04.06.2014

Aprenda a Usar Seus Erros a Seu favor

É impossível passar por essa vida sem cometer erros. Erros pequenos, grandes, gigantescos… A gente não nasce sabendo e a única maneira de aprender é tentando, e nisso está implícita a possibilidade de errar.

Mesmo sabendo que todo mundo erra e que, sim, isso é normal, nós vivemos apontando o dedo para os erros alheios e, na maioria dos casos, não nos perdoamos pelos nossos.

erros

Quem nunca passou dias, meses ou anos se culpando e punindo por um determinado erro? Quem não passou a mesma quantidade de tempo apontando o dedo pra alguém por um erro cometido, como se a pessoa fosse o ser mais desprezível da face da terra, como se ela não pudesse se arrepender, mudar, melhorar?

Todos somos assim, mas isso, ó, é um erro…

Tempos atrás li um texto do Osho que dizia assim:

erros

“Erros sempre serão cometidos, eles são naturais, inevitáveis e também benéficos. Se você não comete erros, nunca aprende.

Claro que não se deve cometer os mesmos erros de novo, pois isso seria estupidez. Descubra novos erros, novos caminhos por onde se extraviar.

É melhor se extraviar por um novo caminho que seguir a multidão pelo caminho certo, porque essa não é uma questão de certo ou errado – a questão é de autenticidade, sinceridade consigo mesmo, responsabilidade para seu próprio ser.”

Erros

Esse texto, de certa forma, me abriu os olhos pro óbvio: eu vou cometer muitos erros, e não importa o tamanho, o que importa é que eu aprenda com eles, porque é aprendendo que a gente “joga” a nosso favor.

Não negue o seu erro, mas também não aceite que te pisoteiem por causa disso. Aceite que você errou, encare de frente e aprenda, porque quando a gente aprende, a gente cresce, evolui, amadurece. É errando e aprendendo que a gente muda, e é isso o que importa.

Aprenda a se perdoar, porque é isso que “liberta”, sabe? Essa é uma das tarefas mais difíceis, e é por isso que passamos a vida nos punindo, presas a um passo errado.

erros

Se o outro não vai te perdoar, é um problema dele, e é uma pena também, porque quando a gente não perdoa fica preso no que machuca e a vida não anda.

É, perdoar é um ato de amor com nós mesmas, muito mais do que com o outro.

Usar seu erro a seu favor é entender que você é humana, passível de erros. É parar de se culpar, é se perdoar, é, principalmente, aprender e mudar, e, enfim, seguir em frente, mais sábia e mais livre.

Beijos

Ju




Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
6 comentários
  1. Marcia  04/06/2014 - 10h19

    Pura verdade!

  2. Layana Sampaio  07/06/2014 - 21h12

    Interessante a sua abordagem sobre os erros; acredito, também, que eles sejam fundamentais para o aprendizado,mas acho válido ressaltar a importância de estar aberto a novas experiências.
    Não são os erros que vão nos direcionar à felicidade – eles vão desenvolver a maturidade. A felicidade é o doce fruto que se encontra depois de experimentar os amargos. A maturidade é a capacidade de selecionar, cada vez melhor, os próximos frutos.
    Particularmente acredito que a coragem é a principal característica que deve ser desenvolvida para quem quer ser feliz.
    Cometer erros faz parte; a diferença está no “próximo passo”.

    • Ju Lopes  07/06/2014 - 22h11

      Oi Lay, tudo bem?
      Com certeza, está mesmo… O problema é que a gente perde muito tempo se punindo e acaba não seguindo em frente, né? Mas é isso que você falou… Beijos <3

  3. Joara  08/06/2014 - 16h48

    Puxa Ju …disse tudo hein,.amei o post. BIOS da Jô…

  4. Vênus França  24/03/2015 - 06h27

    Bom dia, Ju
    Que post lindo!
    Eu já passei por isso. Passei um bom tempo me culpando por erros
    que cometi. E ainda me culpo em alguns momentos.
    Mas tenho que acreditar que os erros são aprendizados.
    Acredito também que tudo acontece porque já está predestinado.
    Amo tudo que você publica, me identifico muito.
    Bjos

  5. […] Pra quem quiser ler mais sobre isso, fiz um post aqui sobre como usar nossos erros a nosso favor, é só clicar aqui pra ver! […]

O que você acha do JV?
Amo as dicas, resenhas...enfim, tudo aqui no JV é um serviço público e de grátis rsrs , sigo as dicas da Ju e até hoje…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Pela janela do carro e mesmo assim foi bonito de ver! #blogbellealmeida #pordosol #sunset
  • Chás para o cabelo! By @ohhlollas
#cabeloslindos 
#cabelossaudaveis 
#jurovalendo 
#sejoga
  • Partiu #ruacoberta ! A tarde toda com essas queridas  lá no espaço #EuAlmaDeFlores aqui em #Gramado ! #jurovalendo #coisasdedivas #antigosfranzoi
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo