14.05.2015

Reposição de Vitamina D: Eu Faço!

Se tem uma coisa que me deixa retada (comigo mesma) é precisar fazer reposição de vitamina D, já que moro na chamada “cidade sol”, onde o bichinho é “de rachar” o ano todo e, como se sabe, a gente depende basicamente do sol pra obter vitamina D.

Pois é, acontece, e a principal razão, claro, é o fato de que eu “corro do sol como vampiro corre da luz”! Ah, e óbvio que usar filtro solar o dia todo, inclusive no corpo, também é uma das causas, né?

reposição-de-vitamina-d

E isso é um problema enorme porque a vitamina D é essencial pra nossa existência, já que, direta ou indiretamente, controla mais de 270 genes no nosso organismo. E não é só isso… Sua deficiência está relacionada com o excesso de peso, com problemas nos ossos, com alguns tipos de câncer, com doenças cardiovasculares, com a depressão, com doenças respiratórias e muitas outras coisas. Ou seja, a danada “tá em todas”!

Quando descobri os níveis baixos dessa vitamina, tive uma conversa bem honesta com meu nutrólogo e expliquei que sim, eu poderia me comprometer a tomar mais sol, desde que fosse de manhã cedo e com filtro solar no rosto, por causa do melasma.

Bastam, na verdade, 20 minutos de exposição solar diária sem proteção nos braços e nas pernas, mas ele achou mais seguro “suplementar” essa vitamina porque meus níveis estavam realmente muito baixos, então uso, todos os dias, um creme com vitamina D e vitamina A numa “base” (é assim que fala?) de biolipidio de ultra absorção, que aplico na região interna do braço, antebraço ou coxa pela manhã, sempre após o banho.

O produto é manipulado,  fedido (eu acho rs) e não custa caro (R$79,00), mas lógico que se eu tivesse vergonha na cara e tomasse mais sol não precisaria gastar com isso, né?  Eu ando com Ozzynho todos os dias bem cedinho, mas é sempre com calça de ginástica, e  mesmo com os braços expostos aos sol, sem o uso de filtro solar (antes de sair aplico só no rosto), acho que isso atrapalha, sabe?

reposição-de-vitamina-d

E como fico retada de ter que repor uma coisa que a natureza me dá de graça, todos os dias e em abundância, me comprometi a, a partir dessa semana, tomar um tiquinho de sol no final da tarde, até porque esse produto não substitui, de forma alguma, o “banho de sol diário” (a ingestão de alimentos ricos em vitamina D também não substitui). Preciso transformar isso num hábito!

Resolvi fazer esse post depois que li um texto falando em uma verdadeira epidemia de deficiência de vitamina D, pois estima-se que 80% da população não tenha níveis adequados dessa vitamina, o que pode causar muitos problemas, que evitei falar por aqui em detalhes porque é muita coisa e porque tem muitos artigos de médicos na internet explicando tudo direitinho.

E o pior é que a gente sem imagina que possa ter esse tipo de deficiência, e falo isso por mim, porque morando numa cidade quente dessas, onde é “verão o ano todo”, jamais imaginei ter níveis tão baixos de uma vitamina cuja maior “fonte” é, justamente, o sol!

E como sei que a grande maioria aqui trabalha ou estuda o dia todo, e está com o corpo “coberto” na maior parte do tempo, achei que seria bom fazer um alerta! Portanto, siga o conselho que sua avó, com certeza, te dava quando criança e vá “pegar um sol”, e quando for pro médico, peça exame de tudo, inclusive o que mede o nível de vitamina D!

Beijos, Ju ♥

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
16 comentários
  1. Gracielle  14/05/2015 - 11h29

    Jú minha linda tudo bem? Muito boa mesmo a matéria. Eu trabalho e estudo, quer dizer quase não vejo a carinha do sol, só final de semana mesmo e olhe lá. Então, depois dessa matéria vou procurar andar mais ao ar livre e pegar um solzinho sim! Beijos lindooooona!!

  2. lu  14/05/2015 - 11h45

    Ju, por favor me passa uma sugestão para manipular uma vitamina C para minha pele, porem não precisa ser de 20

  3. Ingrid  14/05/2015 - 14h19

    Oi Ju, tudo bem?

    Moro em Recife e descobri que estou com carência de vitamina D desde o ano passado.
    Não sei o motivo, mas enfim, estou tomando a vitamina em gotas e ficarei monitorando até ser restabelecida.
    Amo seu blog!
    Bjs

  4. Edilaine Freitas  14/05/2015 - 14h35

    Muito importante esse post,mas eu ando no sol igual pobre na chuva rsrsr então minha preocupação fica em uasr e abusart de filtro solar mesmo bjo Ju

  5. Geisa  14/05/2015 - 15h35

    Ju, as pessoas de hoje realmente tem deficiência de vit D, mas é preciso cautela pois pode acarretar outros problemas de saúde. Como problemas no fígado e rins.

  6. Camila  14/05/2015 - 18h18

    Ótimo post, um bom alerta, eu imagino que eu possa ter carência de vitamina D, pois é muito difícil eu me expor ao sol sem protetor. Bjs

  7. Giovana Rodrigues  14/05/2015 - 18h42

    Ju, eu tbm complemento a vitamina , mas no caso eu uso a DePura, suplemento de vitamina D comestível, em gotas, tomo uma gotinha por dia e tem sabor de limão, não que isso seja alguma vantagem, mas pelo menos não é fedido kkkk

    • Ingrid  15/05/2015 - 09h51

      Também to tomando o DePura, Giovana Rodrigues.
      É super tranquilo usá-la e ainda tem um gostinho bom.
      ;)

  8. Adriana  14/05/2015 - 19h01

    Oi, Ju! Tb descobri minha deficiencia dessa vitamina por acaso. Nao tomo sol de jeito nenhum porque nao gosto e muito do que eu desgostei é pq descobri da pior maneira possivel que sol nao é pra pele branquela: troquei a pele do corpo inteiro numa insolacao horrorosa aos 15 anos. Vou à praia pelo amor de Deus e praticamente vestida. Se tomo sol no colo, ele empola todo. Minha reposicao é com capsulas de farmacia e, fazendo a medicao pouco tempo depois, os niveis atingiram a normalidade. Porem, so serve a qie tiver calciferol na formula (D3). Quase todas tem, mas algumad nao. É bom ficar atenta! Bjo!!

  9. Luiza  14/05/2015 - 19h40

    Ju, amo seu blog, conheci há 2 semanas!
    Adorei seu post. Tenho esclerose múltipla e uma das causas foi a deficiência da vitamina D. Fiz um blog há pouquinho tempo, não tá interessante ainda, mas é pra falar pro mundo da vitamina D, esclerose e o que eu for vivendo. Passa lá pra ver mais disso da vitamina D. é um território muito desconhecido, reprovado pela ABN, mas que é a solução. BJÃO

  10. Aline Gomes de Oliveira  14/05/2015 - 23h03

    Olá,muito interessante a matéria mas fiquei com uma dúvida,pois sempre estao nos alertando quanto ao uso do protetor solar ate mesmo em dias nublados,e eu sempre pensei que mesmo com o uso do protetor nosso corpo absorvia uma parte da vitamina D. Sempre uso protetor no rosto quando saio de casa e quando não saio tento usar um hidratante com fps. No corpo quando vou me expor ao sol(no caminho para faculdade tenho que pegar onibus e caminhas cerca de 15 minutos a pe) sempre uso,mas somente nas partes expostas,geralmente braços e pescoço. Está errado? Eu tenho que ficar um tempo sem proteçao nenhuma pra conseguir a vitamina D? E o sol que bate nas partes cobertas pela roupa,sera que ta valendo? rs
    Obrigada

    • Ju  15/05/2015 - 12h08

      Liu, não tem como saber se está sendo o bastante, só fazendo um exame mesmo, sabe? O que sei é que tem o sol tem que bater na pele “nua”, tipo, braços e pernas descobertos!
      Beijos

  11. Carlinha  15/05/2015 - 08h55

    Ju, no ano passado estava com uma queda de cabela feroz.. Fui fazer os exames, e bumm! Falta de Vitamina D.. Suplementei, e a queda cessou, agora recomeçou novamente. Também quase não pego sol, por causa do melasma, mas preciso cuidar com isso.. Pensei em comprar uma bike para andar pela manhã, unir o útil ao agradável!! Suas matérias são as melhores! Bjo!

  12. […] Reposição de vitamina D: eu faço […]

  13. Bruna Bussular  23/08/2015 - 16h21

    Estou suplementando também. Não pego sol… mas o meu é manipulado em capsulas de 5.000 ui por unidade. Saiu bem mais barato, R$ 25,00.

O que você acha do JV?
Sempre arrasando Jú Lopes! Acabei de ler a crônica na revista da Júlia Pinheiro, Achei perfeita a forma como descreveu a virada do ano para…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Maquiagem formanda😍😍😍
Agende seu horário: 31 99254-8715

#desafioUPA #projetoUPA #maquiagemformanda #maquiagembh #maquiagembrasil  #lehpequenomakeup #brunatavaresppf #universodamaquiagem_oficial #nathaliateodoromakeup #alinepinheiromakeup #alcantaramakeup #makeupartist #makeclassica #delineadoringlot #delineadografico #delineado #bloggers #blogueirasbrasil #universodasnoivas #catarinehill #eyes #batommarykay #marykaybrasil #mk #jurovalendo #kryolanbh #kryolanbrasil
  • Aqueles olhos...🎵🎵🎵
Agenda aberta para cursos de auto maquiagem. 📲 3199254-8715

#amomaquiagem #amomeutrabalho #maquiagemformanda #maquiagembh #maquiagemcontagem #pausaparafeminices #brunatavaresppf #maqbellamakeup #universodamaquiagem_oficial #universodasnoivas
  • Hoje por aqui tô é fazendo festa de tanta felicidade, chegou os desapegos maraaaa da Ju Lopes @jurovalendo 😍❤👌🍀
E a pessoa aqui ficou ainda mais feliz quando viu os batons lindos dá @lizbranquela ( eram desejos de consumo, mais o orçamento não colaborava 😀 ).
Ju obrigado pelo carinho, pelo bilhetinho tão lindo, te desejo todo sucesso do mundo.
#EntendiTuaLetraSim 
#MeEmocionei
#MuitoFeliz
#JuroValendo 😘❤🍀😍🙏
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo