19.02.2015

O Jeito Certo de Lavar o Cabelo Faz Diferença!

Lavar o cabelo é a coisa mais fácil do mundo: molha, aplica o shampoo, enxágua, aplica o condicionador e enxágua. Certo? Errado!

A coisa parece fácil, e é, mas carrega alguns “segredinhos” que fazem toda a diferença, e uma prova disso é a diferença que a gente sente quando lava o cabelo no salão. Já notaram?

Isso acontece por alguns motivos, mas os principais são o uso de produtos adequados para o seu tipo de cabelo, e a forma correta de usar cada um deles, porque ter produtos maravilhosos não quer dizer nada se a gente não sabe usar da forma correta ou se eles não forem as melhores opções pros nossos cabelos.

lavar o cabelo

Escolhendo os produtos certos para lavar o cabelo

Assim, escolha o shampoo e o condicionador que se adeque a situação do seu cabelo naquele momento, que contenha os ativos que possam suprir o que o seu cabelo.

Por exemplo, se o seu cabelo passou por alguma química recentemente, aposte em produtos reconstrutores, ricos em aminoácidos. Se ele estiver muito ressecado e armado, os produtos nutritivos são as melhores opções e por aí vai. E se vocês tiverem dificuldade em identificar, confiram esse post aqui pra entender do que o seu cabelo precisa.

Água fria ou quente pra lavar o cabelo?

Uma questão importante é a temperatura da água, já que a água quente tende a ressecar os fios, vez que remove a oleosidade natural do couro cabeludo, podendo causar o efeito rebote. Ou seja, gera um desequilíbrio na camada hidrolipídica, ocasionando mais oleosidade no couro cabeludo e mais ressecamento nas pontas.

Já a água fria, ao contrário, mantém o equilíbrio da camada hidrolipídica e melhora o brilho dos fios, mas vale lembrar que a água não deve ser gelada, pois vários dermatos alertam que a água muito fria também estimula a oleosidade no couro cabeludo, o que é ruim.

lavar-o-cabelo

O ideal é que a água seja fria ou em temperatura ambiente, assim os fios ficam mais brilhosos e macios. Ah, e se o cabelo for colorido, a água fria é regra, já que a água quente acelera o desbotamento!

Outra coisa essencial em relação á água: ela pode estragar MUITO o cabelo, e pra entender e evitar isso, recomendo a leitura desse post.

Qual quantidade usar?

A quantidade de shampoo e de condicionador vai depender do tamanho e do volume dos fios. Ou seja, não existe uma medida que sirva pra todo mundo.

Sempre coloco o shampoo na palma da mão e vou aplicando nos fios, começando da raiz. Massageio com suavidade o couro cabeludo, sempre em movimentos circulares, com a ponta dos dedos e sem pressa pra que o produto entre em contato direitinho com a superfície dos fios e também pra ativar a circulação local.

Já o condicionador aplico primeiro nas pontas e depois no comprimento, preservando a raiz, que, no meu caso, tende a ser mais oleosa.

lavar-o-cabelo

Sobre o shampoo

Um bom shampoo é essencial pra que o cabelo fique bonito e saudável, já que ele vai remover as impurezas e o excesso de oleosidade, mas sem agredir os fios.

Já faço um post aqui sobre como escolher um bom shampoo, mas já aviso logo: não tem a ver com preço e muito menos com a quantidade de espuma produzida! Aviso isso porque temos a tendência de acreditar que o shampoo só é eficaz se espumar bastante, e isso é falso.

Sempre uso um pré shampoo (falei sobre isso nesse post aqui), que é um shampoo mais adstringente e baratinho, como primeira lavagem pra remover o excesso de sujeira, e só depois uso o shampoo de tratamento, e isso é o que vem funcionando no meu cabelo. Por causa disso, não uso o shampoo de tratamento “duas vezes”, já que o pré shampoo já removeu a maior parte dos resíduos.

Sobre o condicionador

O condicionador precisa ser escolhido com cuidado, já que ele é quem vai, no dia a dia, “amaciar” os fios. Eu prefiro sempre os que têm maior potencial nutritivo, mas isso porque meu cabelo é mais volumoso e tende a ficar mais “armado” e com frizz, então tente descobrir o que funciona melhor no seu cabelo.

lavar-o-cabelo

As versões com pH mais baixo, mas não tanto, são as melhores, já que selam as cutículas dos fios.

Quanto a aplicação do produto, remove primeiro todo o excesso de umidade e só depois aplique o condicionador no comprimento e pontas. Isso é importante porque se os fios estiverem encharcados de água o produto será diluído e se tornará menos eficaz.

Ah, e deixe o produto agir por, pelo menos, 1 minuto! Aproveite esse momento pra desembaraçar o cabelo, sempre de baixo para cima, pois assim os fios se quebram menos.

Não é legal abrir mão do condicionador, já que ele vai “fechar” as escamas dos fios, selando as cutículas do cabelo, e caso queira usar uma máscara no lugar do condicionador, leia antes esse post aqui pra fazer do jeito certo!

O enxágue: atenção extra!

Uma das coisas que mais fazem diferença numa boa lavagem é o enxágue, e a gente peca nisso! Tanto o shampoo quanto o condicionador precisam ser completamente removidos, e pra isso a gente tem que enxaguar até que a água saia cristalina, sem nenhum resíduo, sabe?

Vá por mim: o enxágue total faz toda diferença e garante o brilho e a leveza dos fios.

lavar-o-cabelo

Por fim, uma coisa difícil: remover o excesso de água, após o enxágue, sem “torcer” os fios! Acho difícil porque eu, por exemplo, fui acostumada a fazer um “turbante” com a toalha após lavar o cabelo, e isso é muito errado, já que quebra o cabelo e piora o frizz.

A toalha deve ser usada somente pra “pressionar” os fios, mas sem enrolar, torcer ou fazer turbante.

Parece trabalhoso, mas a verdade é que depois que a gente acostuma vai no “automático”, e vendo a mudança nos fios, que é gradual, é fácil “tomar gosto” e seguir as dicas direitinho.

Experimentem por uma semana e me contem depois! Ah, e se tiverem mais alguma dica boa pra lavar o cabelo, dividam aí!

Beijos, Ju

Quer mais dicas como essa? Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
60 comentários
  1. Josiane Moraes  19/02/2015 - 11h19

    Ola Ju!!!
    Minha rotina de lavagem de cabelos é de tratamento sempre + umectações. Sempre uso um acidificante da KPRO depois da reconstrução, aprendi que é para fechar as cutículas mesmo e “prender” o ativo da máscara no fio. Seria adequado usar após as nutrições e hidratações também? ou seja em toda lavagem?

    • Ju  19/02/2015 - 11h23

      Josi, eu não acho que se deva acidificar com ele o “tempo todo”, sabe? Não gosto de exageros não, e se tá funcionando assim, continue!

      Sempre digo isso aqui: não existem regras absolutas porque cada cabelo reage de um jeito, né?
      Beijos

  2. Faah Bastos  19/02/2015 - 11h33

    Eu não sabia essa do pré-shampoo. Vou aproveitar a dica e testar agora mesmo.

  3. Maraiza Kizzi  19/02/2015 - 11h41

    Oi Juu!!
    Adoro o seu site e sempre acompanho diariamente seus posts!
    Tb tenho essa rotina de usar um shampoo baratinho na primeira lavagem e só depois uso o meu shampoo. Tenho usado a linha da Tresemmé Blindagem Platinum e tenho adorado os resultados! Meu cabelo fica super macio e hidratado!
    Há… comecei a usar o acidificante de vinagre como último enxague e obtive resultados maravilhosos! Meu cabelo está bem mais forte e saudável! Adorei a dica!
    Obrigada e parabéns pelo seu site! Bjsss

    • Ju  19/02/2015 - 12h55

      Oi Ma, que bom saber disso! ;)
      Menina, bem lembrado, preciso voltar a usar esse acidificante já!
      Obrigada pelo carinho, viu?
      Beijos <3

      • Vanessa  10/09/2015 - 22h32

        Oi Ju! Quail eh esse acidificante de vinagre? E qual linha de shampoo vc está usando?

  4. andreza silva  19/02/2015 - 11h56

    Oi ju fiz progressiva meu cabelo esta frágil ressecado aspero e com pontas duplas me indique oq devo fazer shampoo ate hj não sei qual usar minha raiz muito oleosa ,socorro jú

    • Ju  19/02/2015 - 12h54

      Andreza, um bom shampoo reconstrutor e uma boa reconstrução!

  5. Jaqueline  19/02/2015 - 12h19

    Nossa Jú, já sabia que não podia esfregar o cabelo para secar, mas dessa de enrolar a toalha não sabia não haha
    vou parar com isso já!

    continue fazendo estes posts MARAVILHOSOS!!!

    Bjs

  6. Marcia Mendonça  19/02/2015 - 12h25

    Oi Ju, excelentes dicas, faço muita coisa errada. Deixa eu te perguntar uma coisa, com o pill food turbinado, vc só notou crescimento ou tbm melhora nos fios? bjos lindona e obrigada

    • Ju  19/02/2015 - 12h53

      Obrigada Marcinha! <3
      Melhorou sim, muito!
      Beijos

  7. Simone Vezaro  19/02/2015 - 12h46

    Ju, me tira uma dúvida que ta me deixando doidinha, rs!
    Qual a diferença entre leave in, protetor térmico e finalizador?
    Se for usar apenas um, qual devo usar?
    Depois do cabelo seco ou com secador ou ao natural passo óleo reparador ou o óleo da morrocanoil, mas to em dúvida sobre o que passo no cabelo molhado.
    Beijos

    • Ju  19/02/2015 - 12h52

      Si, já tô preparando um post sobre isso!
      O protetor térmico é pra quando for secar/pranchar, pois ele protege o cabelo do calor térmico. O leave-in é o mais básico, aquele que todo mundo tem e usa, não vivo sem! E todos eles são finalizadores!
      Use um leave-in!
      Beijos

  8. Gracielle  19/02/2015 - 12h56

    Jú, realmente quando a gente ver os resultados de se lavar direito o cabelo, isso “entra no sangue” e se torna natural. Eu substituir a muito tempo o condicionador pela mascara de tratamento, eu só uso ele mesmo quando eu reconstruo, pros fios ficarem mais emolientes. Assim Jú, está funcionando até agora no meu caso! Bjs

    • Ju  19/02/2015 - 13h05

      É isso mesmo Graci!

  9. Milena  19/02/2015 - 13h03

    Olá Ju, quantas vezes por semana você lava o cabelo?
    Depois que comecei a fazer academia meu cabelo em 3 meses está horrível
    noto que além do suor, o shampoo estraga muitooo o cabelo tento usar o mínimo possível e só na raiz, mas assim msm eu percebo como danifica o cabelo e ainda por cima tem o secador todos os dias!
    Meu cabelo parece que foi feito química está fino, quebradiço e ressecado.

    • Ju  19/02/2015 - 14h29

      Mi, lavo quase todo dia porque transpiro muito! Ando com Ozzynho 1 h por dia e chego em casa com o cabelo encharcado, não tem jeito!

  10. Elaine  19/02/2015 - 13h59

    OI jU

    Eu lavo os cabelos de uma a duas vezes na semana, eu usando uma vez o shampoo transparente, e a segunda lavagem com o de tratamento, ja limpa totalmente os fios? ou tenho que passar o transparente duas vezes e a terceira o de tratamento?? Obrigada!!!

  11. Elaine  19/02/2015 - 14h00

    Oi Ju,

    Eu lavo os cabelos de uma a duas vezes na semana, eu usando uma vez o shampoo transparente, ea segunda lavagem com o de tratamento, ja limpa totalmente os fios? ou tenho que passar o transparente duas vezes e a terceira o de tratamento?? Obrigada!!!

    • Ju  19/02/2015 - 14h29

      Liu, uma vez o “transparente” e uma vez o de limpeza, só!

  12. Leticia  19/02/2015 - 14h03

    Ju, amo suas dicas. Meu passatempo predileto é estar navegando por aqui. Beijos.

    • Ju  19/02/2015 - 14h28

      <3 Muito feliz em saber disso Leti!

  13. leticia  19/02/2015 - 14h42

    Ju,socorroooooooo!
    Meu cabelo ta caindo aos montes já bem ralinho e agora então ta pior,cortei pra vê se enche um pouco e nada e agora que passei carnaval na praia notei que ele piorou 90% a queda,fiz hidratação mas to com medo de ficar careca rs. Ajudaaaaaa
    Obrigada,adoro suas dicas beijos :)

    • Ju  20/02/2015 - 11h17

      Çeti, vc faz alguma química?
      Beijos

  14. Nayara Keith  19/02/2015 - 15h22

    Comecei a usar o pre-shampoo nativa spa de argiloterapia da o boticário e estou amando. Deu uma boa melhorada na oleosidade das minhas madeixas!

  15. Edilaine Freitas  19/02/2015 - 15h54

    Que bacana adorei as dicas,vou fazer tudo direitinho rsrsrs bjo Ju

  16. Patricia  19/02/2015 - 19h24

    Eu nunca cuidei isso,sempre achei que era passa xampu,condiciona deu kkkk
    Eu to em transição ainda com meu cabelo,ta com as pontas lisas e o resto cacheado,mas graças a Deus já tem mais cachos do que química.Sobre a toalha causa frizz eu já tinha lido,e estou tentando me adaptar,mas com certeza na próxima lavagem vou seguir esses passos e tentar seguir a risca pra tudo funcionar bem.

    • Ju  20/02/2015 - 11h17

      kkkkkkkkk Paty, eu também achava que era besteira, mas faz a maior diferença!

  17. Érica  19/02/2015 - 21h13

    Oieee Ju amo amo o trabalhão que vc tem se dedicando ao teu público q fofo! Sobre o jeito de secar os cabelos sem secar existem umas toucas feitas com tecidos semelhantes ao das tolhas de banho e tem de vários tamanhos para cabelos curtos e longos, tem do mercado da China e sei que na revista da Avon também tem…bjinhos
    ficaadica

  18. Érica  19/02/2015 - 21h27

    Oieeee Ju amo amo amo o teu blog e o trabalhão que você e tua equipe tem em nos manter tão bem informadas sobre tantos assuntos que nos interessa, então sobre secar os cabelos sem quebrar existes umas toucas que são confeccionadas com o mesmo tecido das toalhas de banho e elas vem tamanhos diferentes pra cabelos curtos e longos a minha é rosa e é pra cabelos curtos meu esposo me deu ele comprou no mercado da China, mas já vi que na revista da Avon tem por precinho bem camarada…ficaadica
    Bjinhos

    • Ju  20/02/2015 - 11h18

      Oi Erica!
      Que bom saber disso, fico muito feliz!
      Ah, vou procurar, valeu pela dica! <3
      Beijos

  19. Vivi  20/02/2015 - 10h36

    Oi Ju!!!
    Mudei alguns hábitos que tinha ao lavar o cabelo e notei uma diferença absurda!!! O pré-shampoo que vi aqui no blog, o fato de massagear o couro cabeludo e também de desembaraçar todo o cabelo antes de lavar, entre outras dicas. É incrível como o cabelo muda com dicas tão simples, mas que fazem toda a diferença. Obrigada por mudar nossas vidas cabelísticas, kkkkk.
    Beijão!

    • Ju  20/02/2015 - 11h14

      Vivi, faz muitaaa diferença, né?
      É a “junção” das coisas pequenas que faz uma diferença grande, não tem jeito!
      Beijos

  20. Reijeane  20/02/2015 - 13h36

    vixi eu faço “tubante” e tiro o excesso da água torcendo, toda errada! Ju qual a hidratação que deixa o cabelo com menos frizz e mais alinhada, a frizz control da Wella o azul da Joico? bjo

    • Ju  21/02/2015 - 20h20

      Re, nunca comparei as duas não, farei um teste e te falo!

  21. Leilane  20/02/2015 - 18h28

    Ju! Também não uso condicionador, como já falaram… prefiro máscaras. Aliás estou atrás daquela marronzinha da Seda que você ama, mas acha que encontro?! Acredito que tenham parado de fabricar… O que é muito triste, pois estava curiosa demaaais pra experimentar :( Teria alguma outra que “derrete” o cabelo da mesma forma? rsrs Beijos

  22. Drika  20/02/2015 - 21h58

    Ju me tira uma súper dúvida… fui no salão ontem cortar o cabelo e conversando com o cabeleireiro de lá ele falou que o ideal é utilizar sempre produtos da mesma linha (shampoo, cond e máscara) pq os componentes se complementam, o ph é especifico pra o que aquela linha propõe, dentre outras coisas… Então quer dizer que se eu usar um shampoo e condicionador de uma linha e a máscara de outra não vai fazer um efeito legal?
    B-joss =*

  23. Amanda  21/02/2015 - 00h35

    Ju, sempre usei shampoo antiresiduos ou shampoo esfoliante, só que descolori o cabelo recentemente e queria saber se posso continuar usando eles ou se pode agredir ainda mais meu cabelo. O que você acha?
    Beijos

    • Ju  21/02/2015 - 20h20

      Amanda, cuidado com o antirresíduos!

  24. Nathalia  21/02/2015 - 17h29

    Ju, li que você usa Pillfood. Meu cabelo está caindo desesperadoramente há uns 3 meses! Caindo sem parar mesmo! Já fui na dermo e ela pediu exame, não deu nada! Mesmo assim não para de cair! Já devo ter perdido uma boa parte do cabelo, pq agora ele tá muito ralo! Ela passou esse remédio junto com um tônico, q deve ser usado todas as noites. O nome é minoxidil. Uso já faz 2 meses, mas não vi diferença nenhuma ainda! Nenhuma mesmo! Tá caindo horrores, e sem exagero, pq como estou 1 ano sem fazer química, não vejo motivo. Meu cabelo nunca foi de cair, ele caia o básico mesmo, mas esse tanto de “fiapos” indo embora está me desesperando. Me ajude!

  25. Andressa  22/02/2015 - 14h20

    Olá Ju! Queria primeiramente te parabenizar pelo trabalho maravilhoso aqui no seu blog! Queria saber se vc tem alguma técnica, alguma dica pra não embaraçar tanto o cabelo na hora da lavagem? depois que fiz luzes lavar as madeixas da um trabalhão. Abraços!

  26. aline castro  04/03/2015 - 16h54

    Olá Ju!!
    Só o pré shampoo ja não lava com eficiencia? Porque outro shampoo depois?

  27. […] No mais, cuidado com o excesso de lavagem, pois isso também interfere na durabilidade da cor, assim como a forma de lavar, como mostrei nesse post aqui. […]

  28. […] lavagem é uma das coisas mais importantes pra saúde do cabelo, e já falei disso nesse post aqui (clique aqui), e quando o cabelo é seco os cuidados são […]

  29. Aline  20/04/2015 - 11h06

    Juuu, você sabe muuuuito !
    Eu fico impressionada no quão bem instruída você é.

    Tenho seguido bem as suas dicas, e isso não está sendo um esforço, pelo contrário, estou amando cuidar dos meus fios.

    Parabéns, suas dicas são maravilhosas !

  30. […] porque resquício de produto detona o cabelo, seja shampoo ou condicionador, mas expliquei tudinho nesse post aqui, e recomento fortemente a leitura: O jeito certo de lavar o cabelo faz muita […]

  31. […] fiz o post sobre o jeito certo de lavar o cabelo  (post aqui) falei disso por aqui, mas a verdade é que a maioria acha que é besteira e continua […]

  32. Jeane Carneiro  10/09/2015 - 10h40

    Amei as dicas Ju, já sigo algumas dessas dicas.
    Turbante ainda faço as vezes quando tenho que fazer algo logo após a lavagem. kkk
    Bjão lindona.

    http://www.blogdajeu.com.br

  33. Vania Cerqueira  10/09/2015 - 10h58

    Ju
    Agora você me apertou sem me abraçar. rsrrsrs
    Caraca o turbante é errado? Morri…rsrsrs. Faz um post especifico sobre a forma correta pro favor! Por que agora to curiosa. Xero

  34. Cecília Lima  11/09/2015 - 00h44

    Oi ju, peço uma ajudinha! Meu cabelo tá caindo muito e também é oleoso, queria uma dica de shampoo/linha completa para dar uma ajudinha na queda, e não fosse tão caro pois no momento tá difícil, sabe como é né!
    E adooooro tuas dicas, você é demais! Bjs

  35. Michele Iansen  26/10/2015 - 15h12

    Esse do pré shampoo é uma ótima dica, até pq ajuda economizar o shampoo de tratamento.
    Ju, vc já usou o shampoo de reconstrução da linha da Eudora? Tenho usado e tem ajudado demais meu cabelo. Recomendo.

  36. […] falei mais sobre lavagem dos fios nesse post aqui, e recomendo a leitura porque ela interfere demais na aparência dos fios, […]

  37. Pri  07/04/2016 - 06h06

    Oi Ju! Uma coisa que eu tenho feito e que achei que deu resultado foi usar toalha de microfibra ao invés de toalha comum para secar o cabelo depois do banho. Sem fazer atrito também, como você comentou. Você já testou?? O que você acha?

  38. […] Expliquei tudinho sobre a lavagem dos fios nesse post aqui, vale conferir: O jeito certo de lavar o cabelo faz muita diferença! […]

  39. Anonima  21/08/2016 - 18h25

    Eu lavo meu cabelo na segunda quarta e sexta, tá bom assim?

  40. LIVIA NEVES  10/01/2017 - 12h19

    Amei ju!! Teu blog é lindo e já segui <3

    • Ju  10/01/2017 - 13h02

      Obrigada minha linda! <3

  41. […] faz muita diferença, não só na beleza e saúde dos fios, mas também no frizz, e isso foi tema desse post aqui, é só clicar pra conferir […]

O que você acha do JV?
Ju, flor, descobri seu blog faz poucos meses mas já estou fã! Suas receitas e dicas de beleza são maravilhosas. Sinto que estou conversando com…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Antes e Depois 😍😍😍 #amomeutrabalho #delineado
#maquiagembh #inxtalove
#amomaquiagem #instagood
#makeupslaves #maquiagemdenoiva
#makebasica #makeupartist
#kryolanmakeup #kryolancosmetics
#amobatom #madrinhadecasamento
#catharinehill #lehpequenomakeup #blogueiras #blessed🙏 #automaquiagem #tutorialmakeup #hudabeauty #maccosmetics #bitarrabeauty #mk #jurovalendo #maqbellamakeup #makebyme
  • HIDRATAÇÃO POWER 💪🏻
Depois de platinar o cabelo novamente, é preciso cuidar muito! Hoje fiz uma super hidratação com o Tarja Preta da @lolacosmetics é com o Salva Fios desenvolvido pela @jurovalendo. Depois finalizei com o BB Cream da Lola antes de secar. Meu cabelo está brilhante e super macio. Esse trio é tão power que vai rolar até post no blog com detalhes!
.
.
.
.
#jurovalendo #lolacosmetics #hidratação #hidratacaocapilar #cabelos #cabelo #platinadas #loiro #vaidosa #rapunzel #dicasdecabelo #cuidadoscomocabelo #beleza #produtos #soscabelos #instago #instagram #instalike #cabelobonito
  • Eu pedi um sorriso e ela deu uma gargalhada😂😂😂😍😍 #felicidadecontagia #maquiagemdenoiva #maquiagemdebutante #catharinehill #esfumado #delineadoesfumado #amobatom #amomeutrabalho #batommate #bitarrabeauty #blogueiras #blessed🙏 #justdoit✔️ #jurovalendo #inxtalove #inxtabloggers #lehpequenomakeup #ppf #brutaveresppf #pausaparafeminices #maqbellamakeup
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo