05.12.2013

Qual a Melhor Cor Pra Usar Na Virada do Ano?

Não sei se isso acontece com vocês, mas sou bem supersticiosa com cores, sobretudo pra “virar o ano”. Pode parecer besteira, e talvez seja mesmo, mas acredito muito que cada cor “vibra” numa determinada “frequência”, e que isso atrai coisas, sabe?

Besteira ou não, o fato é que todos os sistemas antigos de sabedoria diziam que “nós somos as cores que escolhemos”, e até a ciência já bateu o martelo dizendo que a luz e a cor influenciam nas pessoas, mesmo no caso de pessoas que não enxerguem ou que não consigam distinguir as cores.

E como a virado do ano é um momento simbólico, porque não usar roupas que vibrem na cor do que a gente quer pra nossas vidas?

cor de 2014

Comentei  isso ontem no face, e perguntei se seria legal ou não fazer um post sobre o assunto, e todo mundo gostou da ideia, então corri pra escrever o post!

Ah, antes de “começar”, aviso logo: cor é simbologia e cada cultura atribui significados diferentes, mas como minha “formação” nesse sentido é baseada na Aura Soma, que é, pra mim, o sistema de cores mais completo, as informações que vou passar são com base nela, tá?

Branco

O branco é a cor mais usada na virada do ano aqui no Brasil, já que, na nossa cultura, simboliza a paz, a limpeza e a purificação. Esse costume é, na verdade, derivado da cultura africana, mas em muitos países do oriente o branco é a cor do luto e por isso nunca passo a virada de branco!

Mas, no espectro das cores o branco é a junção de todas cores, é a cor que reflete todos os raios luminosos sem absorver nenhum deles, sendo considerada para uns como a “ausência de cor” e para outros a cor da luz, que emana clareza máxima.

Amarelo

A segunda cor mais usada por aqui na passagem do ano é o amarelo, já que acredita-se que seja uma cor que atraia dinheiro e riqueza.

cor ano novo amarelo

Só que amarelo não é a cor do dinheiro, mas sim a cor do conhecimento e do aprendizado. Usa-se amarelo pra atrair luz, vivacidade, alegria e conhecimento, já que essa cor estimula a mente e proporciona clareza.

Falando em conhecimento, o conhecimento que o amarelo atrai é diferente do que o o ouro atrai, pois aqui trata-se do conhecimento adquirido, enquanto que no ouro o conhecimento está relacionado com a sabedoria.

No mais, o amarelo é o símbolo da “colheita”, que significa que você colhe exatamente o que plantou.

Ouro

Ouro (dourado) não é a cor do dinheiro, mas está relacionado com a riqueza em todos os níveis e atrai a prosperidade.

Mas, o significado mais importante do dourado é espiritual, pois ele energiza e transmuta. Também representa a sabedoria, o status e o esplendor.

Eu gosto de usar dourado nos pés, porque os orientais dizem que a “energia” entra pelos pés, então que entre a energia do dourado, né?

Ouro tem que estar na pele sempre pra atrair tudo o que existe de melhor, e isso vale pra qualquer dia!

Laranja

Amo usar roupas nessa cor, e sempre coloco uma pitadinha de laranja nas minhas produções de ano novo.

Laranja é a cor da alegria, do prazer de viver, da extroversão, da diversão, do entusiasmo e da sorte. É a cor que proporciona força, que impulsiona e dá coragem pra ir à luta e realizar nossos sonhos.

cor ano novo laranja

Não é a cor do dinheiro, mas está relacionada com o sucesso financeiro e profissional. Além disso, proporciona abundância e prosperidade em todos os níveis, e isso vai muito além de dinheiro, é abundância de vida, sabe?

Também é a cor que “traz” as principais bençãos pra nossas vidas, incluindo saúde, criatividade, coragem, confiança , vitalidade e movimento.

Por fim, é  a cor da parte divertida da sexualidade, que também está relacionada com o vermelho, só que enquanto o laranja significa a diversão, o vermelho está relacionado com a concepção, com a geração de uma nova vida.

Coral

Os persas diziam que o coral trazia sorte para a casa e felicidade familiar, sendo muito benéfica.

É a cor das “boas novas”, da intuição, da independência e da alegria do amor, devendo sempre ser usada pra “atrair” coisas boas.

Vermelho

Em muitas culturas orientais o vermelho é a cor da sorte e da felicidade, tanto que, na China, por exemplo, é a cor usada nos casamentos  e nas comemorações mais importantes.

Já na Aura Soma o vermelho está relacionado com o lado material da vida e proporciona força, motivação, conquista, vida nova, força de vontade, energia espiritual e proteção.

É também a cor da sexualidade, mas da parte relacionada a concepção, aos filhos, a uma vida nova, diferente do laranja, que representa a parte divertida da coisa.

cor ano novo rosa

O amor representado pelo vermelho é o amor físico, a sexualidade, e não “aquele” amor que a gente idealiza, entende?

Eu sempre uso algo vermelho, nem que seja o esmalte, porque gosto da simbologia de “vida nova”, de atrair motivação, sabe?

Rosa

Rosa é sim a cor do amor, mas não é o amor físico (que é vermelho), nem o amor “de almas, é o amor incondicional, é o amor em sentido amplo, é o amor pelo próximo, é o amor universal.

É uma cor que tem ligação com a energia feminina e tudo o que ela representa: compaixão, doçura, entrega, perdão e ternura.

Magenta

Eu adoro magenta (rosa escuro e mais frio) e gosto mais ainda do simbolismo dela, pois representa o amor sacrifical,  o amor pelas pequenas coisas, a cooperação, a afetuosidade, a (re)descoberta das próprias vontades e desejos, e a compaixão.

É uma cor  que acalenta, que nutre, protege e que serve como “chave” para o amor incondicional.

Púrpura

Tá aí uma cor que uso bastante e que sempre gostei! Púrpura é um roxo mais profundo, o resultado da mistura do vermelho com o azul escuro, e está relacionada com a  nobreza.

É a cor do poder no sentido mais amplo, da realização, do prestígio, do sucesso, da fama, da realização, da prosperidade.

cor ano novo verde

Além de representar e atrair  o poder, também afasta o mal.

Violeta

O violeta e o lilás claro são cores relacionadas a espiritualidade, a transmutação e a cura.

É a cor da tranquilidade e da contemplação, a cor que acalma, a cor que põe fim a negatividade, a cor que “fecha” ciclos e proporciona o renascimento.

Verde

Eis a minha cor preferida (junto com púrpura e laranja), e a cor que sempre uso pra virar o ano!

O verde é a cor da mudança, dos novos caminhos, dos novos começos, da busca pelo nosso espaço, do crescimento, da renovação, da regeneração e da liberdade. É a cor da cura interna e externa.

Verde é a cor do dinheiro, da super abundância, da generosidade, da esperança, do equilíbrio e da abertura em todos os níveis, a cor que “abre” os nossos caminhos. Além de ser a cor do dinheiro, verde é a cor do amor, afinal o chacra do coração é verde, não é?

Já o verde oliva, que é mais fechado, está relacionado com a liderança feminina, com a confiança, com a clareza nas decisões, com a capacidade de rir de si mesma e com a manifestação da luz.

Turquesa

Turquesa é a cor do Ananda-Khanda, do chacra “quarto e meio”, e representa  a comunicação de massa, a intuição, a criatividade, a inteligência relacionada ao sentimento e ao otimismo.

cor ano novo

É a cor das artes e dos artistas, da expressão emocional e da liberdade de pensamento. Ela representa o mar e vibra de forma neutra, já que não perturba e muito menos subjuga. Produz transformações profundas, proporciona bem-estar e afasta os maus fluidos.

Azul

O azul representa a purificação  e a proteção espiritual, e está relacionado com o divino. É a cor de São Miguel Arcanjo, do manto de   Maria, do rei Davi, de Kwan Yin (deusa da compaixão para os chineses) e de Nuit, uma deusa egípcia que simbolizava a feminilidade e a sabedoria profunda.

É a cor da tranquilidade, da quietude, da suavidade,  da calma, da serenidade e da diplomacia. É também a cor da proteção, mas uma proteção diferente da proporcionada pelo vermelho, vez que a proteção do azul permite a ajuda externa, ao contrário do que acontece com o vermelho, que é uma ajuda interna, é a ajuda que te faz criar forças onde não existe.

Simboliza, também, o “sempre em frente”.

O azul mais escuro (azul royal) está mais relacionado com o misticismo, com os dons e as capacidades psíquicas, simbolizando, ainda, a sabedoria profunda e a objetividade.

Preto

O preto por aqui simboliza o luto, mas em várias culturas está relacionado com a carreira e a estabilidade. Na Grécia antiga o preto simbolizava a vida, pois o dia (que simboliza a vida) nascia da escuridão.

qual cor usar no ano novo

Eu, Ju, não uso preto em nenhum data festiva, porque o preto “bloqueia” o troca de energia, o que é ótimo em vários casos, mas não em celebrações, né?

Cinza e Prata

O cinza é uma cor neutra que está relacionada com a estabilidade, a maturidade e a solidez, mas também com a velhice e a tristeza.

Já o prata  é a cor  que simboliza a lua, estando relacionada com a intuição profunda, com a clarevidência, mas também  com a modernidade, com tudo o que é novo, com a inovação.

Marrom

O marrom é a cor da materialidade e da “vida real”, então proporciona solidez, “pés no chão” e  base firme. Como representa a materialidade, está relacionada com dinheiro, mas o dinheiro que vem através de trabalho duro.

O post ficou gigante, mas tentei colocar as cores mais usadas e de simbolismo mais forte!

Agora é só escolher que cor usar, né? Eu sempre uso verde, e esse ano vou de vestido verde esmeralda, e já tô procurando um jeito de incluir acessórios alaranjados e púrpura, além da unha vermelha e da sandália dourada. Ou seja, praticamente uma árvore de natal de tão colorida!

E vocês, pretendem usar qual cor?

Beijos

Ju

 

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
61 comentários
  1. Luciana Ferreira  05/12/2013 - 10h56

    Ficou perfeito o post. Uma árvore de foi a melhor, rsrsrsrs, vou me inspirar :-D

    • Ju Lopes  05/12/2013 - 11h07

      Que bom que gostou Lu! Mas né, a pessoa quer usar todassss as cores! rs

  2. Lúcia Carlos  05/12/2013 - 11h02

    Pronto! Gostei da ideia do verde, do significado do rosa (embora não tenha nada rosa em meu guarda-roupas), o vermelho sempre me atraiu, o dourado é vida e o laranja to precisando muito. Agora só falta combinar tudo! rsrsrsrs

  3. Geisa  05/12/2013 - 11h07

    O jeito é comprar uma roupa estampada!

    • Ju Lopes  05/12/2013 - 11h14

      kkkkkkkkkkkkkkkk boaaa!

      • Carol Meneghine  05/12/2013 - 13h38

        @Ju Lopes, Faço isso quase todo ano!
        Acho uma estampa bonita e que tenha várias cores!! Pq a gente sabe que dá pra achar sim, ainda mais no verão, que tudo é colorido..
        Sobre o preto.. vou te falar.. já passei um ano novo inteirinha de preto (acessórios, tudo!) e foi um dos melhores anos viu.. vale investir!

      • Ju Lopes  05/12/2013 - 13h49

        Rol, pois é, preto é a cor da carreira, tá ligado ao sucesso, mas tenho raça não! kkkk

  4. Clarissa Linhares  05/12/2013 - 11h23

    Acho que vou virar um arco iris nesse fim de ano, hehe…
    Brincadeiras a parte, gostei muito do laranja e do amarelo, acredito que dá pra fazer uma combinação boa com as duas cores, já que estou em busca de realizações dos estudos.
    Obrigada! Excelente como sempre! csdasadas

    • Ju Lopes  05/12/2013 - 13h50

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk É uma boa ideia flor!
      Que bom que gostou! ;)

  5. Elyanai Lima  05/12/2013 - 11h24

    Ju, amei o post de cores, muitoooo bom, obrigado por sempre nos ajudar…Eu sempre uso dourado.. Esse ano vou usar azul to precisando me acalmar mais.. Bjss

  6. Simone Andrade  05/12/2013 - 12h42

    Acho que depois deste post, vou de vestido florido!!! Todas as cores em um só… rsrsrsrs

  7. Mah Spinola  05/12/2013 - 12h47

    Adoorei o post, conteúdo diferenciado, gostei mesmo.
    Aaah em relação a cor que eu escolhi…acho q vou ta fantasiada, pq quero um pouco de cada cor [felizhappy] [felizhappy] [felizhappy] [felizhappy] brinks…
    Bjaao

    • Ju Lopes  05/12/2013 - 13h47

      Oi Mah! Que bom que gostou baianinha! :)
      Ahhh, a gente vai fantasiada mas também atrai coisa boa, né? rs
      Bjooo

  8. Michele  05/12/2013 - 13h43

    Nossa me decepcionei com o branco!!! Aff
    Vou comprar algo estampado também, como a colega Geisa.
    Adorei o post Ju.
    Bjs

    • Ju Lopes  05/12/2013 - 13h46

      Mi, vá de colorido, use muita cor que é melhor!

  9. Raniele Andriola  05/12/2013 - 14h12

    Muuuuito bom adorei,e tbm vou me inspirar,e compra o q falta.
    Haha vou tbm me vestir de árvore kkkkkkkkkkkkkk. Bjos

    • Ju Lopes  05/12/2013 - 14h28

      kkkkkkkkkkkkkkkk todo mundo de árvore de natal!

  10. Keila  05/12/2013 - 14h12

    csdasadas Nossa ganhei um vestido mto colorido tem laranja, vermelho,amarelo e coqueiros verdes é com certeza vou usa-lo, que td seja BEM VINDO!!!!!´
    E uma sandalia dourada nos pés pra garantir kkkkk bjsss e obrigada ju pela dica.

    • Ju Lopes  05/12/2013 - 14h28

      Use e tenho um ano maravilhoso! ;)

      • sueli  05/12/2013 - 19h48

        @Ju Lopes, desculpe a ignorancia mas a cor purpura é tipo um roxo?

      • Ju Lopes  05/12/2013 - 21h45

        Su, é sim flor, é um roxo escuro, tipo beringela!

  11. leliane  05/12/2013 - 14h38

    Pena que já tô com a roupa de ano novo pronta, rs (short branco com dourado e blusa champanhe)
    mais pelo jeito vou ter que comprar uma pulseira laranja, amarela, verde, azul..kkk..uma de cada cor, pra não faltar nada nesse novo ano.

    bjo Juh

  12. Camila Paiva  05/12/2013 - 14h49

    Olha Ju, coincidência ou não, os melhores anos foram os que passei de preto! E os piores qdo passei de marrom e similares tipo bege. Passo bem longe dessas cores…. esse ano vai ser rosa mas pq ja tenho o vestido mesmo mas adorei o sognificado ja que esse ano me casarei! Adorei o post Ju. Bjos

    • Ju Lopes  08/12/2013 - 12h17

      Mila, pois é, todo mundo falando isso, agora tô curiosa! Eu detesto qualquer coisa bege, o ano que passei de bege foi um dos piores da vida! Epa, casamento é bom! E que bom que gostou! ;)
      Beijos

  13. lia luz  05/12/2013 - 16h19

    nossa Ju amei tudo….deu vontade de usar um pouquinho de cada cor….obrigada por tudo minha lindona!!! vc é sempre d+ [kiss] [heart]

  14. lia luz  05/12/2013 - 16h23

    Ju eu de novo kkkk….o que vc acha das estampas etnicas é bem colorida…vc acha legal??? se passar de etnicas??? bjos flor

  15. Patricia  05/12/2013 - 19h20

    Oi Ju amei o post, só tenho uma dúvida, a roupa tem que ser nova ou o que importa é a cor? bjkas

    • Ju Lopes  08/12/2013 - 12h16

      Paty, se não for nova, lava ela e como último enxágue dissolve na água uma xícara de chá de canela! Beijos

  16. Lorena Alves  05/12/2013 - 19h28

    JU que marca é essa sandália rasteira de metal da foto na cor turquesa? você sabe !! Beijoss

  17. Bia Barbosa  05/12/2013 - 20h39

    Oi Ju, gostaria de saber se fazendo um mix de pulseiras com diversas cores citadas no post (que tá lindo) também tá valendo…

    Obrigada, beijos

  18. Lucilene Lucié  05/12/2013 - 21h48

    Kkkkkkkkkkkkk, acho q vou de arvore de natal tbm….
    amei o post Ju, gosto dessas coisas relacionadas as cores, bjus

    • Ju Lopes  08/12/2013 - 12h15

      Lu, também vou de árvore de natal! kkkkk
      Também adoro, sabia?
      Beijos

  19. patricia  06/12/2013 - 07h39

    ju acho que vou de preto e verde!!!!!!

    • Ju Lopes  08/12/2013 - 12h14

      Aí ano que vem tu vai me contar como foi teu ano! Curiosaaa com o preto! Beijos

  20. Talyta Lobo  06/12/2013 - 10h38

    JU, adorei o post. Já escolhi a minha cor, será o verde(minha cor preferida) e não sabia o significado dela.
    Sou sua fã…Bjos.

    • Ju Lopes  08/12/2013 - 12h14

      Oi Ta! Também vou passar de verde! ;)
      Obrigadaaa pelo carinho! Beijos

  21. Elaine  06/12/2013 - 12h14

    adorei o post ja q eu fico super mas super indecisa sobre q cor usar e sobre o significafo das cores foi d super importancia pra mim. Bjs Ju csdasadas

  22. Viviane  06/12/2013 - 14h12

    Já usei preto várias vezes, sempre gostei ^^
    Ano passado passei de verde \o/
    Esse ainda estou em duvida, mas acho que vou de verde de novo, adorei o significado ^^

    • Ju Lopes  08/12/2013 - 12h13

      Vivi, tô curiosa com o preto, sabia? Mas vou passar de verde esmeralda! kkk

  23. Ana Claudia  06/12/2013 - 14h57

    Ameiiii Ju!!!!
    Mas sempre passo com alguma peça de roupa branca. Nessa ultima virada, usei uma bermuda branca, e uma blusa amarela com dourada! Tive ummmm ano maravilhoso, de muitas mudanças boas em minha vida!!!
    Mas gostei de sua explicação para o azul, acho que vou mudar pra esse novo ano! ;)

    Parabens pelo post!!! :*

    • Ju Lopes  08/12/2013 - 12h13

      Cacau, que bommmmmmmmmmmmm! Azul é uma ótima pedida! Beijos

  24. Vanessa  06/12/2013 - 21h46

    Adorei o post Ju
    Queria 3 cores que nao sei ainda como combinar rsrs

    Você sabe se essa descrição de cores vale tambem para outras coisas? por exemplo cor da parede de casa ou velas…

    • Ju Lopes  08/12/2013 - 12h12

      Oi Nessa, que bom que gostou!
      Vale sim, pra tudoo!

  25. Camila Rodrigues  15/12/2013 - 13h44

    Ju, acho que acertei na minha escolha de look para o Ano Novo!!! Comprei um vestido bacana, longo, mas casual!!! Ele tem todas as cores, vou explicar, ele tem estampa étnica na parte de cima e em baixo no meio ele é um off white, lindoooooo!!! Acompanha em cinto fininho, pra ficar acinturado!!! Só estou em dúvida se é o look certo pq costumo ir pra balada depois e ele não é balada sabe, mas achei perfeito pra passar com a família!!! O que acha? invisto em um look mais balada pra cair na festa? bjussss

    • Ju Lopes  16/12/2013 - 15h43

      Mila, eu quero ver! Adoro roupa cheia de cor e amo vestido longo! Pra balada, depois da virada, vc pode usar uma outra coisa, ou não!
      Beijos

  26. […] Mandei e-mail pra ele falando do post que estava programando, começamos a conversar e saiu a ideia de uma parceria pra trazer pra vocês um conteúdo maior e melhor de astrologia, sabe? Acertamos de publicar por aqui as previsões mensais pra cada signo (em vídeo), e ele já se propôs a produzir um post sobre o planeta regente do próximo ano, que é marte, daí já falei com uma cromoterapeuta pra bolar um post com as melhores cores pra “virada do ano”, tipo o que fiz ano passado (post aqui). […]

  27. Rafaela Minuzzi Zanchetta  18/11/2014 - 16h11

    Ju Linda, adorei o post! E se eu for segui-lo à risca, preciso de muito laranja na minha vida para estimular o meu lado profissional e minha criatividade. Mas também adoro verde. Beijos Ju

  28. […] passado fiz um post muito legal e completo por aqui (post aqui) explicando o que cada cor significa de verdade e todo mundo adorou, e como nele falei de todas as […]

  29. Natália  04/12/2014 - 01h15

    Oi Ju , também já passei uma virada toda de preto e também foi meu melhor ano ! Sobre essa virada estou na dúvida entre vermelho e púrpura…. Mas no fim acho que acabarei ficando com púrpura (minha cor favorita)
    Adorei a matéria! Parabéns!

  30. Helena  20/12/2014 - 12h20

    Juu, e acor bege? .. Me ajuda por favor!

  31. […] falei um pouco por aqui sobre o significado das cores (veja aqui), e o amarelo, de acordo com a Aura Soma, é a cor do conhecimento e do aprendizado, e o seu uso […]

  32. […] E pra quem quiser saber o significado de todas as outras cores, já fiz um post aqui com tudo detalhado, é só clicar aqui. […]

O que você acha do JV?
Ju, flor, descobri seu blog faz poucos meses mas já estou fã! Suas receitas e dicas de beleza são maravilhosas. Sinto que estou conversando com…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Antes e Depois 😍😍😍 #amomeutrabalho #delineado
#maquiagembh #inxtalove
#amomaquiagem #instagood
#makeupslaves #maquiagemdenoiva
#makebasica #makeupartist
#kryolanmakeup #kryolancosmetics
#amobatom #madrinhadecasamento
#catharinehill #lehpequenomakeup #blogueiras #blessed🙏 #automaquiagem #tutorialmakeup #hudabeauty #maccosmetics #bitarrabeauty #mk #jurovalendo #maqbellamakeup #makebyme
  • HIDRATAÇÃO POWER 💪🏻
Depois de platinar o cabelo novamente, é preciso cuidar muito! Hoje fiz uma super hidratação com o Tarja Preta da @lolacosmetics é com o Salva Fios desenvolvido pela @jurovalendo. Depois finalizei com o BB Cream da Lola antes de secar. Meu cabelo está brilhante e super macio. Esse trio é tão power que vai rolar até post no blog com detalhes!
.
.
.
.
#jurovalendo #lolacosmetics #hidratação #hidratacaocapilar #cabelos #cabelo #platinadas #loiro #vaidosa #rapunzel #dicasdecabelo #cuidadoscomocabelo #beleza #produtos #soscabelos #instago #instagram #instalike #cabelobonito
  • Eu pedi um sorriso e ela deu uma gargalhada😂😂😂😍😍 #felicidadecontagia #maquiagemdenoiva #maquiagemdebutante #catharinehill #esfumado #delineadoesfumado #amobatom #amomeutrabalho #batommate #bitarrabeauty #blogueiras #blessed🙏 #justdoit✔️ #jurovalendo #inxtalove #inxtabloggers #lehpequenomakeup #ppf #brutaveresppf #pausaparafeminices #maqbellamakeup
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo