06.05.2014

Como Recuperei Meu Cabelo

No final do ano passado meu cabelo estava com a cor linda, mas com uma textura péssima, e foi por isso que resolvi dar um tempo no descolorante pra poder fazer um tratamento intensivo, sabe? Como fazia o retoque das luzes com muita frequência, os fios foram afinando, ficando porosos e sem brilho, mesmo tratando direitinho.

Isso acontece porque o descolorante é bem agressivo, mesmo que seja usado um produto de qualidade, já que ele, junto com o pigmento, remove também substâncias essenciais para o cabelo, e mesmo quando a reposição é feita periodicamente através de reconstruções, cauterizações e hidratações, não é suficiente, porque quando você começa a recuperar o cabelo, “taca” descolorante de novo e remove massa capilar. Ou seja, a coisa não melhora nunca.

recuperei cabelo

A solução intermediária seria dar uma pausa maior no retoque, tipo de 3 em 3 meses, só que meu cabelo é muito escuro e minhas luzes eram muito claras, e mesmo apagando a raiz, ficava incomodada, sabe?

Daí escureci com a 7.0 e comecei a tratar. Como tenho que testar muita coisa por causa do blog, não tenho como manter a rotina de usar só um determinado “grupo” de produtos, então o que eu fiz foi estabelecer um “calendário” de tratamento, e sempre que surgia um produto novo encaixava nesse calendário.

cabelo

Optei por não começar com o Extreme-Up (Top 6 Reconstruções), que é um super reconstrutor,  porque não tinha ele aqui e não queria investir, já que tinha outras coisas em casa (adequação é tudo minha gente!). O que usei mesmo de reconstrução foi a misturinha reconstrutora (post aqui), que fiz uma vez na semana nos últimos 4 meses,  e a cauterização caseira (post aqui), que fiz a cada 30 dias. Fora isso, uma vez na semana fiz hidratação e uma vez nutrição, dando um espaço de dois dias de um pro outro.

Pra hidratar usei com mais frequência a Moisture Recovery, da Joico, que eu amo (falei dela nesse post aqui), o BB Cream da Pantene (post aqui), a Máscara de cacau, da Seda (uso como hidratação e nutrição). A nutrição eu fiz com óleo de pracaxi, óleo de coco, de abacate, o que tivesse aqui em casa. Usei por 4 vezes a misturinha nutritiva e adorei (post aqui), e nas duas últimas semanas caprichei naquele tratamento de choque que mostrei nesse post aqui.

cabelo

Shampoo e condicionador eu alternei muito já que preciso testar produtos aqui pro blog, mas tem alguns que usei por mais tempo e que senti uma diferença maior. Usei o Shampoo  Hidro-Cauterização da Pantene, usei o Shampoo Moisture Recovery, da Joico, e agora comecei a usar o shampoo e o condicionador da linha K-Pak, também da Joico, porque quero caprichar na reconstrução pra voltar pro loiro no final do mês.

Durante esses 4 meses evitei usar a prancha (tenho usado no máximo uma vez por semana), mas continuo secando os fios dia sim, dia não, só que aí uso um protetor térmico, o que é essencial pra que o cabelo não danifique ainda mais. Algumas vezes esqueci a ordem das coisas, esqueci de fazer uma coisa ou outra, mas tudo bem, porque isso aqui não é uma operação de guerra, né?

cabelo

Por 3 meses usei o leave-in da Rahua, que eu amo, mas agora tô alternando o da linha Moisture Recovery e o Uniq One, mas queria ter usado o Trauma, da L´anza, que é puro poder, só que tinha esses aqui e não quis gastar sem necessidade

Não fiz nenhum tratamento em salão e nem precisei investir horrores, e mesmo assim meu cabelo melhorou absurdamente! A textura é outra, ele tá mais “encorpado”, muito mais macio e com bastante brilho, do jeito que eu gosto!

Não existe receita de bolo porque cada cabelo tem uma necessidade específica,  e ninguém precisa comprar só produtos caros, o que precisa mesmo é existir uma rotina de tratamento, sabe? Fazendo isso o cabelo melhora sim, é só ter paciência!

cabelo

Agora o que eu mais quero é voltar pro loiro, porque nada combina mais comigo que um cabelão loiro!

Beijos

Ju

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
67 comentários
  1. Vania Cerqueira  06/05/2014 - 14h43

    Sinceramente alem de mega tratado, v ficou otimaaaaaaaa com essa cor

  2. ELIS  06/05/2014 - 15h07

    Nossa ju!!! Ficou maravilhoso seu cabelo, bjs valew pela dica.

  3. Talitah  06/05/2014 - 15h54

    Juh sei que vc ja passou um cronograma para cabelos danificados, mais tem como vc passar o link, obrigada, bj

    • Ju Lopes  06/05/2014 - 18h18

      Ta, quando chegar em casa procuro certinho e te passo, tá? Beijos

  4. Mima Luz  06/05/2014 - 16h02

    Oi Ju! Seu cabelo está lindo, parece forte e saudável.
    já passei por isso tbm, ja tive um corte quimico traumatico mais acho que toda loira da um tempo no descolorante mesmo, quando fiz isso nao me reconheci no espelho, mais é necessário, fazer o que ne, mais que bom que vc esta pronta pra ficar loira novamente. Vc é linda! Um beijo

    • Ju Lopes  06/05/2014 - 18h20

      Mima, obrigada! Eu fico muito agoniada de cabelo escuro, mas foi necessário mesmooo! Obrigada de novooo! Beijos

  5. Gleice  06/05/2014 - 16h22

    Sua linda! Acho bom voltar pro time das loiras mesmo rsrs, faço tudo q vc faz, já sabe né rsrs.Vou dar uma olhadinha nesse shampoo da pantene q vc disse.. estou precisando de mais opções de shampoo.Eu ja uso o da SEDA q vc indicou pra pré-lavagem, reconstrução da acquaflora, falta pra hidratação e nutrição.Qual os shampoos melhores? Bjoos gatona.

    • Ju Lopes  06/05/2014 - 18h21

      Oi Gleice! Aiii, eu adoro esse da Pantene, o cabelo chega “escorrega” kkkkkkkkkkkk Já testou a máscara marrom da Seda, a de cacau? Eu amooo!
      O shampoo marrom da seda também é muito bom, eu amo ele, amacia demais o cabelo! Beijos minha flor

  6. Lu  06/05/2014 - 16h50

    Cabelo bem tratado (a moldura do nosso rosto, né), brilha tanto, sugere saúde. Eu tenho feito a mistura que vc ensinou de bepantol líquido com aquela máscara da Tressemé e me surpreendeu, esta bem tratado agora Ufaa (realmente rolava o preconceito bobo com máscara mais econômica). A cada aplicação, foi melhorando, havia clareado bastante no verão com aquele sun in :p, não era para agredir tanto, considerando a formulação, mas havia detonado. Estou escrevendo hj, especialmente para agradecer, seu trabalho é muito legal, analisando formulações e nos oferecendo alternativas. Até indiquei seu blog às minhas amigas. beijos Ju
    Vc fica mais menininha com o cabelo castanho ;) Mas fica linda tb loira rsrs E agora?

    • Ju Lopes  09/05/2014 - 10h20

      Lu, isso mesmo!
      Lu, eu também super tenho preconceito até hoje, sabia? E eu mesmo fico surpresa quando funciona! kkkk
      Obrigadaaaaa Lu, fico feliz em saber que estás gostando!
      Aiii, quero o loiroo Lu, minha alma é loira! kkkk
      Beijos

  7. Lays Oliveira  06/05/2014 - 16h53

    Oi, tudo bem? Comecei a ler seu blog a pouco tempo pela mesma situação (cabelo loirão + progressiva) então precisei cortar curtinho e escurecer, e seco com secador… Meu cabelo é cacheado, e fico impressionada, quando você diz que o seu é cacheado e você consegue deixá-lo tão natural com escova! Fica muito lindo! Esse é o meu maior problema! tenho um bom secador, protetor térmico e tal… Mas sempre incha ou não fica um acabamento legal… Você tá de parabéns!

    Beijos

    • Ju Lopes  09/05/2014 - 10h19

      Oi Lay! Ah, mas só fica assim por causa do defrizante, já falei dele aqui, é um da L´anza que alisa até a lavagem seguinte! Já usou ele?
      Obrigada Lay!
      Beijos

  8. Vanessa  06/05/2014 - 17h53

    Ta num brilho só hein nega! parabens!!!

    Juh como nao gostei do loiro q fiz a 30 dias atras, resolvi refazer em outro salao… Ta um loiro divo, mega platinado com raiz natural.. lindo de viver
    Mas em petição de miséria.
    Imagina em 30 dias 2 descolorações.
    mas to com o arsenal em dia pra recuperar … porque eu passo a mao tenho vontade de chorar de tao aspero.
    Comprei a Linha Joico na Fellunique e espero q nao demore pra continuar tratar e um tal de SH-RD que li tanta coisa boa dele q nao resisti e investi no danado… esperar chegar e tratar né? :-0 ohhh vida de ser loira… mas eu acho Divoh hehehe

    • Ju Lopes  09/05/2014 - 10h16

      Nessa, ele melhorou muito mesmo, aí reluz mais, né? Mas tá com escova e aí brilha mais mesmo! rs
      O SH é maravilhoso, já vi muita gente indicar e é bem potente!
      É difícilllll mas ó, não me imagino com outra cor, eu gosto é do loiro!rs

  9. Lidyanne  06/05/2014 - 17h58

    Ju, eu tenho o Kit Moisture Recovery, usava com produto diário mesmo, uma vez na semana no mínimo usava o balm, e lavava o cabelo dia sim dia não e passava o condicionador. Tenho a máscara da Joico e da Kerastase de reconstrução, que passei a usar de 15/15 dias depois que fiz progressiva, as vezes até menos. Acontece que não sei se foi coincidência, ou não sei o que aconteceu, mas meu caelo começou ficar com textura de palha, quase na mesma época que comecei a usar a glicerina no cabelo. Eu sei que esse balm não precisa, mas era a máscara que eu tinha em casa, e eu queria testar, testei nesse da Joico e no da senscience, logo no início eu adorei, mas depois meu cabelo foi quebrando e ficando horroroso, caindo aos montes, de bater o desespero sabe? Bom, não sei se foi isso, se estava usando demais, tanto que tinha comprados os produtos de 1L e dei uma baixa significativa em poucos meses, mas agora comecei a de fato fazer o cronograma capilar e to me segurando pra avançar nas coisas, com auela pressa que a gente tem de ver o resultado logo.

  10. Lidyanne  06/05/2014 - 18h02

    ***Ju, eu tenho o Kit Moisture Recovery, uso como produto diário mesmo, uma vez na semana no mínimo usava o balm, e lavava o cabelo dia sim dia não e passava o condicionador da linha. Tenho o kit da Joico k-pak e da Kerastase de reconstrução, que passei a usar de 15/15 dias depois que fiz progressiva, as vezes até menos. Acontece que não sei se foi coincidência, ou não sei o que aconteceu, mas meu caelo começou ficar com textura de palha, quase na mesma época que comecei a usar a glicerina no cabelo. Eu sei que esse balm não precisa, mas era a máscara que eu tinha em casa, e eu queria testar, testei nesse da Joico e no da senscience, logo no início eu adorei, mas depois meu cabelo foi quebrando e ficando horroroso, caindo aos montes, de bater o desespero sabe? Bom, não sei se foi isso, se estava usando demais, tanto que tinha comprados os produtos de 1L e dei uma baixa significativa em poucos meses, mas agora comecei a de fato fazer o cronograma capilar e to me segurando pra não avançar nas coisas, com aquela pressa que a gente tem de ver o resultado logo.

  11. julianna ribeiro  06/05/2014 - 18h28

    Ju, qual é a cor que está no seu cabelo, é perfeita!
    estou querendo escurecer meus fios mas ainda nao achei nenhuma cor legal. Queria que ficasse assim, como o seu.
    bjs

    • Ju Lopes  06/05/2014 - 22h01

      Ju, é o 7.0 + Biondina!
      Beijos

      • julianna ribeiro  07/05/2014 - 21h30

        Nossa, os 7.0 que vejo parecem ser tão claros… ainda mais em cabelos ja descoloridos.
        mas vou tentar!
        bjs

      • Ju Lopes  09/05/2014 - 10h13

        Ju, pois eu acho super escuro! kkk

      • Camila Palmeira  03/06/2014 - 20h51

        Biondina Ju?
        Eu queria saber a marca da tintura que usou.. ^^

        Beijos

      • Ju Lopes  13/07/2014 - 09h26

        Biondina Mila! rsrs
        Foi Koleston, Soft Color!

  12. Bruna Bussular  06/05/2014 - 19h43

    Show hein Ju! Mas sinto saudades de vc loira!! hehe
    Embora o cabelo esteja impecável.
    O meu que por estes dias antes não respondendo muito aos tratamentos. To #Chatiada kkkkk

    • Ju Lopes  06/05/2014 - 22h00

      Bruuu, tenho que responder teu e-mail! Me manda teu cel também!
      Também sinto falta, MUITA! Tu tá acidificando?
      Beijos

      • Bruna Bussular  07/05/2014 - 06h37

        Estou acidificando de 10 em 10 dias. Quando faço fica uma beleeeeza rsrs
        Vou mandar o cell no email tá? Bjos!!!

      • Ju Lopes  09/05/2014 - 10h15

        Já vi o e-mail Bru, anotado!

  13. renata  06/05/2014 - 19h44

    nooooossa vc tá mais linda! prefiro vc assim, essa cor de cabelo te deixou ainda mais jovem!! linda, linda, linda!!!!

  14. renata  06/05/2014 - 19h47

    oi, sou eu de novo rsrs. vc pode me enviar, por favor, o seu cronograma capilar? obg!!! :)

    • Ju Lopes  06/05/2014 - 21h59

      Rê, não sigo certinho não, o que eu fiz foi o que tá nesse post, mas não tenho muita regra não!

  15. Fabiana Assunção  06/05/2014 - 20h51

    Ju, achei que você ficou bem melhor com esse cabelo, inclusive com uma aparência mais jovem e natural. Parabéns pela recuperação do cabelo. Sabemos que não é fácil! bj

    • Ju Lopes  06/05/2014 - 21h58

      Fabi, também achei que fiquei mais “novinha”, mas acostumo não! rsrs

  16. Aliel  07/05/2014 - 10h29

    Oi Ju, seu cabelo está com uma aparência ótima!
    Se eu apenas pintar meu cabelo de loiro com ox de 40 volumes, irá danifica-los?

  17. Katy  07/05/2014 - 13h38

    Oi Juh adorei o post, adoro tds :D, só fiquei com uma dúvida, os óleos vc usou com alguma máscara nutritiva ou sozinhos? outra dúvida, meu cabelo ta quebrado na franja(chapinha), alguma dica?
    Bjks…

    • Ju Lopes  09/05/2014 - 10h14

      Oi Katy! Que bom saber disso flor! ;) Ah, eu uso de todo jeito, mas pelo menos 2 vezes no mês uso o óleo puro e deixo a noite toda! Capricha na reconstrução e USE um protetor térmico!
      Beijos

  18. Jeizy de Souza  07/05/2014 - 15h07

    Ju vc esta linda com essa cor de cabelo, está um arraso… eu acho que super combina com vc!!
    Beijinhos :D

  19. lai  07/05/2014 - 15h07

    suas dicas sao boas, mas o texto… ;p

    • Ju Lopes  07/05/2014 - 16h43

      Lai, que bom que gostou das dicas. Quanto ao texto, bom, é uma pena que não tenha gostado, e você, aliás, é a primeira pessoa que diz isso. Espero que escreva muito bem!
      Beijos <3

  20. cintia  07/05/2014 - 23h14

    Seu cabelo está com uma aparência ótima.
    Se eu somente pintar meu cabelo de louro com ox de 40, irá danificar menos que o descolorante ou o estrago é o mesmo?

    • Ju Lopes  09/05/2014 - 10h12

      Obrigada flor! Então, depende muito da tinta, mas o descolorante estraga mais sim…

  21. Luciana Pereira Gomes  13/05/2014 - 13h39

    Nossa sou suspeita pra falar, adoro cabelo escuro, mais vc ficou linda!!!!

  22. Roberta  15/05/2014 - 13h05

    Olá ju,vc escureceu seu cabelo com tinta ou tonalizante?prentendo fazet o mesmo,pois me cabelo está muito fininho!bjos

  23. Meyre Hellen Mesquita Mendes  15/05/2014 - 14h13

    Menina, lembro de vc dando dicas para as platinadas e agora assustei quando te vi morena…
    Volta sim para o loiro…
    Eu estou platinada de luzes também, antes estava com uns poucos fios puxados, mas agora empolguei…
    Adorei as dicas de mascaras, comprei umas boas…
    Bjs

  24. Danni Couttinho  16/05/2014 - 11h13

    Ju seu cabelo ficou absurdamente hidratado,brilhoso e lindo.
    Dá pra ver nas fotos o quanto está macio.
    Querida o meu tem mechas também como o seu tinha.
    Alias é até parecida a cor.
    E por mais que eu hidrate,faça tudo, o loiro é difícil de se conviver porque assim como você eu também ficava retocando muitas vezes, o que detonou minhas madeixas.
    Agora to pensando seria mente em fica um longo tempo sem fazer e porque não deixar sair todo esse loiro.
    Amei a cor que você usou.
    Que tom é esse?
    e qual a linha da tintura?

  25. Camila Palmeira  03/06/2014 - 16h07

    Oi Ju, todas as dicas anotadas, agora me diz.. Foi você que mesma que tirou suas luzes? Usou Tintura? Qual marca e qual o número?

    É que eu tenho luzes à quase 2 anos e já estou enjoada, minha dúvida é como fazer para tirar as luzes, as dicas para o tratamento eu já peguei todas!!
    Adoro suas postagens e suas dicas!!
    Seu cabelo está lindo!! ^^

    Beijos

  26. Marilia Souza  30/06/2014 - 09h25

    Oi Ju, ficou muito lindo seu cabelo, gostaria de saber se passando uma tinta mais escura igual vc fez, não tem problema em descolorir mesmo o cabelo estando pintado de mais escuro? gostaria de uniformizar a cor do meu loiro, mas nem sei como começo .. amo seus posts…
    Beijos

  27. Sheilla  25/07/2014 - 20h43

    Eu achei vc mais bonita com esse cabelo. rsrs
    A cor ficou linda!

  28. greice  24/08/2014 - 18h43

    oi eu queria saber eu descolori meu cabelo ontem fiz mechas so que naõ to gostando muito não me acostumei com o escuro. quando que é o tempo pra mim tonalizar?? eu amei essa cor pretendo jogar ela bjos

    • Ju  24/08/2014 - 18h52

      Flor, depende de como esteja o seu cabelo em termos de resistência….

  29. cristiane  27/08/2014 - 17h59

    Oi Jú , estou morrendo de vontade de escurecer !!!! Achei super natural essa cor … ame! vc passou na raiz?

  30. cristiane  27/08/2014 - 18h08

    Aguardando a resposta Juju :*

  31. Niedja Ribeiro  28/08/2014 - 11h59

    Bom dia Jú. Estou farta da minha aparência, que perdura há mais de 20 anos, cabelos sempre com a mesma tonalidade, justamente, porque tenho receio de virar escrava dos salões de beleza. Por esse motivo não ouso colorir os cabelos. Meu cabelo é castanho escuro, como o seu, mas queria muito poder clarear sem deixa-lo laranja, depois que desbota.

  32. patricia  09/09/2014 - 10h48

    Olha, vc fica bem melhor de cabelo escuro. so uma dica!!

  33. Karine  27/09/2014 - 12h49

    Oi ju …tem como vc passar o link do CC para cabelo danificado??? Bjs

  34. Fernanda  28/11/2014 - 00h04

    Ju, rs bom? Eu to com o mesmo problema, fiz luzes algumas vezes durante o ano, a cor está bem bonita, um loiro bem claro e e meio pastel sabe. Mas… Meu cabelo é muito fino e cacheado e mesmo tratando muito, está detonado e com uma aparência horrível quando eu não faço escova. To pensando em escurecer, o natural dele é um castanho claro. Queria saber se só o fato de escurecer o cabelo já melhora meu problema. Pq estou cuidando muito e não percebi melhora ainda… Será que só escurecer e continuar tratando resolve? Me ajuda! Adoro suas dicas! Bjos

  35. leticia vieira  10/02/2015 - 12h47

    estou apaixonada pelas suas dicas e amei a cor da segunda foto vc poderia me dizer q tinta é ?

  36. luci  02/06/2015 - 11h41

    oi ju adoro seus tdo que vc nos ensina e melhor da tdo certo
    mas aqui vai uma duvida cruel a qual estou passando tenho muitos cabelos brancos e uso coloração loiro e com suas dicas um loiro maravilhoso e por conta dos brancos tenho que retocar diariamente
    sera que fica legal escurecer a raiz

  37. Liliane  09/06/2015 - 19h02

    Juju, por favor me ajuuudeee!
    Qual marca da tinta 7.0 que vc usou, estou com mtu cabelo tao alaranjado e com as pontas tão ressecadas, que vou escurecer depois volto para o meu amado loiro.
    linda!

  38. patricia rodrigues  05/10/2015 - 21h18

    Ju boa noite adoro seu blog,tenho cabelos escuros,porem estao loiros ja a 8 anos que uso loiro so que ano passado tive corte quimico quase morri de desespero e igual vc diz minha raiz e muita escura e pede rapido pra fazer i retoque de luzes mas o meu cabelo ta bem acabo e fora que diminuiu muito ja nao sei o que eu faço! Faço hidrataçao toda semana e matizo ele mas ja nao esta com a cor tao bonita o que eu faço???

  39. valdete coutiho  06/10/2015 - 02h04

    Ju meu cabelo e horrivel
    Posso fazer oq for. continua
    O mesmo ruim. Não sei oq fazer.

O que você acha do JV?
Fiz a escova da Marie Luise e amei. Só faço ela.
Ano novo 2023: como se preparar para a virada! Preparando a casa para o ano novo 2023 Superstições de ano novo: um 2023 de muita sorte! Ceia de ano novo pra ter muita sorte! Não dorme bem? Para você que não consegue dormir! Numerologia da casa 6: A casa da harmonia! Numerologia da casa 5: A casa das mudanças!