03.11.2014

O Ritual de Beleza das Asiáticas

Ai gente, não vou negar… Depois da história da tailandesa de 67 que parece ter 40 (post aqui), no máximo, dei uma mini surtada. Na verdade, os hábitos de vida lá do outro lado do mundo sempre chamaram a minha atenção e  vivo lendo coisas sobre a medicina tradicional chinesa, a acupuntura, o reiki e por aí vai.

Em relação a beleza em si, já li algumas coisas relacionadas aos “hábitos” das antigas gueixas e das tigresas brancas, o que envolve uma alimentação extremamente equilibrada, o uso de chás e ervas, e até de exercícios pra “restaurar a jovialidade”. Já falo mais sobre isso, mas vamos começar com o fuê do ritual de beleza das asiáticas senão eu escrevo um livro aqui, né?

ritual de beleza das asiáticas

Nós, ocidentais, temos basicamente 4 passos de cuidados com a pele, ou seja, lavamos, tonificamos, hidratamos e protegemos, e queremos produtos milagrosos que mudem a pele do dia pro noite. O que nós fazemos é remediar, ao contrário das orientais, que investem na prevenção, no cuidado com a pele desde a infância (sim!), o que garante resultados infinitamente melhores.

O ritual das asiáticas envolve muitos produtos, aplicação “diferenciada” e, claro, varia de pessoa pra pessoa, então hoje vamos nos concentrar só no “básico”, tá?

Dupla Limpeza

O primeiro passo do ritual de beleza é remover toda a maquiagem e limpar a pele corretamente, e pra que isso ocorra de maneira eficaz a limpeza é dividida em duas partes, a com óleo e a com espuma.

Primeiro aplica-se um óleo de limpeza (ou óleo demaquilante)  na pele seca, massageando em movimentos circulares. Em seguida é preciso umedecer os dedos e massagear novamente, pra só depois enxaguar a pele.

Feito isso, a pele deve ser limpa com uma espuma de limpeza. Uma coisa interessante em relação as espumas é que elas gostam das bem cremosas e densas, que não são aplicadas diretamente no rosto, mas sim nas mãos. Ou seja, elas aplicam o produto nas mãos e “fazem a espuma” ali pra evitar o atrito dos dedos sobre pele, e só depois aplicam a espuma no rosto.

ritual de beleza das asiáticas

Pelo que li em vários blogs gringos, essa dupla limpeza é usada no período noturno, e pela manhã é usada apenas a espuma ou gel de limpeza pra purificar a pele.

Layering, a técnica das camadas

Uma coisa que chama a atenção no ritual de beleza das asiáticas é que elas vão sobrepondo vários produtos na pele, como se fossem camadas mesmo, e sempre do mais leve pro mais pesado pra facilitar a absorção. Isso me deixou confusa porque os dermatos sempre recomendam que você passe um produto e espere até que ele seja absorvido pra só então aplicar o outro.

Mas, vi algumas explicações e pelo que entendi o diferencial é a composição dos produtos comercializados lá, que são muito mais leve e mais rapidamente absorvidos.  O Pedro explica tudo isso nesse post aqui.

As etapas básicas são as seguintes:

1. A Loção

A loção (ou “refresco”) equivale ao nosso tônico, só que a função não é exatamente a mesma. Ela é mais suave e possui ativos que hidratam, suavizam e preparam a pele para receber os demais produtos, facilitando a sua absorção.

2. A Essência

A essência ou sérum é, basicamente, um concentrado de ativos que trata a pele, fornecendo o que cada pele precisa. Assim, existem muitas opções disponíveis, com funções diversas, como prevenir o envelhecimento, clarear a pele, hidratar ou nutrir, por exemplo. Geralmente são aquosos e em muitos casos elas aplicam mais de uma essência.

ritual de beleza das asiáticas

3. A Emulsão/ Creme Finalizador

A emulsão, que é tipo um hidratante “mais leve”, pode ser não apenas uma, mas várias, a depender do tipo e da necessidade da pele. A primeira tem sempre a consistência mais fluida e vai ajudar a hidratar e manter a umidade da pele equilibrada, enquanto a última será mais densa, mais “potente”, com ativos mais “pesados” pra selar o ritual de cuidados.

Alguns blogs gringos consideram esse “creme selador” como uma emulsão, enquanto outros dizem que é uma outra etapa, a do creme finalizador. O Pedro, lá do Cosme Asia, coloca como creme finalizador e recomendo muito que todo mundo que tenha interesse por cosméticos asiáticos corra pra lá, porque ele é o melhor!

Os Extras

Eu vi tantos extras que acho que pra uma pessoa usar aquele “tanto de coisa” leva uma manhã inteira! rs Mas, vamos aos mais importantes.

1. Mist: falei sobre isso essa semana por aqui, e a função é similar a da água termal, só que mais potente (post aqui).

2. Máscara Facial: elas costumam usar essas máscaras de uma a duas vezes na semana pra hidratar profundamente, clarear a pele, nutrir e prevenir o envelhecimento. O interessante é que elas são “máscaras de verdade”, geralmente em tecido, e não só o produto, sabe? Antes de aplicar a máscara a pele precisa estar limpa, então tem que fazer a limpeza e aplicar a loção primeiro.

ritual de beleza das asiáticas

Após o tempo de ação a máscara deve ser removida do rosto e a pele não deve ser lavada pra que os ativos continuem atuando, tanto que o sérum será aplicado depois, seguindo o ritual de beleza. Já faço um post completo sobre isso!

3. Pré-Loção: a pré-loção é usada após a loção de limpeza pra evitar que a pele fique desidratada. Pois é, a pele, supostamente, pode “desidratar” entre a limpeza e a loção! rs

Outros: além dos citados acima, os cuidados com a pele podem incluir cremes para a área dos olhos, clareadores diversos, cremes para os lábios, produtos que combatem a acne, banhos de vapor (usado na China, é recomendado pra remover as toxinas da pele) e muitos, muitos suplementos contendo substâncias como o ácido hialurônico, as ceramidas, o extrato de uva, a vitamina C e antioxidantes diversos.

Ufa, é muita coisa, né? Mas tem mais! Comentei lá no Face ontem sobre uma erva que as chinesas tomavam (dong quai) pra aumentar a vitalidade, reduzir o fluxo menstrual e, pasmem, “tornar” os seios mais firmes, além da Pílulas de T´ien Ho, conhecida como a pílula da felicidade celestial,  e um creme pra ser usado após a depilação contendo extrato de cobra, vitamina E, babosa (aloe vera) e ginseng, que promete deixar a pele lisinha e sem alergias, mas como esse post ficou giga, a gente conversa sobre isso no próximo post!

Beijos

Ju

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
52 comentários
  1. silvana  03/11/2014 - 11h39

    Ah se os produtos nossos fossem tão bom quanto os delas. Começando pelo protetor solar.

  2. Erika Sanches  03/11/2014 - 11h40

    Ola Ju acompanho seu blog há pouco tempo, mas estou amando. O post sobre os cuidados com a pele das asiáticas me deixou super curiosa e este foi bem esclarecedor. Se puder =) indique alguns produtinhos que vendam aqui no Brasil para tentarmos fazer a rotina de beleza!!!! Beijos e sucesso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Ju  03/11/2014 - 11h46

      Oi Erika!
      Tudo bem flor? Ai, que bom saber disso!
      Olha só, tô montando um post com opções caras/baratas, já sai!
      Beijos

  3. Crislaine Job  03/11/2014 - 11h52

    Confesso que fiquei perdidinha, tentando imaginar em que ordem meus produtos devem ser utilizados.
    Quero saber sobre os produtos que elas usam rsrsrs
    Adorei o Post!

    • Ju  03/11/2014 - 18h11

      Cris, já faço um post com tudo isso explicadinho! :)

  4. Lola  03/11/2014 - 12h28

    Meeu, preciso ficar milionária para seguir essa rotina, acha tempo e dinheiro. Eu sou apaixonada pela cultura japonesa, e acho as japonesas e coreanas perfeitas, elas sim que deveriam ser símbolo de beleza, pois bem, estou AMANDO seu blog \o/ \o/

    • Ju  03/11/2014 - 13h28

      Lola, kkkk, mas os produtos lá são bemmmm mais baratos que aqui, nem tem comparação!

      E que bommm que você esta´gostando! ;)

  5. Carol Ferreira  03/11/2014 - 12h32

    Oi Ju. Adoro seu blog.
    Teria como vc fazer uma listagem p nós dos produtos, sugestões, para que possamos fazer essa limpeza? Fiquei meio perdida ao que comprar e que possa equivaler aos produtos citados. Bjuuuu

    • Ju  03/11/2014 - 18h10

      Carol, que bom saber disso! :)
      Pode deixar, já sai!Beijos

  6. Juliana Poloni Viana  03/11/2014 - 12h42

    Ju, que demais! Amei mesmo!

    Imagina as fortunas que elas gastam para comprar tudo isso! Hahaha

    • Ju  03/11/2014 - 13h27

      Ju, pior que não gastam! :( A Si voltou a morar no Japão e tudo lá é MUITO mais barato que aqui! Mas já mandei e-mail pra minha dermato (#caradepau) pedindo ajuda pra montar um esqueminha similar com produtos nacionais. Pedi 3 esqueminhas: barato, médio e caro. Bora esperar! ;)

      • Emanuella  03/11/2014 - 18h20

        Ju ansiosa, aguardo este esquema.

      • Juliana Poloni Viana  07/11/2014 - 06h51

        Sério, Ju? Só vc para ter essas idéias geniais, mesmo!

  7. Luana Garcia  03/11/2014 - 13h15

    Nossa pra pegar o hábito de fazer tudo isso sem atrapalhar vai demorar hein?Ju será que n há produtos brasileiros similares?Já que é tanta coisa e acho bem interessante seguir seria muito legal encontrar coisas aqui no Brasil pra que n se precise sempre recorrer a net.Brigadão Ju.

    • Ju  03/11/2014 - 18h09

      kkkkkkkkk Pois é Lu!
      Lu, tem sim, já tô providenciando o post, tá?

  8. Gui Kyria  03/11/2014 - 14h07

    Ju, qual é a erva/chá que deixa os seios firmes?
    Ótimo post! Também estou paranoica porque logo faço 30 anos e sei que não cuido como deveria rsrs
    Vou aguardar as sugestões e conversar com minha dermato =)

    Beijos!!

    • Ju  03/11/2014 - 18h08

      Gui, é o primeiro, mas tô verificando tudo direitinho, confirmando se as que vi pra vender aqui são as mesmas, daí faço um post!
      Beijos

  9. Marina Vieira  03/11/2014 - 14h39

    Oi Ju, precisamos montar um kit mande in Brazil, vi numo site de produtos chineses uma sérum de vitamina C, comprei só q ainda não chegou, chegando te conto o resultado, lá também tem umas mascaras pretas, cada coisa interessante, precisávamos de umas amigas asiáticas pra dar nos dar um help. Bjos

  10. Rejane Herzer  03/11/2014 - 15h07

    Acabei de conhecer teu blog e estou AMANDO todo o conteúdo!
    Realmente, não tem como não invejar a pele dessas mulheres. São perfeitinhas!
    Ju, tu tem alguma sugestão de produtos daqui que podem ser usados pra conseguir esses efeitos?

    • Ju  03/11/2014 - 18h07

      Oi Re, tudo bem? Que bom saber disso! :)
      São mesmo, demais, eu fico obcecada! kkkk
      Já tô providenciando um post com opções, pode deixar!
      Beijos

  11. Dal Lopes  03/11/2014 - 15h23

    Oi ju, muito legal esse cuidado mas pra nos que vivemos na correria ne… Com a pele do corpo tem todo um ritual tambem ou e mais leve? Bj

    • Ju  03/11/2014 - 18h06

      Dal, tô pesquisando tudinho e já falo sobre isso, mas elas são bemmmm cuidadosas!

  12. Vanessa Cazorla  03/11/2014 - 15h39

    Amei …sem palavras!!! Ju, lhe imploro descobre o que elas usam pra acne….

    • Ju  03/11/2014 - 18h04

      Nessa, que bom! Pode deixar que já vou providenciar! :)
      Beijos

  13. Marina Vieira  03/11/2014 - 17h22

    Oi Ju, precisamos montar um kit mande in Brazil, vi numo site de produtos chineses uma serum de vitamina C, comprei só q ainda não chegou, chegando te conto o resultado, lá tambem tem umas mascaras pretas, cada coisa interessante, precisávamos de umas amigas asiáticas pra dar um help. Bjos

    • Ju  03/11/2014 - 18h03

      Ma, já tô providenciando isso, pode deixar!

  14. Jaqueline Freire  03/11/2014 - 19h38

    Post destruidor

  15. Jaqueline Freire  03/11/2014 - 19h45

    Post destruidor

  16. Sarinha B.  03/11/2014 - 19h54

    Gentis, cansei só de imaginar. É uma disciplina rígida e realmente especial, típico da cultura asiática. Não é somente vaidade, é hábito adquirido desde muito cedo. Vale para nos espelharmos e tentarmos adaptar ao nosso dia a dia. Uso o protetor bioré e um óleo de limpeza, ambos de lá. São excelentes!

  17. Criss  03/11/2014 - 21h45

    Comprei esses dias um BB Cream coreano pra ver se me adaptava. Pq achei os daqui muito pesados. Amei!!! Levíssimo na pele. Imagino que os demais produtos que elas usam são assim tb.

    Li sobre um tal de Tomatox que promete rejuvenescer a pele e é super famoso por lá. Comprei! Estou esperando chegar…vamos ver no que dá.rs

  18. Lucia Carlos  03/11/2014 - 21h49

    Meus Deus! Minhas Dilmas ficarão todas comprometidas. Esperando a lista de compras… ops! dos produtos.

  19. Simone Yoko  04/11/2014 - 01h56

    Ju, aqui no Japão, dentre estes q vc citou, ainda tem o creme de massagem facial. Ele é utilizado após os cremes de limpeza. A massagem é mara! Ela ajuda a ativar a circulação, além de drenar e auxiliar na eficácia dos produtos. Eu usava os produtos da Menard. Super recomendo!

    • Ju  05/11/2014 - 15h30

      Siiiiii, faz um post sobre isso Si!
      Eu quero ir pro Japão!

  20. Daniela V.M. B.  04/11/2014 - 15h03

    Ju…de Deus!!!! quero tudooo, como faz???
    Providencia esse esqueminha com sua dermato, pleaseeeee?!
    To namorando um protetor solar asiático… o aqua rich da bioré… Ja ouviu falar???
    bjinhossss

    • Ju  05/11/2014 - 15h30

      Comprei e só tô esperando chegar!

      • Daniela V.M. B.  05/11/2014 - 15h33

        Vc comprou no Ebay??? Se foi qual vendedor Ju?? Morro de medo de comprar lá..bjosss

      • Ju  06/11/2014 - 15h11

        Mercado Livre Dani!

  21. Eliane Graffi  05/11/2014 - 13h40

    Também estou esperando uma listinha de produtos que temos aqui e que possam ser adaptados ao ritual apresentado. O seu site é muito bacana!

  22. Katiucy Xavier  09/02/2015 - 11h34

    Amei o posto. .. acompanho sempre, me ajuda muito! Parabéns

  23. Berenice Ushijima  11/04/2015 - 11h45

    Ju, vc e bem maluquinha eu adoro seus videos.
    Faz um sobre cuidados com os pés.

    Bjs..

  24. ameiiii  25/05/2015 - 15h56

    tava um trabalho sobre cuidado de beleza da japonesas e me ajudou muuuitoo

  25. Ruth  11/09/2015 - 11h59

    Morei no Japão por 17 anos e usei exatamente todos estes cosméticos. Os preços variam muito de 10,00 reais à 500,00 reais (no mínimo), enquanto você ainda é nova/jovem na faixa dos… 15 anos pode usar os baratinho até uns 25 anos, tudo irá depender dos cuidados do dia a dia e protetor solar sempre e ir aumentando o valor/dinheiro de acordo com à CONDIÇÃO DA PELE. As vendedoras são orientadas à vender or produtos de acordo com à sua situação financeira e o que você necessita; procura e espera deste produto e ela nunca, mas nunca mesmo, empurra produtos caros e desnecessário a ponto de dizer que: ” -Você ainda não precisa disso, por que é muito nova e a sua pele não necessita disso”. O passo a passo de utilizar todos aqueles produtos no começo assusta, mas é só marcar/numerar os produtos e entrar na rotina, disciplina e com o tempo vem à prática que dura mais ou menos uns 10 minutos todos os dias de manhã (fora a maquiageme) e + 10 minutos à noite (1 à 2 x por semana tem a máscara que são mais ou menos 15 minutos). Acordar mais cedo e dormir mais tarde para cuidar da pele vale a pena. Se alimentar corretamente e um bom protetor/bloqueador solar é o principal.

  26. Rainara  21/09/2015 - 10h44

    Oii Ju, vi uma loja on line na internet na pagina do facebook e olhei o site tbm, ela vende produtos asiáticos, mas nao sei se é confiável, o nome da loja é Mundo Asiático. Vc conhece, ja comprou ou conhece alguem que compra e pode confiar???

    • Ju  21/09/2015 - 10h52

      Rai, não conheço não..

  27. Camila Farias  24/02/2016 - 02h22

    Olá! Achei seu post muito bom. Eu amo a cultura asiática num geral e a pele é realmente invejável, tanto que há uns meses eu comecei a seguir o passo a passo. Mas em todos os posts que já li, inclusive um do Pedro para a Vogue, nunca vi ninguém citar as “mists”. Gostaria de saber se é um produto que entraria então, após a loção e antes da essence. Beijo!

  28. Rosilda  24/03/2016 - 17h55

    Muito legal esse post! Aguardando a lista de produtos usados por elas!

O que você acha do JV?
Fiz a escova da Marie Luise e amei. Só faço ela.
Ano novo 2023: como se preparar para a virada! Preparando a casa para o ano novo 2023 Superstições de ano novo: um 2023 de muita sorte! Ceia de ano novo pra ter muita sorte! Não dorme bem? Para você que não consegue dormir! Numerologia da casa 6: A casa da harmonia! Numerologia da casa 5: A casa das mudanças!