09.06.2014

Especial Comidas Juninas: Munguzá

Vocês gostam de São João? É minha festa preferida! Aqui, aliás, o mês de junho é todo de comemoração, porque dia 13 é festa do padroeiro, que é Santo Antônio, depois vem o São João e o São Pedro. Ou seja, forró e comida gostosa o mês inteiro!

Do dia 1º ao dia 13 tem as “barraquinhas de Santo Antônio” e embora não seja mais tão legal como era quando eu era criança, continuo indo “passear” por lá pra, sendo realista, comer maça, uva e morango do amor! Isso que é fidelidade, viu? rs

Mas, sempre que posto lá pelo insta (@JuroValendo, segue lá!) e pelo Face as gordices daqui perguntam  como fazer e tal, e resolvi que esse ano vou compartilhar algumas receitas por aqui, tá?

comida junina

Ah, uma coisa que preciso ressaltar é que os nomes mudam de lugar pra lugar, mas só posso falar pelo que usamos aqui, né? Vou começar com o munguzá (mungunzá, mucunzá, etc), o velho e bom “chá de burro” que muita gente conhece como “canjica”, mas até dia 18 vou colocando uma receita por dia!

Vocês Vão Precisar De:

  • 500 g de milho branco
  • 2 litros de água
  • 1 coco ralado
  • 2 litros de leite
  • 2 xícaras de açúcar
  • Chá de cravo, cravo-da-índia e canela a gosto

munguzá

Como Fazer

Lave o milho e deixe de molho de um dia para o outro pra “amolecer”. No dia seguinte, coloque o milho na panela de pressão e acrescente os 2 litros de água, cravo, canela em pau, uma pitada de sal e deixe cozinhar. Quando estiver cozido, “coe” o milho pra sair toda a água e, em uma panela aberta, acrescente  o leite, o coco ralado (quanto mais coco, melhor!) e o açúcar.

Enquanto a mistura está  em fogo baixo engrossando, faça um chá com 1 cravo e meia xícara de água. Misture o chá  na panela em que está o milho e deixe até engrossar. Aí é só servir!

Eu prefiro quente, mas tem quem tome gelado, tipo sobremesa mesmo.

Muita gente faz com leite condensado, mas não gosto, e gosto de colocar o chá de cravo porque fica muito mais saboroso! Ah, quando for ralar o coco, deixem uns pedacinhos maiores… Fica tão bom!

Qual receita vocês querem pra amanhã?

Beijos

Ju

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
4 comentários
  1. Bruna Bussular  09/06/2014 - 14h10

    Aqui chamamos de Canjicão.
    É simplesmente uma delícia mesmo

  2. Thamires Carimbá  10/06/2014 - 15h38

    Uhummm, bem bom! Aqui em Minas também chamamos de canjica!!

    Pra amanhã poderia ser a de maça do amor Ju!! Já tentei fazer uma vez, mas não deu mto certo..hehehe

    Bjuss e parabéns pelo blog!

  3. Cris  12/06/2014 - 11h44

    Oi Ju, que nome diferente… rsrsr… pelo que vi na receita é a mesma canjica aqui da regiao Sul. Muito legal

    Beijos

  4. Leticia  25/06/2015 - 09h37

    Olá, Ju!
    Aqui em SP chamamos de Canjica rs
    Quanto tempo deixo cozinhando? Sou cozinheira de 1° viagem kkk

O que você acha do JV?
Fiz a escova da Marie Luise e amei. Só faço ela.
Ano novo 2023: como se preparar para a virada! Preparando a casa para o ano novo 2023 Superstições de ano novo: um 2023 de muita sorte! Ceia de ano novo pra ter muita sorte! Não dorme bem? Para você que não consegue dormir! Numerologia da casa 6: A casa da harmonia! Numerologia da casa 5: A casa das mudanças!