12.02.2015

Óleo Frita Cabelo?

Adoro óleo de cabelo, todo mundo sabe, e sempre me perguntam se o óleo pode ser usado antes do secador e da chapinha, e também quando nos expomos ao sol, já que existe a teoria de que óleo frita cabelo.

A coisa tem lógica, já que o que faz o óleo “fritar” é o calor, né? Só que no caso dos óleos de cabelo a coisa não funciona exatamente assim.

Tudo vai depender do óleo, da quantidade de óleo presente no produto, da combinação de ativos, da absorção do produto, da forma usada e por aí vai.

Se você pegar um óleo vegetal puro, aplicar no cabelo e passar a chapinha quente é claro que ele vai “fritar”, só que isso é óleo vegetal puro, e os óleos finalizadores que nós usamos possuem, via de regra, quantidades mínimas de óleo e altas doses de silicones.

óleo frita cabelo

E aí entra toda aquela polêmica em torno dos silicones, altamente demonizados, mas que são úteis sim e precisam ser analisados no conjunto. Ou seja, é fato que o silicone não trata o cabelo, mas não se pode analisar um ativo separadamente, mas sim o conjunto de ativos, porque um sempre influencia na atuação do outro, e no fim o que vale é a sinergia. Mas, explico isso depois, num post separado, tá?

Falei dos silicones aqui porque quase todos os óleos finalizadores contém silicone, que tem como uma das funções oferecer proteção térmica, já que forma uma espécie de “filme” protetor que mantém o cabelo protegido do calor térmico do secador e da chapinha.

E tanto isso é verdade que o ativo principal da grande maioria dos protetores térmicos é o silicone, podem procurar no rótulo.

Acontece que a gente não tem como saber as quantidades exatas de nada, nós não conhecemos todos os ativos e não sabemos como eles funcionam juntos, então o que posso falar é da minha experiência, do que faço e vem funcionando:

1. Antes do secador: sempre uso um óleo antes de secar os fios, sempre, só que depois coloco o protetor térmico, e até hoje meu cabelo nunca fritou.

2. E a chapinha? Bom, só uso a chapinha com o cabelo seco, e logo depois de secar com o secador (não se usa chapinha em cabelo sujo, gente!), então o óleo que passo é antes do secador, não da chapinha, daí não existe problema.

óleo-frita-cabelo

Tá, mas se eu quiser usar um óleo depois de secar e antes de usar a chapinha, posso? Eu não usaria porque não tem a menor lógica, porque ou o óleo é usado no cabelo úmido pra dar aquela controlada e melhorar a penteabilidade, ou é usado pra finalizar, e usar entre um processo e outro não faz sentido, né?

Fora isso, também não recomendo, exceto se o óleo for termoativado (ou seja, for ativado pelo calor térmico), oferecer proteção térmica e tiver indicação expressa de uso nesse sentido, e o mesmo vale pro babyliss.

3. Usar óleo na praia ou piscina: uso e sempre usei, e até hoje meu cabelo não fritou, tá aqui bonito da silva! O calor, nesse caso, não é direcionado pro cabelo, e você não vai pegar e ensopar o cabelo com óleo vegetal, deitar 8 da manhã (sem mergulhar ou molhar o cabelo) e tomar sol até 5 da tarde, vai?

A gente usa uma quantidade pequena, via de regra de óleo finalizador (que tem silicones!), até porque ninguém quer ficar com o cabelo seboso, mergulha várias vezes, não fica exposta direto ao sol o dia todo, então a coisa não tem muito sentido, né?

Uso óleo desde sempre, muito antes dessa moda começar, e moro numa das cidades mais quentes do país, e o meu cabelo nunca fritou porque usei óleo e me expus o sol.

Claro que isso é só a minha opinião, fruto da minha experiência, e sempre tô aberta pra aprender mais, então se alguém aqui já ficou com o cabelo “frito” por algum desses motivos, conta aí que eu quero saber!

Beijos

Ju

 

 

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
37 comentários
  1. Magali  12/02/2015 - 14h31

    Jú, vc é um anjo sabia? Muito obrigada mais uma vez :*

  2. Sandra  12/02/2015 - 14h37

    Ju, muito obrigada por compartilhar informações sérias! Eu sou química, trabalho com cosméticos e assino embaixo do que você falou. É lamentável que pessoas leigas, que não sabem como funciona a sinergia dos ativos, pra que cada um foi usado ali, qual a base e outras coisas mais, saiam fazendo terrorismo pra ter ibope.
    Beijos

    • Ju  12/02/2015 - 14h39

      Oi Sandra!
      É complicado isso porque existe muita informação disponível, e como a gente não sabe como tudo funciona, acaba acreditando, né? Eu tenho uma amiga, a Lily, que é química também e ela sempre tira minhas dúvidas, mas fico feliz em saber que tô raciocinando do jeito certo! rs
      Beijos

  3. Jaciara  12/02/2015 - 14h53

    Ju….e nos dias das umectações, posso usar o secador e chapinha? Já li na net que não pode…só que sem progressiva e um cabelo de leão (meu caso), impossível não usar secador…kkkk

    • Ju  13/02/2015 - 10h03

      Jaci, sempre usei, sempre, e até hoje nunca tive problema!

  4. Roberta  12/02/2015 - 14h56

    Ei Ju, to sumida né…. essa época onde quase todo mundo está de férias é a que mais trabalho…rs
    Você podia fazer um post sobre como recuperar cabelos que usaram mega.
    Bjim

    • Ju  13/02/2015 - 10h07

      Ro, saudade de você por aqui!
      Faço sim, pode deixar!
      Beijos

  5. Elaine  12/02/2015 - 15h02

    Oi Ju adorei as dicas, me tira uma duvida, se fizer umectação com oleo vegetal, dpois de lavar ele pode fazer escova??É que ja ouvi dizer que qdo faz umectação é bom não usar secador. Adoro seu blog e suas dicas. bjo

    • Ju  13/02/2015 - 10h05

      Liu, eu sempre usei! Depois que lavo o cabelo, seco com secador e nunca tive problemas!
      Beijos

  6. Fernanda Campos  12/02/2015 - 15h19

    Ju, tenho um TRECO aqui da Avon, um tal Tratamento Nutritivo com Óleo de Argan, uso ele antes da escova, e as vezes depois, é isso mesmo ou está errado. Ele é bem.denso , parece um óleo mesmo , devo usar outro que seja mais fluído como finalizador.?

  7. Lucimara  12/02/2015 - 15h25

    adorei a dica
    sabe td!!!

  8. Monise  12/02/2015 - 16h36

    Juu, pra mim, seu blog é como o google da beleza ahahaha…
    Beijoo!

    • Ju  12/02/2015 - 17h45

      :) hahahaha Aí foi bom! rs

  9. Giovana Rodrigues  12/02/2015 - 19h07

    E a vantagem dos óleos mesmo é dar aquela finalizada, diminuindo o frizz e dando aquela selada nas pontas :P

  10. Vanessa  13/02/2015 - 08h40

    Oi!! Ju…. sempre ajudo minha Mãe a cuidar dos cabelos dela… pq ela so quer saber de tinta, e secador e nada mais … rsrsrs ate reconstrução ela faz mas sem saber,sempre coloco em ordem de uso no banheiro; ela ama minha mascara da Joico e meu oleo da Inoar.Uma vez perguntaram o que ela estava usando de perfume, e ela respondeu meu cheiro natural,Ai a pessoa vai la em csa e descobre que o cheiro natural é o oleo da Inoar.Mas vamos a pergunta,pode passar oleo (de coco) nos cabelos, depois lavar e usar o secador? Bjão!!

    • Ju  13/02/2015 - 10h09

      Ô filha boa, muito bem Nessa!
      Huahuahuahuahuahauhau Adorei!
      Então, eu faço umectação com óleo de coco e depois que lavo seco normalmente, com o secador, e nunca tive problema não!

  11. Edilaine Freitas  13/02/2015 - 14h29

    Ju adorei as dicas eu tbm faço isso passo oleoa antes do secado e da chapinha eu passo depois rsrsrs valeu as dicas bjo

  12. Xzinha  14/02/2015 - 00h30

    Ju!!!! você leu meus pensamentos… fiquei pensando justamente sobre o uso do óleo antes de usar o secador… você como sempre sanou todas as minhas dúvidas, e já testei! Ficou ótimo! Obrigada pelo carinho e dedicação!

    • Ju  14/02/2015 - 11h45

      :) Que bommm!
      Beijos e bom carnaval minha linda!

  13. Faah Bastos  14/02/2015 - 15h54

    Eu sempre uso protetor térmico, sempre!! Já ouvi falar que queima cabelo, comigo nunca aconteceu nada, pelo contrário. Por usar o protetor térmico, o resultado é muito melhor, não danifica meu cabelo de forma alguma.
    O grande problema são os boatos vindo de pessoas que não explicam com cuidado, nem fazem uma pesquisa séria.
    Mais um post que vale a pena ser compartilhado, porque se chegou a virar tema de um post é porque há muita gente com medo disso.

  14. Yascara  18/02/2015 - 16h17

    não sei se é uma pergunta tosca, mais la vai: e se eu fizer umectação capilar, eu posso usar o secador e a chapinha??? isso no caso de outros óleos, sem silicones

  15. Yascara  18/02/2015 - 16h19

    não sei se é uma pergunta tosca mais lá vai: e se no caso eu fizer uma umectação capilar e quiser depois usar secador e chapinha? claro isso usando outros tipos de óleos, sem silicones e naturais

    • Ju  19/02/2015 - 11h18

      Flor, se lavar com shampoo, tirando o óleo, não vejo problema porque sempre faço isso, mas usar secador ou chapinha com o óleo no cabelo não pode.
      Beijos

  16. Gerlania  27/03/2015 - 11h02

    Ju posso fazer umectação com oleo de girassol vegetal?

  17. Fer Carvalho  24/08/2015 - 19h01

    Faço igual vc Ju… :* bjs obg!

  18. Juhh Dias  06/11/2015 - 09h28

    DICAS TOP. ADORO VC JU :)

  19. Maiara  12/11/2015 - 00h33

    Umectação com óleos vegetais, como o Azeite por exemplo, pode ou não receber calor após lavado ? Ju, óleo de cozinha é vegetal e contém várias vitaminas, estou tentada a usar, mas dizer que ele fecha a cutícula do cabelo impedindo que penetre qualquer hidratação depois, é verdade ?

  20. Ana Claudia Sena  08/12/2015 - 13h42

    Juuu, tem como fazer resenha de alguma máscara nutritiva da Lola Cosmetics sem ser a Morte Súbita? Beijos

  21. […] Mas, existem centenas de produtos nas prateleiras dos mercados e farmácias, como o Sol/Mar/Piscina da Acquaflora e o Neutrox Sol, Mar e Piscina, dentre tantos outros, além de óleos vegetais ou finalizadores, que formam justamente essa película e ajudam a evitar que os fios fiquem esverdeados. Ah, e pra quem pergunta se, nesse caso,  óleo frita cabelo, recomendo a leitura desse post aqui! […]

  22. […] Muita gente questiona se isso não “frita” o cabelo, e o meu até hoje não fritou, nesse calor danado que faz aqui na Bahia, e expliquei tudinho sobre isso nesse post aqui ó. […]

  23. Ligia Layanne  02/07/2016 - 23h38

    Oi linda,me responde por favor.. seguinte,nao vivo sem chapinha mas cuido do meu cabelo pois sem que acaba muito..a quase um ano eu uso o ” super oleo apaga danos garnier fructis ” nos cabelos antes de chapinha,mas é assim, nao uso secador deixo o cabelo secar naturalmente pra passar a chapinha, e passo esse oleo com o cabelo umido ainda,e fico de frente ao ventilador para secar e começar o processo..e agora eu descobri esse tal de protetor térmico.. me falaram que esse oleo é protetor termico,na embalagem tem que é ate 230 graus..mas também eu descobri que oleos antes da chapinha frita o cabelo..fiquei com medo de continuar usando apesar de amar o resultado.. queria sua ajuda..a maneira q uso é correta? Ee,eu devo mesmo usar um protetor térmico ou um defrizzante no lugar dele?

  24. bruna  04/08/2016 - 11h21

    Olá Juuh Miim Tira Uma Duvida Se Eu Passa Oo Óleo De Como No Cabell Antes De Pasaa Aa Prancha Meu Cabelo Pode Quebrar Ou Cair

  25. larissa da silva velasques  07/08/2016 - 12h48

    ju obrigada belas sua dicas viu?te amo muito no meu coranção beijo uma boa tarde beijos

  26. Amanda  06/10/2016 - 00h18

    Oi Ju, sempre fiquei encucada quando minhas amigas falavam que não podia passar, já ouvi até cabeleiras dizendo que óleo frita o cabelo, acredita? kkkkk
    Mas sempre fiquei com o pé atrás, afinal eu sempre passei óleo antes do secador, chapinha e babyliss e o meu cabelo nunca ‘fritou’ muito pelo contrário. Fica mais sedoso e soltinho.
    Você tem ótimas dicas.
    Beijos e abraços.

O que você acha do JV?
Amo o JV, depois que comecei a acessar, meu cabelo melhorou muuuito, e tudo isso baratex, com as dicas que pego aqui! Sem falar que…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Vamos brindar? Vamosssss, que a vida é feita pra isso, pra celebrar! 🍸✨ Estamos aqui comemorando os 4 anos do blog, e eu só tenho que agradecer! 🙏🏻🙌🏻 Meu pisciano com ascendente em Gêmeos é lindo e tem as leitoras mais incríveis da vida! ❤️
Pense num menino de sorte? É ele! ☺️💫🎉 #JuroValendo #Jujuland
  • #hair #blondhair #blondhairdontcare #loiro
#jurovalendo seco ao natural! Aquele cabelo que você respeita! 💇👱
@jurovalendo valeu Ju! #salvafios
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo