12.11.2013

O Sol Estraga Mesmo o Cabelo?

Uma das coisas que mais fico ligada em relação aos cabelos é o tal do sol, porque enquanto a grande maioria só precisa de “preocupar” com isso durante o verão, eu preciso me preocupar durante todo o ano, porque aqui em Jee as estações se dividem em verão, verão², verão³ e “verão³ x 10”. Ou seja, é sol intenso o ano todo!

Eu sei que muita gente acha que essa história de que o sol detona o cabelo é “conversa pra boi dormir”, mas garanto que não é e vou explicar direitinho os motivos pelos quais você deve proteger o seu cabelo ainda mais nessa estação, certo?

sol estraga cabelo

Cabelos Detonados

A cutícula, que é a parte externa da haste capilar, é um “tecido morto”, ou seja, ele não possui a capacidade de se regenerar após ser danificado, então todo cuidado precisa existir antes dos danos, porque depois o que vai acontecer é só uma maquiagem mesmo.

O que acontece é que, ao longo do tempo e por causa dos danos a que é submetida, a cutícula vai deixando o interior dos fios vulneráveis a ação dos raios solares, sobretudo dos raios UVA, que agem alterando de forma direta o córtex capilar. Parece grego? Pois preste bem atenção, porque é no córtex que cerca de 80% da queratina que forma o fio está concentrada, então quando  os raios solares atingem o córtex, o cabelo perde proteína, massa, cimento capilar, e aí amiga, é ladeira abaixo!

Um dos maiores problemas da ação dos raios solares nos fios é que eles atingem justamente dois aminoácidos essenciais para a resistência da queratina, a tirosina e também a fenilalanina. Se isso, por si, já é um problema, a coisa fica maior quando se sabe que a radiação solar também vai atingir a chamada matriz, que é quem dá “liga” nas células do córtex capilar, o que significa que a fibra capilar encontrará dificuldade pra reter a água e a umidade, e quando isso ocorre os fios ficam porosos, ressecados, opacos, ásperos, sem brilho e sem vida.

sol estraga cabelo

Cabelos Desbotados

Não bastasse deixar o cabelo com textura de palha, os raios solares deixam os fios desbotados. Isso acontece porque os raios UVA agem degradando a eumelanina e a feomelanina, duas proteínas responsáveis pelos pigmentos (cor) dos fios. É por isso que, sob sol intenso, os fios loiros ficam dourados, os castanhos ficam alaranjados e os mais escuros ficam avermelhados.

Portanto, o efeito “lindo” que o sol dá no cabelo, aquele efeito claro que a gente adora, é, na verdade, despigmentação dos fios, e quanto mais fino for o cabelo, mais a cor “abre”, porque o cabelo fino é mais vulnerável.

Por sorte existem muitas formas de proteger os fios e evitar que o cabelo fique muito estrago, mas isso é assunto pro próximo post, que sai já!

Beijos

Ju




Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
15 comentários
  1. Ana Claudia  12/11/2013 - 08h48

    Acho esse assunto muito importante, sempre me preocupo com o sol, mas tenho serias dificuldades para os produtos que devem ser utilizados. Quero ver o outro post com as dicas de proteção Ju!!! [^^]

    • Ju Lopes  12/11/2013 - 10h12

      Já sai mais post sobre isso Cacau!
      Beijos

  2. Liz  12/11/2013 - 09h04

    Oi Ju,

    Vc já usou aqueles filtros solares para o cabelo? Será que funciona?

    Bjs

  3. Ariane  12/11/2013 - 09h58

    Simplismente amei e que venha logo as formas de proteger os fios [kiss]

  4. Silvana  12/11/2013 - 15h41

    kkkkkkkkk verão, verão², verão³ e “verão³ x 10″ foi boa, vc é show Jú!
    Nossa eu e o sol não combinamos muito, imagina sol o ano inteiro? Não dá! Parabéns pelo post Jú, tem muitas mulheres que nem imaginam que os fios também precisam de proteção contra os raios solares e o seu post explica direitinho a importância.
    Bjuuus

    • Ju Lopes  15/11/2013 - 13h10

      Silllll, é que o calor aqui é demais da conta! Que bom que gostou! Beijos

  5. […] dura quase o ano todo, meu cabelo sofre, porque o sol desbota e estraga os fios, como já expliquei nesse post aqui. Quando ele estava castanho não sentia tanto o desbotamento, mas agora que tá bem loiro o […]

  6. […] precisa apostar sim nesse tipo de produto! O sol estraga demais o cabelo (expliquei tudinho nesse post aqui),  então tem que cuidar direitinho dos fios, sobretudo no verão, né? Por falar nisso, tem um […]

  7. […] O sol estraga mesmo o cabelo? […]

  8. […] pra cabelos como uma necessidade básica. Sério, o sol estraga mesmo o cabelo (expliquei isso nesse post) e quem consegue reduzir o problema é o protetor. Aposte! Ah, e se quiser opções boas e baratas, […]

  9. Margareth  14/04/2015 - 16h56

    Meus cabelos que eram mais loiros quando menina, agora estão mais para castanho claros. E acho bonito, ter algumas mechas mais claras. Para isso, estou investindo em shampoos e chá de camomila como descolorante natural. Se usar o protetor solar ou filtro solar nos cabelos, isso vai impedir que eles fiquem com uma coloração mais clara?

  10. ju  04/10/2016 - 17h52

    ameiiiiiiiiiiiii

  11. […] O sol estraga mesmo o cabelo? […]

O que você acha do JV?
Amo JV !!! Minha bíblia capilar. Tá com dúvida, vai lá que você acha a resposta! E se não achar, a Ju providencia! Amo, Amo,…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Mais uma resenha que cês pediram e já tá no blog!🙌🏻💓 O resultado dele no meu cabelo é o mesmo do Cicatri Creme, que funcionou super bem, a única diferença é que esse tem proteção térmica, o que é ótimo, né? 
São 10 benefícios em um único produto, e no meu cabelo, que é descolorido há quase 20
anos (tô 👵🏻😱😜), não pesa, amacia muito, ajuda no frizz e entrega um resultado bem bom pra um produto de menos de R$15,00!

A resenha completinha tá lá no blog, passa pra ver!☺️🌸
#Elseve #CicatriRenov #jurovalendo
  • A @evelynregly acertou em cheio, a máscara dela é do babado mesmooooo, é poder, meu povo! 😍🙌🏻 Sabe aquelas máscaras bem equilibradas, com ativos hidratantes, nutritivos e reconstrutores, especialmente aminoácidos de baixo peso molecular, que são curingas e sempre funcionam quando o cabelo dá piti e não dá certo com nada? É essa! 🎊🎉 O pH dela é baixo, alinha e sela muito os fios, deixando o cabelo bem macio e sedoso, soltinho, com balanço e com menos frizz. E o melhor é que não pesa nadinha, então todo mundo pode usar! ✨

E ó, tô usando muito pra substituir o condicionador, porque repõe nutrientes de vários tipos e sela direitinho. Tô gostando demais! ☺️| Publicidade ✨

#timeembelleze2017 #embelleze #novexedobabado #PromoJu #Cabelos #CabelosLoiros #JuroValendo
  • Porque eu amo❤

#behappy😊
#feemdeus
#maquiagembh
#maquiagemdenoiva #makeupartist
#makebasica #makeupslaves #universodamaquiagem_oficial #maccosmetics #macsavassi #makeupbyme #jurovalendo #inxtalove #instalife #blogueiras #bloggers #maqbellamakeup #maquiadoraemcontagem #inglot
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo