21.01.2015

Cabelo Ressecado: 5 Dicas Salvadoras!

Vamos falar de cabelo ressecado, esse trauma? No verão o cabelo tende a ficar mais ressecado, até mesmo pelo combo “sol, mar, vento e piscina”, e é claro que dá pra evitar isso, né? Tanto evitar quanto combater, aliás.

cabelo ressecado

A escolha do shampoo para cabelo ressecado

Shampoo é uma coisa que a gente não dá muita importância, mas deveria, sobretudo quando o cabelo está mais ressecado.

É que o “shampoo errado” pode ressecar ainda mais o cabelo, deixando-o mais fragilizado do que já está. E o que é um shampoo errado? Bom, nesses casos, é um shampoo que tenha o pH mais alto, mais alcalino, porque ele vai piorar o quadro.

cabelo ressecado

O ideal é procurar por shampoos de pH ácido, optando sempre pelos que possuem mais ativos hidratantes ou nutritivos, como os óleos ou manteigas vegetais, o pantenol (hidratante), dentre outros.

Se o shampoo tiver ativos que ajudem a proteger os fios dos raios solares é melhor ainda pois a radiação solar atinge a matriz, que é, como já expliquei por aqui, quem dá “liga” nas células do córtex capilar, o que faz com que a fibra capilar não consiga reter água e umidade de forma eficiente, deixando os fios ressecados, ásperos e porosos.

Uma opção boa e barata é o de hidro-cautetização da Pantene (post aqui), que não oferece proteção solar mas é bem hidratante. O de Monoi, do Boti, é outra excelente opção, assim como o Visible Repair, da Clairol.

Condicionadores mais emolientes

O cabelo tá ressecado? Compre um bom (não significa, necessariamente, que seja caro!) condicionador! Condicionadores hidratantes e nutritivos costumam ser mais emolientes, e esses são os mais indicados nesse fase, já que o uso é quase diário, e é ele que vai tratar os fios no dia a dia.

cabelo ressecado

Dos últimos que testei, acho o Visible Repair uma ótima opção nesses casos, e a Pantene também tem muitos condicionadores que dão conta do recado!

hidratação para cabelos ressecados

Ressecamento é, basicamente, falta de água, então o cabelo precisa muito de reposição hídrica. Ou seja, hidrate, hidrate e hidrate!

Eu, quando estou na praia, uso máscara no cabelo todos os dias já pra evitar problemas, e as de ação rápida (ampolas também servem, viu?) são as melhores pedidas, porque né, ninguém precisa perder 30 minutos de férias por dia esperando a máscara agir!

cabelo ressecado

Pra quem quiser sugestões, nesse post aqui tem opções boas e baratas, enquanto nesse aqui tem as minhas máscaras de hidratação preferidas. Ah, e é claro que não dá pra esquecer da hidratação de glicerina (post aqui) e da misturinha pra derreter o cabelo (post aqui), que mandam o ressecamento pra longe rapidinho!

Nutrição, muita nutrição!

É, nem só de hidratação vive um cabelo ressecado! É muito importante apostar na “gordurinha” porque enquanto a hidratação repõe ou retém a água/umidade, a nutrição vai, dentre muitas outras coisas, fazer com que essa hidratação permaneça nos fios.

A nutrição vai fazer a reposição lipídica, “alimentando” seu cabelo, e no caso de cabelos ressecados, ela ajuda muito a combater e evitar o ressecamento, e a doar brilho e maciez aos fios.

cabelo ressecado

Assim, vale muito, uma vez por semana, apostar numa umectação (post aqui) ou numa máscara de nutrição (nesse post aqui tem várias opções boas e baratas).

E não pode esquecer de usar um bom leave-in e, pra quem gosta, um óleo capilar, porque eles também ajudam na hidratação e na nutrição, o que combate/evita o ressecamento!

Pra quem quiser opções para cabelo ressecado:

cabelo ressecado

 cabelos ressecados o que fazer?

Notou que o cabelo está ressecado? A primeira coisa a fazer é cortar ou reduzir algumas coisas, começando pela chapinha, pelo secador e pelo babyliss. Não dá pra viver sem, né? Eu sei, então trate de usar um bom protetor térmico pra proteger os fios do calor térmico, caso contrário os fios vão ressecar cada vez mais, ficando opacos, sem vida e quebradiços.

Pra quem quiser opções, nesse post aqui falo dos que mais gosto, e nesse aqui mostro o meu preferido da vida, que é protetor térmico e defrizante, então amansa a juba.

Outra coisa que você vai precisar fazer, principalmente se estiver na praia ou se esbaldando na piscina é encarar o protetor solar pra cabelos como uma necessidade básica. Sério, o sol estraga mesmo o cabelo (expliquei isso nesse post) e quem consegue reduzir o problema é o protetor. Aposte! Ah, e se quiser opções boas e baratas, dê uma olhada nesse post aqui.

E você, tem alguma dica? Algum produto ou truque que ajudou muito? Conta aí!

Beijos

Ju

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
27 comentários
  1. carla carvalho  21/01/2015 - 11h14

    Azeite de Oliva da Novex;e o shampoo e condicionador Elseve Óleo extraordinário!

  2. Paola  21/01/2015 - 11h42

    As vezes tenho vontade de desistir do meu cabelo! Rssss
    Ele é crespo, fininho e liso (não ganhei cachos… meu pai tem um cabelo super crespo e minha mãe um cabelo muito liso). Já tentei Vita Derm, Loreal (aquela linha profissional), Aneethun, Bio Extratus, Tresseme, Seda, Elseve (que me deu alergia) Pantene, Dove (a pior das piores no meu cabelo)… Nada me ajuda a domar os fios… Deixam o cabelo parecendo uma palha. Uso Palmolive Kids, que é o único que deixa meu cabelo macio e com movimento, sem parecer um capacete de playmobil. Tenho o cabelo seco demais nas pontas, você indica alguma marca???

  3. Juliana Bisso  21/01/2015 - 12h01

    Ai Ju tô desesperada!!! Estou indo à piscina e parece que nem todo os cuidados que sempre tive dessa vez deu solução :( … As pontas dos meus cabelos estão espigadas e eu tô já pensando seriamente em tacár-lhe a tesoura. Tenho feito hidratação, nutrição e parece que nada tá dando resultado. Fiz por último uma hidratação com Bepantol, creme de hidratação, Monovin A, óleo de coco, glicerina e mel, mas mesmo assim não vi muita diferença nas pontas. A progressiva agora saiu de vez, em resumo meus cabelos estão armados e espetados tô desesperada!!! Preciso de ajuda lora!!!! Bjs!

  4. Fabiana Branco  21/01/2015 - 12h05

    Tenho cabelo misto, e quando fiz californianas usei de tudo o que é hidratação, reduzi a chapinha para 2 vezes na semana, mas meu cabelo sempre tava ressecado, agora tirei as californianas e meu cabelo ta super hidratado. Isso acontece com minha irmã tbm, mas ela faz luzes de 3 em 3 meses e escova em dias alternados, como resolver esse problema de cabelo misto com química Ju, tem solução? Bjs :*

  5. Juliana Bisso  21/01/2015 - 12h07

    Ai Ju tô necessitando desesperadamente da sua ajuda! Nesse calor não tem como fugir da piscina, e as pontas do meus cabelos estão espigadas, prá ajudar a progressiva que eu fiz a mais ou menos 02 anos saiu, as minhas luzes eu fiz em outubro/14 e tenho horário marcado p/ a próxima semana, mas tô com medo de fazer… então reumo da ópera, pensa num cabelo totalmente desalinhado. Fiz à alguns dias uma nutrição com bepantol, glicerina, óleo de coco, mel, Monovin A, creme de hidratação da Inoar, e parece que não deu o impacto esperado, tô quase partindo pro quesito tesoura, e olha que não vou prá piscina sem protetor solar capilar, faço as minhas hidratações, nutrições e cronograma capilar, mas não sei o que houve dessa vez que parece que não tá dando nada certo! Lora me ajuda! Bjs!!!

  6. Lucy Viana  21/01/2015 - 14h47

    Em qualquer época Ju não consigo largar o modelador de tanta indefinição aqui, então protetor térmico é regra a cada dois dias. Preciso espiar seus protetores térmicos, o meu já ta no “osso”!!
    Ju adorei o post! Dicas ricas para o verão!!
    Beijos

    • Ju  22/01/2015 - 09h48

      Lu, sua linda, sei como é!
      Tu já testou o da K.Pro? Adoro!
      Beijos

  7. Andressa Passig  21/01/2015 - 16h29

    Juuu, li em alguns lugares sobre óleo de Ojon, e verifiquei esta nova linha capilar Pro Liso da VIZCAYA, você ja restou ? Já ouviu falar ? Queria saber se é boa mesmo.

    • Ju  22/01/2015 - 09h46

      Ele é muito bom Andressa, tem propriedades muito boas pros cabelos, mas essa linha não testei ainda!
      Beijos

  8. caroline  21/01/2015 - 16h50

    Oi Ju não sei se vc já ouviu falar da marca LOLA COSMÉTICOS.
    Eu estou usando a mascara para hidratação que se chama MORTE SÚBITA,ótima para cabelos ressecados.
    Para o meu cabelo ela é mega hidratante,deixa o cabelo macio e bem mais fácil para escovar,neste calor meu cabelo resseca muito e também faço uso de secador e chapinha, esta mascara é o que tem me salvado bjosss

    • Ju  22/01/2015 - 09h44

      Já vi sim Rol!

      • ana paula couto  11/02/2015 - 16h35

        Ju usei o morte súbita e não funcionou, não notei nenhuma melhora, será q é pq não estou com o cabelo tão detonado??

  9. Elaine  21/01/2015 - 22h00

    Oi Ju no antepenultimo paragrafo os “aqui” nao estao funcionando onde vc indica o protetor termico, e o com defrizante, quero muito saber quais sao os melhores

    • Ju  22/01/2015 - 09h43

      Liu, vou ajeitar agora, obrigada por avisar!

  10. Jéssica  22/01/2015 - 08h42

    Juuuuu!

    Vou seguir a risca suas dicas, muito obrigada! Era tudo que eu tava precisando!

  11. Carol Kalinovski  22/01/2015 - 10h14

    Ju!

    Qual shampoo e seu preferido Wella Brilliance ou da Clairol??

    Fiquei na duvida !!!

    • Ju  22/01/2015 - 14h39

      O da Clairol é melhor (e mais barato)!rs

  12. Gabi  22/01/2015 - 13h59

    Oi Ju,
    Eu comprei o bepantol e estou fazendo a misturinha reconstrutora uma vez por semana, meu cabelo é grosso e está bem danificado. gostaria de saber se posso fazer na mesma semana a misturinha hidratante, o meu medo é o excesso de bepantol quebrar o fio.
    Beijos

    • Ju  22/01/2015 - 14h56

      Gabi, desde que não seja uma coisa rotineira pode sim!
      Beijos

  13. Iracema  22/01/2015 - 20h36

    Enviei um e-mail pra vc em contatos e não foi respondido.Veja lá.
    Abraço.

  14. Lari  12/02/2015 - 08h23

    Oi Ju, acompanho o site desde que vc abriu/lançou ele

  15. Cátia Amorim  01/03/2015 - 19h54

    Oi Ju! depois de um alisamento meu cabelo caiu bastante, quase fiquei careca! resolvi parar de vez com a quimica, seu blog me ajudou muito, agora ando sempre por aqui fiz a misturinha com glicerina e ADOREI! ja tem 8 meses assim (sem quimica) tento manter escovando pq gosto dele liso, so o que me incomoda é q a parte crescida da raiz não fica liso sempre fica armado :/ o que eu faço Ju? sera q é a chapinha que é fraca? tem algum produto pra reduzir o volume na raiz? tem hora q bate o desespero e da vontade de voltar a alisar rsrs

  16. josi oliveira  18/04/2015 - 08h13

    ju descolori meus cabelos e em alguns dias fiz alisamento,meu cabelo ta muito ressecado,uma palha,nao sei mais como salva-lo.Tu tem alguma dica?

  17. […] Falando nisso, tem um post bem legal e completo aqui no blog sobre como cuidar dos fios ressecados, e indico muitooo a leitura antes de continuar: Cabelo Ressecado – 5 Dicas Salvadoras!  […]

  18. Ariane  19/07/2015 - 00h36

    Oi Ju, trabalho diariamente no sol, todos os dias na praia, meu cabelo tem mechas e atualmente está num tom perolado e não abro mão de fazer escova de dois em dois dias. Qual os produtos e tratamentos que você me indica para manter a cor e a hidratação? ^^

  19. Drielle  11/09/2015 - 13h46

    Ju, na maioria das máscaras não vem falando se é pra hidratar ou nutrir. Como saber se ela é de hidratação?

  20. Emily  21/07/2016 - 23h03

    Meu cabelo é outro depois desse blog. Faço uma lista com suas dicas e saio fazendo/comprando TUDO. Ju, muuuito obrigada viu, e parabéns por esse blog maravilhoso.

O que você acha do JV?
Ju, apenas gratidão por ter me ensinadona cuidar dos meus cabelinhos loiros com misturinhas e produtos acessíveis. Tenho um carinho enorme por vc. Beijos
As leitoras mais incríveis da vida
  • Os 5 do dia, porque eu tinha que vir falar dessa linha muitoooooo cheirosa do Boti, né? ☁️️💘O hidratante de mão é uma delicinha e nada grudento, assim como o corporal (não tá na foto mas mostrei ontem no Stories), que hidrata bem, deixa a pele cheirosa e não meleca nada. E ameiiiiiiii esse
  • Eu votei na Ju Lopes, do blog @jurovalendo, que já acompanho há alguns anos😍😍. É muito bom poder prestigiar profissionais como a Ju, que fazem um trabalho com tanto amor, competência e dedicação. Não é à toa que o Juro Valendo é o blog de beleza brasileiro mais acessado no mundo, segundo a Revista Exame!!! . Eta baianinha arretada!!! VOTEM!!! É bem rapidinho! 💕 💕. Obrigada e continue brilhando! 🌟🌟🌟 http://premioinfluenciadores.com.br/ #premioinfluenciadoresdigitais #jurovalendo
  • #behappy😊 #sejaluz #bloggers #sejamcheiosdoespiritosanto #loveu #beyourself #yourlife #yourlove #amesempre #gratidão #jurovalendo #iloveit❤️ #maqbellamakeup
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo