09.12.2014

3 Cuidados Que Salvam o Cabelo no Verão!

Vocês estão animadas pro verão? Eu tô, como nunca estive, aliás! Ansiosa pra passar dias e mais dias “jogada” na praia, “tomando” sol, mergulhando, me deliciando com umas roskas e vendo o dia nascer feliz… Vem verão, vem!

Mas, claro, já tô preparando o cabelo (vale um post sobre isso? Avisem!) pra temporada de sol/calor/praia, e nisso tive a ideia de fazer um post com as coisas que salvam o cabelo no verão, mas que a gente quase nunca presta atenção!

cabelo no verão

1. Use protetor solar capilar!

Eu sei que parece conversa pra boi dormir, mas é verdade: o sol acaba com o cabelo! Como expliquei nesse post aqui, um dos maiores problemas da ação dos raios solares nos fios é que eles atingem justamente dois aminoácidos essenciais para a resistência da queratina: a tirosina e a fenilalanina. Se isso, por si, já é um problema, a coisa fica maior quando se sabe que a radiação solar também vai atingir a chamada matriz, que é quem dá “liga” nas células do córtex capilar, o que significa que a fibra capilar encontrará dificuldade pra reter a água e a umidade, e quando isso ocorre os fios ficam porosos, ressecados, opacos, ásperos, sem brilho e sem vida.

É por esse motivo que, no fim do verão, o cabelo tá uma palha! A solução? Usar protetor solar capilar! Falei sobre isso nesse post aqui, e se você quiser opções boas e baratas tem um post recheado aqui.

cabelo no verão

2. Molhe os fios com água doce após mergulho no mar ou na piscina

A cada mergulho no mar ou na piscina é preciso “enxaguar” o cabelo com água “doce” e reaplicar o protetor solar capilar. É que o sal da água do mar piora a desidratação dos fios, o que significa mais ressecamento e fragilidade, enquanto  o cloro e demais produtos químicos usados na água da piscina deixam os fios mais ásperos e porosos, causam alterações na cor e podem danificar MUITO o cabelo de quem faz química.

Expliquei nesse post aqui, mas não custa lembrar: ativos utilizados em químicas capilares, principalmente em casos de relaxamento e alisamento, podem reagir com os produtos usados pra tratar a água da piscina, sendo que, em alguns casos, pode ocorrer inclusive incompatibilidade química, o que arrebenta com o cabelo.

Então, a solução é estar sempre com um “filme de proteção” nos fios (protetor solar capilar, leave-in com proteção, etc) e sempre que sair do mar ou da piscina enxaguar os fios pra que aquela água não fique mais tempo em contato com o cabelo. E se o cabelo ficar verde, é só dar uma olhadinha nesse post aqui.

cabelo no verão

3. Hidrate!

Mesmo que a gente proteja, mesmo com todos os cuidados é fato que o cabelo vai ressecar mais quando estivermos na praia, então tem que caprichar – e muito – na hidratação! Quando estou na praia substituo o condicionador (de pH mais baixo) pela máscara ou por uma ampola pra conseguir hidratar os fios todos os dias, e pra mim funciona muito bem.

Procurem as máscaras que tenham um poder maior de “amolecer” o cabelo, que sejam mais nutritivas, porque são as que mais costumam funcionar no verão!

Já fiz um post aqui sobre como cuidar do cabelo verão, e quem quiser pode ler aqui. E seguindo esses cuidados garanto que todo mundo chega ao carnaval com o cabelo bem menos detonado!

Beijos

Ju

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
21 comentários
  1. Fabiana Branco  09/12/2014 - 13h00

    Oooi Ju, me da os parabéns lá no face, meu níver hoje rsrs… Mas enfim, to num vício danado nesse seu blog, é o meu preferido, e quando crescer quero ser igual a você kk.. Aprendi a dar valor ao meu cabelo, o que é bom e a importancia de te-los lindos faz toda a diferença.. Porém ele ta muito danificado por causa das químicas, só cortando mesmo, espero que até ano que crie coragem pra isso, pq a moça do salao sempre tira mais do que eu peço :( , ai fica aquela insegurança
    Bjs

    • Ju  09/12/2014 - 14h49

      Fabi, vou te achar lá, pode deixar! E parabéns minha flor, tudooooo de melhor pra você sempre! :)
      Aiiii, que bom ler isso, fico tão feliz! <3
      Hum, sei como é... Chega num ponto que o melhor é dar uma cortada mesmo, mas conversa com ela, explica que são 3 dedinhos, não é a mão toda pow! rs
      Beijos Fabi!

      • Fabiana Branco  09/12/2014 - 15h35

        Pois é, como cuido bem deles agora, ele crescerá mais forte e bonito, mas por enquanto vou fazendo e usando tudo que vejo aqui no seu blog.. Mês que vem tiro as pontas, e vou me informar pra procurar um salao de confiança

  2. katiana  09/12/2014 - 15h44

    Boa tarde Ju, seu blog faz parte do meu dia a dia, eu to super na dúvida, eu comprei o moisture da Joico, mas to precisando de uma mascara hidratante, meu cabelo é grosso e volumoso, me indica uma boa mascara Ju por favor.
    Beijos.

    • Ju  09/12/2014 - 19h53

      Kati, que bom saber disso!
      Kati, essa é bem hidratante, viu? Mas tem uma da Matrix também que é ótima, vou pegar no nome e te falo!
      Beijos

      • katiana  10/12/2014 - 10h12

        Obrigada Ju, fico no aguardo. Bjos.

  3. Millena Brandão  09/12/2014 - 18h45

    Ju eu sempre uso máscara no lugar de condicionador, já ouvi o Marcos Antonio de Biaggi falando que seria bom fazer essa troca. O que vc acha???

    • Ju  09/12/2014 - 19h53

      Mi, se o pH delas for baixo tá ótimooo!

  4. Larissa  09/12/2014 - 19h37

    Oi Ju. Quais ampolas você costuma usar ?

    • Ju  09/12/2014 - 19h52

      Lari, as que achar no mercado! rs
      Tenho gostado MUITO da BB Cream da Pantene, já testou?
      Beijos

      • Larissa  09/12/2014 - 23h44

        Ainda não Ju. Mais obrigada pela dica. Amo seu blog, é o único que tenho gosto de acompanhar sempre!!! Bjos

  5. Rafaelli  09/12/2014 - 21h43

    Ju do céu, tu acredita que eu não faço nada disso? preciso cuidar dos meus cabelos com urgência, ainda mais agora que tá enooorme!

  6. Lidia  10/12/2014 - 10h11

    Oi Ju!!! Amo o seu blog, é o único que sigo e faço todas suas receitinhas pro cabelo, mas queria ver um post com seus cuidados diários com a pele do rosto: quais produtos está usando no momento, qual a sua rotina de cuidados de manhã e de noite…enfim, tudo rsrsrs
    As vezes fico meio perdida na ordem dos produtos, como usar a vitamina C, se é antes ou depois do hidratante.
    O que acha da sugestão??

    Bjooo

  7. Marcela  10/12/2014 - 18h52

    Ju, amo seu blog e suas dicas. A pouco tempo atrás meu cabelo ficou elástico devido à descoloração e progressiva.
    Graças a você fui salva, pois, comecei o cronograma capilar e de quebra consegui a melhor reconstrução que já conheci na minha vida, a Extreme Up. Já utilizei várias reconstruções em cabeleireiros, que cobravam verdadeiras fortunas, e nada resolvia. Obrigada mesmo!
    Aproveito ainda para deixar uma dica de produto, após o corte químico com progressiva, tinha verdadeiro pavor de Selagens devido ao que li aqui, mas após várias conversas com minha cabeleireira, quem ajudou a salvar meu cabelo depois que a outra detonou, ela fez um teste de mecha comigo com a Selagem Vegetal da Acquaflora, a qual já utilizo vários produtos por indicação da mesma. Essa selagem reagiu de forma extraordinária no cabelo e ela já diz na embalagem que não serve para alisamento, o que me chamou a atenção e acabou dando coragem de testar. Meu cabelo é praticamente 85% com luzes platinadas e por mais que faça cronograma, sempre será um cabelo mais frágil por ser fino desde criança. O resultado no meu cabelo: está sedoso, macio, com um brilho incrível, menos frizz e cabelo encorpado sem pesar.
    Sei que isso deve-se também ao cronograma, mas nunca esteve tão bonito e gostoso como está agora.
    Achei legal contar essa experiência, pois, nenhuma selagem é igual à outra e essa me surpreendeu muito devido ao preço e ao resultado obtido.
    Bjs e desculpe o comentário enorme!

  8. Edilaine Freitas  11/12/2014 - 08h34

    eu tbm preciso de um protetor solar para os meus fios bela dica,meu cabelo é castanho claro natural,mas com o sol vira e mexe aparece uns fios queimados estranhos rsrsrs adorei esse post

  9. Livia  11/12/2014 - 13h17

    Oi Ju, sou nova por aqui e achei bem legal seu blog.
    Quero saber sua opinião sobre a selagem ST Ativo protector da Truss.
    Ela tem formol ou algum outro produto proibido?
    Obrigada!
    bjs

  10. bia  11/12/2014 - 18h23

    oi ju como assim vc usa a maascara ou ampola todo dia n faz mal pro cabelo? e como vc usa bota massageia e tira ou bota deixa agir e tal

  11. Débora Feitosa  12/12/2014 - 10h35

    Ameii!!!! Até pq aqui onde moro (Pará) vivemos o calor o ano inteiro, então protetor solar é a base.
    Bjus

  12. Evelyn Souza  12/12/2014 - 14h40

    Postagem mais que completa rs

    Amei a dica do azeite de oliva e água de coco, até porque sofro só de pensar em praia.. nunca dá pra levar nosso kit completo de tratamento e o cabelo é o que mais sofre.

    Beijos!

  13. Jenifer  12/12/2014 - 15h12

    Vou colocar na minha lista de desejos (como você mesma diz) pelo menos o leave-in com protetor. Adorei a dica. Bj

O que você acha do JV?
Fiz a escova da Marie Luise e amei. Só faço ela.
Ano novo 2023: como se preparar para a virada! Preparando a casa para o ano novo 2023 Superstições de ano novo: um 2023 de muita sorte! Ceia de ano novo pra ter muita sorte! Não dorme bem? Para você que não consegue dormir! Numerologia da casa 6: A casa da harmonia! Numerologia da casa 5: A casa das mudanças!