03.11.2013

Óleo Pré-Shampoo: O Cabelo Agradece!

Sempre fui muito favorável ao uso dos óleos vegetais nos cabelos, porque eles nutrem, tratam e melhoram os fios. Já falei por aqui algumas vezes sobre a umectação capilar e sobre as formas de usar óleos nos cabelos (Como Usar Óleos Vegetais nos Cabelos?), inclusive como pré-shampoo, mas resolvi fazer um post específico sobre óleo pré-shampoo  porque as perguntas são muitas.

Li várias matérias dizendo que o óleo usado como pré-shampoo vai amolecer a estrutura enrijecida dos fios, proteger o cabelo do ressecamento causado pelo shampoo e evitar a quebra, o que eu até concordo, mas o que achei  engraçado ler que isso era uma “novidade”, porque né, basta perguntar pras avós e pras tias pra saber que usar óleo no cabelo, antes da lavagem, nos famosos “banhos de óleo”, é uma coisa bem antiga.

Óleo Pré-Shampoo: O Cabelo Agradece!

Óleo Pré-Shampoo: O Cabelo Agradece!

Sim, o que hoje é chamado de pré-shampoo não passa de um banho de brilho, que eu chamo de umectação capilar, e que nossas avós faziam 60, 70, anos atrás.

O efeito é o de uma umectação, porque é isso que será feito, só que com duração menor, já que o óleo deve ser aplicado nos fios ainda secos, antes da lavagem. É preciso deixar que o óleo fique em contato com os fios por 60 minutos, mas pode-se, também, reduzir o tempo para 20 minutos, sendo que os efeitos também serão reduzidos!

Isso vai ajudar, na verdade, a nutrir os fios e a combater o ressecamento e a porosidade, e por isso não deve ser feito em qualquer tipo de cabelo, mas somente em cabelos que precisem desse tipo de tratamento. Meninas de cabelos oleosos e finos devem ter cuidado porque, dependendo do óleo, os fios podem ficar pesados, oleosos e murchos.

Como usar óleo pré-shampoo?

Óleo Pré-Shampoo: O Cabelo Agradece!

As meninas de cabelos cacheados, afro, volumosos e porosos podem e devem lançar mão do óleo pré-shampoo sem medo, pois esse tipo de cabelo responde muito bem ao tratamento! O ideal é fazer o tratamento de uma a duas vezes por semana para melhores resultados.

Vale lembrar que o óleo deve ser aplicado no cabelo seco, pois no cabelo molhado a umidade impede a correta absorção do óleo.

E pode ser qualquer óleo? Não! É preciso que seja, preferencialmente, um óleo vegetal. Produtos que contenham óleos minerais não devem ser utilizados para umectar os fios porque eles não tratam o cabelo, fazem apenas uma maquiagem “básica”. Vejo muita gente usando óleos finalizadores pra umectar os fios, e até pode dar algum tipo de resultado, mas nem se compara aos resultados proporcionador pelos óleos vegetais, que saem até mais barato.

Óleo Pré-Shampoo: O Cabelo Agradece!

Com o uso contínuo, os fios vão ficando cada vez melhores, mais nutridos, com menos frizz, com menos ressecamento e com mais brilho e sedosidade, coisa que todo mundo quer!

Já faço um post aqui falando de cada óleo vegetal (são muitos!), mas gosto bastante do de Jojoba, que tem alta penetrabilidade, do de abacate e do de coco. Eles são vendidos em lojas de produtos naturais e existem várias marcas que comercializam, mas os meus preferidos são, com certeza, os da Laszlo, que faz os melhores óleos essenciais e vegetais do país (eu fiz curso de aromaterapia e aromatologia e a minha professora só indicava os óleos da Laszlo/Aromalândia,por causa do índice de pureza, e  por isso sempre recomendo eles).

Beijos

Ju

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
70 comentários
  1. gessica  03/11/2013 - 14h28

    Adorei Ju, mas tira uma dúvida, comprei um óleo extraordinário da loreal e tentei fzr uma umectação, enxarquei as pontas do cabelo… será que é bom?

    • Ju Lopes  03/11/2013 - 20h16

      Gessi, nunca tentei com ele não, e ele não é um óleo vegetal, mas pode ajudar!

  2. vilma maria dos santos  03/11/2013 - 15h01

    oi Ju, tenho cabelos porosos, extremamente ressecados (faço luzes) e ja tinha tentado de tudo, ate q li aqui sobre os produtinhos para bebê e resolvi arriscar aplicar oleo johnsons no cabelo seco antes de lavar…e nao é que o diacho melhorou de jeito? Incrivel! Fiquei fã e uma vez por semana, banho de oleo johnsons nele…bjus e obrigada pelas dicas maravilhosas…

    • Ju Lopes  03/11/2013 - 20h17

      Oi Vilma! Sério??? Adorei saber disso!
      Beijos

      • Vania  05/11/2013 - 10h01

        @Ju Lopes,
        Ju
        Mas o oleo johnsons não é a base de oleo mineral? Então nesse caso so maquiou não é isso?

      • Ju Lopes  05/11/2013 - 10h10

        Vania, é sim, mas é o que eu sempre digo, se a pessoa acha que tá funcionando, continua! Pra tratar, eu só indico óleo vegetal, porque os resultados se prolongam no tempo, são muito mais efetivos! Beijos

  3. JOICE  03/11/2013 - 18h07

    [palmas] Adorei o post!! Eu estava mesmo querendo saber direito como usar óleo como pré-xampu. E gostei da indicação de fabricante. Mas me diz, esses óleos que têm cor mais forte [caso algum óleo vegetal tenha], podem alterar a cor do loiro?? Quando eu usava óleo de dendê no cabelo alterava o loiro, por isso parei.

    • Ju Lopes  03/11/2013 - 20h12

      Oi Joice! Que bom que gostou flor! Alteram sim, se forem amarelados, com o tempo pigmentam!

  4. Ana Clara  03/11/2013 - 20h01

    Ju, as suas dicas são as melhores que já vi. Descobri o seu blog (e as suas participações em outros sites) há pouco tempo, e estou AMANDO. De verdade, não costumo ser assim, mas sinto um carinho enorme por você e o seu trabalho, você salva muitas meninas! Continue fazendo esse teu trabalho maravilhoso, que eu dependo dos seus posts! Sobre o pré-shampoo- eu posso fazer isso toda vez que for lavar os cabelos (cerca de três vezes por semana)? E isso atrapalharia o cronograma capilar, considerando que a umectação é nutrição?
    Mil beijos <3

    • Ju Lopes  03/11/2013 - 20h11

      Oi Ana! Que delícia ler seu comentário… Obrigada flor, de coração!
      Olha, como é seu cabelo? Se ele for mais fino e estiver saudável, não use tanto, mas se estiver poroso, pode usar, mas deixe agir só por 20 minutos!
      Beijos <3

  5. Gabriella Prado  03/11/2013 - 22h30

    Juuu, azeite extra virgem serve ?
    Beijoooo, sou sua fã! rs [oo]

  6. Marcia Freitas  04/11/2013 - 00h27

    Ju, estou usando antes da escova o Super Óleo Liso marroquino Garnier Fructis antes da escova e estou percebendo que o cabelo está mara. Nunca usei assim antes de lavar… Já usou esse óleo? Será que esse pode ser usado desse jeito?

    • Ju Lopes  04/11/2013 - 07h22

      Ma, ele é bem legal mesmo! Olha, nunca usei como pré-shampoo não, mas tenta e me fala! Beijos

  7. thatiany  04/11/2013 - 08h10

    Ju, comprei o óleo de macadâmia da yenzah AMO, ele serve tbm?

    • Ju Lopes  04/11/2013 - 21h56

      Adorooooo esse óleo Tati! Serve sim! Beijos

  8. Amanda Kreves  04/11/2013 - 08h51

    Ju a Alfaparf tem o Absolute Oil da linha Precisous Oil Tradition que é um óleo condicionante com excepcional ação condicionadora, este óleo fornece penteabilidade imediata e garante cabelos macios, brilhantes e leves como a seda. Protege a fibra e reduz o tempo de secagem.
    Você pode aplicar nos cabelos úmidos e / ou secos, antes ou depois da lavagem massageando bem no comprimento.

  9. Luana R. Gomes  04/11/2013 - 12h52

    Ju, gostei demais do post. Creio que vai salvar meu cabelo “pos californianas”, mas como minha raiz esta virgem e gracas a Deus com brilho dygno. Devo usar somente na parte estragada do cabelo ne? Tipo essa fotinha da moça que vc postou ai com óleo na raiz é so de mentirinha né? Ou em algum momento eu poderia fazer igual ela? Minhas pontinhas estão tão tão tão destruidas que minha vontade e dar um mergulho em uma piscina de óleo kkkkk

    • Luana R. Gomes  04/11/2013 - 12h58

      @Luana R. Gomes, ah tá esqueci de dizer que estou fazendo um tratamento para clarear manchas e a pomada resseca minha pele ao extremo! Aff

    • Ju Lopes  05/11/2013 - 21h36

      Lu, que bom que gostou flor!Usa somente onde tá estragado! Aí é de mentirinha kkkkk Só faça isso se sua raiz estiver descamando, pra tratar, ou for oleosa, porque esse óleo, só esse, ajuda a controlar a oleosidade!
      Beijos

  10. Denise Ferreira  04/11/2013 - 16h15

    Oi Ju o meu cabelo tem a raiz bastante oleosa,se eu passar esse óleo de Jojoba na raiz ou relar na raiz quando estiver passando não vai mesmo ficar mais oleoso e pesado? Pelo jeito esses Óleos fazem milagres na cabelo quando usado o correto pro cabelo! Amando como sempre as super dicas,Bjocas Ju [kiss]

    • Ju Lopes  05/11/2013 - 21h35

      Oi Denise!
      Então, ele regula a oleosidade, é ótimo pra isso, mas depois lave com shampoo, e escolha sempre um óleo 100% vegetal, porque se for misturado não dá certo!
      Beijos

  11. Daisy  05/11/2013 - 09h15

    Bom dia Ju! eu já cadastrei meu e-mail no sue blog, mas não sei pq eu não tenho recebido suas postagens =(
    Eu gostaria de saber se o óleo de azeite extra virgem também serve para passar no cabelo, pois eu já ou vi falar sobre isso e queria saber se é verdade.

    bjosss
    obrigada =)

    • Ju Lopes  05/11/2013 - 21h34

      Oi Flor! Vou verificar o que aconteceu, viu? Serve sim, mas amorne ele!
      Beijos

  12. Márcia Nunes  27/01/2014 - 18h11

    Oi Juzinha!!

    Eu faço uso do óleo de coco e A.M.O!!! Ele dá brilho, fortalece o fio, é de fácil remoção e principalmente ajuda no crescimento dos fios. Estou na fase de transição (fiz progressiva por + de 7 anos) e meus cabelos que são bem cacheados, tipo 3b, estão agradecendo profundamente o tratamento com óleo acompanhado de uma mega massagem capilar, hidratação com maizena, a coisinha feita com a vinagre de maça (esqueci o nome Kkkkkk [oo] ) e olha só … tcham rammmm csdasadas … os caichinhos estão voltando mais rápido do que imaginei. Estou muito feliz!!!!!! Adoro sua dicas, lindona!!!!!!! Beijinhossssss

    • Ju Lopes  01/02/2014 - 22h04

      Oi Marcinha! ;) Que bommmm saber disso!
      :) <3 <3 <3

  13. Catia Souza  09/02/2014 - 11h11

    Oi Ju!
    Depois lavo o cabelo normalmente e passo o condicionador?
    Bj

  14. Juliana  11/02/2014 - 10h15

    Oi Ju!
    Me diz uma coisa, vc conhece o hidratante intensivo manteiga de cupuaçu da Amazonia Viva? Ele serve para fazer umectação? funciona bem como pré shampoo a longo prazo, assim como os óleos vegetais que vc citou?

    Bjooo

    • Ju Lopes  23/02/2014 - 22h09

      AMOOOOOO! Nunca fiz não Ju, mas adoro ele, nossa…
      Vou testar aqui, se funcionar eu te falo!
      Beijos

      • Juliana  25/02/2014 - 11h46

        Ótimo! Faz e me fala! rsrs.. eu tenho ele!!
        Bjos

  15. Carol kalinovski  12/02/2014 - 15h58

    Jú da pra fazer esse procedimento com o Super Óleo 8 da garnier ???

    • Ju Lopes  21/02/2014 - 17h44

      Rol, poder, pode, mas não é o ideal não!

  16. Jamile  02/04/2014 - 14h47

    Ju,o óleo de coco caseiro serve?

  17. Patricia Vanessa Mota da Silva de Almeida  02/04/2014 - 16h58

    acabei de fazer com azeite extra virgem de oliva,ja fiz tbm com o de coco mas o cheiro é enjoativo

  18. Alessandra  01/07/2014 - 14h09

    ola.. boa tarde, Ju.. eu gostaria de fazer a umectação, mas tamb preciso matizar (matizo com magic color power), gostaria de saber se posso fazer os 2 procedimentos no mesmo dia.. e qual seria a ordem? umectação primeiro e na hora da lavagem eu matizo? posso fazer assim? Obg e aguardo.. Bjinhos…

  19. Ana Helena  20/08/2014 - 14h36

    O óleo de pequi é o melhor, na minha opinião. E não deixa cheiro nos fios.

  20. […] uso como óleo pré-shampoo (falei disso aqui) porque pra isso prefiro os óleos vegetais 100% puros, que possui um alto poder nutritivo. Meu uso […]

  21. fabiane  18/12/2014 - 10h01

    oi bom dia! eu passei um certo relaxante só par abaixar o volume mas meu cabelo ficou horrivel muito poroso faço umectação 02 vezes por semana mas mesmo assim não obtive resultado o que devo fazer?

  22. Mariana  25/12/2014 - 22h46

    Você é top Juju!
    Amo suas dicas, vou fazer essa umectacao.
    Juju você pode informar sobre o Shampoo Bomba?
    Funciona mesmo e como faz?
    Bjks e Feliz Natal

  23. Mari  06/02/2015 - 12h23

    Ju, por favor, em que loja virtual encontro essa marca de óleo da Laszlo ?
    Obrigada !!!

  24. Vanessa  06/02/2015 - 12h37

    Eu amo o óleo de gergelim tradicional na medicina indiana.

  25. Bárbara  06/02/2015 - 12h46

    Ju! Tudo bem com vc? Espero que sim!
    A primeira vez que eu escrevo alguma coisa pra vc, mas seu blog fica 24 horas aberto no meu computador! Trabalho o dia inteiro, e assim que tenho um tempinho abro o site e fico vendo tudo! Primeiro parabéns pelo seu site!!! Já tentei ter um blog sobre as mesmas coisas, e sei o quanto dá trabalho e exige dedicação (parei na primeira semana) hahahahaha Você é dedicada, e dá pra ver o quanto gosta disso aqui… faz tudo com muito carinho! Parabéns de verdade!!!
    Me identifiquei muito, porque sou loira e vc sabe o quanto é dificil manter o cabelo com a cor bonita e principalmente hidratado, né?
    Adorei essa ai da umectação e vou tentar com certeza!
    Bjoo!!

  26. Nereide  06/02/2015 - 14h14

    Muito Legal! :)

  27. Jessica  06/02/2015 - 18h36

    Ola tudo bem Ju? Minha filha tem o cabelo bem fininho e bem crespos na franja bem crespos mesmo e no comprimento ele e ondulado, esse banho de oleos posso fazer nela? e em que frequencia?

  28. […] ser usado como óleo pré shampoo (tem tudo sobre isso nesse post aqui), pra nutrir e umectar (veja como nesse post aqui), pra […]

  29. Vanessa Aquino  18/04/2015 - 18h51

    Ju, eu posso usar o óleo como pré shampoo, no dia que eu for escovar o meu cabelo? Pq eu já ouvi dizer que frita o cabelo…

  30. Flávia  29/05/2015 - 11h06

    Oi Ju, comecei a seguir o blog a pouco e estou adorando!
    A respeito dos óleos gosto muito dos de coco, de ricino (ajuda no crescimento) e azeite extravirgem.
    Normalmente passo no cabelo todo, massageando, antes de dormir e lavo no dia seguinte. Fica maravilhoso e super prático!

  31. Maysa  03/06/2015 - 14h24

    Ju, meu cabelo está em bom estado, é liso, com uma oleosidade na raiz, mas controlada, nada demais e as pontas ressecadas acabei com elas, cortando e tratando com várias dicas do seu blog. Continuo fazendo as umectações, afinal cabelo precisa de nutrição, hidratação e reconstrução de tempos em tempos, né? Uso como manutenção mesmo.
    E quero saber se posso usar máscaras de hidratação e de proteção da cor toda semana, mascara de reconstrução uma vez ao mês e a parte da nutrição deixar mesmo à cargo das umectações somente. Pode ou vai faltar algo? Uso o all uniq one também e seco com secador jato quase frio.

  32. Natália  27/06/2015 - 18h15

    Jú eu tenho raiz oleosa porém do meio pra baixo é seco posso usar os óleos.

  33. Samara  05/08/2015 - 12h33

    Ju, amei a dica. Beijos

  34. josy  05/08/2015 - 14h38

    Jogo boa tarde, e para cabelos com luzes qual melhor óleo a ser usado.. Jbs josy.

  35. Gislane Fernandes  09/08/2015 - 22h07

    Ju, dias antes de retocar minhas luzes fiz umectação com azeite de oliva, porém mesmo retocando a luzes, teve parte do meu cabelo que ficou muito amarelo. Já matizei e não resolveu. O que eu faço pra voltar o loiro de antes? Meu cabelo tá duas cores :'( Na raiz não ficou amarelado, só nas pontas, aonde já havia pintura antes. Estou desesperada. Me salva!

  36. Tatiana  29/09/2015 - 17h54

    Ju, para retirar o óleo dos fios na lavagem eu preciso usar shampoo anti resíduos ou posso usar meu shampoo de tratamento normalmente? Se não, posso usar o shampoo amarelinho da Johnson?

  37. welya Galvao  23/01/2016 - 18h25

    Jú, Boa Tarde
    Muito importante o uso do pré-shampoo ainda mais p/ quem abusa das químicas, fora o óleo de coco e os demais que vc mostrou tem alguns específicos e que são maravilhosos, um deles que uso muito inclusive nos meus Clientes é o Pré shampoo Inversor Imperial S.O.S. com Óleos Essenciais tais como Oliva, Argan e Macadãmia, oferecem aos fios proteção, umectação, cicatrização, emoliencia e brilho. O Pré shampoo, protege as camadas do cabelo, garantindo que o Shampoo não retire da fibra capilar nenhum nutriente. Para um melhor resultado sempre usamos com cabelo seco que vc já sabe. essa marca também tem um outro produto que amo que é o O Inversor Creme Reconstrutor Vip Line que tem a combinação de ativos em sua fórmula, como: queratina, colágeno, elastina, silicones especiais e tutano, que vão ajudar a recuperar os danos causados por processos químicos. Aumenta a elasticidade, força e resistência do cabelo, invertendo a carga estática do fio, ele faz com que seu cabelo segure mais a agua ficando assim mais hidratado, ele vai tratar o seu cabelo para receber uma mascara de hidratação, aproveitando melhor os nutrientes dessa mascara no fio. Loiras abusem desse produto. beijos a todas Jesus abencoe

    Adoro seu blog Parabéns !!!!!

  38. […] Óleo Pré-Shampoo: O Cabelo Agradece! […]

  39. Loren  07/03/2016 - 18h05

    Nossa… Meu cabelo é pouco, fino, liso e misto. Fui fazer esse Pré-Poo e me arrependi amargamente! Deixei o óleo apenas por 15 minutos no cabelo, lavei com shampoo sem sulfato depois, mas ficou horroroso! Depois que secou ficou parecendo sujo, nem parecia lavado! Fiquei morrendo de raiva, nunca mais faço. Talvez faça só no scab hair.

  40. […] Como pré shampoo: antes de lavar os fios, aplique a umectação nos fios secos, deixe agir por, no mínimo, 15 […]

  41. sthefany  30/03/2016 - 17h50

    Pode ser de azeite

  42. Gladys Bessa  31/03/2016 - 16h47

    Oi, Ju. Já usaste produtos da Yenzah? Caso sim, poderia me indicar um kit para o cronograma capilar? Pensei em usar produtos da Yenzah ou BioExtratus, mas da Bio já sei quais comprar..

  43. Thelminha  07/04/2016 - 17h56

    Boa tarde!!!!
    Parabéns pelo blog
    Estou amandooo
    Mas por favor, me tira uma dúvida eu vou aplicar o óleo no meu cabelo sujo???
    Uso muitos cremes para deixar meu cabelo com cachos definidos, será que todos esses produtos não impedirão do óleo agir?
    Mega obrigada
    Bj

  44. […] contato com os cabelos, nutrindo ainda mais. Já expliquei isso bem detalhadamente nesse post aqui: Óleo Pré Shampoo- O Cabelo Agradece. Recomendo a […]

  45. […] lavo o cabelo todos os dias e tenho usado bastante óleo pré shampoo, como falei no post sobre os cuidados diários com os fios, a umectação, que fazia semanalmente, […]

  46. Cicera  25/05/2016 - 21h35

    Oi Ju tudo bem?
    Então passei pelo sofrimento de um corte quimíco em setembro do ano passado, foi ai que descobri seu blog que me ajudou muitíssimo, meu cabelo melhorou, porém não tinha hidratação que salvasse ele de ressecamento, então mais uma vez encontro a salvação aqui no seu blog o pré shampoo com azeite. Menina meu cabelo ressuscitou. Obrigada pelos conselhos Bjsssss

  47. Danilo S. Nascimento Ferreira  02/06/2016 - 10h04

    Onde encontra o óleo laszlo?

  48. Thata  08/06/2016 - 17h02

    pode usar o óleo jonhsom baby (com amendoas doce) para umectar os fios??

  49. Cintia  04/07/2016 - 12h49

    Ju eu usei o óleo d argan após lavar com shampoo anti – resíduos,e sequei 80 % com p secador,o resultado foi um cabelo duro ressecado sem movimento. Tem alguma solução p ficar macio novamente?

  50. Cristina  25/07/2016 - 16h34

    oii Ju… me ajuda… meus cabelos são cacheados, porem finos e volumosos. posso aplicar o óleo pré-shampoo?

  51. sonia  27/07/2016 - 20h45

    Eu uso o óleo de coco e um espetáculo nutre mesmo os cabelos recomendo.Beijos

  52. sonia paim  27/07/2016 - 20h53

    Amei meu cabelo super ressecado usei o óleo de coco coloquei uma touca e tirei no dia seguinte ficou ótimo.Beijos amei a dicaz !

O que você acha do JV?
Amo o JV, depois que comecei a acessar, meu cabelo melhorou muuuito, e tudo isso baratex, com as dicas que pego aqui! Sem falar que…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Vamos brindar? Vamosssss, que a vida é feita pra isso, pra celebrar! 🍸✨ Estamos aqui comemorando os 4 anos do blog, e eu só tenho que agradecer! 🙏🏻🙌🏻 Meu pisciano com ascendente em Gêmeos é lindo e tem as leitoras mais incríveis da vida! ❤️
Pense num menino de sorte? É ele! ☺️💫🎉 #JuroValendo #Jujuland
  • #hair #blondhair #blondhairdontcare #loiro
#jurovalendo seco ao natural! Aquele cabelo que você respeita! 💇👱
@jurovalendo valeu Ju!
  • Eles chegarammm 😍😍😍
Os melhores amigos dos meus quase 36 anos 😂
Obrigada @artvitta 
Obrigada Dra. Luciana 😍❤🌹
Obrigada Juguru @jurovalendo 😍❤😂 Vitamina C 20% + Oligo ha 0,3%
Dexapantenol Turbinado complexo de Aminoácidos - Salva Fios ❤❤❤ #artvitta #vitaminac #acidohialuronico #oligoha #dexapantenol #dexapantenolturbinado #salvafios 
#pele #peleoleosa #estetica #dermatologia #cosmetica #cosmetologia #mulherde30 #mulheresde30 #jurovalendo #beleza
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo