18.05.2015

Cabelos Quebradiços: Como Tratar?

Um pesadelo chamado cabelos quebradiços: quem nunca? rs O fato é que quando o cabelo começar a “quebrar” a gente se desespera mesmo, não tem jeito, mas tratando direitinho e apostando nos produtos certos dá pra resolver o problema.

Cabelos Quebradiços: o que é, causas e mais!

Lembram quando falei por aqui (nesse post) das 5 fases de desgaste do cabelo? A fase 4 é caracterizada pela perda da elasticidade, quando as cutículas estão abertas e o interior da fibra capilar fica exposto,  e um dos aspectos pra identificar isso é justamente a “quebra” dos fios, que é diferente da queda.

Cabelos Quebradiços

A queda acontece da raiz, enquanto a quebra se dá na extensão do cabelo, e as causas são bem diferentes, então não pode confundir, tá?

Falando em causas, a quebra dos fios pode ter vários motivos, como as químicas capilares, o enfraquecimento do cabelo (por causas diversas), os fatores ambientais, como excesso de exposição solar, o cloro da piscina, as mudanças bruscas de temperatura (sim!), o uso do secador e da chapinha sem proteção, metal na água, o excesso de queratina e reconstruções e dentre outras coisas.

Cabelos Quebradiços: como evitar?

Conhecendo as principais causas, dá pra prevenir, o que é muito melhor (e mais barato!) que remediar, né? Vamos lá:

1. Faz algum tipo de química? Verifique se ela é compatível com o seu cabelo e se o seu cabelo aguenta, e isso se faz com o teste da mecha.

2. Jamais faça 2 químicas no mesmo dia! É preciso dar uma pausa de, mais ou menos, 30 dias entre um procedimento e outro, e quanto mais agressivo for o procedimento, maior deve ser pausa para que o cabelo tenha tempo de “começar ” a se recuperar.

3. Descolore os fios? Faça pausas maiores entre uma descoloração e outra e, nesse meio tempo aposte em boas reconstruções! Ah, aposte em um bom descolorante, isso faz toda diferença, e se quiser sugestões, nesse post aqui tem 10 que eu gosto muito!

Cabelos Quebradiços

Prevenir é melhor que remediar!

4. Usa chapinha, secador ou babyliss? Use um protetor térmico pra proteger os fios, evitando que eles desidratem, ressequem e quebrem. Já falei da importância do protetor térmico nesse post aqui, e o meu preferido mostrei nesse post aqui.

5. Praia, piscina e exposição solar? Aposte no protetor solar de cabelo, item indispensável pra evitar que os fios voltem detonados! Tem post sobre isso aqui, e tem também 5 opções boas e baratas nesse post aqui.

6. Trate o cabelo! Cabelo precisa ser tradado, e se você faz química, qualquer uma, os cuidados são ainda maiores, então aposte em bons produtos, principalmente em boas reconstruções!

7. Cuidado com o excesso de queratina e de reconstrução, pois seu excesso é tão prejudicial quanto a sua falta e pode levar a quebra dos fios, como mostrei nesse post aqui.

8. Evite produtos que desidratem os fios, porque se o cabelo perde água e fica ressecado, ele quebra. Aqui vale fazer uma ressalva: shampoo antirresíduos deve ser usado com cuidado, com intervalos maiores, já que não é um shampoo de uso diário e pode ressecar muito o cabelo, como expliquei nesse post aqui.

9. Cuidado com a água! Esse é um ponto importantíssimo, pois os resíduos metálicos presente na água que a gente lava o cabelo pode, literalmente, destruir a estrutura capilar, deixando os fios altamente porosos e quebradiços, como falei nesse post aqui.

10. Progressiva não trata cabelo, ao contrário, e se o seu cabelo estiver detonado e você fizer uma progressiva por cima ele vai quebrar (post aqui sobre isso). Ah, cuidado também com o botox capilar e outros “tratamentos” que, muitas vezes, são progressivas disfarçadas, coisa que já falei nesse post aqui.

Como tratar cabelos quebradiços ?

Se o seu cabelo está quebradiço, identifique primeiro a causa, porque sabendo a causa é mais fácil de tratar.

cabelos-quebradiços

De modo geral, cabelos quebradiços são tratados principalmente com reconstruções, com reposição de proteínas, e a potência delas, bem como a frequência de uso, vai depender da necessidade do cabelo. Cabelos quimicamente tratados precisam de reconstrução constante, e se você não fizer isso a probabilidade do cabelo quebrar é bem alta.

Mas não é só de reconstrução que um cabelo quebradiço precisa, mas também de hidratação! Se o cabelo não está hidratado, ele fica rígido, não “estica”, e isso leva facilmente a quebra. A razão disso expliquei nesse post aqui, mas vou “trazer pra cá”:

Imaginem que o cabelo é uma casa sendo construída. A reconstrução é o cimento, a nutrição são os tijolos e a hidratação é a água. Pra que o cimento possa ser usado pra “colar” os tijolos, ele tem que ser hidratado antes, caso contrário fica duro (é por isso que antes de toda reconstrução deve ser feita uma hidratação), fica “sem liga”. Pois aqui acontece a mesma coisa!

Dessa forma, é preciso sim investir em reconstruções, mas não deixar de lado produtos hidratantes que reponham, retenham e absorvam água.

No próximo post vou dar 10 opções de máscaras e tratamentos pra cabelos quebradiços, tá?

Beijos, Ju ♥

Quer mais dicas como essa?Vamos papear nas redes sociais⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
13 comentários
  1. simone andrea p.santos  18/05/2015 - 16h16

    no meu agora to fazendo hidratação e muito creme p/ pentear ja que os cachos são arrepiados :p

  2. Karina  18/05/2015 - 16h48

    Juh minha irmã sofre de quebra, ela sofreu um corte quimico e ta fazendo todos os tratamentos, conograma capilar, cuida da porosidade do cabelo, enfim investe em bons produtos e cuida do cabelo mais ta sofrendo de muita quebra, o cabelo por isso parece que não cresce…foi ela quem me apresentou vc…. oque mais pode faltar, ela faz de tudo no cabelo….e no meu caso por mais que eu corte a pontinhas duplas(triplas) elas insistem em aparecer….oque eu faço….so não fiz cauterização ainda….bju

  3. Edilaine Freitas  18/05/2015 - 20h47

    AMEI ESSE POST O MEU TA MEGA QUEBRADIÇO VOU ESPERAR AS DICAS DE PRODUTOS COM CERTEZA BJO JU

  4. Vitória Farias  18/05/2015 - 22h23

    baah ju!! nao sabia dessa de que tinha que hidratar o cabelo antes da reconstrução!! :o

  5. Danny  18/05/2015 - 22h56

    Juuuuuuu, post importantíssimo! Esperarei ansiosíssima pelo post das 10 opções de máscaras e tratamentos pra cabelos quebradiços. Meu cabelo está MUITO melhor seguindo suas dicas mas ainda tem um probleminha… ele fica com uns “pontinhos” brancos que, se puxar a parte do cabelo que fica abaixo, quebra. E esse problema concentra-se mais nas pontas (ainda bem). Beijo enorme nesse coração lindo.

    • Ju  19/05/2015 - 14h05

      Oi Danny! <3
      Já tá no ar, acabei de soltar! :)

  6. Mery  19/05/2015 - 13h21

    Ei Ju,
    acompanho seu blog quase que diariamente pra ver se tem coisas novas (e sempre tem ^^).
    Meu cabelo é bem grande e quebradiço. Como malho todos os dias pela manhã, to sempre com secador e chapinha as vezes da vontade de chorar de tanta preguiça kkkk.
    Faço relaxamento na raiz e progressiva (um crime eu sei kkk) pelo menos 2x por ano e ele quebra bastante.
    Uso alguns produtos que vc divulga e que salvam muito, mas ainda assim aparece aquelas pontas bem espigadas. Nesse caso o X-treme up me ajudaria?
    Gosto mt do elixir reparador da Acquaflora.

    Bjinhos

  7. […] no post sobre cabelos com quebra, prometi um top 10 de máscaras para cabelos quebradiços, que vão ajudar a fortalecer os fios e […]

  8. Uêdna Reis  19/05/2015 - 14h04

    Ju, e sobre a queda? se der faz um post dando dicas de como não piorar a queda (por que eu sei que tem que ir médico pra ver o motivo, mas tem coisas que a gente faz que piora né?) e dicas de produtos! Beijos!

  9. Victoria Souza  25/05/2015 - 13h53

    Ju,estou nesse dilema de cabelo todo quebrado,não tem condições de parar com a chapinha pois ele natural fica um horror,gostaria de saber mesmo que eu faça tudo isso pra reconstruir eu posso usar a chapinha ou no final eu vou ta fazendo nada? reconstruindo mas quando dou a chapinha vai tudo por água abaixo,ou eu posso continuar a fazer a chapinha?

  10. […] né? E como já fiz post por aqui falando sobre como cuidar dos cabelos quebradiços (veja aqui) e também com as melhores máscaras pra esse tipo de cabelo (veja aqui), achei que seria uma boa […]

  11. Dani  09/05/2016 - 16h41

    Juuuu me ajuda!!!!!!

    Fiz progressiva no final do ano passado, em Dezembro.
    Sinto que meu cabelo cresce pois da pra perceber pela raiz, mas no comprimento não vejo NENHUMA diferença, parece q ele não sai do lugar. Faço sempre hidratação e tento manter um cronograma com reconstrução, nutrição, umectação, mas parece q nao está resolvendo muito.
    As pontas estão meio espigadinhas, vc acha q seria melhor cortar as pontas pra acabar com o problema de uma vez?
    (eu preferia não cortar, mas se não houver outra solução… Rsrs)

    Beijos Ju
    Amo suas dicas.

O que você acha do JV?
Amo o JV, depois que comecei a acessar, meu cabelo melhorou muuuito, e tudo isso baratex, com as dicas que pego aqui! Sem falar que…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Vamos brindar? Vamosssss, que a vida é feita pra isso, pra celebrar! 🍸✨ Estamos aqui comemorando os 4 anos do blog, e eu só tenho que agradecer! 🙏🏻🙌🏻 Meu pisciano com ascendente em Gêmeos é lindo e tem as leitoras mais incríveis da vida! ❤️
Pense num menino de sorte? É ele! ☺️💫🎉 #JuroValendo #Jujuland
  • #hair #blondhair #blondhairdontcare #loiro
#jurovalendo seco ao natural! Aquele cabelo que você respeita! 💇👱
@jurovalendo valeu Ju!
  • Eles chegarammm 😍😍😍
Os melhores amigos dos meus quase 36 anos 😂
Obrigada @artvitta 
Obrigada Dra. Luciana 😍❤🌹
Obrigada Juguru @jurovalendo 😍❤😂 Vitamina C 20% + Oligo ha 0,3%
Dexapantenol Turbinado complexo de Aminoácidos - Salva Fios ❤❤❤ #artvitta #vitaminac #acidohialuronico #oligoha #dexapantenol #dexapantenolturbinado #salvafios 
#pele #peleoleosa #estetica #dermatologia #cosmetica #cosmetologia #mulherde30 #mulheresde30 #jurovalendo #beleza
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo