10.04.2014

Os Novos Tipos de Shampoo

A gente não dá muita atenção ao shampoo, afinal ele só tem a função, a princípio, de limpar os fios, né? Até um tempinho atrás essa afirmação seria sim verdadeira, mas a cada dia surgem novas possibilidades, novos tipos de shampoo,  e eles vêm ficando cada vez mais específicos e, em alguns casos, já assumem a função de realmente tratar o cabelo.

Os Novos Tipos de Shampoo

Shampoo Balm

Já falei sobre eles aqui um tempo atrás (post aqui), e tenho visto cada vez mais pessoas aderindo. A razão é simples: a grande maioria faz químicas capilares, e com isso os fios ficam mais frágeis e ressecados, o que significa que o uso de um shampoo em balm, que é bem menos agressivo e possui um poder maior de tratamento, é uma boa ideia.

Os Novos Tipos de Shampoo

O grande diferencial deles, além da textura, que é mais cremosa, é que os ativos de limpeza são mais leves e eles vêm com uma concentração maior de ativos de tratamento, geralmente de ação hidratante e nutritiva, o que significa que ele limpa suavemente e trata os fios.

Quem precisa de uma limpeza mais suave, como, por exemplo, quem faz uso de tonalizantes e colorações, pode se beneficiar muito desse tipo de produto, porque o cabelo acaba não desbotando com tanta facilidade.

Shampoo “Sem Espuma”

A grande maioria acredita que, pra limpar, o shampoo tem que fazer espuma, e quanto mais melhor, de modo que os produtos sem ou com pouca espuma tendem a ter uma rejeição maior, o que é, a princípio, uma bobagem, já que o nível de limpeza não tem relação nenhuma com a quantidade de espuma.

Esses produtos tendem a limpar de forma mais suave, sem agredir os fios nem o couro cabeludo, e por isso produzem menos espuma. A grande maioria dos shampoos orgânicos e dos shampoos sem sulfato são desse tipo, e eles são excelentes, mesmo não produzindo muita (ou nenhuma) espuma, entende?

Os Novos Tipos de Shampoo

Eu, que tenho o couro cabeludo mais oleoso, prefiro usar antes do produto sem espuma ( e também do shampoo balm) um shampoo de “primeira lavagem” ou, como costumo falar, um pré shampoo. A razão é que  não acho que eles limpem o cabelo oleoso na medida correta, exceto o da Rahua, que é orgânico e maravilhoso.

Todos os shampoos sem espuma precisam de um produto de primeira lavagem? Claro que não, existem várias exceções, mas a regra é essa.

Shampoo de Primeira Lavagem

Falei sobre isso pela primeira vez uns dois anos atrás, em artigo pra um portal, e desde então não abro mão do tal pré shampoo, que nada mais é que um produto mais neutro ou pra cabelos oleosos que a gente usa como primeira lavagem, simplesmente pra limpar mesmo, pra deixar o couro cabeludo fresquinho e o cabelo livre de resíduos, o que melhora a absorção dos ativos de tratamento.

Se não uso esse tipo de produto antes do shampoo “normal” noto, com o tempo, que o cabelo vai ficando opaco e pesado, então aposto mesmo!

Os Novos Tipos de Shampoo

O de Argiloterapia, de O Boticário, é maravilhoso (post aqui), amo o Pureza Refrescante, da Seda, pra essa função e já fiz um post aqui com várias opções baratinhas (aqui).

Vocês costumam usar esses tipos de shampoo? Indicam algum?

+ Tipos de Shampoo

Beijos, Ju




Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
21 comentários
  1. Audrey  10/04/2014 - 12h23

    Oi Ju!!

    Uso o do Boticario, acho bonzinho, mas p/ mim não funciona muito bem, pois os fios ficam com muito frizz, mesmo passando um nutritivo ou bem hidratante por cima. Insisto em usar, claro, afinal quero fios bem limpinhos, mas em mim dá esse efeito, infelizmente.
    Não sei sei é por conta da tinta que isso acontece, enfim…
    Beijos.

    • Ju Lopes  13/04/2014 - 20h58

      Nossa, eu amo ele!Mas cada cabelo é uma sentença mesmo, não tem jeito!
      Beijos

  2. Elis  10/04/2014 - 13h13

    Ju me falaram que o shampoo ant residuo não é recomendado para cabelo loiro porque resseca, isso é verdade? Adoro o da natura, ele é muito refrescante e limpa bem o cabelo.

  3. Heloisa  10/04/2014 - 16h18

    Ju, você acha que o hidra-cauterização da Pantene poderia ser considerado um shampoo balm?

  4. Patricia  10/04/2014 - 20h36

    Ju, fiz esse teste com o pre shampoo. É verdade. Se vc está com o cabelo sujo e lava cm shampoo hidratante, cm o tempo ( e não muito ) o cabelo fica pesado, oleoso. Nossa, estou amando. Escuta, sabe aquele shampo da Loreal, um trasnsparente, Pure Resource. Ele pode ser usado com essa finalidade, ou ele é mais um shampoo anti residuo???? Ju, vc tem receitinhas com o oleo da Jonhson??? Eu tenho um vidro aqui em casa, novinho e estou sem ideia do q fazer cm ele. A gente pode fazer umectação???? Aguardo. Um bjim.

    • Ju Lopes  13/04/2014 - 20h54

      Paty, que bommmmmmmmmmmmmmm! Ele pode sim, mas acho muito caro pra usar só pra isso Paty! Ah, tenho, vou começar a postar, pode deixar! Pode não!
      Beijos

  5. Jeizy de Souza  11/04/2014 - 09h19

    Ju fugindo um pouco do tema, vi esse video no Bem estar (http://g1.globo.com/bem-estar/videos/t/edicoes/v/melhor-retirar-maquiagem-com-produto-sem-oleo/3239328/) sobre um colírio, o Bimatoprosta que faz crescer e escurecer os cílios, já ouviu falar? Me parece interessante haha
    Beijinhos

    • Ju Lopes  13/04/2014 - 20h53

      Já sim flor!

      • Angela  15/04/2014 - 10h16

        Qual a sua opinião sobre ele? Faz um post pra gente…

      • Ju Lopes  20/04/2014 - 17h15

        O da Pantene tem resenha!

  6. Andréa Quinzeiro  11/04/2014 - 10h39

    Ju, eu estou usando o argiloterapia do boticário por indicação sua e estou amando. Como lavo os cabelos todos os dias uso duas vezes por semana e os cabelos ficam super leves…adoooooro! Bjs

    • Ju Lopes  11/04/2014 - 10h41

      Déa, que bom saber disso! Adoro esse shampoo, adoro! :)
      Beijos

  7. Elis  11/04/2014 - 10h47

    Ju me falaram que o shampoo ant residuo não é indicado para cabelo loiro porque resseca muito, isso é verdade? Uso o da natura, tem um cheirinho ótimo e é bem refrescante, uso sempre antes da hidratação.

    • Ju Lopes  13/04/2014 - 20h53

      Elis, não é indicado não, exceto se for específico!
      Beijos

  8. Polânia  15/04/2014 - 08h55

    Ju queria que vc me indicasse um bom alisamento, já que to te seguindo e caindo fora das progressivas da vida, mas por outro lado meu cabelo é muito cheio de frizz, bem ressecado e poroso e precisa de uma química, então estou pensando em alisar, algo mais leve claro e queria indicação sua. Bjks

  9. […] pouco tempo que falei por aqui dos novos tipos de shampoo (post aqui), mas temos mais uma novidade: o shampoo em pó!, Tem da Lush (custa R$68,00), mas é […]

  10. Jéssica Reis  02/09/2014 - 17h15

    Ju boa tarde o shampoo tio nacho é bom mesmo pois como ja falei tive corte quimico e estou usando o extreme-up ele servi

  11. TATY  20/03/2015 - 11h45

    GOSTARIA DE SABER SE O SHAMPOO DA MOVEX DE BAMBU E PRO PRA CABELOS COM OMBRERE

  12. samantha britto  20/03/2015 - 12h06

    Ju, estava aguardando ha muito tempo um post sobre os shampoos balm. Quero muito comprar mas tenho muita dúvida sobre qual. Vc ja usou algum desses? Indica qual? Bjus!!!

O que você acha do JV?
Amo JV !!! Minha bíblia capilar. Tá com dúvida, vai lá que você acha a resposta! E se não achar, a Ju providencia! Amo, Amo,…
As leitoras mais incríveis da vida
  • A @evelynregly acertou em cheio, a máscara dela é do babado mesmooooo, é poder, meu povo! 😍🙌🏻 Sabe aquelas máscaras bem equilibradas, com ativos hidratantes, nutritivos e reconstrutores, especialmente aminoácidos de baixo peso molecular, que são curingas e sempre funcionam quando o cabelo dá piti e não dá certo com nada? É essa! 🎊🎉 O pH dela é baixo, alinha e sela muito os fios, deixando o cabelo bem macio e sedoso, soltinho, com balanço e com menos frizz. E o melhor é que não pesa nadinha, então todo mundo pode usar! ✨

E ó, tô usando muito pra substituir o condicionador, porque repõe nutrientes de vários tipos e sela direitinho. Tô gostando demais! ☺️| Publicidade ✨

#timeembelleze2017 #embelleze #novexedobabado #PromoJu #Cabelos #CabelosLoiros #JuroValendo
  • Porque eu amo❤

#behappy😊
#feemdeus
#maquiagembh
#maquiagemdenoiva #makeupartist
#makebasica #makeupslaves #universodamaquiagem_oficial #maccosmetics #macsavassi #makeupbyme #jurovalendo #inxtalove #instalife #blogueiras #bloggers #maqbellamakeup #maquiadoraemcontagem #inglot
  • Olha dica de máscara para quem tem pele oleosa e poros dilatados! Vi no blog da Ju do @jurovalendo e tinha que compartilhar com vocês. É uma receita caseira indicada por uma cirurgiã plástica, então tá valendo mesmo. 
Pra fazer a máscara: 
1 colher de sopa de maizena;
2 colheres de sopa de soro fisiológico gelado.
É só misturar até fazer uma papinha e aplicar na pele seca. Após 20 minutos, enxaguar o rosto e pronto.
💁🏻 Quem curtiu a dica?? E alguém já conhecia?? Já tinha usado essa máscara?? Contem tudo!!
💋Marisa .
.
#trintaeuns #instablog #instablogger #blogger #blogueirasdabahia #blogueira #dica #dicadebeleza #dicadeamiga #cuidadoscomapele #jurovalendo #mascarafacial #mascarademaizena #peleoleosa #pelemista #porosdilatados
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo