07.11.2013

Defrizante Ou Protetor Térmico: Em Qual Investir?

O tema de hoje envolve calor térmico, protetor e defrizante, coisa que quem faz escova ama, né? rs

O assunto da semana lá na Fan Page foi o meu cabelo, ou melhor, o jeito que dou pra que o cabelo, que é cacheado, fique liso, leve e solto. Como progressiva não é uma opção, eu me viro com secador e escova, mas pra que a coisa funcione e o cabelo não arrebente, preciso alguns cuidados simples, mas que fazem diferença.

O essencial é usar um protetor térmico (meu preferido é o do Lee, tem resenha aqui) que proteja os fios do cabelo do secador, evitando a desidratação e evitando que o cabelo fique ainda mais danificado. Além do protetor protetor térmico, uso também um defrizante, que vai facilitar a escovação e reduzir o frizz.

Em muitos casos o defrizante já vem  proteção térmica, e aí você usa um produto só, como no caso do produto que falei ontem da L´Anza, que tem ação defrizante e oferece proteção térmica. Contudo, vale lembrar que nem todo defrizante possui proteção termoativada ou proteção térmica,  e que o mais importante é essa proteção.

protetor térmico, melhor protetor térmico, melhor defrizante

Protetor Térmico x Termoativado

Aqui já começa a confusão, porque proteção térmica é diferente de produto termoativado.

Um produto termoativado é aquele que é ativado a uma determinada temperatura ou seja, ele precisa da ação do calor  (térmico) pra agir, enquanto que o protetor térmico mantém o cabelo protegido do calor excessivo gerado pelo secador, pela chapinha e pelo babyliss.

Traduzindo: o primeiro precisa do calor pra agir, e o segundo protege do calor (térmico) excessivo.

Defrizante

O defrizante relaxa os fios temporariamente, reduz o frizz, facilita a escovação e deixa o cabelo mais liso, sendo indicado para cabelos mais volumosos e cacheados.

Nem todo defrizante é termoativado ou possui proteção térmica, e é preciso ficar atenta a isso, pois é essencial que antes da escovação o cabelo receba uma “dose” de protetor térmico.

Se o defrizante for termoativado, significa que ele tem proteção térmica? Não necessariamente! Isso significa  somente que a ação defrizante é ativada com o calor térmico, por isso procure sempre um produto que tenha proteção térmica.

protetor térmico

Protetor Térmico

A função do protetor térmico é proteger os fios do calor térmico, pois ele forma um filme de proteção ao redor dos fios que reduz os danos causados pelas altas temperaturas. Contudo, grande parte dos protetores térmicos oferecem outros benefícios, como redução do frizz, por exemplo.

Como forma uma espécie de película, o protetor térmico, via de regra, apresenta algum silicone na composição, pois ele é quem reveste o cabelo e impede a perda hídrica.

Protetor Térmico: Como Escolher?

Existem protetores térmicos com vários tipos de textura, e a minha dica é optar  pelas versões em gel, líquida, leitosa ou em creme, pois as versões mais oleosas podem, em determinados casos, “fritar” os fios. Fora isso, as versões em creme e em gel são mais leves e não pesam nos cabelos, oferecendo um resultado melhor.

Como Saber Se O Produto é Eficaz?

Não dá pra saber, só de olhar ou tocar, se o produto é ou não eficaz. Mas existe uma “técnica” que é Creuza, mas eficaz , pra verificar se o produto funciona ou não.

Basta aplicar uma gotinha do protetor térmico na parte de cima das mãos e espalhar bem. Em seguida,  aqueça a região com o secador (quente) por uns 5 segundos e veja como a pele fica.

termoprotetor

Se a pele ficar vermelha, escolha outro produto porque a proteção é bem fraca, mas se ficar “normal”, fique tranquila porque a proteção é eficaz.

Claro que pele e cabelo possuem características muito  diferentes, mas o fato é que essa “técnica” funciona bem e todos os protetores que mais gosto  passaram no teste!

O Que Comprar?

Tem um lista nesse post aqui com meus protetores e defrizantes preferidos (Os Melhores Protetores Térmicos ), e nesse post aqui tem vários protetores térmicos bons e baratos. Mas, o mais importante é utilizar um produto que ofereça proteção térmica, que é o que, efetivamente, vai proteger o seu cabelo.

Beijos, Ju

Quer mais dicas como essa? Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
25 comentários
  1. Tamires  07/11/2013 - 16h40

    Juuuu,

    Eu sempre uso somente o finalizador termoativado da Anetthun, para cabelos loiros.
    Então, ele não protege do caloor? [><]
    Tem que usar algo a maiiis?

    Um beeeijooo floor csdasadas

    • Ju Lopes  07/11/2013 - 20h48

      Ta, eu acho que ele é protetor térmico, não é não??
      Beijos

  2. Nina  13/11/2013 - 20h06

    Oi, Ju!
    O que vc acha do Passo 5 do extreme up?
    É similar ao da L’Anza? Ou este último vale mais a pena??
    Obg, obg! Bj

    • Ju Lopes  15/11/2013 - 13h21

      Nina, é excelente, mas eu prefiro o da Lanza, que é até mais barato! É que o da Lanza é defrizante, o cabelo fica bem liso! Beijos

  3. […] Ah, tem esse post aqui com as diferenças entre defrizante, protetor térmico e termoativado: Defrizante Ou Protetor Térmico: Em Qual Investir? […]

  4. […] Defrizantes e afins: esse tipo de produto ajuda muito na escovação (tem post sobre isso aqui)! O que eu mais amo na vida é um da L´anza (post aqui), que “alisa” o cabelo entre […]

  5. Milton  25/09/2014 - 19h17

    Olá Ju!
    Tenho cabelo liso e sem ondulação, mas ele consegue ser meio rebelde com pontas espetadas… não sei o termo.
    Defrizante seria o produto ideal para mim? Lembrando que não uso escova nem chapinha.
    Abraço e parabéns pelo blog. Pelas informações que você passa, da para perceber que entende da coisa. :)

  6. […] quem faz uso de escova ou chapinha, é indispensável usar um protetor térmico (tem post aqui  e aqui sobre isso), pois o calor térmico detona os fios, e quem faz química tem que ter cuidado […]

  7. […] O ideal é que o defrizante ofereça proteção térmica, porque aí já vai o “pacote completo” em um só produto, né? Já falei mais sobre ele nesse post aqui. […]

  8. Sarinha B.  17/10/2014 - 17h14

    Help Ju! Tenho o cabelo fino e oleoso, com aquela raiz armada terrível. Gostaria de um protetor térmico que também fosse defrizante. Seria o Lanza a melhor opção? Beijo!

  9. cátia  27/10/2014 - 14h03

    oooi , ju ‘
    pra cabelos crespos tratados com alisamentos qual protetor térmico ou defrizante eficaz você me indicaria ?

  10. Bruna Emanuelle  11/11/2014 - 11h08

    Ju Lindona, eu tenho o mousse defrizante óleo de argan modelador com termo protetor da soft hair. eu estava usando ele como protetor térmico está certo?porém ele pesa um pouco meu cabelo tem luzes e é fino toda vida, aí semana passada comprei o Serum termoativado da AquaFlora e achei que estava abafando mas já vi que ele não protege o fio,certo?? porém ele também na embalagem diz que pode ser usado antes da escova e da prancha, como faço então? uso um protetor e depois ele por cima antes da escova e da prancha?? to confusa amiga me ajuda,sei que são várias dúvidas mas me ajudaaa obrigada bjsss

  11. Dany  11/02/2015 - 17h29

    Oi Ju, sou fã do seu blog vejo todos os dias se tem alguma novidade pra eu já ficar informada e ir correndo fazer rs. Eu comprei esses dias o Leave-in da Vult termoativado, jurando que ia proteger meu cabelo do calor da chapinha, mas descobri com esse post que tem diferença :( Como é bom ficar informada. Obrigada por existir , bj

  12. lethicia verdan  20/03/2015 - 14h43

    meu cabelo tem progressiva mais a raiz já era lisa então a escovação e mais fácil uso o defrizante ou o protetor térmico ? pra mim o defrizante eh mais comodo pois minha mãe tem uma micro distribuidora de produtos pra salão e eh mais facil de encontrar

  13. Marina  30/07/2015 - 18h40

    Olá, o protetor térmico Kiqui’s é bom?

  14. bruna santos  19/09/2015 - 21h32

    Boa noite!! Eu queria tirar uma dúvida, eu passo no meu cabelo,o defrizante e depois o protetor térmico ou o contrário? Eu tenho sempre essa dúvida antes da escova.

  15. […] o cabelo vai secar protegido e mais liso, porque sim, essa é uma das funções do defrizante, que, como expliquei nesse post aqui, “relaxa temporariamente os fios”, reduzindo o frizz e facilitando muito a […]

  16. Cristina  29/10/2015 - 09h34

    Bom Dia,
    Tenho cabelos cacheados porem, muito fino. que produto devo usar pra para finalizar e modelar os cachos?
    Obrigado

  17. Michele  10/11/2015 - 21h56

    Ju,
    O meu cabelo não é 100% cacheado e nem liso, e eu tenho uma certa dificuldade para mantê-lo liso
    Há alguns dias fiz uma cauterização, e por meu cabelo ser muito pouco sobrou bastante anti defrizzante…
    A pergunta é, eu posso usá-lo novamente? Ele é Protetor Térmico ou Termoativado?

    Bjsss

  18. Cinthya  14/02/2016 - 17h02

    Olá Ju. Uso o Beauty Balm BB hair da Trattabrasil para secar o cabelo, gosto muito dele. Na embalagem fala que ele também tem proteção solar, você conhece ou já ouviu falar desse produto, se ele é bom para essa função?

  19. […] acaba com o cabelo, mas quem não abre mão precisa tomar cuidados extras, como o uso de um bom protetor térmico, como expliquei nesse post […]

  20. glaucimeire f asilio  27/02/2016 - 14h14

    muito bom,suas dicas sao otimas obrigado!!!!!!!!!Deus te abençoe

  21. Lanna  30/07/2016 - 19h23

    Olá, então, comprei o defrizante Sfera da Nazca.
    Na embalagem informa que é termoativado, porém, diz que tem Silicone Termoativado.
    Então, ele é protetor térmico por haver Silicone ? ou esse Silicone só vai fazer efeito quando houver a presença de uma determinada quantidade de calor ?

  22. […] fiz alguns posts aqui falando do tanto que é importante usar protetores térmicos (clique aqui), que protegem a cor e evitam que o cabelo estrague, e nesse post aqui tem várias opções de […]

  23. […] Mas, vamos fazer um resuminho das coisas porque muita gente confunde defrizante com protetor térmico e produto termoativado, que são coisas diferentes, como expliquei no post sobre defrizantes. […]

O que você acha do JV?
Ju, flor, descobri seu blog faz poucos meses mas já estou fã! Suas receitas e dicas de beleza são maravilhosas. Sinto que estou conversando com…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Antes e Depois 😍😍😍 #amomeutrabalho #delineado
#maquiagembh #inxtalove
#amomaquiagem #instagood
#makeupslaves #maquiagemdenoiva
#makebasica #makeupartist
#kryolanmakeup #kryolancosmetics
#amobatom #madrinhadecasamento
#catharinehill #lehpequenomakeup #blogueiras #blessed🙏 #automaquiagem #tutorialmakeup #hudabeauty #maccosmetics #bitarrabeauty #mk #jurovalendo #maqbellamakeup #makebyme
  • HIDRATAÇÃO POWER 💪🏻
Depois de platinar o cabelo novamente, é preciso cuidar muito! Hoje fiz uma super hidratação com o Tarja Preta da @lolacosmetics é com o Salva Fios desenvolvido pela @jurovalendo. Depois finalizei com o BB Cream da Lola antes de secar. Meu cabelo está brilhante e super macio. Esse trio é tão power que vai rolar até post no blog com detalhes!
.
.
.
.
#jurovalendo #lolacosmetics #hidratação #hidratacaocapilar #cabelos #cabelo #platinadas #loiro #vaidosa #rapunzel #dicasdecabelo #cuidadoscomocabelo #beleza #produtos #soscabelos #instago #instagram #instalike #cabelobonito
  • Eu pedi um sorriso e ela deu uma gargalhada😂😂😂😍😍 #felicidadecontagia #maquiagemdenoiva #maquiagemdebutante #catharinehill #esfumado #delineadoesfumado #amobatom #amomeutrabalho #batommate #bitarrabeauty #blogueiras #blessed🙏 #justdoit✔️ #jurovalendo #inxtalove #inxtabloggers #lehpequenomakeup #ppf #brutaveresppf #pausaparafeminices #maqbellamakeup
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo