20.08.2014

Água Termal: 9 Formas de Usar

Muita gente acha que água termal é “frescura”, mas eu não abro mão  por dois motivos: funciona e pode ser usada de várias formas! Não sei se com vocês também é assim, mas eu amo esses produtos que têm vários usos, sabe?

O que é água termal

A  água termal é uma água com elevado grau de pureza e muito rica em minerais e oligoelementos, o que garante a reposição dos sais minerais que são perdidos durante o dia, proporciona efeitos refrescantes, hidratantes, calmantes e cicatrizantes, dentre outros. Além disso, ela é rica em antioxidantes que protegem as células da ação dos radicais livres, e faz maravilhas na pele e nos cabelos.

Para que serve água termal

A água termal serve para muitas coisas e pode ser usada de formas diversas, olhem só:

1. Água Termal Pra brotoejas

Até hoje tenho brotoejas, elas  costumam “atacar”  quando está muito calor ou quando fico em lugares mais abafados, e como aqui em Jee é muito quente o tempo todo, elas não me deixam em paz. O que mais me ajuda durante o dia é justamente a água termal, que “acalma” a minha pele e reduz o problema.

Uma dica boa é deixar o frasquinho na geladeira, porque geladinha ela fica ainda mais refrescante e os resultados são melhores.

água termal

2. Pra irritações na pele (inclusive após a depilação!)

A pele irritou? Borrifa água termal que melhora! Funciona bem quando dá alguma reação alérgica e a pele fica coçando, quando aparecem aqueles carocinhos após a depilação, quando a pele fica “assada” por algum motivo, quando algum mosquito faz o favor de dar uma picada, etc. Funciona muito bem também pra quem usa ácidos e fica com a pele mais sensível, avermelhada ou irritada.

Quando a pele irrita ela é boa porque tem ação calmante, além de cicatrizante, já que é rica em minerais e antioxidantes que ajudam a proteger, a equilibrar o pH da pele e também a reduzir o processo inflamatório. Ou seja, pode usar sem medo!

3. Nas cicatrizes

Sabe quando alguma coisa tá cicatrizando e começa a coçar desesperadamente? Borrifa água termal que a coceira melhora! Aprendi isso quando fiz a redução de mama, porque coçava tanto que tinha vontade de arrancar a pele fora! rs

Vale lembrar que a água termal possui ação cicatrizante, graças a presença do enxofre e do zinco, então ela também vai ajudar na reparação do tecido, sendo indicada, inclusive, pra quem tem problemas de eczema, psoríase e rosácea,

4. Nas olheiras

Uso a água termal não só nas olheiras, mas também quando tô muito cansada e os olhos ficam inchados, sabe? Aplico geladinha e faço tipo uma “compressa” com algodão. Deixo agir por 5 minutos e retiro em seguida, e o resultado é um aspecto mais “descansado”, mais suave na pele.

5. Na maquiagem

Gosto de usar a água termal antes de aplicar a maquiagem, pra “preparar” a pele, mas também uso quando a base “craquela” na pele ou fica com a textura estranha. Dou uma borrifadinha e espalho com os dedos, daí o efeito na pele melhora, fica mais suave.

água termal

6. Queimaduras solares

Não rola praia nem piscina sem água termal, porque mais pareço um fantasminha com icterícia e mesmo entupida de filtro solar a pele arde, principalmente nos ombros e nas costas. Aí dou umas borrifadinhas de água termal e a sensação melhora imediatamente!

7. Em dias de muito calor ou frio

Esquentou muito? Borrife água termal (geladinha é melhor!) pra refrescar e evitar que a pele desidrate. Esfriou demais ou passa muito tempo com o ar-condicionado ligado? Borrife-a pra evitar o ressecamento da pele.

8. Pra hidratar

Ela  ajuda a revitalizar a pele e a repor os minerais perdidos com o suor, melhorando o viço. O ideal é aplicar e ir dando “tapinhas” na pele pra ajudar na penetração. Algumas pessoas substituem a água termal pelo hidratante, mas prefiro usar os dois, primeiro a aguinha mágica  e depois o hidratante pra um efeito mais “potente”.

9. Água Termal Nos cabelos

Já fiz um post aqui bem completinho explicando as várias formas de usar água termal nos cabelos (Aqui) e adoro! Dá pra usar com as máscaras, com os tratamentos capilares, após a lavagem e também antes de secar, que é a forma que eu mais gosto porque sela os nutrientes “dentro” dos fios.

As que são ricas em selênio ajudam a combater também as descamações e feridas no couro cabeludo, e como não são oleosas (claro rs) nem “pesam”, podem ser usadas sempre, sem restrições.

Vou variando as marcas, porque as opções são muitas, mas adoro a da Uriage e a da La Roche Posay. Borrifo na pele várias vezes ao dia e gosto de usar também depois que lavo a pele, antes de dormir, sabe? Aplico ela e em seguida uso o creme ou ácido.

Vocês costumam usar? Usam como? Usam qual?

+ Produtos com várias funções

Beijos, Ju




Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
40 comentários
  1. Lucas Lima  20/08/2014 - 13h20

    Usei uma vez a da Avène e gostei muito. Aqui o clima tá super seco e eu estou necessitando, mas não encontrei na farmácia nenhuma e pela internet não tenho muita paciência.

    • Ju  20/08/2014 - 14h10

      Lucas, aqui também é bem difícil de achar, sei bem como é!

  2. Leila Sousa  20/08/2014 - 13h32

    Jú comecei a usar a água termal tem quase dois meses e o que antes achava que era frescura, hoje não vivo sem.
    Com o uso contínuo a pele fica mais bonita também.
    Uso para ajudar a passar o protetor solar (o meu é o Filtrum que é bem sequinho e por isso as vezes fica difícil de espalhar), antes de cremes faciais, quando aplico sombra, depois da depilação…realmente tem muitas utilidades.

    • Ju  20/08/2014 - 14h12

      Leila, exatamente isso! É muito versátil, também não vivo sem!

  3. Leila Sousa  20/08/2014 - 13h33

    Esqueci de mencionar que uso a Vichy.

  4. Lyssa Lisboa  20/08/2014 - 15h25

    Eu comprei a minha da La Roche essa semana. tenho usado no rosto e no bumbum do meu bebê se 2 anos. As bolinhas que estavam nele sumiram no primeiro dia. No meu rosto ainda não vi diferença além de deixar fresquinho! Vou testar agora nos cabelos depois da sua dica!
    Bjs!

    • Ju  21/08/2014 - 10h29

      Ly, aos poucos vai melhorando, vc vai ver!
      E testa no cabelo sim!
      Beijos

  5. Rayane Silva  20/08/2014 - 16h01

    Comprei recentemente e já sou uma amante da água Thermal, ela é tão benéfica que que estou lutando para que meu namorado também use, ele tem problema de pele, não pode levar picadas de mosquito, produz muita oleosidade, e seu rosto fica muito inflamado mesmo sem espinha, mais possui muitas cicatrizes, torço pra que ele use, vai ser bom pra ele e pra mim. :D

    • Ju  21/08/2014 - 10h29

      Ray, estimula ele! É que a gente ainda tem aquele pensamento de que é frescura, mas ó, faz muita diferença!
      Beijos

  6. Leila  20/08/2014 - 16h16

    Qual água termal comprar?

    • Ju  21/08/2014 - 08h49

      Leu, eu gosto muito da La Roche, mas tem a Vichy, Avene, Lindoya…

  7. Lais Estrela  20/08/2014 - 19h21

    Jú, onde posso comprar manteiga de karité? Não acho em lugar nenhum!
    Bjão

    • Ju  21/08/2014 - 08h48

      Lais, veja na Sabão e Glicerina!

      • Lais Estrela  21/08/2014 - 19h58

        Achei! Brigadão Jú!

  8. Vanessa Sial  20/08/2014 - 19h22

    Ju,

    Eu também achava a maior frescurada do planeta água termal.
    Depois que desenvolvi sensibilidade no rosto por causa dos tratamentos para acne, hoje em dia tudo que uso, prefiro com água termal e qdo nao tem, uso ela no frasco em aerossol.
    Ate meu marido que tem pele ultra sensivel tá usando tb. Ele usa no pós barba e trocou o balm convencional por Cetaphil (pote). A melhora foi incrivel.

    Eu uso muito tb pós depilação. Vale muito a pena!

    Xero Galega!!!

    • Ju  21/08/2014 - 10h26

      Nessa,
      É tudo de bom mesmo, e quem começa a usar dificilmente larga!

  9. Julieta  21/08/2014 - 09h22

    Eu uso a “Lindoya Verão Thermal” e adorooooo, comprei pelo site
    http://www.lindoyaveraothermal.com.br/loja/
    entregam super rápido :)bjux

  10. Ludmila Gomes  21/08/2014 - 23h00

    Não tinha visto esse post! Amo água thermal! Tenho usado muito no cabelo. Outro dia fiz a hidratação com glicerina e vc sugere colocar um tiquinho de água, eu usei água thermal, ficou um espetáculo o cabelo!
    Bjoo

    • Ju  22/08/2014 - 11h23

      Lud, é tudoooooo de bom, né? Aff, eu amo!

  11. Gabriela Barbosa  25/08/2014 - 16h05

    Estou fazendo tratamento com ácido. E no início o rosto coça loucuras por causa da descamação. Estou sofrendo rs Vou apelar para a água termal… Já percebi que é os efeitos são maravilhos … Vai me aliviar e pelas tags acima, vai auxiliar … PERFEITO.

    • Ju  28/08/2014 - 08h41

      Gabi, ajuda muito, acalma a pele e disfarça um pouco o “despelar”!

  12. […] um post aqui semana passada com 9 usos diferentes da água termal e resolvi falar da que estou usando, porque […]

  13. […] Se quiser incrementar a coisa, substitua a água de torneira pela água termal, aquela que falei nesse post aqui e que é tudo de bom pra […]

  14. […] termal, de preferência gelada! Já falei sobre as dezenas de benefícios da água termal por aqui (post aqui) e é uma coisa que você precisa ter em casa, porque revitaliza a pele de forma imediata. Após a […]

  15. […] a água termal (falei dos benefícios nesse post)? É como se fosse uma água termal, e alguns contém também água termal, só que mais […]

  16. […] uma maravilha também pro cabelo (falei sobre isso aqui) e pode ser usada de várias formas na beleza, e pra quem está na praia, pegando aquele sol, ela […]

  17. Alanna Mota  18/02/2015 - 13h22

    Eu comecei a usar a da La Roche e estou gostando, adorei o post. Tem mais alguma marca que você já usou?

  18. Isabele  25/03/2015 - 23h25

    Eu uso a água termal da Vichy! Ju, me indica um protetor solar bom e que não deixe o rosto melecado, deixo de usar o protetor muitas vezes por causa do nervoso no rosto e corpo .

  19. […] La Roche Posay e tem resenha aqui) e uso de diversas formas, inclusive já fiz um post aqui com as várias formas de usar água termal na beleza e outro mostrando como usar nos cabelos, mas adoro também a água micelar, principalmente nas […]

  20. Letícia Alves de Paula  29/04/2015 - 14h01

    Oi Ju! Adorei esse post mas fiquei com uma dúvida na ordem de usar… Eu uso creme para olheira, serum para os poros dilatados, hidratante e protetor solar! Ufa! rsrs e isso de dia! De noite, tem outro ritual rsrsrsr Em que ordem eu incluo a agua termal? Beijos!

  21. Jamille  06/09/2015 - 09h43

    Bom dia…..a maneira certa de usar no rosto é apenas borrifando diretamente, ou posso aplicar no algodão e depois passar o algodão no rosto? Faz alguma diferença??? Obrigada….adorei o blog!

  22. […] Água termal: 9 formas de usar […]

  23. […] nas cicatrizes, pra hidratar e refrescar em dias de calor e muito mais, como listei nesse post: 9 formas de usar água termal. E nos fios ela também pode ser usada de várias formas, é só dar uma olhadinha nesse post […]

  24. Dr.Renato Luiz  02/12/2015 - 20h50

    Oi tudo bem? Preciso que alguém tire minhas dúvidas, tou pensado em usar água termal da la Roche-Posay, para acalmar minha pele que estar um pouco irritada por causa da tratamento dos dois ácidos, e tbm por causa de um tônico, você conhece esse produto, água termal da lá Roche-Posay? Pode me orientar de como posso usar esse produto? E será que posso usa-lo? E qual o horário certo pra usar? Desculpa, estou sem Dermatologista no momento, ele seria a pessoa mais adequada pra me orientar, mas gostei de seus dicas, uso Protetor solar três vezes ao dia, como moro num lugar MT quente, já uso pra Previ manchas e irritações, mas mesmo assim as lesões de minha pele estão roceadas, um pouco irritadas, e minha pele estar Oleosa ainda, mas diminui mais um pouco a oleosidade divido o tratamento. Fico triste por causa de umas cicatrizes que tenho do lado esquerdo do resto restantes do tratamento anterior que fiz, elas são roseadas um pouco, e dar pra notar de longe. E de fato não sei bem o que fazer para melhoras, tenho o maior cuidado com minha pele sempre usei Protetor solar, estou usando Vitacid há mais de dóis meses, mas até agora o produto não interagiu nas manchas ou cicratizes, até melhorou um pouco meus problemas com acnes e espinhas.

  25. Ana Lúcia  12/03/2016 - 18h48

    Ju, tenho a pele oleosa! Eu devo usar a agua thermal depois de usar o sabonete próprio pra pele oleosa, adstringente ou antes desse processo? Porque normalmente uso: SABONETE PROPRIO – ADSTRINGENTE – PROTETOR SOLAR – MAQUIAGEM.

  26. andreia  31/05/2016 - 23h52

    ola, eu queria saber se serve para todos os tipos de pele?

  27. Camila Silva  04/06/2016 - 11h25

    Nunca usei mais vou testar
    Tenho muito calor no rosto principalmente quando to maquiada
    Vai ajudar em alguma coisa?

  28. Kelson  03/10/2016 - 00h55

    Todos os produtos da Avène são ótimos. O cleanance expertise, o Mat, demaquilante, triacneal, o Mat emulsão, a água termal. Se for comprar comprem Avène. Ótimos e barato

  29. Wesley da Silva Pereira  18/03/2017 - 20h13

    Eu uso, E indico sempre, NativaSPA Terapia das Águas Termais. Usando águas termais, Me sinto muito bem, não vivo sem.

O que você acha do JV?
Amo JV !!! Minha bíblia capilar. Tá com dúvida, vai lá que você acha a resposta! E se não achar, a Ju providencia! Amo, Amo,…
As leitoras mais incríveis da vida
  • A esmaltação não é nova, mas é só pra contar pra vocês que já tem post no blog falando sobre a cor #trend do momento: #MillenialPink - vai lá conferir! ➡️Link na bio⬅️ O esmalte e o #sussa da @esmaltecolorama 😍 #blogbellealmeida #unhadodia #postnovo #blogged
  • Quanto mais a gente agradece, mais coisas boas acontecem!

#obrigadasenhor🙏 #blessed #amooquefaco #mundodamoda #mundodamaquiagem_oficial #universodamaquiagem #maccosmetics #kryolan #marykay #batomnude #brushes #loveislove #blogger #pinterest #makeupartist #ppf #catharinehill #maquiadoradesucesso #briggitecalegari #jurovalendo #instaamigas2017
  • Ainda no tema
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo