20.01.2014

O Cabelo Ficou Verde? Resolva Isso Já!

Mal o verão bateu na porta e começaram a pipocar pedidos sobre “como tirar o esverdeado do cabelo”, o que era de se esperar, já que a cabelo loiro sem proteção adequada e piscina não combinam muito bem.

Mas o culpado não é do pobre do cloro, que é sim bem agressivo e danifica os fios, mas não é o responsável pelo aspecto esverdeado. Quem deixa o cabelo verde é o sulfato de cobre, substância usada pra tratar a água da piscina.

E porque isso acontece? Porque o sulfato de cobre é azul, e a mistura desse azul com o amarelo do cabelo resulta em verde, simples assim.

Quando isso acontece bate o desespero e a primeira coisa que passa pela cabeça é tonalizar os fios, o que é um erro, porque  o sulfato de cobre liga-se a queratina dos fios e o tonalizante (ou coloração) não vai eliminar essa substância.

cabelo loiro verde

O certo então é remover o sulfato de cobre dos fios, e isso se faz com lavagens, hidratações, produtos específicos e dicas caseiras.

O Básico

1. Lave o cabelo!

Lavar o cabelo com produtos mais adstringentes e de pH mais alcalino, como o shampoo antirresíduo,  vai ajudar muito, porque vai abrir as escamas dos fios e remover parte das substâncias que lá se encontram. Apesar de ser bem agressiva, a Detox Caseira ajuda muito aqui, mas tem que ser seguida de uma boa hidratação, porque resseca mesmo os fios.

2. Hidrate!

Quanto mais hidratado o cabelo estiver, menor o risco do sulfato de cobre ficar impregnado nos fios, então essa dica é preventiva: hidrate, hidrate e hidrate!

Tá, mas se o cabelo já está verde, isso vai ajudar em que? Bom, como vai ter que usar um shampoo mais forte, tipo um antirresíduo, é essencial hidratar depois, e sempre com cremes brancos, que não interferem na pigmentação, ou vermelhos, que neutralizam o esverdeado.

Produto Certeiro

Existe um produto, o Clarifier, da Senscience,  que resolve o problema facilmente, já que possui ativos que conseguem remover as substâncias que estão impregnadas nos fios e que causaram o efeito esverdeado. Ele pode ser encontrado em salões de beleza, pois é de uso profissional e não encontrei em nenhuma loja virtual.

Dicas Caseiras

Existem várias receitas caseiras que ajudam bastante, mas pra que elas sejam mais eficazes, façam antes o Detox Caseiro, que é facinho!

cabelo verde piscina

1. Vinagre de Maça

Gente, tem que ser vinagre de maça, os outros não servem, tá?

Basta diluir 30 ml de vinagre de maça em 300 ml de água, jogar nos fios e deixar agir por 20 minutos. Em seguida é só enxaguar.

2. Leite Tipo C

Aplique leite nos fios até que eles fiquem completamente molhados e deixe agir por 30 minutos. Em seguida, enxágue.

3. Aspirina

Dissolva 6 aspirinas em um pouco de água ou leite morno e aplique nos fios, deixando agir por 30 minutos. Depois lave como de costume.

Pra quem quer se jogar nas opções caseiras, eu sugiro começar pelo detox caseiro, que é com bicarbonato e quase sempre remove o verde de primeira. Finalizar com o vinagre é ótimo porque ele sela as cutículas e doa brilho!

Como Evitar?

Pra evitar o problema, não entrem na piscina sem um produto que proteja os fios, pois esse tipo de produto forma uma espécie de película que reduz o contato do sulfato de cobre com o interior dos fios, reduzindo bastante a chance de ter problemas.

E invistam pesado em hidratação, porque quanto mais poroso estiver o cabelo, maiores os riscos desse tipo de coisa acontecer!

Beijos

Ju

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
8 comentários
  1. Claudia  20/01/2014 - 09h41

    Flor, dê uma dica de qual produto usar pra proteger os fios pra evitar q isso aconteça!!! Beiijo! [flower2]

  2. Priscila  21/01/2014 - 23h22

    Pode da dicas de quais produtos usar antes de ir a piscina? Obrigada!

  3. Jéssica Nunes  26/04/2014 - 14h45

    Acabei de voltar da praia/piscina e meu cabelo continua loirinho Ju, graças a suas dicas!!! Passava sempre óleo antes de entrar e pronto!!Claro q hidratações antes de ir e durante ajudaram mto!! Brigada!

  4. […] Então, a solução é estar sempre com um “filme de proteção” nos fios (protetor solar capilar, leave-in com proteção, etc) e sempre que sair do mar ou da piscina enxaguar os fios pra que aquela água não fique mais tempo em contato com o cabelo. E se o cabelo ficar verde, é só dar uma olhadinha nesse post aqui. […]

  5. Vanessa  29/01/2015 - 22h47

    Ju passei matizador e meu cabelo ficou verde, esta dica serve também para meu caso?

  6. […] outras soluções, como mostrei nesse post aqui, mas essas duas são as mais […]

O que você acha do JV?
Sempre arrasando Jú Lopes! Acabei de ler a crônica na revista da Júlia Pinheiro, Achei perfeita a forma como descreveu a virada do ano para…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Hoje por aqui tô é fazendo festa de tanta felicidade, chegou os desapegos maraaaa da Ju Lopes @jurovalendo 😍❤👌🍀
E a pessoa aqui ficou ainda mais feliz quando viu os batons lindos dá @lizbranquela ( eram desejos de consumo, mais o orçamento não colaborava 😀 ).
Ju obrigado pelo carinho, pelo bilhetinho tão lindo, te desejo todo sucesso do mundo.
#EntendiTuaLetraSim 
#MeEmocionei
#MuitoFeliz
#JuroValendo 😘❤🍀😍🙏
  • #makeclassica #maquiagembh #maquiagememmadrinha #maquiagememdomicilio #atendimentovip #maquiagemformanda #maquiagembrasil #amomeutrabalho #amobatom #smokeyeyes #makegliterinada #makeupartist #pausaparafeminices #brutavaresppf #jurovalendo #atelierparis #kryolanbh #catarinehill #maqbellamakeup #universodamaquiagem_oficial #universodasnoivas #mk #marykaybrasil #maquiadoraprofissional
  • @Regrann from @jurovalendo -  Amor profundo e verdadeiro por esse filtro solar em pó tonalizante da @oficialadcos que conheço e uso há anos !☀️🙌🏻 Não tem coisa melhor pra quando a gente precisa reaplicar o protetor e tá de maquiagem, sabe? Super leve, ajuda a segurar a oleosidade e protege muito bem (FPS 50/PPD 18). Já usaram? É um investimento que compensa muito!😍 [Tem resenha fresquinha dele no blog hoje, vem ver!☺️😉] #JuroValendo #Adcos - #regrann
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo