19.11.2013

O Que Você Quer Ser Quando “Crescer”?

Quando você era criança, o que você “queria ser quando fosse adulta”? A pergunta parece fora do contexto, eu sei, mas é que eu quero saber se você anda fazendo o que te faz feliz, aquilo que você sempre quis fazer, aquilo que você mais desejou.

Parece besteira, parece coisa de criança, mas não é. É pressuposto básico pra felicidade. Mas quando a gente “cresce”, esquece disso…

realizar sonhos

Eu já quis ser tanta coisa que não faço nem ideia do que, na verdade, queria ser. Já quis ser antropóloga, socióloga, historiadora (eu amo história!), cientista, astronauta… Já quis muito cuidar de planta, de idoso, de índio… Mas acabei fazendo Direito, porque o campo de atuação é muito amplo e eu poderia fazer várias coisas.

Eu adorei a faculdade. Amei a grande parte das matérias, achei algumas desnecessárias, e entendi que a prática não é pra mim. Não bate, não combina, não “dá liga”. Amo a teoria, mas como na prática a teoria é outra, virei a página, mas não totalmente.

Só que a faculdade me trouxe uma coisa bem boa, porque foi durante a faculdade, mais precisamente no último ano, que tive um “estalo” do que eu realmente gostava de fazer…

realizar sonhos

 É que enquanto todo mundo surtava com a monografia, eu amava tudo aquilo. Lia durante horas seguidas, escrevia por muitas outras horas, mas morria de vergonha de mostrar pro professor de metodologia, acredita? Só fui mostrar na apresentação final, e, por causa disso,  passei 3 unidades tomando bomba, simplesmente porque tinha vergonha, porque acreditava que não era boa o bastante.

E só entendi que escrevia bem quando, mesmo tendo tremido durante toda a apresentação da monografia (apresentei sentada porque não tinha a menor condição de ficar de pé!rs), tirei 10, por unanimidade e com indicação pra publicação (guardo o papel até hoje! huahuahua).

tumblr_mvcl2mCpIO1ri8ongo1_500

O fato é que me senti bem perdida quando saí da faculdade e muitas vezes me peguei pensando no que eu “queria ser quando crescesse”… Pensei, pensei, pensei e notei que seja o que for que eu faça, eu  preciso escrever. Não sei me comunicar de outra forma, nunca soube. Eu sou infinitamente melhor escrevendo que fazendo qualquer outra coisa, qualquer outra. Sou capaz de escrever por horas e horas, sobre qualquer assunto (já perdi a conta de quantas monografias fiz pras amigas! rsrs Tá errado, eu sei, mas sempre aprendo alguma coisa…), e não faço ideia de como a coisa brota, de como a coisa acontece.

Não sei ao certo o que fazer com isso,  mas tenho certeza de que é isso que vou fazer a vida toda, de uma forma ou de outra.

1003898_689875431036291_1337803134_n

Sabe gente, não é fácil  “sair da caixinha”, do que é programado, do que esperam da gente, mas se tem uma coisa que aprendi é que não dá pra viver de acordo com as expectativas alheias. Não dá, é tiro no pé.

A gente só é bom mesmo fazendo o que gosta. A gente só faz diferente quando faz com paixão, não tem outro jeito. Claro que, muitas vezes, pra chegar ao pondo de chutar o balde e fazer só o que a gente gosta, a gente tem que, antes, fazer o que é necessário, e não tem nada demais nisso. A gente faz o que é preciso fazer justamente pra, mais tarde, fazer o que quiser fazer. É simples, mas não é fácil, claro.

tumblr_ljm5zwuBwk1qghjivo1_500

E uma coisa é certa:  fazer o que a gente não gosta exige um esforço muito grande! Pra mim, então, é mais difícil ainda… É que, tendo TDAH, não consigo  focar em uma coisa que não desperte meu interesse. Incapacidade mesmo, e das grandes.

Então, já que demanda muito esforço fazer o que não gosta, porque não investir no que você gosta, no que realmente te faz feliz? Comece de leve, comece aos poucos, como uma brincadeira até, mas não deixe isso morrer, não sufoque seus sonhos, não esqueça das suas vontades. Não importa “quantos anos” você tem, porque sempre é hora de fazer o que nos faz bem… Toda hora é hora de realizar sonhos, e sempre é tempo de ser feliz!

Beijos

Ju

 

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
24 comentários
  1. Vanessa Aquino  19/11/2013 - 10h04

    Ju, que bom vc tocar nesse tema! csdasadas
    Então, como vc sabe estou tentando Direito, mas demorei muito a me decidir se era isso mesmo (e ainda tenho um pouco de dúvidas!), escolhi, porque gosto de ler e interpretar, e tbm gosto de escrever (mas não sei se boa nisso, só sei que gosto!). Mas não tenho nenhuma vocação pra ser advogada! Pretendo prestar concurso depois que me formar, mas tenho medo de não conseguir nada (sim, sou muito pessimista! [xora] ) As vezes eu me pego pensando, ”nossa estudar 5 anos, será que vai dar ser no final?” Tô com 20 anos já, e agora que vou começar a fazer a faculdade, vou terminar com 25! Fico imaginando que já estou muito ”velha” pra começar a fazer faculdade só agora, pois meus amigo(as) já estão quase na metade dos seus cursos e agora que vou começar, me da uma sensação de ”burrice” , sei que é estranho falar isso, mas me decidi só agora, sobre o que realmente queria fazer, enquanto minhas amigas já sabiam que carreira iam seguir desde o ensino médio! E tbm sou muito tímida pra falar em público, quando penso em ficar na frente de tanta gente pra me apresentar em um trabalho por exemplo, já me da muita vergonha! rs Tô preocupada, como vai ser na faculdade!!!! Tem muitas apresentações né Ju?
    Espero ter feito a escolha certa ! csdasadas

    • Ju Lopes  23/11/2013 - 08h36

      Oi Nessa!
      Conheço poucas pessoas que não têm dúvidas, fica tranquila minha flor…Não tenha esse tipo de medo não, faça o melhor sempre, que aí as coisas acontecem! E você não tá velha coisa nenhuma! Tô super pensando em fazer mais duas faculdades e eu já tenho 31!
      Eu nem tive muitas apresentações, e eu sempre fui MUITO tímida… Mas concurso tem de monte Ness, faz concurso!
      Beijos

  2. Gleice  19/11/2013 - 11h09

    Impressionante Ju como vc escreve as coisas que preciso no momento… vc é demais!

  3. Luciane Souza  19/11/2013 - 11h22

    Lindo!

  4. Mayara  19/11/2013 - 12h02

    Bom dia Ju!
    Super me identifiquei com você nas postagens sobre cabelo – adoro! Mas hoje me identifiquei ainda mais, porque eu também fiz direito e me apaixonei, peguei a OAB logo, iniciei uma pós assim que sai da faculdade, mas como você mesma disse, a prática é outra história. No começo pensava que era só a fase de adaptação, mas não era só isso. Realmente é o vestido perfeito que você olha na vitrine, mas quando prova parece um saco de batatas. Eu adorei o curso, mas simplismente não era para mim. Então, depois de pensar muito, não dormir, sentir medo, angustia, decidi que tinha que mudar. É muito difícil contar para as pessoas, mas sem dúvidas depois é um alívio imenso, meus pais me apoiaram, graças a Deus. E decidi voltar a estudar para o vestibular no início desse ano. Depois de várias bombas no meio do ano, e uma agora no final, mês passado veio a tão esperada notícia – eu tinha conseguido, sai na lista principal na primeira turma de medicina – 2014.

    • Ju Lopes  23/11/2013 - 08h37

      Oi May! Você falou TUDO! E parabénssssssss! Também quero fazer outra faculdade, só tô me decidindo entre Publicidade e Jornalismo… E já tô ansiosa!rs Beijos

    • Gigi  02/12/2013 - 14h49

      @Mayara,
      Mayara, vou fazer vestibular fim do ano pra Direito porque já sou formada em Economia e não me “encontrei” ainda, acho que vou gostar do curso, mas lendo sua declaração fiquei insegura, porque na prática vc não gostou? Por que a teoria é tão diferente da vida real? Quais são as caracteristicas que uma pessoa tem que ter para se realizar profissionalmente na area do Direito?

  5. Karen  19/11/2013 - 16h26

    Nossa Ju!! Todo dia eu me pergunto: Por quê não sigo o meu sonho?
    Meu sonho é cantar mundo à fora.. Viver de música… Ahh… *-*
    Tenho 2 canais no youtube (www.youtube.com/synapseoficial e http://www.youtube.com/karenewinter), soundcloud (www.soundcloud.com/karenewinter), página no face…
    Mas é tão difícil! =/

  6. Karen  19/11/2013 - 16h27

    Nossa Ju!! Todo dia eu me pergunto: Por quê não sigo o meu sonho?
    Meu sonho é cantar mundo à fora.. Viver de música… Ahh… *-*
    Tenho 2 canais no youtube (http://www.youtube.com/synapseoficial e http://www.youtube.com/karenewinter), soundcloud (http://www.soundcloud.com/karenewinter), página no face…
    Mas é tão difícil! =/

    • Ju Lopes  23/11/2013 - 08h46

      Kaka, é difícil mesmo, e muitos “difíceis” são mais difíceis que outros… Já vou olhar esses canais agora!

      • Karen  29/11/2013 - 09h19

        @Ju Lopes, Depois me conta o que achou!!! :D :*

      • Ju Lopes  01/12/2013 - 15h03

        Pode deixar! ;)

  7. ELAINE  19/11/2013 - 16h37

    Faço das palavras da Gleice as minhas, pq eh bem isso q vc faz Ju e eu só tenho a agradecer…bjs flor

  8. Vanessa Stanck  19/11/2013 - 20h46

    Ju, esse post foi pra mim kkk
    Na minha opinião, fazer o que gosta e dar sentido a vida. Eu tenho muitos sonhos que quero realizar e tenho certeza que vou conseguir. Quando fazemos o que gostamos, fazemos bem feito e isso não tem preço. Amei o post minha linda. Vc escreve muito bem mesmo. Bjo

    • Ju Lopes  23/11/2013 - 08h47

      É isso mesmo Nessa! Obrigada minha flor… :)

  9. Cristina Esteves  19/11/2013 - 22h10

    Ju…escreveu tudo que eu precisava ler. Estou em um momento bem perdida, me formei em Direito no final do ano, estava em um emprego na área administrativa até pouco tempo, pedi conta de lá, não prestei nenhuma prova da oab pq não acho que é o que quero, ainda estou nessa busca “do que quero ser quando crescer” mesmo nos meus 26 anos… Amei seu post. Lindas palavras.

    • Ju Lopes  23/11/2013 - 08h47

      Cris, tô achando engraçado que a grande maioria dos “perdidos” é tudo da área de direito, inclusive eu! rs

  10. Nina  19/11/2013 - 23h51

    “Sei lá, tem dias que a gente olha pra si
    E se pergunta se é mesmo isso aí
    que a gente achou que ia ser, quando a gente crescer.
    E a nossa história, de repente, ficou alguma coisa que alguém inventou
    E a gente não se reconhece ali…”

    Tô meio pensando como Lulu Santos esses últimos tempos e seu texto acrescentou mais conflitos aos meus conflitos, o que é MARAVILHOSO!
    Valeu, Ju!!!

  11. Daniany  20/11/2013 - 15h55

    Ju, to aqui com lagrimas nos olhos, quando criança sempre quis ser advogada, tentei vestibular escondido dos meus pais, pq nao me deixavam estudar, fui criada numa familia muito conservadora (tipo mulher pra casar), ate que fiquei muito doente, depressiva, o medico conversou com meu pai que a unica coisa que eu queria e falava o tempo todo e que nao queria casar nunca e so queria estudar, meus pais relutaram por fim me deixaram fazer faculdade de Geografia porque era a unica perto da minha cidade. Mas ainda nao me sinto realizada, hoje so me realizo quando escrevo, ja pensei varias vezes em escrever um blog, assim como vc sempre acho que nao escrevo bem o suficiente.Um grande abraço, obrigada por sempre preencher nossas almas femininas tao aflitas.

    • Ju Lopes  23/11/2013 - 08h50

      Oi Dani!
      Minha flor, imagino como deve ser difícil pra você, mas toda hora é hora… Não desista não!
      Beijos

O que você acha do JV?
Fiz a escova da Marie Luise e amei. Só faço ela.
Ano novo 2023: como se preparar para a virada! Preparando a casa para o ano novo 2023 Superstições de ano novo: um 2023 de muita sorte! Ceia de ano novo pra ter muita sorte! Não dorme bem? Para você que não consegue dormir! Numerologia da casa 6: A casa da harmonia! Numerologia da casa 5: A casa das mudanças!