11.07.2014

Condicionador de Limpeza: Pra Substituir o Shampoo!

Uma leitora, a Marilene, me marcou hoje numa matéria da Marie Claire lá no Face sobre o condicionador de limpeza, o produto que promete substituir o shampoo e o condicionador, e corri pra conferir!

Pelo que li nos sites gringos, a novidade não é tão nova assim (muitos foram lançados em 2012), mas é bem interessante! A “técnica”, de lavar os fios com condicionador já existe faz tempo, mas agora existem muitos produtos apenas com essa finalidade, e que prometem ser bem eficazes, já que suas fórmulas são compostas por 1/4 de agentes de limpeza e 3/4 de hidratação.

Trata-se, na verdade, de um condicionador que, ao mesmo tempo, limpa e condiciona os fios, com a vantagem de ser isento de ativos que vem sendo cada vez menos recomendados, como os sulfatos, por exemplo.

condicionador de limpeza

Já em relação aos detergente, alguns contém sim, mas a quantidade é bem reduzida e os utilizados não são tão agressivos quanto os utilizados nos shampoos tradicionais. Existem também os que são isentos de detergentes, e a vantagem disso é que o cabelo fica livre de substâncias que agridem, que ressecam e que deixam os fios ásperos.

Outra vantagem é que o condicionador de limpeza foi feito pra substituir o shampoo e o condicionador, limpando sem agredir e sem remover a oleosidade natural, que é essencial pra saúde do cabelo e do couro cabeludo. A promessa é um cabelo mais saudável, com mais brilho, mais hidratado, com a cor protegida e com menos frizz.

Na Allure tem uma matéria bem interessante sobre a forma de usar esse produto. Kate Sullivan explicou que é preciso fazer duas aplicações em cada lavagem, e que a quantidade utilizada precisa ser abundante. Em seu cabelo, que é na altura do ombro e grosso foram indicadas 12 pumps, bem mais do que a quantidade que a gente costuma usar por aqui, né?

Alguns podem, inclusive, serem usados também como leave-in, mas na quantidade equivalente a 1 moeda de R$1,00.

Li algumas resenhas em blogs gringos e a grande maioria aprova esse tipo de produto, mas vi algumas ressalvas, como a necessidade de, vez ou outra, usar algum shampoo suave (sem sulfatos) pra complementar a limpeza. Nas resenhas que li notei que as meninas de cabelos secos,  grossos, volumosos, crespos, ondulados e cacheados se empolgaram mais que as meninas de cabelos finos, ralos e oleosos.

Fora do país tem dezenas de opções, inclusive de marcas acessíveis, como Pantene, por exemplo, e acredito que não demore muito pra que versões boas, mas também acessíveis, cheguem por aqui!

Alguém já usou? O que acham? Desanimei por causa da quantidade, porque, sinceramente, como eu lavo o cabelo todo dia, vou precisar de uns 10 potes por mês, e aí não tem bolso que aguente, né? E também porque eu, sinceramente, gosto de shampoo, gosto mesmooo! rs

Beijos

Ju

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
27 comentários
  1. Dai Rosa  11/07/2014 - 15h39

    Oi Ju…
    essa é uma prática bem comum entre as cacheadas. Principalmente pq muitas vezes pra dar um jeito no cabelo é preciso molhar sempre, e pra não precisa lavar com shampoo todos os dias fazem essa substituição.
    Um produto bastante usado é o bom e velho Yamasterol, que é livre de um monte de componestes agressivos.
    Eu “lavo” com ele…e adoro…mas lavo com shampoo “normal” uma vez na semana, ou sempre q vou hidratar, nutrir ou reconstruir.

    • Ju Lopes  13/07/2014 - 09h02

      Oi Dai!
      Então, a prática eu já conhecia, já tinha lido algumas vezes, mas Dai, eu gosto da refrescância do shampoo, não consigo ficar sem não rsrsr
      Vou tentar fazer aqui com o Yamasterol.. Mas gasta um monte, né? É que eu lavo o cabelo todo dia!
      Beijos

  2. Kellynha  11/07/2014 - 16h11

    Apesar de ter o cabelo fino e ralo fiquei interessada. Já estou evitando ao máximo passar o shampoo na ponta dos cabelos, a cada lavagem eu sigo este ritual: molho os cabelos, primeiro passo um creme de tratamento nas pontas do cabelo, ou o condicionador e aplico o shampoo somente na raiz do cabelo. Sinto que ele fica menos ressecado após cada lavagem, mas ainda não sei o que fazer para deixá-lo mais alinhado… Deixo ele secar naturalmente e ele fica lisinho, depois acordo com o cabelo todo torto =( O que eu tô fazendo de errado? Isso acontece só no comprimento do cabelo, mas próximo das pontas mesmo. O que será que tá faltando JU? Tenho usado a linha da Elseve Quera Liso

    • Ju Lopes  13/07/2014 - 09h11

      Oi Kellynha!
      Flor, não entendo muito disso porque lavo meu cabelo normalmente, mas acho que tá faltando um tiquinho de nutrição nisso aí, tá não? Pq quando meu cabelo tá bem nutrido acorda ótimo!
      Beijos

  3. Kellynha  11/07/2014 - 16h27

    Ah, e com relação aos preços?

  4. Soeli  11/07/2014 - 17h00

    Sinceramente Ju,eu nunca gostei de produtos dois em um, acho que não vai fazer uma coisa e nem outra. E se pra funcionar tem que usar bastante produto não compensa, melhor comprar shampoos que agridam menos os fios. Bjs

    • Ju Lopes  13/07/2014 - 09h03

      Pois é So… Acho difícil esse tipo de produto “pegar” justamente por causa das quantidades, sabe? E preço!
      Beijos

  5. cintia  11/07/2014 - 22h58

    Oi Jú, comprei um da deva curl, ele deixa o cabelo macio mesmo, mas só pode ser usado ele, se passar algum produto que contenha silicone ele não retira e o cabelo fica pesado com aspecto de sujo.

    • Ju Lopes  13/07/2014 - 09h03

      Hummm, entendi… Aí não compensa, né? Porque quase tudo tem silicones gente!

  6. Sheyla Gomes  12/07/2014 - 12h12

    Condicionador de limpeza…que diferente, adorei!

  7. Eliana  12/07/2014 - 17h12

    Quem segue o No poo/low poo lava o cabelo com condicionador.Tentei e achei inútil.Nem os produtos da Deva Curl que experimentei e são sem detergente me agradaram.Lavo os cabelos todos os dias e faço cronograma capilar e meu cabelo está ótimo e olha que era seco/ressecado que só e agora está normalíssimo.

    • Ju Lopes  13/07/2014 - 09h04

      Liu, pra mim não funciona… Lavo todo dia, minha cidade é quente e transpiro muito, e gosto do cabelo “fresco”, daquela sensação de limpeza…
      Que bom que seu cabelo tá funcionando bem com o cronograma!
      Beijos

  8. Audrey  12/07/2014 - 17h27

    Oi Ju!
    Achei interessante, pois aprendi sobre o assunto. Algumas pessoas tinham me perguntado se eu conhecia, mas sinceramente, nunca tinha me aprofundado em saber. Duas coisas me chamaram a atenção: a quantidade – 12 pumps por lavagem, como vc disse, não há bolso que aguente!, e a necessidade de lavar com algum shampoo suave às vezes…
    Se há necessidade do uso do shampoo, pra mim, é sinal de que o troço não limpa assim tããão bem…
    Vou continuar no trivial mesmo! rsrs
    Bjs, e excelente final de semana pra vc!

    • Ju Lopes  13/07/2014 - 09h06

      Oi Audrey!
      Se a questão são os produtos que agridem, os da Rahua são incríveis e não contém nenhum tipo de substância que agrida, e limpam bem os fios, então isso de lavar com condicionador não me agrada, mas tem gente que gosta.

      E isso de usar um tantão não dá pra mim não, meu bolso não aguenta! rs
      Beijos e bom domingo minha flor! <3

  9. Rafaelli  12/07/2014 - 19h29

    Eu também desanimei por causa da quantidade, Ju! :(

    • Ju Lopes  13/07/2014 - 08h58

      Né Rafa? Nessa medida são uns 2, 3 potes por semana! rs
      Beijos <3

  10. Isabel  13/07/2014 - 23h09

    Eliana, compartilha com a gente este seu cronograma, e quais os produtos que voce usa., fiquei interessada…
    bjus

    • Eliana  14/07/2014 - 17h52

      Olha,comecei faz um tempo,porque queria me ver livre da progressiva.O meu cabelo estava um palha esticada e seca.Daí,precisei cortar,esperar crescer e cortar mais até retirar a parte destruída -agora em agosto completo 2 anos de “processo”.Está curto natural,com estrutura boa e gostoso de passar a mão.Não,não é cabelão de foto nem da moda.É o “meu cabelo”,cuido diariamente.Foco mais na hidratação/nutrição do que na reconstrução,porque o cabelo já não precisa tanto assim.Uso o shampoo brilho extremo da Pantene e vario com outros,um mais hidratante(terminando um Wella enrich) e outro com alguma proteína(acho que o nome é Naturrê,leite de cabra).De máscaras,agora,tenho a da Miskito,da Yenzah e acabei com uma fracionada da Rigen(fórmula antiga). Uso ampolas também:gosta da nutrição celular da Acquaflora,da Hidratação nutritiva da Altamoda e falta abrir uma da L´Oreal que é de reconstrução.Óleo na finalização,antes do creme e variando com queratina líquida(da Charis),uma vez por semana.Acho que é mais ou menos isto.Do começo ,quando o cabelo estava muito ruim,usei uma máscara da Kiehl’s com argan que foi uma maravilha.Mas o que precisei mesmo , principalmente, foi paciência.Porque não queria ficar escrava de salão/escova e prancha e porque preciso tingir muito(estou com quase cinquenta anos) e porque prefiro cuidar do meu cabelo em casa,daí,aprender,experimentar(nem tudo dá certo) e esperar

  11. Lucy Viana  14/07/2014 - 13h42

    Ju a dica é muito interessante. Parece a limpeza que as cacheadas usam normalmente com condicionadores né? Será que são como aqueles utilizados para No-Poo?
    Pro meu cabelo fino não da, mas, fiquei curiosa dos produtos.

    Beijos

    • Ju Lopes  14/07/2014 - 16h39

      Lu, é a mesma coisa sim, só que com “roupa nova”!
      Beijos

  12. Isabel  02/08/2014 - 22h29

    Eliana, gostei da sua determinação, paciência…Eu tambem ja usei progressivas, era super prático, o cabelo ficava sempre arrumado, com brilho, e depois com o tempo tive queda. Agora ja não tenho mais progressiva, o que me incomoda é ter que fazer escova toda vez que tenho que lava-los. Ja pensei várias vezes em fazer a progressiva, mas quando lembro de tudo, acabo desistindo. Então vendo que o seu tratamento deu bom resultado, quem sabe pode ajudar. porque cabelo bem tratado fica disciplinado…
    Mas valeu pela dica, só preciso ver os produtos adequados porque meus cabelos são finos.

    obrigada
    bjus

  13. Ana  09/09/2014 - 02h07

    12 pumps? Lavo o cabelo com condicionador normal msm e não chega a tudo isso não. E mesmo sendo condicionador comum fico com sensação de limpeza igual quando uso shampoo, intercalo lavagem só com condicionador e lavagem normal com shampoo pra tirar os silicones. Dá super certo pra mim

  14. FRAN  04/02/2015 - 16h29

    Oi Ju, adorei a publicação. Mas onde encontrar esses produtos? Recomenda algum site?

  15. Milena  07/09/2015 - 06h34

    Oi eu lavo o cabelo todos os dias com mascara elvive para cabelos coloridos e depois passo o condicionador da mesma marca, tiro somente o excesso com um papel toalha. Uma vez na semana passo shampoo para tirar todos os resíduos.

    Eu tenho o cabelo muuuuuuiiiito seco tanto que o cabeleireiro dizia que eu tinha cabelo afro, depois quando ele me viu novamente perguntou se eu tinha feito uma progressiva ou tratamento caro em algum lugar, eu disse não moço, só mudei o modo de lavar e nem precisei dos produtos caros dele.

    Claro que essa dica vale só para quem tem cabelo muito seco, eu tava sofrendo com meu cabelo porque nem mascara cara tava resolvendo o problema, no fim das contas a solução foi mascara e balsamo….

  16. Liz Godoi  15/01/2016 - 19h13

    Oi Ju…
    Estou esperando o meu One Condition da Deva chegar…
    Onde encontro produtos da Rahua para comprar??
    É muito difícil achar, e eles são muito caros…
    Cuidar de cabelo cacheado/crespo não é nada fácil, e não tenho paciência para secar e fazer escova como vc faz. E você ainda disse que lava todos os dias, então vc faz escova todos os dias? Coraaaaaaagem afff rs

  17. Vanessa santana  10/04/2017 - 17h38

    Usa o Yamasterol o de 1l na faixa de 13.99 dai da para usar por 1 mes ou mais

O que você acha do JV?
Fiz a escova da Marie Luise e amei. Só faço ela.
Ano novo 2023: como se preparar para a virada! Preparando a casa para o ano novo 2023 Superstições de ano novo: um 2023 de muita sorte! Ceia de ano novo pra ter muita sorte! Não dorme bem? Para você que não consegue dormir! Numerologia da casa 6: A casa da harmonia! Numerologia da casa 5: A casa das mudanças!