui. […]

O que você acha do JV?
Ju, flor, descobri seu blog faz poucos meses mas já estou fã! Suas receitas e dicas de beleza são maravilhosas. Sinto que estou conversando com…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Antes e Depois 😍😍😍 #amomeutrabalho #delineado
#maquiagembh #inxtalove
#amomaquiagem #instagood
#makeupslaves #maquiagemdenoiva
#makebasica #makeupartist
#kryolanmakeup #kryolancosmetics
#amobatom #madrinhadecasamento
#catharinehill #lehpequenomakeup #blogueiras #blessed🙏 #automaquiagem #tutorialmakeup #hudabeauty #maccosmetics #bitarrabeauty #mk #jurovalendo #maqbellamakeup #makebyme
  • HIDRATAÇÃO POWER 💪🏻
Depois de platinar o cabelo novamente, é preciso cuidar muito! Hoje fiz uma super hidratação com o Tarja Preta da @lolacosmetics é com o Salva Fios desenvolvido pela @jurovalendo. Depois finalizei com o BB Cream da Lola antes de secar. Meu cabelo está brilhante e super macio. Esse trio é tão power que vai rolar até post no blog com detalhes!
.
.
.
.
#jurovalendo #lolacosmetics #hidratação #hidratacaocapilar #cabelos #cabelo #platinadas #loiro #vaidosa #rapunzel #dicasdecabelo #cuidadoscomocabelo #beleza #produtos #soscabelos #instago #instagram #instalike #cabelobonito
  • Eu pedi um sorriso e ela deu uma gargalhada😂😂😂😍😍 #felicidadecontagia #maquiagemdenoiva #maquiagemdebutante #catharinehill #esfumado #delineadoesfumado #amobatom #amomeutrabalho #batommate #bitarrabeauty #blogueiras #blessed🙏 #justdoit✔️ #jurovalendo #inxtalove #inxtabloggers #lehpequenomakeup #ppf #brutaveresppf #pausaparafeminices #maqbellamakeup
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo