01.02.2014

Viajando Com Ozzynho

Eu sempre viajo com Ozzynho, principalmente pra praia, que ele adora, e muita gente pede, desde o ano passado, um post sobre isso, pra saber como acomodar, o que levar e coisas do tipo.

Eu não sou veterinária, então o que posso falar é da minha experiência, do que vem funcionando comigo, certo?

viajar cachorro

Ozzy é um Staffordshire Bull Terrier, cachorro de médio porte, dócil, carinhoso e obediente, e não oferece perigo para as pessoas (embora a boca dele assuste meio mundo de gente), então sempre viajei com ele, desde pequeno, com tranquilidade.

Antes de viajar, levo ele na veterinária pra pegar um atestado de saúde, que é um documento exigido quando viajamos com o cachorro de carro, e também a “carteirinha” de vacinação. Nunca fui parada e nunca pediram documento nenhum, mas é bem melhor ser precavida, né?

Falando em precaução, eu sou neurótica, sério mesmo. Aqui em Jee não tem emergência animal e é altamente improvável encontrar um veterinário nos finais de semana, então tenho e carrego uma verdadeira farmácia, até porque aqui não é fácil encontrar farmacêutico nos finais de semana, por exemplo, então os remédios mais comuns e que eu possa precisar em emergências, faço questão de ter em casa e de levar nas viagens.

viajar cachorro

Levo, na malinha de mão,  remédio pro ouvido, um colírio, álcool iodado, Rifotrat e o Enterex, que é pra casos de intoxicação, e muitos outros na minha mala, porque nunca se sabe, né? Quem me indicou o Enterex foi a veterinária de Ozzynho, e tenho sempre em casa porque aqui é muito comum envenenamento de cães, e como não tem veterinário disponível 24 hs, é melhor prevenir.

Falei disso no Face e a Nath, que provavelmente é veterinária ou estudante, alertou que o Enterex não funciona em todos os casos, que é até arriscado dar porque pode ter alguma interação e coisas do tipo, e foi bom saber, porque eu jurava que estava segura, já que isso é uma coisa que me preocupa bastante. O melhor então é  conversar com o veterinário, que é quem está apto a  indicar medicamentos.

Na malinha de mão dele, que vai comigo, tem os remédios, um brinquedo, água, ração, biscoitinhos e uma vasilhinha.

viajar cão

Como Ozzy adora carro, ele entra, eu coloco o cinto de segurança próprio pra cachorros e pronto, ele vai tranquilo e tira bons cochilos, mas se o seu cachorro enjoar ou não gostar de carro, tem que ver um remedinho, senão o bichinho vai sofrer na viagem.

Se a viagem for mais longa, paro de duas em duas horas em algum posto pra que ele tome água, ande um pouquinho e faça xixi, e mesmo em viagens mais curtas prefiro parar pelo menos uma vez pra que ele se movimente um tiquinho, pra não ficar estressado, sabe?

viajar cão

Infelizmente o Brasil não tem estrutura pra receber cães na maioria dos hotéis, então prefiro alugar um chalé ou casa, até porque assim ele aproveita mais e eu não incomodo as demais pessoas, porque muita gente não se sente confortável com animais por perto, e eu tenho que respeitar isso.

Nessa última viagem fomos pra Itacaré, mas sempre fico em lugares desertos porque quero que ele aproveite, que tenha liberdade de correr e de brincar, e sei que isso pode amedrontar as pessoas, porque ele parece muito com o Pit Bull.

viajar cão

Já tenho aqui um sombreiro pra ele usar na praia, porque ele não gosta do sol, claro, e levo a malinha de mão dele com tudo o que ele possa precisar. Os cães sofrem muito com o calor, então tem que ter água fresquinha e tomar cuidado com a patinha.

Ele passa o dia todo na água brincando, adora, mas toda vez que sai coloco um colírio nos olhos, porque o sal acaba irritando, dou água e molho ele com água doce. E na praia dou banho todo dia, porque ele fica todo sujo de areia, fora a água do mar que pode dar coceira, né?

Ah, vale levar duas coleiras e duas guias, porque a que vai pra praia volta sempre molhada. Eu deixo Ozzy solto, mas compro uma corda de uns 10 metros, não muito grossa, e levo pra praia, porque caso apareça alguém eu amarro a corda na coleira e ele pode se movimentar sem incomodar ninguém, mas é raro que isso aconteça, levo pra prevenir mesmo, sabe?

Ozzynho2

Também levo pra viagem a caminha dele, shampoo, toalha e coisas de higiene. Brinquedo não levo muito porque ele adora brincar com coco e correr atrás dos siris, então nem liga pra outras coisas.

Uma coisa MUITO importante: praia é uma região que tem foco de calazar (leishmaniose), uma doença  que causa muito sofrimento e obriga, aqui no Brasil, o sacrifício do animal. Ozzy é vacinado contra essa doença (falei sobre isso aqui), porque ela é bem comum aqui em Jee, e se o seu cachorro ainda não é, compre a Scalibor, a coleira que ajuda a proteger, e vacine assim que possível.

Ozzynho3

Se vocês tiverem alguma dúvida (o post ficou giga!) deixem nos comentários, tá?

Beijos

Ju

 

 




Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
26 comentários
  1. Patrícia Marim  01/02/2014 - 11h19

    Gente, que coisa mais linda, Ju. Tenho certeza que Ozzy é infinitamente grato pelo que vc proporciona à ele…Fiquei olhando as fotos e imaginando a alegria dele.

    • Ju Lopes  01/02/2014 - 13h03

      Paty, linda, ele é uma alegria só, precisa ver! E ó, eu é que sou grata a ele, porque é a coisinha mais pura e carinhosa do mundo! Amo tantoooo… <3 <3 <3

  2. simone andrea p.santos  01/02/2014 - 11h24

    [heart] simplesmente amei este post ,amooooooo [dog] e o Ozzynho é lindoooooooo e merece todo este cuidado e carinho que recebe pq ele é um amigo mais que especial né [kiss] no focinho lindo dele hehehehe

    • Ju Lopes  01/02/2014 - 13h00

      :) Si linda, que bom que gostou! Meu titiquinho é um gato né? kkkk
      Ele é um presente na minha vida, merece TUDO de melhor e toda a alegria e amor do mundo! <3 <3 <3

  3. Geisa  01/02/2014 - 11h42

    Amei o post tudo bem explicadinho! [dog]

  4. Evelyn  01/02/2014 - 13h54

    Como não amar cachorros?? São fiéis, companheiros e alegram nosso dia. [dog] [dog] Seu Ozzynho é liiindo e tão fotogênico! Amei as dicas. Deu ainda mais vontade de adotar um cãozinho! Beijuus csdasadas

    • Ju Lopes  01/02/2014 - 19h38

      Evelyn, pois é! rs Ô meu tiquinho adora uma foto! huahua Adotaaa
      Beijos

  5. Mari  01/02/2014 - 16h48

    Gostei do post. Acho interessante vc compartilhar sua experiência com o Ozzy. Muitas pessoas as vezes deixam de viajar com seu pet porque não sabem como cuidar deles fora de casa.

  6. Sabrina  01/02/2014 - 23h35

    Ju, Parabéns! Estou impressionada com tanto zelo e amor! Só tenho uma observação a fazer: não tenho certeza mas acho que existe uma jurisprudência (TRF) que não obriga a autanásia de cães com leish. Abraços!

    • Ju Lopes  02/02/2014 - 08h29

      Oi Sa! Obrigada minha flor… É amor demaisss! Sério? Vou procurar, muito bom saber disso! :)
      Beijos

  7. Suellen  02/02/2014 - 11h09

    Ozzynho é? rsrs Pra mim parece mais Ozzão, ele é muito bonito, amei a foto dele com o picolé rsrs. [kiss] Bjjjssss

    • Ju Lopes  02/02/2014 - 14h45

      Kkkkkkkkkkk Su, é que nossos filhos são sempre crianças pra nós né? Pra mim ele é um bebê! Beijos <3

  8. Juliane  03/02/2014 - 07h24

    Oi Ju! Parabéns pelo post e pela forma que vc cuida do Ozzinho!!!!! Se eu pudesse tbm viajaria com os meus, mas a família é grande (5 cachorros, sendo um paraplegico e quatro gatos) então não dá. Só um comentário sobre uma coisa que vc mencionou no post sobre a leishmaniose. Sei que o assunto é super controverso e não quero causar polêmica. Só fazer uma colocação. Você disse que no Brasil é obrigatório o sacrifício do animal contaminado. Isso foi verdade há alguns anos. Atualmente existe tratamento (tá, não é 100% aceito) mas dá margem a não sacrificar o animal. Existem veretinários que são contra sacrificar o animal contaminado se ele está clinicamente bem. Aí entra o tratamento. Não conheço pessoalmente, mas sei de casos que inclusive o animal é negativado no exame sorológico após um tempo de tratamento. Acho que a vacina é a melhor alternativa (junto com as coleirinhas tipo Scalibor) para prevenir. Mas se o azar bate na porta, agora existe uma alternativa. Bjs

    • Ju Lopes  03/02/2014 - 08h47

      Oi Ju! Nossa, aí fica difícil mesmo! rs
      Ju, fiquei sabendo que existe já uma jurisprudência sobre isso e acho muito bom, mas o que vejo na “realidade fática” é que eles sacrificam mesmo! Aqui em Jee é um absurdo e os veterinários não tratam, mas se for um cachorro meu vai ser tratado porque eu não vou sacrificar jamais, não tem diálogo, porque a culpa não é do animal e existe sim tratamento. Ou seja, não tem justificativa, sabe?

      Ozzy fez o exame duas vezes e deu positivo, mas ele sempre usou a coleira, então nós sabíamos que estava errado e isso acontece MUITO, porque ele tinha um problema no sangue e só quando curou esse problema é que o exame deu negativo e ele foi vacinado. Mas, imagine quantos cachorros não são sacrificados após um falso positivo?

      Beijos

  9. Jacque  03/02/2014 - 14h13

    Ai Ju…que coisa mais linda esse seu baby!!!!! Que carinha mais simpática e essa foto dele “empanado” tá de matar! rsrrssrrs

    • Ju Lopes  03/02/2014 - 20h05

      Jacque, né lindo? Eu babo nele! kkkk
      Ele adoraaaaa enfiar a cara na areia atrás dos siris, daí fica assim! huahuahua

  10. Su Riveiro  03/02/2014 - 15h33

    Que fofo Ju. Quem dera todos fossem tratados assim, com tanto amor. Paquinho também é meu filhote. Um pastor lndo de morrer de um aninho e em pé fica do meu tamanho, mas são sempre bebês pra nós, né? rsrsrs. É muito legal você passar essas informações e cuidados, vacinação é de extrema importância. Tem gente que acha que é só da raiva e pronto, mas tem raiva, v10, leish, giárdia, pneumonia, (que deve-se estar atenta, porque tem dois tipos: a injeção e a por inalação). Paquinho tomou a primeira dele por injeção e tadinho, teve muita dor, ele pe muiti sensível a ela, então a próxima será pelo focinhinho. Aqui em São Paulo a gente também dá a da leptospirose, (ela faz parte da v10, mas segundo a vet explicou, na v10 a leptospirose só tem validade de 6 meses, portanto, tem que dar). Desculpa Ju, fico escrevendo que nem doida, mas falaou de bichinhos lá estou eu me metendo, rsrsrs. Ozzynho é lindooooooooooooooo. Beijos. Su

    • Ju Lopes  03/02/2014 - 20h07

      Oi Su linda!
      Seria tão bom né Su? Queira Deus que um dia isso aconteça!
      Aiii, cadê o Paquito? Sempre são bebês mesmo, sempre!
      Pois é, muitas vezes é por desconhecimento mesmo, e não pode, eles precisam de todas as vacinas pra crescerem fortes e com saúde…
      Obrigada minha flor! Beijos

  11. Karen Carneti  04/02/2014 - 03h07

    Oi, Ju! A Fantasminha apareceu novamente, haha!
    Muito lindo seu “bebê”, eu tenho um maltês de 5 anos que cabe na barriga do Ozzynho [pula] ele é mega pitico.
    Mas então, deixa eu perguntar [numa boa, juro! rs]: não é proibido levar cães na praia? Não rola uma história de que eles podem, inclusive, transmitir doenças?
    Nunca levei o Joey na praia porque, além de ser difícil lugar que aceite, sempre vi que era proibido levar. [xora]
    Beijos, lindona!

    • Ju Lopes  04/02/2014 - 08h33

      Oi Kaka! Que bommm que você comentou de novo, porque eu adoro conversar! rsrs
      Ai gente, eu também quero um cachorrinho pequeno, morro de vontade, sabia? E pode trazer ele pra brincar com Ozzynho que ele não vai mastigar seu bebê não!rs
      Ô Kaka, aqui tu podes perguntar tudo, porque eu parto do princípio de que blog serve pra gente trocar informações, porque ninguém sabe de tudo, ninguém é dono da verdade, né?
      Pois então, me falaram isso lá na Fan Page e eu te juro que não sabia, porque eu achava que se tivesse com o tal do “Atestado de Saúde” que é exigido pra viajar com o cachorro e estivesse tudo bem, não teria problemas, até porque nunca vou com ele pra uma praia que tem gente, é sempre lugares afastados e mais desertos, e ele também não faz as necessidades dele na praia (só faz na grama!), mas uma leitora me explicou que mesmo assim poderia ter problemas, daí marquei a vet dele pro dia 10 pra conversar sobre isso, porque eu sempre levei e já tô de viajem marcada de novo pra praia, e ele iria, daí preciso ver, porque se for pra colocar as pessoas em risco, tenho que achar outras opções!
      Beijos

  12. Cássia  04/02/2014 - 12h49

    [pinkheart] [pinkheart] Que lindo, adorei o post e também muito bom ver cuidados com nossos amiguinhos amados [dog] [dog] Beijinhos Ju

  13. Karen Carneti  05/02/2014 - 16h00

    Pois eu também, mulher, então somos duas faladeiras! kkkk
    Jura?? Eu imagino. Ele parecer ser super bonzinho, mesmo! ^^
    É que o meu é medroso, tem medo de gente e de outros cachorros, vê se posso com um negócio desses…hahahaha!
    Ahh, obrigada, lindona! É que pela internet a gente nunca sabe o “tom” do outro, né? Daí fico com medo de, de repente, parecer chata ou arrogante quando não é a intenção, de forma alguma.
    Entendi totalmente seu ponto de vista. Eu também não sabia ao certo, por isso te perguntei. Como eu disse antes, já vi umas placas em algumas praias de “proibido cães” e já ouvi falar que eles transmitem algumas doenças, mas nem sei quais.
    Conta pra gente então o que a vet falar? Fiquei curiosa também!
    Beijão!

    • Ju Lopes  07/02/2014 - 08h46

      Oi Kaka!
      Oba, tão bom prosear, né? kkkk
      Ah ele é um fofo, e um poço de dengo, nunca vi!rs
      kkkkk Tadinhooo gente! Mas cada cachorro tem uma personalidade, não tem jeito…
      Imagina flor, eu sei que pela net é complicado, diz desses deu até um problema aqui porque chamo todo mundo de flor, que aqui na Bahia é uma coisa carinhosa, mas que no Sul (assim me disseram) é ironia, só que eu não sabia mesmo… Mas parto sempre do pressuposto de que o “tom” é do bem, porque né, imagina que ruim ficar esperando só patada? Eu sou meio infantil pra essas coisas, como diz mainha, só espero coisas boas! kkk
      Então, eu já vi isso em algumas praias também, mas vou conversar tudo bem detalhado com a dermato e fazer um post, porque né, vai que eu tô dando mal exemplo? Não pode!rsrs
      Beijos

O que você acha do JV?
Amo JV !!! Minha bíblia capilar. Tá com dúvida, vai lá que você acha a resposta! E se não achar, a Ju providencia! Amo, Amo,…
As leitoras mais incríveis da vida
  • A esmaltação não é nova, mas é só pra contar pra vocês que já tem post no blog falando sobre a cor #trend do momento: #MillenialPink - vai lá conferir! ➡️Link na bio⬅️ O esmalte e o #sussa da @esmaltecolorama 😍 #blogbellealmeida #unhadodia #postnovo #blogged
  • Quanto mais a gente agradece, mais coisas boas acontecem!

#obrigadasenhor🙏 #blessed #amooquefaco #mundodamoda #mundodamaquiagem_oficial #universodamaquiagem #maccosmetics #kryolan #marykay #batomnude #brushes #loveislove #blogger #pinterest #makeupartist #ppf #catharinehill #maquiadoradesucesso #briggitecalegari #jurovalendo #instaamigas2017
  • Ainda no tema
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo