20.03.2014

O Que É Melhor: Reconstruir ou Cauterizar?

Sempre que coloco alguma coisa aqui sobre reconstrução alguém pergunta se  cauterizar dá o mesmo efeito, se um é melhor que o outro e coisas do tipo, e pra deixar tudo bem claro resolvi fazer um post explicando.

Cauterização: O Que É ?

A cauterização é um tipo de reconstrução no sentido de que repõe aminoácidos e proteínas, o que ajuda na reestruturação da fibra capilar.  Só que, via de regra, essa reposição usa fonte de calor pra “cicatrizar” a cutícula dos fios e fazer com que os nutrientes que foram depositados permaneçam nos fios por mais tempo.

Nesse post AQUI expliquei quando usar a cauterização.

Reconstruir ou Cauterizar?

Reconstrução: O Que É?

Reconstruir é fazer reposição proteica, ou seja, é devolver aos fios proteínas e aminoácidos, nutrientes essenciais para a saúde do cabelo, porque sem isso não existe cabelo!  É a reconstrução que repõe o “cimento” que vai “unir” as cutículas dos fios, resultando em um cabelo com a estrutura restaurada, recuperada.

Ou seja, a reconstrução  é mais ampla, porque engloba qualquer processo que faça, de forma específica, reposição de proteínas, inclusive a cauterização, a queratinização e por aí vai.

Nesse post AQUI expliquei como saber que o cabelo precisa de reconstrução. Se você não sabe se o seu cabelo precisa de hidratação, nutrição ou reconstrução, é bom dar uma olhada nesse post aqui.

Reconstruir ou Cauterizar?

Reconstruir ou Cauterizar: Qual É Melhor?

Aqui não existe melhor ou pior, existe o que é mais indicado para o seu cabelo naquele momento.

Quem vai determinar se é o momento de cauterizar ou de reconstruir é o seu cabelo, os danos que ele possui. Ou seja, é preciso fazer um diagnóstico do cabelo, do estado do cabelo, e somente depois disso é que dá pra saber, com mais segurança, se é melhor usar um ou outro, já que cada cabelo possui necessidades e características próprias, e o que é remédio pra um cabelo pode ser veneno pro outro.

Eu, Ju, prefiro reconstruir primeiro, principalmente se o cabelo estiver muito danificado, porque a tração da escova usada na cauterização (pra secar os fios), bem como o calor térmico, pode detonar um cabelo que esteja muito fragilizado, por exemplo.

Reconstruir ou Cauterizar?

Assim, se o cabelo estiver muito detonado, eu reconstruo primeiro pra fortalecê-lo um pouco, de modo que possa aguentar a cauterização, sabe?

Ah, e vale lembrar que não pode exagerar na reconstrução e na cauterização, porque o excesso de proteínas é tão prejudicial quanto a sua falta!

Posts que podem ajudar:

Beijos

Ju

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
14 comentários
  1. Gisele Santos  20/03/2014 - 12h27

    realmente muitos ainda confundem o tratamento…ter fios detonados é triste mas tem solução \o/ dicas preciosas

  2. Tâmara  20/03/2014 - 20h45

    Ju, no meio da semana só tenho tempo de lavar meu cabelo a noite, por isso sempre uso o secador para secá-lo rápido, essa prática enfraquece o fio?

  3. samantta  26/12/2014 - 02h01

    eu quero qual o tipo de cauterização

  4. ANNE  07/01/2015 - 23h29

    oii adorei suas dicas vou coloca-las em pratica,pois detonei meu cabelo,meu cabelo esta legal com um loiri bm claro ,as sab como e neah rsrs resolvi fazer uma progressiva nele,sendo q ele ja e liso invençao mesmo,e o loiro ficou amarelo,entao pintei ele de castanho escuro, e agora meu cabelo ta esquisito pedi p uma cabelereira cortar ele rsrs e o estrago do cabelo piorou por parece q o estrago acompanhou o corte,entao agora estou procurando soliçoes imediatas pois me cabelo ta curto,p ficar legal eu tenho q cahapar ele td vez q lavo,eu gostaria de saber se eu fizer essa cauterizaçao ou choque se eu posso usar o laser nesses processos,por favor me responda assim q ver minha mensagem.bjks

  5. Anna Cristine Eler  20/02/2015 - 13h24

    Boa tarde!!! Gostaria de saber se posso reconstruir no mesmo dia e fazer a cauterização ou faria a reconstrução e depois de 15 dias faria a cauterização. Obrigada!

  6. Julia Leandra  19/04/2015 - 21h07

    Meu cabelo era loirisimo ai cansei taquei tinta preta ate k meu cabelo quebrou td de 1 ano p ca melhorou 60 porcento mas ainda nao to bem com ele ok fazer primeiro uma cauterizacao ou botox?

  7. ivani santos  11/05/2015 - 10h07

    preciso de ajuda o mim indica para o meu caso. o meu cabelo está todo quebrado por conta da tintura que faço por causa dos cabelos brancos. o que faço reconstrução ou cauterização.

  8. Amanda Soares  03/07/2015 - 16h52

    Eu realmente preciso sanar uma dúvida porque acho que o salão que fui me enganou, então basicamente na reconstrução não se usa chapinha? Porque se não utiliza calor…Outra dúvida é quanto s marcas, muitos salões utilizam o ome cauterização da Joico ou reconstrução, daí eu fico perdida, porque muitos cabeleireiros me disseram que é a mesma coisa e a mudança de nome é só marketing…

  9. priscila  05/01/2016 - 17h36

    Oi ju, adorei suas recomendações mais ainda estou em dúvida. Tenho cabelo liso mais
    fiz luzes no cabelo todo, e está bem ressecado na verdade poderia dizer Que tá pixaim e fiz uma cauterizacao e uma reconstrução mais ainda esta com aspecto palhoso, crespo e ininhando o que você me recomendaria?

  10. Patriciane  12/01/2016 - 15h34

    Ju,vc é linda sou super sua fã! ! Ju descolorir meus cabelos fiz luzes platinada mais meu cabelos estão mt rececados estou fazendo o cronograma capilar mas mesmo assim ,ele está mt ruim e nada e fiz uma selagem tbm nada quando eu alvo fica igual uma bucha rsrs tou fazendo reconstrução mas mesmo assim tá ruim me ajuda ????

  11. Daisirée  04/05/2017 - 16h55

    Muito boa a matéria, parabéns! Já tinha lido em outros lugares e não tava bem claro a diferença. Agora entendi! Obrigada

O que você acha do JV?
Fiz a escova da Marie Luise e amei. Só faço ela.
Ano novo 2023: como se preparar para a virada! Preparando a casa para o ano novo 2023 Superstições de ano novo: um 2023 de muita sorte! Ceia de ano novo pra ter muita sorte! Não dorme bem? Para você que não consegue dormir! Numerologia da casa 6: A casa da harmonia! Numerologia da casa 5: A casa das mudanças!