25.09.2013

O Cabelo Acostuma com o Shampoo e o Condicionador?

Já ouvi muitas vezes afirmações do tipo “ah, o produto tal era maravilhoso, mas meu cabelo acostumou com ele e precisei trocar”. Será que isso é verdade  e que o cabelo se acostuma com os produtos e, com o passar do tempo, deixa de fazer efeito?

As Necessidades Mudam

Já alertei pra isso infinitas vezes: em cada momento o cabelo precisa de uma coisa, e você precisa entender o que o cabelo quer e dar o que ele precisa, simples assim.

Então, os produtos de tratamento devem doar aos fios o que, naquele momento, preencha as suas necessidades. Nesses post AQUI explico sobre como saber qual a necessidade do seu cabelo.

O Cabelo Acostuma com o Shampoo e o Condicionador?

Assim, se um cabelo está ressecado, uma  máscara, shampoo ou condicionador hidratante fará um efeito fantástico no início, mas a medida que o cabelo for se recuperando, ficando hidratado e saudável, o efeito do produto será, aparentemente, menor. Isso, contudo, não significa que o produto não faz mais efeito, mas sim que ele já cumpriu sua função, já deu os fios o que eles precisavam. Ou seja, o produto continua sendo ótimo, só que o seu cabelo não precisa mais dele.

Da mesma forma, esse produto hidratante, que foi maravilhoso em um momento, pode não ter nenhuma serventia quando é, por exemplo, de reconstrução que o cabelo precisa. É porque o cabelo se acostumou? Não, é porque ele não pode dar o que o seu cabelo precisa.

Excesso de Resíduos

Tá aí outra coisa meio óbvia e que muita gente não presta a devida atenção: acúmulo de resíduos!

O Cabelo Acostuma com o Shampoo e o Condicionador?

O Cabelo Acostuma com o Shampoo e o Condicionador?

O acúmulo de resíduos na superfície dos cabelos impede a correta e completa absorção dos ativos de tratamento, e é por isso que, muitas vezes, a gente se engana e acha que o shampoo não funciona mais. Funciona sim, é o cabelo que está sujo!

Por isso é tão importante usar, ocasionalmente, um shampoo de limpeza profunda, e isso vale também para as meninas que têm luzes, coloração ou progressiva, pois existem shampoos de limpeza profunda que possuem o pH neutro e podem ser utilizados por cabelos quimicamente tratados.

Pra evitar o problema, nada melhor que o uso constante de um pré-shampoo, que é um shampoo baratinho, preferencialmente para cabelos oleosos, que remove o “grosso” antes que seja  aplicado o shampoo de tratamento (hidratante, nutritivo, reconstrutor, fortalecedor, etc). O que eu sempre usei foi aquele amarelinho da Seda e acho que funciona super bem, mas várias marcas já comercializam pré-shampoos, então fica a seu critério.

Pra saber mais sobre os shampoos de limpeza profunda, vejam esse post aqui: Shampoo Antirresíduos: Usar ou Não?

pH do Couro Cabeludo

Pouca gente sabe disso, mas os hormônios interferem no pH do couro cabeludo, e se ocorre alguma mudança hormonal, o pH do couro cabeludo muda  e aquele produto que parecia milagroso pode, num passe de mágica, deixar de funcionar. Ou seja, variações hormonais, como as que acontecem na gestação e no período menstrual, por exemplo, interferem na eficácia de determinado produto vez que modificam o pH do couro cabeludo.

Enfim, cabelo não é menino birrento que enjoa das coisas, e motivos não faltam para que ele “rejeite” esse ou aquele produto!

Beijos

Ju

 




Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
22 comentários
  1. Suelen Xavier  25/09/2013 - 11h59

    Ju, que cor é essa de cabelo da foto sobre o PH ??

  2. gabriela  25/09/2013 - 12h07

    juuuuuuuuuuuuuuuuuu, amei o post! tava querendo saber umas dicas assim mesmo.
    Como meu cabelo é misto, vivo intercalando os shampoos, uam vez uso pra cabelos misto, depois uso um hidratante, etc.

    O meu anti residuos acabou, preciso comprar mais até : D

    Beijaoo

  3. Garota Carioca  25/09/2013 - 17h13

    Gostei do blog e das dicas, favoritei e voltarei mais vezes ;)

    Bjs!

    • Ju Lopes  27/09/2013 - 11h11

      Clarissa, que bom que gostou! Seja bem vinda! :)

  4. Luana Rodrigues Gomes Lemos  25/09/2013 - 18h54

    Kkkkkkkkkkkk [felizdemais] cabelo e menino birrento.kkkkkkkk boa!

  5. Amanda Kreves  02/10/2013 - 20h25

    Eu gosto muito de retirar o excesso de resíduos com um shampoo que não agrida tanto os fios quanto os shampoo anti resíduos agridem, normalmente uso o Rejuvenating Shampoo da linha Semi Di Lino Diamante Anti-Age da Alfaparf que lava delicadamente, mas em profundidade, que além de possui a função de retirar todo o excesso de produtos ainda elimina os fatores externos como poeira, poluição e etc e exerce uma ação estimulante pela sua fórmula à base de Extrato de Beech Tree que também energiza o bulbo capilar e proporciona vitalidade.

  6. Ester  12/02/2014 - 16h50

    Ju, tenho acompanhado teu blog desde que resolvi “ficar loira” rsrsrsrs.
    Meus cabelos eram extremamente pretos, e comecei a clarear em setembro/13, mas a ultima vez ressecou bastante e as pontas ficaram elásticas. Imediatamente comprei o kit da Avlon, o extreme up e o biocale.
    Minha dermato receitou Pill Food, começo a tomar hj, e tb a máscara capilar KERIUM, da La Roche Posay. Você já testou essa máscara?
    Bjs

    • Ju Lopes  30/03/2014 - 17h05

      Oi Ester!
      Testei não, mas amo a La Roche! Me conta o que achou!
      Beijos

  7. Angela Sousa  27/03/2014 - 16h37

    JU, tem um pre shampoo da Boticário que é ótimo para cabelos oleosos, estou usando e recomento muito! Lavo com ele 2x na semana conforme recomendado, ele segura bem a oleosidade. Testa ele e faz um post… acho que vai gostar! ;)

    Pré shampoo da linha Argiloterapia Nativa SPA de O Boticário

  8. Fernanda  19/02/2015 - 13h39

    Ju, amei o post! Ele foi super esclarecedor!
    Beijo. ;)

  9. jacy  19/02/2015 - 15h55

    Ju..fui comprar o pré-shampoo amarelinho da seda, só que não tem mais dele acho. .Acabei comprando um transparente. .carga natural. .É o mesmo?

  10. Caroline Schwartz  19/02/2015 - 16h40

    Jú, qual a diferença entre shampoo anti-resíduo, shampoo de limpeza profunda e pré shampoo?

  11. Iara  25/05/2015 - 19h36

    Cara, vc é demais.. Só leio verdades nesse blog. A grande maioria dos cabeleireiros da minha cidade não sabem o que falam. Isso fez eu pesquisar muito sobre cabelos, mas na internet também tem muita bobagem.
    Amo quando pesquiso algo e acabo caindo aqui no seu blog. Beijos.

  12. […] Não é que o produto não faça mais efeito, é que o seu cabelo, por algum motivo, não precisa mais dele, porque ele já cumpriu a sua função,  ou porque ele já não pode dar o que o seu cabelo precisa nesse momento, como expliquei nesse post aqui. […]

  13. […] e o condicionador, de modo que eles “param” de fazer efeito depois de um tempo, e nesse post aqui expliquei o que acontece de […]

  14. Géssica Cerqueira  18/07/2016 - 21h27

    Tem sentido mesmo, Ju! Pra mim era porque acostumava, e sempre vi isso por aqui na internet… rsrs Beijos.

    http://www.bloggeucerqueira.com

  15. Karen  31/08/2016 - 19h40

    Juh, quais shampoos de limpeza profunda você recomenda para cabelos com progressiva e/ou tintura? Beijos!!

O que você acha do JV?
Amo JV !!! Minha bíblia capilar. Tá com dúvida, vai lá que você acha a resposta! E se não achar, a Ju providencia! Amo, Amo,…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Mais uma resenha que cês pediram e já tá no blog!🙌🏻💓 O resultado dele no meu cabelo é o mesmo do Cicatri Creme, que funcionou super bem, a única diferença é que esse tem proteção térmica, o que é ótimo, né? 
São 10 benefícios em um único produto, e no meu cabelo, que é descolorido há quase 20
anos (tô 👵🏻😱😜), não pesa, amacia muito, ajuda no frizz e entrega um resultado bem bom pra um produto de menos de R$15,00!

A resenha completinha tá lá no blog, passa pra ver!☺️🌸
#Elseve #CicatriRenov #jurovalendo
  • A @evelynregly acertou em cheio, a máscara dela é do babado mesmooooo, é poder, meu povo! 😍🙌🏻 Sabe aquelas máscaras bem equilibradas, com ativos hidratantes, nutritivos e reconstrutores, especialmente aminoácidos de baixo peso molecular, que são curingas e sempre funcionam quando o cabelo dá piti e não dá certo com nada? É essa! 🎊🎉 O pH dela é baixo, alinha e sela muito os fios, deixando o cabelo bem macio e sedoso, soltinho, com balanço e com menos frizz. E o melhor é que não pesa nadinha, então todo mundo pode usar! ✨

E ó, tô usando muito pra substituir o condicionador, porque repõe nutrientes de vários tipos e sela direitinho. Tô gostando demais! ☺️| Publicidade ✨

#timeembelleze2017 #embelleze #novexedobabado #PromoJu #Cabelos #CabelosLoiros #JuroValendo
  • Porque eu amo❤

#behappy😊
#feemdeus
#maquiagembh
#maquiagemdenoiva #makeupartist
#makebasica #makeupslaves #universodamaquiagem_oficial #maccosmetics #macsavassi #makeupbyme #jurovalendo #inxtalove #instalife #blogueiras #bloggers #maqbellamakeup #maquiadoraemcontagem #inglot
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo