08.10.2013

Não Ter Filhos Também É Uma Opção

É engraçado como, quando a gente vai ficando mais velha, as pessoas, principalmente familiares e amigos, começam a cobrar determinadas coisas, como casar e ter filhos.

Mais engraçado ainda é quando a gente não tem a menor intenção de fazer nenhuma dessas coisas e a pessoa não entende que aquilo é uma escolha pessoal e não um script que todo mundo tem que seguir.

Eu nunca quis me casar (mas já fui noiva, porque contradição é meu sobrenome!) e nunca quis ter filho (um dia, quem sabe…), apesar de ser louca por crianças, e jamais me passou pela cabeça fazer qualquer uma dessas coisas simplesmente porque é o que se espera de mim ou porque é o que todo mundo faz.

não ter filhos

O que “todo mundo faz” não me diz respeito e não significa que seja certo pra mim, porque o certo depende de cada pessoa, e o que é certo pra mim pode ser errado pra você e vice-versa.

A decisão de ter um filho é uma escolha que não deve ser influenciada por nada nem por ninguém. Trata-se da sua vida, e a sua vida tem que ser regida pelas suas escolhas, porque é você que vai arcar com cada uma delas  e ponto final.

Acho que as pessoas precisam abrir um pouco a cabeça e entender que cada pessoa tem um caminho, e que as possibilidades são múltiplas, de forma que nem todo mundo se encaixa no “casar e ter filhos”, e que isso não tem nada demais, pois é um direito de cada um, e, sendo assim, todo mundo tem que respeitar, concordando ou não.

Não ter filhos também é uma opção!

não ter filhos

É muito mais bonito a pessoa assumir pra si mesma que não quer, nesse momento ou “para sempre”, ter um filho do que ter pra seguir um roteiro, sem ter, em resumo, a menor estrutura mental, emocional, financeira ou familiar pra ser mãe.

Ter filhos é uma escolha que vai te acompanhar todos os dias da tua vida, para o resto da vida, então é bom que você esteja certa do que está fazendo, porque uma criança precisa de dedicação, de amor, de disciplina, de cuidado e de carinho, dentre muitas outras coisas.

Não vou falar da parte boa, porque essa a gente já sabe e é mesmo maravilhosa, mas a vida não é feita só de coisas boas… Aquele bebê lindo e rosadinho que, por muito tempo, precisará de cuidado 24 horas por dia vai crescer e fazer escolhas com as quais você não concorda. Ele vai cometer erros, ele vai te decepcionar, ele vai te deixar louca de preocupação quase todos os dias e mesmo assim você precisará estar emocionalmente equilibrada para amá-lo, apoiá-lo, defendê-lo, protegê-lo e oferecer seu colo, seu ombro, suas mãos…

não ter filhos

Respeite, apenas isso!

E você tem que saber que vai precisar renunciar a muitas coisas, porque cada escolha nessa vida é uma renúncia,  isso pode sim gerar frustrações, e você não pode jogar o peso das suas frustrações, que foram fruto de suas escolhas, nas costas dos seus filhos (isso é o que mais vejo acontecer…).

Filho é pra sempre, então só tenha se você estiver certa de que é “isso mesmo”, porque ser mãe não é “parir” e deixar pra babá criar. Ser mãe é mais, infinitamente mais do que isso, porque filho a gente tem por amor, não pra tapar buraco, pra seguir script,  por medo da solidão ou da velhice.

Assim como ter filhos é um ato de amor, não tê-los também é, porque significa que você, mesmo querendo, mesmo desejando, sabe que não pode, naquele momento, oferecer tudo o que uma criança quer, precisa e merece.

E isso precisa ser respeitado.

Beijos, Ju

Vamos papear nas redes sociais⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
82 comentários
  1. Angelica  08/10/2013 - 10h56

    o posto perfeicao do ano!!bjs

  2. Aline  08/10/2013 - 11h09

    Ju, adorei seu post , nunca quis me casar (mas me casei rs) e sempre estou sendo cobrada por amigos e familiares de quando terei um bebê, e sempre que falo : não quero ter,parece que estou falando o maior absurdo do mundo.

    • Ju Lopes  08/10/2013 - 11h25

      Liu, sei como é… O povo julga mesmo!

      • Paula  08/10/2013 - 21h51

        eu passo pela mesma situação. Sou feliz somente sendo casada. Nossa vida é a cada dia uma superação. Mas somos adultos e sacrifícios as vezes a gente consegue encarar, mas com filho a coisa muida mesmo. Por enquanto ser “tia” já é uma grande realização!!!

  3. Diana  08/10/2013 - 11h10

    É POR ESSAS E OUTRAS QUE SOU SUA FÃ!!!. É exatamente como penso Ju. As pessoas que não tem filhos imaginavam mas não tem noção do “pocesso” que é ser responsavel por alguem. Concordo com tudo que falou. “não tê-los também é um ato de amor”!!!

    • Ju Lopes  08/10/2013 - 11h25

      Oi Di! <3
      Não é? Mas é difícil pra grande maioria entender isso.. E o povo julga, né? Aff é incrível!

  4. Isla  08/10/2013 - 11h12

    Ju AMEI o post!!
    Penso assim tb. Tenho 26 anos e namoro há 5, e não penso em casar e ter filhos, mesmo antes desse namoro. Tenho família mas moro sozinha há 8 anos e tenho minha independência e “costumes” e isso me faz pensar se quero dividir uma casa com outra pessoa, sou leonina…qro tudo do meu jeito!kkkkk
    Não penso em ter filhos, acho responsabilidade de mais, não q eu não ache q não dê conta, mas envolve muito mais do q as pessoas pensam. Aprendi isso pq sou a mais velha de 3 irmãos e ajudei a cuidar deles…sempre fui o exemplo. Acho q isso ajudou a me “traumatizar” rsrsrs
    Tenho uma cachorrinha q cuido como filha! [dog] [pinkheart]
    Bjos

    • Ju Lopes  08/10/2013 - 11h24

      Oi Isla! Super te entendo minha flor… Eu nunca quis nenhuma dessas coisas, não agora, porque não tenho vontade nem estrutura emocional, de verdade… Só que o povo não entende, né?
      Ah, e também tenho Ozzynho, meu cachorrinho! rsrs
      Beijos

  5. Késsia Aguiar  08/10/2013 - 11h12

    Nossa disse tudo Ju!!! concordo plenamente… as pessoas ficam determinando as coisas e não se tocam que devem cuidar da vida delas e respeitar nossa opinião e escolhas. Realmente me identifiquei com seu post. Amei, muito bom linda. beijos

  6. Patricia  08/10/2013 - 11h16

    Nossa Ju adorei o post. Pois já sofri muito com isso. Sou casada há 6 anos e não queremos filhos, mas são poucos os que respeitam isso.

  7. Ana Raquel  08/10/2013 - 11h32

    Maravilhoso!
    Eu não tenho também nenhum vontade de casar e ter filhos,e quando falo para as pessoas parece que eu estou cometendo um crime. As pessoas acham que a nossa vida tem validade pra tudo acontecer,se não você está errado e isso faz com que muitas pessoas acabem ficando doentes e infelizes por fazer a vontade da familia,amigos,midia e sociedade.

    • Ju Lopes  08/10/2013 - 11h33

      Oi Ana! É essa a sensação que eu tenho também!

  8. Karine Barros  08/10/2013 - 11h39

    Já tenho 30 e passo por essas cobranças. Sou casada,mas não me imagino com uma criança. Tenho uma cadelinha que cuido como filha é apesar do amor, dá muito trabalho, mas é para vida toda. A sociedade ainda não evoluiu a ponto de enxergar que um casal pode ser imensamente feliz sem filhos. Alguns podem achar egoísmo, mas eu prefiro dizer que é uma opção à liberdade.

  9. Suelen  08/10/2013 - 11h45

    Ótimo post Jú, realmente vivemos em uma sociedade assim. Quem não quer ter filhos é egoísta. Temos direitos a fazer nossas próprias escolhas.
    Parabéns pelo post, você como sempre arrasa.
    Te adoro [heart]
    Bjos

    • Ju Lopes  08/10/2013 - 15h15

      Isso mesmo Su!
      Obrigada pelo carinho minha linda!

  10. Rosana  08/10/2013 - 11h49

    nossa Ju esse post é demaaaaaaaaaais. Vou imprimir e mostrar para minha mãe pois quando dgio que não quero casar e ter filhos ela diz que sou louca. Mas é minha escolha e não vou mudar de ideia por conta da pressão da família e da sociedade.

  11. Priscila Maximiano  08/10/2013 - 11h58

    Eu sempre quis casar e ter filhos,mas de uns 2 anos pra cá minha cabeça mudou,comecei a pensar pq eu qria isso e vi que não tenho nenhum motivo a favor e mtos contra,kkkkkkkkkkkkk, casar eu tenho quase certeza q não, só não digo q dessa agua não beberei pq a gnte nunca sabe o dia de amanhã né,kkkkkkkkkkk.
    Agora filhos eu ainda tenho mta duvida se sim ou não,eu amo meus sobrinhos mas qndo eles me desobedecem ou fazem algo errado eu fico mto triste,mto mesmo entao se é assim com sobrinhos imagina com os filhos né.Mas minhas sobrinhas já disseram q se eu não quiser ter filhos não preciso ter pq eu sou mãe delas tbm [xora] ai eu chorei né kkkkkkkkkkkkk

  12. Marilia  08/10/2013 - 12h23

    Me sinto decepcionada com o fato de não querer ter filhos. Faz 10 anos que “descobri” isso. Que meus sonhos de adolescente não batiam com os sonhos das amigas. De casar na igreja, véu e grinalda, ter 200 filhos, ser mãe, esposa.
    Descobri que sou mais homem que muito homem. Quero trabalhar muito, ser workaholic, ir a praia, malhar, dormir pouco, mas dormir bem, sem choro de bebê.
    Se eu tivesse um filho, ia amá-lo incondicionalmente, não aguentaria deixá-lo por um segundo com a babá, na creche, ia ser a mãe em todos os seus estereótipos. Descobri que não quero isso. Não quero ter esse estereótipo, essa responsabilidade.
    Descobri que não é o que mais combina comigo, que se eu fizesse a escolha, seria ótimo. Mas não tenho a mínima vontade. Não tenho vontade de engravidar, ver a barriga crescendo, toda a pararicação com a grávida, nascimento, fraldas, a ideia de amamentar me dá ânsia de vômitos.
    Descobri que quero adotar uma criança, assim eu poderei fazê-lo quando estiver com meus 40 e tantos anos, tiver curtido a vida, trabalhado muito e poderei dar a uma criança que não amada, que foi abandonada, um lar, amor e dignidade. Descobri que independentemente de estar casada ou não, é isso que eu farei. E de alguma maneira não sou eu que encontrará essa criança, ela vai bater na minha porta.

    • Ju Lopes  08/10/2013 - 15h15

      Ma, não tem porque se sentir assim… Não se sinta mal por isso, eu sou muito desse jeito, quero outras coisas e não quero ter um filho pra que outras pessoas cuidem, sabe?

  13. juliana tallita  08/10/2013 - 12h32

    Olá… sou casada há 8 anos, casei com 16 anos.. tenho um filho com 7 anos e uma menina adotiva de 12, (adotei á 2 anos) não por opção também, surgiu 4 crianças sem pai nem mãe,ficamos comovidos e por que não? Graças a Deus está tudo bem, ela é um doce… Mas me perguntam voce não vai ter outros filhos: a todo momento… Na verdade tenho medo.. na gestação do meu filho tive pré-eclampsia.. sofri horrores, sem falar na alergia a anti-abortos. que meu rosto ficou transfigurado de erupçoes. Mas até aí tudo bem, quando fazemos uma escolha temos que concordar com as consequencias.. mas meu estado piorou, agora tenho sérios problemas de coluna, não posso pegar nem 2 kg. E estava super afim de ter outro Bebe.. No entanto me encaixo nesse post justamente por isso, as pessoas não tem noção do quanto nos chateia e magoa com essas perguntas e exigencias! Quem tem que decidir, o que somos nós!! Jú voce é demais!!! Bjãooo Ameiii

    • Ju Lopes  08/10/2013 - 15h18

      Oi Ju!
      Pois é JU, fica todo mundo questionando e pressionando o tempo todo, e isso é muito ruim, né? Me sinto sufocada!
      Obrigadaaaa pelo carinho Ju!
      Beijos

  14. cidoca  08/10/2013 - 12h47

    eu sofri essa pressão desde de cedo. E decidi nos altos do meus 15 anos que teria filho aos 27 anos(nessa idade já tinha casa, carro, carreira profissional definida e era independente)faltava o filho que providenciei e tive. Tive pq todo mundo dizia que era melhor ter pelo menos 1 do que nenhum pra me acompanhar no resto dos meus dias. Sou feliz com ele, mais sempre digo que se eu pensasse mais um pouco não teria filhos. E apoio quem decida não ter.
    Ser solitária é uma definição de vida.
    Tenho mais duas irmãs que tb escolheram não ter. uma tem 49 anos e a outra 56, vivem juntas e sozinhas em suas casas, colecionando porcarias que acham bonitinho a seus olhos, outra parece ter se tracado no mundo infantil de colecionar brinquedos ou acha que todo mundo quer suas coisas. Ambas só viveram para a profissão e nada mais. Escolheram não ter filhos, assim como não encontraram quem as quisesse, são sozinhas literalmente sem ninguém. Como eu disse foi a escolha delas.
    Tb tenho minha cunhada que tem 46 e nunca quis, sempre disse que homem dava trabalho e que naõ precisava ter mais um filho pra duplicar esse trabalho. hj em dia ela é tia coruja que paparica tudo que é criança.
    é uma escolha muito séria a tomar, que definirá o que você será pro resto de sua vida. escolha essa que cabe cada um tomar.

  15. Dayane Patrícia  08/10/2013 - 13h20

    Nossaaaaaa….. Amei esse post! Tbm penso assim exatamente como vc.
    Muitas de minhas amigas já tem filho e outras ainda estão engravidando. Nunca quiz por td que vc sitou acima. Não tô preparada para tanta responsabilidade, e não quero filho meu sofrendo no mundo como eu já sofri! Não mesmo! Então pelo menos por agora, nem pensar! Bjos minha diva linda e super inteligente e poderosa!

  16. estrela  08/10/2013 - 13h31

    Ju,
    há que se ter cautela, ponderação, não dar para “ter filho no automatico”, terceirizar está muito em voga, realmente ter filho dá um trabalho enorme, é muita abnegação, renúncia, preocupação, dificuldades e até mesmo “desespero”, mas colocando tudo na balança, para mim, ainda assim, ter um filho é algo infinitamente maior e magnânimo que qualquer dificuldade, obstáculo ou renúncia. Acho tão natural que se queira ser mãe, acredito que a mulher carrega muito isso consigo “da criação/divindade” essa coisa do milagre que é a vida! Sinto-me agraciada pela beção de poder ser mãe…
    quando você diz que “não tê-los também é um ato de amor”, acredito que tal escolha esteja mais ligada a questão de ser responsável e não querer “jogar mais um ser humano no mundo” pois se a pessoa opta por não ter filho, ainda mais considerando todas as hipóteses elencadas por você, deve ser muito mais por falta de vontade, identificação ou estrutura .

  17. Roseli  08/10/2013 - 14h19

    Ju, amo seu blog, e digo de boca cheia, amo ser mãe! Tenho uma linda princesa, de 6 anos, e foi uma das coisas mais maravilhosas que Deus me deu, mas respeito muito quem opta por não ter filhos, porque infelizmente conheço muitas que só “pariram” e não tem o mínimo de responsabilidade, sempre delegam o cuidado a escola, a babá, a avó, a vizinha…entendo que muitas precisam trabalhar e lutar pelo sustento, mas tem coisas que só mãe pode dar, e disso temos que estar cientes quando optamos pela maternidade. Bjos Ju, e novamente parabéns pelo blog!

    • Ju Lopes  08/10/2013 - 15h11

      Rosi, que bom que você é uma mãe de verdade, porque ó, ultimamente tenho visto é essa tal de “terceirização” da maternidade, sério mesmo!
      Obrigada flor!

  18. Lais  08/10/2013 - 14h42

    Falou tudo que eu penso… Parece que mulher tem obrigação de ser maternal… Acredito que muitas pessoas tem filhos porque acham que devem e não porque querem…

    • Juliana  09/10/2013 - 16h12

      Ju amo seus posts, além de ser linda….creio que a sociedade cobra demais. Se não tem quando vai ter, se tem 1 , quando vai ter o segundo, se tem dois , perguntam se ” não vão tentar uma menininha”…..ou, dois já está bom né….temos que ser fortes e determinadas para posicionarmos nossa opinião , pois não é fácil… bjs

      • Ju Lopes  12/10/2013 - 18h38

        Oi Ju! Que bom que gostas flor! Obrigada!
        É assim mesmo, não tem jeito! É cobrança de todo lado! Beijos

  19. Yasmin  08/10/2013 - 15h43

    Nossa Ju pensei que isso só acontecia comigo,quando namorava pressionavam pra casar agora que casei a cobrança é de um filho,e ainda acham o fim do mundo quando digo que não quero ter um ….
    nossa isso é muito chato parece que não tenho direito de tomar minahs próprias decisões [bravo]

  20. Mayta  08/10/2013 - 17h54

    Exatamente como penso e sinto, é tamanha pressão em cima da mulher sobre casar e ter filhos, e não me vejo fazendo nenhum dos dois. As pessoas me olham como se eu fosse uma aberração

  21. Simone Barroso  08/10/2013 - 20h55

    Ju, eu nunca li em texto antes que diz exatamente o que eu penso e quero pra mim… não quero casar nem ter filhos, embora num passado bem distante tenha sido noiva. Graças a Deus e a mim mesma não segui com essa historia. As pessoas vivem uma cobrança direto, como se fosse uma obrigação você casar e ter filhos… Vejo muitas amigas que embora falem: seu eu fosse hoje com a cabeça que eu tenho, não teria casado nem tido filhos, mas eu amo meus filhos… só que no dia a dia não é bem isso que eu vejo, na verdade se arrependem sim de ser mãe só nao tem coragem de confessar pra não magoar quem vive as magoando…. bjs!!!!! csdasadas

  22. helo  08/10/2013 - 20h55

    Vou até compartilhar o que aconteceu comigo esses dias…apareceu um daqueles posts pagos do face pra mim de um curso de “como criar seu filho”. E eu que não pedi post de nada disso, escrevi que muita gente devia pensar duas vezes antes de ter filho pra depois não ter que bater cabeça por aí pq não sabe o que fazer…pois não me chamaram de mal amada???O que uma coisa tem a ver com outra?! Dei uma detonada na criatura que falou e no fim das contas a dona da pg apagou os comentarios. Mas foi mas ou menos sobre essa terceirização da maternidade que eu falei lá…ainda é muito mal visto quem opta por não ter filhos, como se não fosse uma opção mas sim falta de!!!

  23. Gislaine  08/10/2013 - 22h06

    Sábias palavras Jú, como a vida seria mais fácil se a maioria cuidasse da sua própria vida e não interferisse na vida e escolhas de ninguém, deve ser porque é mais fácil julgar e criticar a vida alheia que olhar para dentro de si mesmo e perceber que somos o reflexo daquilo que vemos nos outros.

  24. Nina  08/10/2013 - 23h01

    Ju!
    Que texto bom! Como seu blog é diferenciado! Vivo conflitos com relação a isso e é sempre bom ouvir reflexões a respeito.
    Super bjo!

  25. Scheila Pereira  09/10/2013 - 09h04

    Concordo plenamente com vc. Gostei mto do seu “desabafo”. Se todos pensassem bem antes de ter um filho não haveriam tantos pais frustrados e familias desestruturadas. [domo]

  26. Uyara  09/10/2013 - 09h13

    [vbreak] Sempre quisa casar(casei) [shyy] , e quero me separar!kkkkk Nunca quis filhos(os tive) tive 3 [inlove] e não vivo sem eles! A vida é assim!!!!!!!!!!!! Um dia sim, o outro não!!!!!!! [palmas]

  27. Cris  09/10/2013 - 09h46

    Perfeito esse post. Tenho 29 anos, fui casada por 5, e sempre houve cobrança da família dele, mas nunca quis filhos. Hoje ainda ouço mt disso: “nossa, vc tem qs 30 anos, não tem filhos, vai ficar sozinha na velhice”. Sabe o que respondo? “Se quiser companhia qd ficar velha, contrato uns enfermeiros bem gatos pra cuidar de mim”. Odeio essas pessoas que acham q se a mulher não for mãe, a vida dela foi em vão. Não minimizo o valor da maternidade, mas uma mulher pode escolher outras formas de se realizar, não acho q o máximo de aspiração de uma mulher seja gerar um filho.

  28. Eny (Mimi Docinho)  09/10/2013 - 10h03

    Também sou do time que prefere não ter filhos do próprio ventre. Em compensação tem um monte de bicho (filhos) aqui em casa :)

  29. Simone  09/10/2013 - 19h59

    Falou tudo que muita mulher pensa, Ju!
    Sou casada, amo muito o meu marido, a minha casa e a minha cachorra.. não acredito que meu mundo seria ainda melhor com um filho.
    Muitas pessoas falam que sou egoísta por não querer um filho, mas costumo falar que eu seria muito mais egoísta se o tivesse, só pra satisfazer a sociedade que cobra demais da mulher.
    Beijão! [pinkheart]

  30. Lília  25/10/2013 - 13h24

    Ju, sempre mostro esse texto as minha amigas que ficam me cobrando ter filhos. Muito bom, na verdade você resumiu em palavras o que eu penso. Adoro suas postagens! Te desejo tudo de melhor. Bjos.

    • Ju Lopes  25/10/2013 - 22h01

      Lí, é uma cobrança chata, né? Afffff
      Que bom que gostar flor! Obrigada! Beijos

  31. Lu Lucianha  20/12/2013 - 20h09

    CHILDFREE FOVERE !!! csdasadas [^^]

  32. Patricia  28/01/2014 - 13h46

    Sabe Ju, eu também nunca me vi no papel de mãe. Tenho meu companheiro a 7 anos, ele gostaria de ter filhos, mas eu sempre evito o assunto… até por que uma vez eu disse que não queria bb’s e ele quase ficou indignado e nisso sempre vou falando quem sabe daqui a 2 anos e depois que esses 2 anos se passam, eu repito a amesma frase. Depois desse tempo todo junto, as pessoas cobram mesmo e isso me irrita muito. Eu não gosto de ter dependentes… Morei só desde cedo. Fui independente sempre. Para mim é difícil
    abrir mão de poder fazer o que eu quero e do jeito que eu quero, da minha liberdade. O difícil é ouvir até de quem te prometeu nunca te cobrar… Dizendo que como ela te deu um sobrinho, vc tem que dar um a ela, mesmo sabendo minha opnião.

  33. Clé  28/01/2014 - 15h23

    Amada fica em paz se seu coração estiver em paz de não ter…
    Ter filhos ou não, é um ministério com total investimento em amor
    E não ter filhos é outro ministério destinado a pessoas especificas…

    BJS

  34. MArcia  07/03/2014 - 15h13

    Ai finalmente não me sinto mais a única mulher do mundo que não terá filhos…Que alívio encontrar pessoas que pensam como eu!A opção de NÃO ter é liberdade para mim,e também um ato de Amor.

    • Ju Lopes  09/03/2014 - 17h46

      Marcinha, com certeza… As pessoas cobram demais como se elas tivessem o direito de interferir nas escolhas alheias… Um absurdo!
      Beijos

  35. Cintia  08/03/2014 - 11h08

    Esse post foi o máximo! eu penso da mesma forma, minha irmã tem 36 anos e não tem filhos e nem quer! eu tenho 27 anos, sou noiva, pretendo não ter tbm, mais meu noivo é louco por criança, mais até lá tem chão e ainda tenho tempo de fazer a cabeça dele kkkk tenho horror em pensar em amamentação e estar na maca de parto, dá até arrepio! acho super normal não ter filhos a escolha é de cada um e tenho varias pessoas na minha familia tbm que optaram por nao ter e eu acho muito legal, pois tenho meus alvos de me especializar na minha profissão, comprar uma casa, viajar e com filhos isso não será possivel no meu modo de pensar, por isso optei por não ter, e prezo e vivo a minha liberdade e sou feliz! valeu Ju pelo post, acertou em cheio, fiquei gostando de vc mais ainda rs….

    • Ju Lopes  11/03/2014 - 10h24

      Oi Cíntia!
      Pois é, mas já viu que tem gente que não aceita isso, como se fosse um problema “delas”? Acho tãoooo engraçado! rs
      :) Obrigada pelo carinho, viu?
      Beijos

  36. Lidyanne  12/04/2014 - 14h36

    Dá uma vontade de perguntar “você vai me sustentar? Vai cuidar dele pra eu trabalhar? Vai cuidar da minha casa, fazer minha comida, lavar minha roupa? Vai fazer tudo isso pra que eu tenha filhos? Não? Então não ache que tem o direito de dar teco na minha vida”.

  37. Luize Minotto  12/04/2014 - 14h38

    Nossa Ju!! Eu estou cada dia mais convencida de que meus filhos serão os meus cachorros!!
    sempre quis casar e ser mãe… hoje procuro alguém que goste de cachorros hihihi

  38. Luana Vieira  12/04/2014 - 15h03

    Falou tudo Ju! Eu sou casada e tenho uma filha, renunciei sim temporariamente por um objetivo meu para dar assistência à minha filha. Mas vejo com frequência mulheres que resolve ter filhos só por ter. Porquê responsabilidade para dar tudo o que é necessário não estão nem ali. Digo isso pois moro fora do Brasil e as escolas são período integral e vejo os pais deixando os filhos na escola e esquecendo que falta muito mais. Tem pais que deixam os filhos a partir de 4 meses de idade. Ter filhos assim para quê?! Depois nos jornais mostram senhores de idade abandonados vivendo sozinhos sem a assistência dos filhos , e ainda as pessoas julgam mas é o fruto plantado no passado! Não consigo dar para minha filha menos do que recebi. Ou dou igual ou mais. Se precisar esperar para realizar algum anseio meu que assim seja mas sacrificá-la jamais.

  39. Mara  01/02/2015 - 02h57

    O que eu percebo é que um dos grandes motivos das pessoas casarem não é o amor, mas o egoísmo. Casam para não ficarem sozinhas, ou seja, pensam em si, e ai se deparam com uma união instável que se rompe em pouco tempo e passam a vida colecionando separações e uniões. Assim como tem filhos por ter, porque não foram responsáveis e engravidaram, ai tem o filho e por não ter vocação para ser mãe deixam para os outros criarem, seja o governo ou por algum familiar. Mas enchem o peito para dizer que são mães. Casamento e filhos não é status que toda mulher ou homem deve ter, mas uma opção e se esta for feita, deve ser levada a sério, com maturidade e responsabilidades de ambas as partes. As pessoas casam por casar sem saber que casamento não é apenas uma palavra, um vestido e uma festa. Quem é casado sabe do que estou falando. Eu optei por não casar e sou feliz vivendo sozinha. Tenho 37 anos e um namorado e ambos somos financeiramente estáveis e independentes. Não tenho filhos porque não quero e nunca engravidei, pois acredito na vida sexual saudável e segura. Não querer ser mãe não me dá o direito de matar um bebê, então eu devo ser responsável, há diversos meios de prevenção, só engravida quem vacila, porque esse papo de aconteceu é furado, a não ser que sua pilula seja de farinha.

  40. Jacqueline  01/02/2015 - 11h25

    Eu tenho folhos por uma escolha minha, mas concordo plenamente com o que você diz Ju, adorei o texto é simplesmente lindo amei
    Siga os seus pensamentos e não ligue para o que os outros dizem, o que importa é você ser feliz do modo que você escolheu go apaixonadamente apaixonada por este texto.

  41. Lais  01/02/2015 - 18h57

    Moro junto há quase 4 anos, não sou casada oficialmente, pois nunca tive vontade de igreja, vestido de noiva, festa e etc, apesar de achar bonito (para os outros). Meu marido acabou de se formar, está começando a subir na carreira e eu após ter feito uma faculdade a contra gosto, resolvi fazer a que gosto e agora faltam 2 anos para me formar e anseio muito pelo momento que trabalharei na minha área, em ter a colheita do que plantei, pois foi difícil.
    Porém, mesmo ainda estando cursando uma faculdade, não tendo uma ainda uma carreira e meu marido iniciando a dele agora, as pessoas cobram. Acho de extrema falta de bom senso, achar que um casal que ainda não se estabilizou, deveria ter filhos. Eu não quero ter filhos, pois não me vejo como mãe e acho que não sou madura o suficiente para fazer certas renúncias, que a meu ver, toda mãe precisa fazer (apesar da maioria não fazer), mesmo se eu quisesse um filho, eu iria querer esperar ter uma carreira sólida e meu marido também, para que pudéssemos dar uma boa criação à criança. Não existe isso de casou, tem que parir!
    Sei lá, vai que no futuro eu mude de ideia, mas no momento tenho verdadeiro pavor da ideia, sinto que um filho me impediria de realizar meus sonhos, e NINGUÉM que pense isso, deveria cogitar ter um filho, mas infelizmente acontece e muito! Tenho horror a mães que terceirizam a maternidade, acho isso péssimo para a criança!
    Minha mãe me teve com 36 anos e meu irmão com 40, na época (tenho 27 anos), ela era considerada muito velha para ter filhos, mas foi o momento que ela teve vontade de ter, acho isso a melhor opção, ter quando NÓS tivermos vontade.
    Meu marido tem até vontade de ter filhos, mas nunca antes de estarmos estabilizados e deu eu querer também, deixamos a vida seguir para ver onde nos leva.

  42. Ana Maria Brogliato  02/02/2015 - 12h23

    Oi Ju,
    Leio bastante os seu blog, não costumo comentar, mas este post foi escrito palavra por palavra sobre o que eu penso sobre este assunto também!E enfrento, pois as pessoas costumam julgar de acordo com os valores delas, que podem ser diferentes dos nosso!
    Não há nada de errado em ter filhos. Não há nada de errado também em não querer ter filhos!
    Beijos,
    http://www.viagensebeleza.com

  43. Carolina  23/05/2015 - 17h43

    Adorei! Super me identifiquei! Sou casada há quase 9 anos, mas não queremos filhos e é um saco ter que ficar explicando todo hora pra todo mundo que não se casa só pra ter filhos! E pra falar a verdade conheço um monte de mães que só pariram, mas criar os filhos que é bom, nada… só deixam na mão de terceiros, qdo se derem conta e eles crescerem de uma forma diferente do que imaginaram, já foi, não tem como voltar atrás. Pra mim, ser mãe é profissão mesmo, tem que realmente abrir mão de muita coisa, mudar a vida e rotina em função única e exclusiva da criança porque o mundo de hj exige mais do que nunca dedicação exclusiva. Não quero abrir mão da liberdade que tenho com meu marido, das viagens, da nossa vida “relaxadona” de casal de namorados. Enfim, só peço respeito pela nossa decisão, mas pra uns é difícil, viu?

  44. Mauren  13/12/2015 - 13h49

    Nossa, Ju!
    Como você se expressa bem em seus textos. Vc é uma pessoa de múltiplos talentos.
    Além de saber tudo do mundo dos nossos creminhos fala muito bem.
    Será que vc não quer ser minha amiga? kkkk.
    Um bju e tô adorando os textos.

  45. Patricia  22/01/2016 - 06h19

    Oi Ju, eu tenho 34 anos sou casada a dois e não pensamos em ter filhos e muitos me julgam por isso, falam que estou certa em seguir com a minha decisão mas ficam falando quem vai cuidar de mim na velhice, para quem vou deixar minhas coisas, e blá-blá-blá. Pode acontecer mas não vou fazer planos para isso. O mal das pessoas é que todos precisam ser iguais e ser diferente incomoda. Bjus

  46. Elaine Alves  22/01/2016 - 11h22

    Fantástico Ju Lopes! Disse tudo, concordo com você! As pessoas nos julgam por ter pensamentos assim quando na verdade estamos pensando, refletindo e tomando decisões com muita consciência.
    Se as pessoas dedicassem alguns minutos da sua vida a pensar antes de colocar uma criança no mundo sem ter a mínima condição de criá-la, aí sim o mundo seria um lugar muito melhor. Bjos!

  47. Lu  19/02/2016 - 17h34

    Simplismente amei este post. Super concordo. Bjos

  48. Cris  20/02/2016 - 21h26

    Perfeito! Penso exatamente assim, Ju!Bjos

  49. […] Não ter filhos também é uma opção! […]

  50. Lia  06/07/2016 - 15h48

    Ameeeeeeeeeei esse texto!!!!
    Já está decidio, meu marido e eu não vamos ter filhos… Afinal, não somos obrigados! :D
    E como é dificil as pessoas nos entenderem né…
    Parabéns Ju… lendo mto por aqui

  51. Andreia  31/07/2016 - 20h37

    Juuuuu este post e o dos 30 anos era tudo que eu precisa ouvir (ou ler). Obrigada .. Adorei

  52. Ca  01/08/2016 - 19h02

    Uma coisa tambem irritante é ir ao ginecologista e ouvir que sua idade fertil esta passando e que ja esta ficando tarde p ser mae. Haja saco!

O que você acha do JV?
Sempre arrasando Jú Lopes! Acabei de ler a crônica na revista da Júlia Pinheiro, Achei perfeita a forma como descreveu a virada do ano para…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Maquiagem formanda😍😍😍
Agende seu horário: 31 99254-8715

#desafioUPA #projetoUPA #maquiagemformanda #maquiagembh #maquiagembrasil  #lehpequenomakeup #brunatavaresppf #universodamaquiagem_oficial #nathaliateodoromakeup #alinepinheiromakeup #alcantaramakeup #makeupartist #makeclassica #delineadoringlot #delineadografico #delineado #bloggers #blogueirasbrasil #universodasnoivas #catarinehill #eyes #batommarykay #marykaybrasil #mk #jurovalendo #kryolanbh #kryolanbrasil
  • Aqueles olhos...🎵🎵🎵
Agenda aberta para cursos de auto maquiagem. 📲 3199254-8715

#amomaquiagem #amomeutrabalho #maquiagemformanda #maquiagembh #maquiagemcontagem #pausaparafeminices #brunatavaresppf #maqbellamakeup #universodamaquiagem_oficial #universodasnoivas
  • Hoje por aqui tô é fazendo festa de tanta felicidade, chegou os desapegos maraaaa da Ju Lopes @jurovalendo 😍❤👌🍀
E a pessoa aqui ficou ainda mais feliz quando viu os batons lindos dá @lizbranquela ( eram desejos de consumo, mais o orçamento não colaborava 😀 ).
Ju obrigado pelo carinho, pelo bilhetinho tão lindo, te desejo todo sucesso do mundo.
#EntendiTuaLetraSim 
#MeEmocionei
#MuitoFeliz
#JuroValendo 😘❤🍀😍🙏
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo