09.10.2014

Pontas Duplas: O Que Realmente Funciona

Tenho recebido muitas perguntas sobre pontas duplas, e como vi que são muitas as dúvidas achei melhor escrever um post sobre o assunto.

Vou bancar a #JuProfessora e explicar como a coisa funciona: como já falei antes, cada fio de cabelo é composto por medula, córtex e cutículas, sendo que essa é a parte externa e exposta, formada por várias camadas sobrepostas.

Pontas duplas: o que é isso?

Se o seu cabelo estiver saudável, a médula, o córtex e as cutículas  permanecem seladas, “coladinhas”, tipo arroz “unidos venceremos”, sabe? Já quando o cabelo está danificado as escamas capilares ficam abertas e toda a estrutura interna do fio fica exposta e desprotegida, o que leva a bifurcação do fio, originando a tricoptilose, nossa velha conhecida “ponta dupla” (que pode ser mais que dupla, aliás!), que, vale ressaltar, não surge só nas pontas, mas em qualquer parte do cabelo.

pontas duplas

Assim, qualquer cabelo que sofra algum tipo de desgaste, e não falo só de química capilar, mas também da ação do sol, do cloro da piscina, da poluição, do vento, do uso de secadores e chapinhas, dentre outros, pode apresentar esse tipo de problema, que é bastante comum.

como acabar com as pontas duplas?

E é justamente porque é comum que as “lendas urbanas” surgem prometendo soluções mágicas, e, sinto informar, elas não existem! Quando o fio do cabelo apresenta essa bifurcação não existe nada, nenhum ativo, nenhum tratamento (nem reza, choro ou vela) que “cole” as pontas e deixe o fio como era antes.

Portanto, se você quer uma solução definitiva, uma boa dose de vitamina T, a velha e boa tesoura, é a única solução. O tratamento com velas também ajuda, mas ainda não é comum e são poucas as pessoas que realmente sabem fazer

Porém, contudo, todavia, existem muitas formas de selar temporariamente as pontas, mas somente até a lavagem seguinte, e você não só pode como deve lançar mão desses produtos!

Reparadores e seladores de pontas

Quais produtos são esses? Reparadores e seladores de pontas, que agem temporariamente dando um efeito mais dygnoh às pontas até que você lave os fios novamente e o shampoo remova os resíduos desses produtos. Apesar de agirem apenas temporariamente, eles são super úteis porque, a depender da formulação, vão além de selar temporariamente, protegendo os fios e evitando que novas bifurcações surjam.

pontas duplas

Um produto que gosto muito não só pra pontas duplas, mas pra quando as pontas tão com “cara de arame farpado” é o Repair Rescue Sealed Ends, que falei nesse post aqui, e outra opção é o Keratin Repair, da Pantene (post aqui),  mas o certo é investir numa rotina de cuidados, porque dando ao cabelo o que ele precisa e mantendo-o protegido você evita que o problema aconteça, e é sempre melhor prevenir que remediar!

Então, invista em hidratações regularmente, faça umectações (post aqui), que são incríveis pra pontas detonadas e ajudam muito a melhorar o estado geral do cabelo, e aposte nas reconstruções quando necessário.

Pra quem faz uso de escova ou chapinha, é indispensável usar um protetor térmico (tem post aqui  e aqui sobre isso), pois o calor térmico detona os fios, e quem faz química tem que ter cuidado redobrado!

Já tô preparando um post com uma rotina básica de cuidado com os fios, mas tem alguns posts aqui que podem ajudar:

Beijos

Ju

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
17 comentários
  1. Alexandra Nunes  09/10/2014 - 11h52

    Ju vc é demais … obrigada pelas dicas infelismente vou ter que usar vitamina T mas o bom é que cabelo cresce…Bjus!!! thank you teacher rsrsrs…

  2. Julianna Rodrigues  09/10/2014 - 14h57

    Oi Ju! Tudo bem? Gostaria de saber se você já usou o protetor térmico do O Boticário linha Cuide-se bem. Precisava comprar um protetor térmico e acabei ganhando esse, ouvi falar muito bem dele e gostaria de saber se é realmente bom

  3. Julianna Rodrigues  09/10/2014 - 15h00

    Oi Ju! Tudo bem? Gostaria de saber se já usou o protetor térmico do O Boticário linha Cuide-se bem. Fui na loja e acabei trazendo para testar e queria saber se é realmente bom

    • Ju  10/10/2014 - 09h26

      Já sim Ju, mas não por muito tempo! Eu gostei sim!

  4. Glaucia  09/10/2014 - 15h32

    O que você diz sobre ficar “arrancando/puxando” essas pontinhas com a mão mesmo?!

    • Ju  10/10/2014 - 09h25

      Flor, só perguntando a um tricologista, viu?

  5. katiene silene  09/10/2014 - 22h51

    boa dica ju rsrsrs adoro suas dicas me ajuda muit em meu salao confio e acredito muit no q vc posta um bjao amada e obgd por me ajuda com suas dicas ;) adorooooooooooo bjao amada ;)

  6. Rita de Cássia  27/10/2014 - 11h55

    Ju, vc conhece a BB kit da bio extratus? é uma caixinha com Vitamina A, Vitamina E, Óleo de Argan, Óleo de Cártamo e Queratina. Achei interessante.

  7. Karla  24/03/2015 - 20h38

    Eu nunca fiz comentários,por vergonha msm!!! Porém depois de vc…meus cabelos são outros, td que vc indica funciona e funciona maravilhosamente bem. Vi o post agora, e já pensei,vou pedir falência, mas coisas boas vem por aí.
    Obrigada sua lindaaaaaaaaaaa!!!

  8. Tina  25/03/2015 - 09h10

    Muito obrigada pelos posts, do fundo do meu coração! Pode parecer besteira, mas isso afetou (positivamente) minha auto-estima. Eu era uma pessoa que tinha vergonha de soltar os cabelos, achava feio e que nunca teria jeito.Vivia com eles presos, pra escondê-los.Minhas irmãs tem o cabelo liso tipo comercial de shampoo e eu nasci com cabelos bastante volumosos, grossos, ondulados e isso me deixava MUITO triste, todo mundo comentava “ah…que pena q seu cabelo não é como o delas” e viviam (ainda acontece) me estimulando a fazer progressiva, escovar, relaxar,etc. Depois que comecei a seguir suas dicas meu cabelo melhorou muito (falta muita coisa ainda)e to começando a ter segurança de deixá-los soltos ao sair. Várias pessoas já perceberam a mudança e perguntam o que eu fiz nos cabelos. Como eu disse, para muitos pode parecer bobagem, mas para mim isso significou muito, você não tem ideia!Por isso, muito obrigada por me “conciliar” com meu cabelo e fazer com que eu me sinta mais confiante e feliz com o que eu sou!

  9. Clarissa Castro  10/09/2015 - 20h59

    Ei Ju,
    depois que te conheci minha vida capilar melhorou 150%, meu cabelo é outro e sempre que recebe elogios te indico hehe..
    Com todo esse cuidado fui em um salão somente para fazer um simples penteado, depois que passou a festa o meu cabelo está murcho, com as pontas lisas (tenho cabelos cacheados) e cheio de pontas brancas, to arrasada.
    Será que você tem alguma dica ou solução?

  10. Camyla  22/03/2016 - 11h58

    Oi Ju!!
    Tenho cabelo o cabelo platinado e sofri corte químico na última vez que retoquei.
    Não estou mais fazendo redução de volume e por isso as partes que quebraram ficaram muito armadas e o fio bem grosso e com pontas duplas.
    No momento uso o fiberceutic e as ampolas , mistic oil loreal e o rigen azul da alfa parf e faço umectaçao quando da tempo com o óleo de coco. Meu cabelo é muito cheio lavo uma vez por semana, intercalo os produtos seco e faço prancha. Estou fazendo certo? Teria alguma dica pra me acrescentar? Nao consigo amenizar esses fios que teve corte químico
    Amo o seu trabalho você é sensacional !!
    Beijos Juuu ❤

  11. Bruna  22/03/2016 - 12h02

    Ju, faz um post sobre as rugas do sono, como ter um colo bonito.. Bjos.

O que você acha do JV?
Fiz a escova da Marie Luise e amei. Só faço ela.
Ano novo 2023: como se preparar para a virada! Preparando a casa para o ano novo 2023 Superstições de ano novo: um 2023 de muita sorte! Ceia de ano novo pra ter muita sorte! Não dorme bem? Para você que não consegue dormir! Numerologia da casa 6: A casa da harmonia! Numerologia da casa 5: A casa das mudanças!