09.02.2015

Diário da Dieta: Começando do Começo!

Nas últimas duas semanas parei um pouco de postar coisas de dieta aqui e no insta (@jurovalendo, segue lá!) porque queria organizar as coisas como uma “sequência”, pra vocês acompanharem tudo de forma mais organizada, sabe?

Daí pensei em fazer um diário aqui, a ser atualizado uma vez na semana, com tudo o que aconteceu na semana, o que comi, o que tive vontade e resisti (ou não!), os achados e as receitinhas.

diário-de-dieta

Já fiz um post falando sobre a minha dieta (clique aqui), e sempre disse por aqui que nunca fui magra. Nunca, e jamais serei sequinha porque minha estrutura não é essa, mas não quero mais que o meu (excesso de) peso direcione o que eu posso fazer com o meu corpo, sabe?

Mas, vamos falar de como anda a minha alimentação, porque toda vez que posto uma foto surgem novas dúvidas nos comentários!

Eu não queria apenas emagrecer, queria me alimentar bem, comer coisas saudáveis e gostar verdadeiramente disso tudo. Não queria comer salada como obrigação e, muito menos, ficar salivando nas gordices, porque sei que a longo prazo esse tipo de coisa não funciona.

diário-de-dieta

Eu queria continuar sentindo prazer em comer, mas em comer limpo, sabe? E foi aí que sentei  com meu nutri e decidi como isso seria feito:

1. Minha dieta privilegia proteínas, gorduras boas e carboidratos de legumes e verduras, e todo o resto fica de fora.

Como bastante queijo e ovos, já que não como carne, e como manteiga moderadamente, mas a ghee (já posto a receita!), que é uma manteiga clarificada. Tentei abrir mão da manteiga e até comprei a essência pra manter o gosto das coisas, porque realmente gosto muito, mas não consegui e percebi que é melhor manter em pequenas quantidades do que cortar totalmente e acabar botando tudo a perder quando sentir um desejo incontrolável.

2. Carboidratos só o de legumes e verduras, e nada de doce, inclusive frutas, por causa da resistência à insulina. As frutas que entram são abacate e coco, que possuem menores quantidades de carbo. Tomo  iogurte também, e iogurte tem uma quantidade considerável de carbo, por isso limito a dois potinhos por dia.

diário-de-dieta

3. Como muita salada, meio-dia e de noite, e aprendi a amar (tem post mostrando como faço aqui)! Muita gente me chamou a atenção de que os molhos tornam a salada mais engordativa, e é verdade, só que meus molhos são com proteínas e gorduras, e elas são liberadas. Mas, a questão é que não quero ficar contando calorias e odiando estar de dieta, quero criar o hábito de comer saudável e os molhos têm me ajudado demais, tanto que toda vez que sinto fome a primeira coisa que vem na cabeça é uma salada maravilhosa, bem diferente das pizzas de antigamente.

4. Reduzi o sal, e nisso a “descoberta” dos “temperinhos”, como a páprica picante, o curry, a pimenta do reino,  o tomilho, o alecrim e muitos outros ajudou bastante.

5. Não existe limite de quantidade, eu posso comer o quanto quiser, só que só os “alimentos permitidos”.

diário-de-dieta

Não tenho me pesado, e o combinado é fazer isso uma vez por mês, só que dia 29/01, o dia marcado, pedi pro nutri anotar e não me falar. Sou MUITO ansiosa e tenho receio de achar que estou perdendo pouco ou que está faltando muito e meter o pé na jaca pra “acalmar” a ansiedade, sabe? E tem também o outro lado: achar que tô chegando lá e começar a me “presentear”, colocando tudo a perder.

Sei que a perda de peso tem sido constante por causa das roupas, que estão folgando, e por enquanto isso me basta. Quando tiver alcançado o peso ideal pra minha altura faço um post aqui com a evolução toda, com fotos e tudo mais, tá?

E no próximo post falo mais sobre o que tenho comido nas refeições!

Beijos

Ju

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
13 comentários
  1. Daniela  09/02/2015 - 12h59

    Oi,
    Esse negocio de dieta é complicado mesmo, eu mesmo sempre começo perco uns quilinhos e não consigo continuar, isso é frustante da uma sensação de incapacidade, e eu sou igual a vc anciosa e tenho o mesmo receio de achar que não estou perdendo peso nenhum e meter o “pé na jaca”

    Mais tomara que de tudo certo.

    bjks

    http://frescuritesnecessarias.blogspot.com.br/

  2. luciana Rossi  09/02/2015 - 13h07

    Ameii juh… suas saladas são lindas ,coloridas e me anima a comer mais saladinhas… gosto muito das suas postagens sobre alimentação!!! Bjooo

    • Ju  09/02/2015 - 13h28

      Lu, que bom saber disso! <3

  3. Mariana  09/02/2015 - 13h47

    Sorvete de Fruta Congelada:
    1banana ou manga cortada em cubinhos e congelada
    2colheres(sopa)de iogurte natural sem sabor
    Bate tudo no mixer ou processador.
    Nem precisa adoçar.
    Fica mtooo bom e mata a vontade de doce/sorvete.

    • Ju  09/02/2015 - 14h59

      Adorei a dica Mari! <3

  4. Cey  10/02/2015 - 17h29

    Seu nutri tem uma abordagem paleo?
    Enfim, se ele não denomina paleo, é um formato muito aproximado e eu particularmente acho incrível que os profissionais estejam abrindo a mente com relação as dietas tradicionais que etiquetam as gorduras como veneno e entopem as pessoas de shakes, barrinhas, frutose, carboidratos e uma série de porcarias light que não agregam nenhum benefício. Dietas mais ricas em gorduras boas e baixas em carboidratos e açúcares são extremamente eficazes na perda de peso e ganho de saúde, e também em algumas condições como síndrome metabólica, diabetes, obesidade, resistência à insulina. Sem falar que consumir comida de verdade, natural, fresca não pode dar errado! Ó… nem conheço seu nutri e já amei ele, rs! Boa sorte na dieta!

    • Ju  14/02/2015 - 11h56

      Cey, tem sim, e eu te digo: nunca me adaptei tão fácil a uma alimentação como dessa vez! No começo foi mais difícil, mas hoje não sinto a menor vontade/necessidade de doce nem carboidrato!

  5. Luana Kajda  11/02/2015 - 19h44

    Adorei essa ideia do diário! Também estou de dieta, não é como a sua, mas suas dicas têm me ajudado bastante!

    • Ju  13/02/2015 - 10h13

      Que bom que gostou Lua, amanhã sai o próximo! :)

      • Luana Kajda  13/02/2015 - 17h26

        Ebaaaaa! :D

      • Lua Kajda  19/02/2015 - 19h57

        Ansiosa pelo próximo post!!!!
        Ah… Testei o alho granulado e adorei!
        :*

      • Lua Kajda  19/02/2015 - 19h59

        Ansiosa pelo próximo post! :D
        Ah… Provei o alho granulado! Adorei.
        :*

O que você acha do JV?
Fiz a escova da Marie Luise e amei. Só faço ela.
Ano novo 2023: como se preparar para a virada! Preparando a casa para o ano novo 2023 Superstições de ano novo: um 2023 de muita sorte! Ceia de ano novo pra ter muita sorte! Não dorme bem? Para você que não consegue dormir! Numerologia da casa 6: A casa da harmonia! Numerologia da casa 5: A casa das mudanças!