04.04.2014

Cabelo Emborrachado: Pode “Tratar” Com Progressiva?

Pode tratar o cabelo emborrachado com progressiva? Essa é uma pergunta que  recebo aqui com certa regularidade, e a Lu tá até fazendo um “questionário” sobre isso no blog dela (na verdade sobre o fato da progressiva tratar ou não o cabelo), daí achei que seria legal falar um pouquinho sobre o assunto.

Todo mundo sabe qual é o meu posicionamento sobre progressivas, né? Acho um absurdo que elas continuem a ser comercializadas como “tratamentos”, porque isso elas não são de jeito nenhum, e quem está falando isso é uma pessoa que passou anos acabando o cabelo com progressiva, até que quase ficou careca e queimou o couro cabeludo. Ou seja, não foi bom e só quem passa por isso sabe do que estou falando.

Cabelo emborrachado

Cabelo Emborrachado

Claro que quando o cabelo emborracha, que quando o cabelo fica muito danificado, frágil e quebradiço  a gente se desespera, porque, afinal, ninguém quer uma “palha de vassoura”  na cabeça, né?

Só que isso acontece porque o cabelo perdeu massa, perdeu nutrientes, e a única coisa que vai ajudar de verdade é repor esses nutrientes com hidratações, nutrições e, principalmente, reconstruções e cauterizações.

Suplementos como o Pill Food também podem ajudar na redensificação do fio, já que vai repor os nutrientes “por dentro”, mas o que faz diferença mesmo é a reconstrução e a cauterização, intercalada com hidratação e nutrição.

O problema é que nesse momento sempre aparece alguém pra “sugerir” uma progressiva pra tratar o cabelo. Oi? Desde quando progressiva “trata” cabelo? E quem, sendo responsável, vai indicar progressiva, que é uma química agressiva, pra um cabelo que já está detonado?

Progressiva não trata cabelo emborrachado!

Cabelo Emborrachado

Várias “progressivas” são “enriquecidas” com proteínas e aminoácidos, o que, supostamente, seria bom, só que não é. Não é porque toda progressiva tem formol ou derivados, já que não existe a possibilidade de alisar o cabelo sem substância alisante, e se não tem substância alisante, só mesmo formol ou derivados, e quem diz isso é a própria ANVISA.

Nada que tenha formol ou derivados vai tratar o cabelo, mas vai maquiar num primeiro momento. A pessoa vai sair do salão com o cabelo liso e sem porosidade visível. Até que, passado um tempo, o cabelo começa a cair, a quebrar e aí a cabeleireira amiga vai indicar outra progressiva ou botox (o único que eu conheço que realmente trata o cabelo é o da L´Oréal) porque o cabelo estava “muito estragado” e uma só não foi suficiente.

E a pessoa vai continuar a fazer isso até que fique sem cabelo, porque formol e seus derivados não tratam nem fortalecem o cabelo, ao contrário. O que acontece é que forma-se um tipo de “capa” que “embalsama” o cabelo deixando-o com a aparência lisa e bem tratada, mas por dentro o cabelo piora a cada dia e em algum momento ele não vai aguentar, e aí… Adeus cabelo!

Cabelo emborrachado precisa de tratamento!

Cabelo Emborrachado

Se o cabelo está estragado, trate e tenha paciência, não tem outra solução. O que você vai precisar fazer é investir em reconstruções, hidratações, cauterizações e nutrições capilares, e isso com regularidade, pra que, aos poucos, o cabelo melhore.

O problema aí é que a grande maioria não tem paciência pra esperar e quer resultados imediatos, e, nessa de “mágica”, acaba se jogando em progressiva só pra não ver o estrago, o que é uma ilusão, porque você pode não ver, mas ele está ali e vai crescer cada vez mais.

Ah, e que fique claro que o meu problema com as progressivas é a falta de clareza, só. Faz quem quer, lógico, mas a coisa precisa ser clara e o consumidor precisa saber exatamente o que está usando, sem ser enganado. Mas isso não acontece… Escondem o que tem na composição e cerceiam o nosso direito de escolha, o direito de não querer usar determinada substância, uma atitude pra lá de vexatória, pra dizer o mínimo.

Já falei muito de progressiva por aqui ó:

Beijos

Ju

 




Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
37 comentários
  1. Érica  04/04/2014 - 10h57

    Ju, entendi bem essa da progressiva, mas existe uma alternativa para quem faz luzes, se livrar dos cachos ??? Lembro que ja fiz relaxamento, e esse sim, detonou meu cabelo e couro cabeludo… Estou ha um ano sem progressiva, só no secador, ja que cachos não é pra mim, quando meu cabelo seca naturalemente, parece que nem sou eu, hehe. O que eu posso usar com as luzes ?

    • Ju Lopes  04/04/2014 - 14h09

      Érica, o pior é que não…O meu também é cacheado e não tive outra opção… :(

  2. dayana  04/04/2014 - 12h55

    Ju qual e essa progressiva da loreal que vc mencionou???

    • Ju Lopes  04/04/2014 - 13h52

      Né progressiva não Day, é o único botox que é tratamento mesmo, pelo menos que eu conheça, porque todos os outros são progressivas disfarçadas! Beijos

  3. Herli Santos  04/04/2014 - 21h09

    Juju! Seria possível você fazer uma resenha sobre a chapinha conair da polishop? Você a conhece ou conhece alguém que tenha essa chapinha? Bjs.

  4. Lais  04/04/2014 - 22h01

    Por que tem gente que faz progressiva a anos e o cabelo não estraga, continua bonito?

    • Ju Lopes  05/04/2014 - 22h02

      Lai, aí depende… Depende porque se a pessoa faz a progressiva, por exemplo, de 3 em 3 meses, nem dá pra ver o estrago, porque antes de aparecer faz de novo, mas vai chegar uma hora que o cabelo não vai aguentar! Quem não mistura química também demora mais de ter problema…

  5. Yasmin  04/04/2014 - 23h56

    Ju, vc faz qual no seu cabelo? Luzes e selagem ? eu sei que selagem tbm é a mesma porcaria, mas é o que vc faz?

    • Ju Lopes  05/04/2014 - 22h01

      Flor, só faço luzes, parei com progressiva em 2012!
      Beijos

      • Yasmin  06/04/2014 - 23h56

        Eu não sei se foi aqui , ou se foi ainda no PE, mas lembro que foi ano passado que vi vc dizer que fazia selagem da cadiveu se não me engano….mas talvez o post fose antigo ne? e sobre aquele x-tenso da loreal, vc conhece? sei que ele afirma não ser “compatível” com outras químicas… mas tava pensando em desistir de loiro e progressiva e passar um tempo sem pra dar ele.

      • Ju Lopes  07/04/2014 - 00h08

        Flor, esse post é de 2011 ou 2012, e na época eu usava e defendia com unhas e dentes, até que tive o corte químico…
        Olha, o X-Tenso tem Tio e tem que fazer o teste da mecha pra ver se o seu cabelo aguenta, porque ele tem restrições, mas varei um post sobre isso, tá?
        Beijos

  6. ana paula  05/04/2014 - 23h40

    Oi Ju , passei pela fase da progressivas e meu cabelo esta uma palha , mas agora que acabou o efeito , meu cabelo esta super volumoso , o que usar para acabar com o volume do cabelo?

    • Ju Lopes  08/04/2014 - 21h13

      Aninha, aí complicaaaa! Vc descolore o cabelo?

  7. Tamyris  07/04/2014 - 16h41

    Ju, eu fazia progressiva no cabelo e parei faz anos, e depois entrei no mundo dos relaxamentos com tioglicolato hahaha, mas já fazem 6 meses que não retoco porque estou só tratando com reconstruções, nutrições e afins, já estou desesperada com a raiz enorme hahaha, não me vejo de cabelo cacheado, a definitiva x-tenso da loreal é uma boa opção menos agressiva? Beijos

  8. Marcia bonfim  07/04/2014 - 16h45

    * Ju preciso de ajuda urgente, teria a possibilidade de você fazer uma resenha de como recuperar cabelos extremamente danificados tinjo de loiro 03 da imédia só que ta detonado, tipo assim queria o passo a passo e a ordem do tratamento com hidratação, nutrição e cauterização qual se faz primeiro, de preferência com produtos não muito caros rsrsrsrs, bjuss

    • Ju Lopes  07/04/2014 - 21h30

      Márcia, vc precisa começar a reconstruir o cabelo com frequência!
      Beijos

  9. Yasmin  07/04/2014 - 23h38

    Faça Mesmo ;) mas assim , o que seria menos pior, o x-tenso ou a progressiva? Eu venho lendo varios posts sobre progressivas, fui dormir pensando em não fazer mais, aí depois que acorei lembre… n da pra viver de chapinha, pq basta um suor pra o cabelo virar um capacete. Acontece mt isso quando a raiz ta grande, ai vou e faço… até cheguei a ter cabelo 100% virgem de novo depois que engravidei pq foi a gravidez e mais 1 ano e meio de amamentação sem fazer nada, mas o cabelo na chapinha nunca ficava arrumado como antes.

    • Ju Lopes  10/05/2014 - 17h00

      Flor, eu acho que progressiva não é bom nunca, mas vc tem que ver se consegue se adequar ao T-Tenso, se ele funciona no seu cabelo!
      Beijos

  10. carla  08/04/2014 - 00h49

    sempre fiz definitiva no meu cabelo, mas dessa vez ao inves da definitiva fiz a progressiva…. pois queria fazer luzes nos meus cabelos!!! e agora? continuo com progressiva ou com a definitiva? sempre faco hidratacao… nutricao e reconstrucao….

    • Ju Lopes  08/04/2014 - 20h49

      Carlinha, todas elas são a mesma coisa, só mudam de nome!

  11. Nilciane  10/04/2014 - 21h02

    Oi Ju, você conhece ou já ouviu falar da Fashion Candy? Esse produto tem formol ou algum derivado?

  12. Amanda  27/08/2014 - 13h25

    Olá meu nome é Amanda eu tenho uma duvida que nem é sobre esse assunto eu queria saber como você fez esse site minha filha larissa e eu queriamos aprender a fazer esse site igual o seu e eu amo seus post pode me responder ? obrigado desculpe o encomodo

  13. juliana lima  29/11/2014 - 00h29

    oi Ju tudo bom?estou quaser louca pois há um ano fez umas mechas e desde de 2007 faço alisamento,então vc já sabe o que aconteceu ficou emburrachdo sofrei pra caranba,e hoje meu cabelo até já tinha se reculperado e agora estou indo para academia,e soube que o suor faz com que os cabelo emburrache,por conta do sal do suor,então amiga fui fazer minha raiz e novamente meus cabelos emburrachou o que eu faço?pois caiu muito cabelos e os que ficaram mudaram de testura esta horrivel parece cabelo pixaim,meu cabelo nunca foi pixaim ele tenha uma fibra boa e linda de se ver era todo enteiro e lindo,me ajuda

  14. Elisangela Pinheiro  11/02/2015 - 10h15

    Oi Juliana sou. Loira a ums 5 anos e fasso progressiva ,mas de ums dias pra cá percebi q o meu cabelo ficou meio estranho… Tipo meio rececado com umã espessura parece meio enrolado ,dai fui pesquisar e e tive a serteza esta Enborrachao,o q fazer… Nau posso mais fazer progressiva,e a chapinha posso estar fazendo???? Esse tratamento só no salão ou tem em casa já fiz até aquele com vinagre de maçã. Foi bom mas nau tirou o emborrachado. Me ajudaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  15. Bruna  18/05/2015 - 14h33

    Ju, custei a entender isso, mas hj eu já não faço mais. Acontece que dei preferência para reconstruções (Senscience) e shampoo de tratamento (Joico K pak), mas ainda não vi melhora =O. Meu cabelo é liso e danificado por conta das luzes… Help me! :´(

  16. Juliana  18/05/2015 - 20h17

    É Ju sou cabelereira a dois anos, e sabe tento muito falar pras clientes que a progressiva não adianta que isso e balela e tals mais infelizmente, muitas fazem ouvido de mercador sabe?! e que quer fazer, ai eu falo e sua conta em risco pois to avisando que e melhor vc fazer uma nutrição, hidratação, cauterização do que lasca mais química no cabelo, que já ta coitado na palha… emfim espero que as amigas cabeleireiras tenham consciência e façam o mesmo alertando… muitas das vezes a cabeleireira que ama o dinheiro, e processada por isso!!! adorei o poste vc e show de bola Ju, sempre repasso no face… coisas que ja sabia por estudo e MUUUUUUUITAS coisas que aprendi com vc. <3

  17. Silvana  26/06/2015 - 08h52

    Olá
    Gostaria de saber se você já experimentou a progressiva caseira, onde até colocam uma receita com alguns produtos que não sei se seria fácil de acha, porém são produtos que parecem não agredir o cabelo,mas será que funciona?

  18. GREICE  09/07/2015 - 13h46

    OLA JU ,ADORO SEU BLOG,VC ME INSPIRA ,AGORA PARANDO DE BAJULAÇÃO,ME TIRA UMA DUVIDA(DUAS).E VERDADE QUE O ANTIBORRACHAMENTO DA MAGIC COLOR FUNCIONA? A OUTRA DUVIDA, EU ESTAVA LOIRA MAIS O FUNDO DO CABELO ESTAVA MEIO AVERMELHADO ,AI ESCURECI O CABELO NUM CASTANHO E LOGO DEPOIS PASSEI DEKAP COLOR PARA TIRA O EXCESSO QUANDO FUI DAR UMA SHAMPOOZADA MEU CABELO FICOU PRETO,COMO ASSIM USEI OX 30 E DESCOLORANTE DA AMENDE O DO POTE VERMELHO ENTAO VC SABE O QUE ACONTECEU?

  19. Ellen Torres  28/08/2015 - 18h18

    Falou tudo Ju!
    Obrigada por esclarecer as nossas dúvidas.

  20. Luica Ribeiro  15/09/2015 - 09h48

    Bom Dia,Ju

    Gostaria de saber sobre este alisamento natural,leite e maizena e lei de coco com limão ,funciona?

  21. Deiziane  07/10/2015 - 21h15

    ja fiz progressiva e não faço mas nunca…detonou

    ja estou na 3 definitiva… pq não tenho pra onde correr… ate que bonitinho o bichinho

    ( eu cuido bastante,, faço investimento, mas ele quebra do msm jeito não sei o q faço)

    só de escova não da pra sobreviver… meu cabelo é bem cacheado. quando lavo meu cabelo não me reconheço
    amo cuidar do meu cabelo….

    mas é horrivel ser escrava dos retoques

  22. Caroline  25/07/2016 - 18h32

    Ju, no salão que eu frequento eles possuem um botox da Truss com queratina, que não alisa, é apenas uma cauterização.
    Me ofereceram um envelopamento, em que dizem que ele reduz o volume e controla os fios, é um tratamento a base de aminoácidos, não tem formol.
    Não sei se seria uma boa opção, meu cabelo é castanho claro e faço luzes de 6 em 6 meses.

  23. Eveline  12/12/2016 - 14h05

    Boa tarde amiga Um cabelo emborrachado, que está bastante mole pode hidratá ou nutri? Porque eu fiz e não deu certo piorou emborrachado. Acho que só aminoácidos mesmo.

  24. Gislaine Brum leal  02/04/2017 - 18h40

    Meu cabelo esta cm mechas so q ele emborracho gente me ajudem n sei o q fazer

  25. Melissa  19/06/2017 - 15h32

    Oi será que meu cabelo vai emborrachar se eu fizer botox ?? ? Nunca fiz química no cabelo

O que você acha do JV?
Amo as dicas, resenhas...enfim, tudo aqui no JV é um serviço público e de grátis rsrs , sigo as dicas da Ju e até hoje…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Pela janela do carro e mesmo assim foi bonito de ver! #blogbellealmeida #pordosol #sunset
  • Chás para o cabelo! By @ohhlollas
#cabeloslindos 
#cabelossaudaveis 
#jurovalendo 
#sejoga
  • Partiu #ruacoberta ! A tarde toda com essas queridas  lá no espaço #EuAlmaDeFlores aqui em #Gramado ! #jurovalendo #coisasdedivas #antigosfranzoi
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo