16.07.2013

Validade dos Cremes Para a Pele: Cuidado!

Pra quem não resiste a um potinho e vive acumulando cremes e mais cremes, tenho uma péssima, e lógica, notícia: eles vencem, e vencem rapidamente!

A regra básica é de que, depois de aberto, um creme dure seis meses, o que não vale para os manipulados, que costumam durar de 1 a 4 meses.

A depender da embalagem, o produto pode durar mais. Por exemplo, se o produto possui uma embalagem em que o contato com o ar e com a pele sejam mínimos, como as versões em spray, a durabilidade aumenta e pode chegar a duplicar, durando um ano aproximadamente.

Validade dos Cremes Para a Pele

Validade dos Cremes Para a Pele

Algumas substâncias, como a vitamina C e a hidroquinona, dentre outras,  não devem ficar expostas ao sol  ou a luz, pois assim degradam de forma mais rápida, o que significa que duram bem menos.  Portanto, elas devem ser conservadas  no escuro, dentro de algum armário ou gaveta.

Alguns cremes faciais, como a hidroquinona e o ácido retinóico em determinadas concentrações, são, na verdade ,medicamentos e, como tal, regulamentados pela Anvisa, então no rótulo consta a data de validade desses produtos. Da mesma forma, os dermocosméticos também informam na embalagem qual a data de validade, e isso precisa ser observado, pois produtos vencidos são, além de ineficazes, perigosos para  a  pele, já que podem causar irritações, alergias e até queimaduras.

Validade dos Cremes Para a Pele

Por isso, muita atenção ao comprar seus produtos faciais, e nada de acumular! Comprar em promoções também é um risco, já que esses são os produtos que estão perto de vencer e o lojista quer se “livrar” deles. Assim, só compensa compra-los para uso imediato.

Alguns produtos, apesar de estarem dentro do prazo de validade, podem estragar, e isso é fácil de notar pelas mudanças na textura, na cor e no cheiro.

Pra prolongar a vida útil dos seus cremes, guarde-os ao abrigo da luz, em local fresco e use sempre uma espátula para manipular os produtos.

Beijos

Ju

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
O que você acha do JV?
Fiz a escova da Marie Luise e amei. Só faço ela.
Ano novo 2023: como se preparar para a virada! Preparando a casa para o ano novo 2023 Superstições de ano novo: um 2023 de muita sorte! Ceia de ano novo pra ter muita sorte! Não dorme bem? Para você que não consegue dormir! Numerologia da casa 6: A casa da harmonia! Numerologia da casa 5: A casa das mudanças!