16.06.2015

Como Renovar Botas de Couro?

Eu amo botas, pena que só consiga usar no inverno, porque aqui o calor é tanto que não dou conta de usar nada “fechado” o resto do ano, sabe? Daí minhas botas acabam “entulhadas” no armário por 9 meses, mais ou menos, mas a cada 3 meses uso umas diquinhas que aprendi pra renovar botas de couro e evitar que elas estraguem.

E a coisa é simples, viu? Basta fazer a limpeza e a hidratação, e quando necessário a renovação da cor. Claro que o ideal é levar a peça numa loja especializada, mas aqui em Jee não tem isso, então tenho que me virar! rs

como renovar botas de couro

1. Limpeza

O primeiro passo é remover as sujeiras da superfície, e aqui já vai uma dica pra prevenir ao invés de remediar: sempre que usar seus sapatos/botas, limpe-os quando chegar em casa. Mesmo que a gente não perceba, sempre fica uma poeira ou sujeira ali, então o ideal é chegar em casa e limpar o calçado com uma flanela levemente umedecida (não é pra molhar o couro!) e deixá-lo secando na sombra.

Mas, se você não tem o costume de limpar suas peças e elas já estão um bagaço, comece o processo de renovação com uma limpeza feita com flanela umedecida e deixando o calçado secar  (na sombra, sempre!) em seguida.

Um sapateiro aqui de Jequié, que não encontrei mais,  me explicou tempos anos atrás que existem óleos detergentes que limpam o couro, inclusive a gordura que fica na superfície, e eliminam as bactérias e os fungos, o que evitaria que a peça estragasse com o passar o tempo, mas nunca consegui achar esse tal óleo.

como-renovar-botas-de-couro

Apesar de não ter encontrado o óleo, encontrei o Renovador de Couro da Allchem (resenha aqui), que é indicado pra limpeza, brilho e proteção, e ele quebra o maior galho na manutenção dos meus sapatos, botas e bolsas.

Ah, e nem pensem em usar detergente ou álcool em peças de couro, viu? Não pode!

2. Hidratação

Com a peça limpa e seca, vamos pra segunda etapa: a hidratação!

Já me falaram que nas lojas especializadas o processo de hidratação do couro é feito com alguns produtos específicos, a base de óleos naturais, mas o que mais uso é a tal da vaselina, preferencialmente líquida.

Ela é vendida em farmácias (falei da Vasenol nesse post aqui, mas é uma “geleia”), é barata e funciona bem demais, mas não pode ser usada em camurça e em “couro cru”, tá?

como-renovar-botas-de-couro

Pego uma flanela seca, coloco um pouco de vaselina e esfrego na peça toda em movimentos circulares. Após 30 minutos, uso um pano seco pra remover algum excesso e pronto, a peça fica “de cara nova”!

Já usei Creme Nívea (post aqui), aquele da latinha azul, algumas vezes, mas prefiro a vaselina.

3. Renovação da Cor

O processo de renovação da cor deve ser feito naquelas lojas especializadas, porque elas usam produtos que realmente pigmentam o couro, sem ressecar e deixando a peça “como nova”.

Mas, quando algum sapato que tenho ganha um risquinho ou um desbotamento pequeno, tipo no “bico da bota”, uso aqueles Nugget com cor! O intuito deles é dar brilho e proteger, mas se o desgaste for pouquinho e a gente comprar na cor certa, dá uma boa disfarçada e renova a cor, sabe?

como-renovar-botas-de-couro

Isso é o que vem funcionando bem nas minhas peças, mas se vocês tiverem alguma outra dica, mandem aí!

Beijos, Ju♥

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
1 comentário
  1. Edilaine Freitas  16/06/2015 - 12h49

    Essas dicas valem ouro vou anotar aqui e com certeza vou botar a mão na massa rsrsrs valeu Ju

O que você acha do JV?
Antes de conhecer o JV eu não sabia que existiam máscaras com fins diferenciados ... Pra mim "hidratação" era uma coisa só .. Hj entendo…