16.06.2015

O Que Funciona em Um Cabelo Vai Funcionar em Todos?

Já queria ter feito esse post há mais tempo, mas sabe quando a gente “se passa” numa coisa? Pois foi isso aí! E como falo mais de cabelos por aqui, vou usar esse exemplo, mas o mesmo vale pra produtos de pele, de maquiagem e por aí vai.

Cada cabelo é único, possui características e necessidades próprias, e essas características e necessidades não são permanentes, elas mudam por diversos motivos, e a cada mudança o cabelo reage de forma diferente aos produtos.

Assim, uma máscara de reconstrução maravilhosa pra um cabelo levemente danificado pode não ter efeito nenhum em um cabelo com muitos danos. Isso significa que a máscara é ruim? Não, isso significa que o que ela oferece não é suficiente pro que o seu cabelo precisa nesse momento.

O-Que-Funciona-em-Um-Cabelo-Vai-Funcionar-em-Todos

Nenhuma máscara será maravilhosa se o seu cabelo, naquele momento, não precisa dela, e por isso é tão importante avaliar o próprio cabelo, saber do que ele precisa em cada momento e “ouvir” o que ele tem a dizer, porque, como já disse por aqui, cabelo não fala, mas diz muita coisa!

Máscaras não são todas iguais, e uma nutrição incrível pra um cabelo pode ser “o mesmo que água” pra outro ou muito pesada pra fios que não precisem tanto de nutrição, por exemplo.

Cada cabelo vai reagir a cada produto de forma diferente, e o mesmo cabelo pode reagir de forma bem diferente a um mesmo produto em épocas diferentes. Prova disso é aquela sensação de que o produto, que antes era sensacional, não faz mais efeito… Já sentiu isso?

Não é que o produto não faça mais efeito, é que o seu cabelo, por algum motivo, não precisa mais dele, porque ele já cumpriu a sua função,  ou porque ele já não pode dar o que o seu cabelo precisa nesse momento, como expliquei nesse post aqui.

Acho muito importante falar sobre isso porque é essencial que, antes de comprar um produto porque leu uma resenha, você analise se aquele produto é ou não indicado pro seu cabelo, sabe?

O-Que-Funciona-em-Um-Cabelo-Vai-Funcionar-em-Todos

Se, por exemplo, o seu cabelo é fino, oleoso e sem química, o que diacho você quer comprando uma super máscara de reconstrução ou nutrição das pesadas só porque leu que ela é incrível? Ser incrível não basta, tem que ser incrível pro seu tipo de cabelo, pras necessidades do seu cabelo.

Não sabe do que o seu cabelo precisa? Vem dar uma olhadinha nesses posts aqui:

Claro que existem produtos que costumam funcionar na grande maioria dos cabelos, mas é essencial que você saiba identificar o seu tipo de cabelo, como ele “responde” a determinado tipo de textura dos produtos (meu cabelo gosta de produtos mais cremosos, mas tem cabelo que precisa de coisas mais leves, leitosas, aquosas ou mais oleosas, mais pesadas, depende…) e do que, exatamente, ele tá precisando naquele momento.

Prestando atenção nisso, as chances de investir no produto certo e evitar compras desnecessárias é muito maior, sabe? Porque não, não existe isso de que um produto consiga ser perfeito pra todos os cabelos, em todos os momentos. Isso é utopia, sério mesmo!

O-Que-Funciona-em-Um-Cabelo-Vai-Funcionar-em-Todos

E o mesmo vale pra produtos de pele e de maquiagem, porque, por exemplo, um sabonete pode ser tudo de bom pra pele oleosa de fulana de tal, mas pode não dar conta da sua oleosidade, porque oleosidade não é tudo igual.

Da mesma forma, uma base pode ser super badalada e amada por meio mundo de gente, mas pode ser um fiasco pra você, como aconteceu comigo em relação a Studio Fix Fluid, da MAC (resenha aqui). Ela realmente é boa pra peles oleosas, mas eu tenho marcas de expressão e poros dilatados, e ela evidenciou isso.

No mais, acho que ela “pesa” na minha pele, mas isso não é um problema da base, é um problema das minhas expectativas, porque gosto de bases mais leves, com menos cobertura, e ela não é dessas.

O que eu quero dizer é que a base não é ruim, de jeito nenhum, ela só não funciona na minha pele, porque não supre as minhas necessidades e expectativas. Errada fui eu que comprei sem pesquisar mais, sem analisar resenhas de meninas que tenham linhas e poros dilatados, e que, assim como eu, gostem de bases mais leves.

Ou seja: o que funciona pra uma pessoa (ou pra milhares) pode não funcionar pra mim. O que é incrível pra você pode ser “nada demais” ou bem ruim pra mim, e vice-versa, então vamos aproveitar toda a informação disponível na internet, vamos procurar peles e cabelos similares,  pra aprender a escolher produtos de forma mais “certeira”, por assim dizer!

Beijos, Ju ♥




Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
18 comentários
  1. Márcia Celestina  16/06/2015 - 15h18

    Ju, meu cabelo está poroso “no meio da cabeça”, e detalhe: não tenho nenhuma quimica neles, nem ao menos tintura, estou usando a máscara da Lee e deu uma leve melhorada, será se essa máscara é indicada apenas para cabelos com química? O que vc indica no meu caso? Meus fios são finos e cacheados. HELP!

    • Ju  17/06/2015 - 10h08

      Ma, acho que se o seu cabelo não tem química, o uso dela deve ser mais esporádico, sabe? Eu investiria numa máscara de nutrição!

  2. Soeli  16/06/2015 - 15h34

    Ju, eu comprei o uniq one e foi uma decepção, deixou meu cabelo seco, embaraçado do tipo que passar os dedos fica impossível! Tô chorando até agora.

    • Ju  17/06/2015 - 10h02

      Sério So? Pra mim ele funciona bemmmm, é um dos que mais gosto, mas cabelo né, é menino birrento!

  3. luciana Rossi  16/06/2015 - 21h45

    Verdade juh… sempre pensei nisso e procuro produtos próprios p meu tipo de cabelo. Mas nem por isso paro de pesquisar rsrs e até testar. Ainda mais depois que conheci seu blog eu vicei em pesquisas p meu bem estar. Algumas pessoas já me questionaram: pq sou sua leitora, pois és loira de cabelos lisos… mas sempre respondo : gosto de “estar” ou melhor ler o que me fazem sentir bem, vc escreve de maneira simples e agradável que me faz me sentir “em casa”. A juh Lopes não fala especificamente p loiras, morenas, ruivas… e eh por isso ke eu gosto muuuitooo. Bjo

  4. Érica  16/06/2015 - 22h06

    Excelente post!!!

  5. Ana Sales  17/06/2015 - 08h01

    Bom dia flor do dia…é exatamente como vc disse “Cada cabelo é único, possui características e necessidades próprias”..tenho confirmado isto no dia a dia..tinha uma listinha e fui adquirindo os itens, e testando, então alguns se mostraram ser o que meu cabelo precisava..outros se tornaram um desapontamento só, mesmo sendo bons produtos e bem indicados, mas, a pesquisa,conhecimento e compreensão do que o cabelo realmente precisa e que nos garante sucesso.
    bjs e um belo dia.

  6. lidiane de oliveira santos  17/06/2015 - 08h55

    Ju linda que tanto love forever : ) . Desapego de Julho , por favorrrr… S2 Quero ganhar.

  7. Karina  17/06/2015 - 09h44

    Olha Juh uma coisa que eu aprendi foi levar muito em consideração as resenhas pois eu comprei um reforçador de clareamento OSP da Alfaparf pois já comentei aqui que meu cabelo é loiro claríssimo só com tinta…dai temos que ajudar neh…todos falavam mal e mesmo assim eu passei…(adivinha só) …amarelo ovo…Viva o Biocale viu…e a vc claro..Temos que procurar pessoas com características semelhantes a nossos….pra soma neh informações…e Juh vc é tudo de bom….bjin

    • Marina Amália  17/06/2015 - 10h51

      Oi karina ♡.♡
      Gostaria de saber qual tinta vc usa?
      Se fica amarelo seu cabelo? Precisa tonalizar?
      Fiquei curiosa para saber como vc faz isso…

      • Ju  17/06/2015 - 13h45

        Oi Mari,
        Não uso tinta, só descolorante + ox!
        Fica amarelado, mas aí faço a matização no lavatório mesmo, e depois vou mantendo com o shampoo desamarelador!
        Beijos

      • Karina  17/06/2015 - 16h57

        Ola…no meu caso minha base não é tão escura,quando eu era criança tinha o cabelo loiríssimo então dever ser um 6 hoje em dia(eu acho) um loiro escuro msmo, bom eu uso a muito tempo o 12.11 da amend e depois de retocar a raiz e passar mais uma tinta na parte que desbota meu cabelo fica claríssimo msmo….como minha pele é meio rosada e de vez em quando fico mega vermelha não gosto de cor dourada…não combina rsrsr…ai ultimamente tenho ajudado com 000ss da própria Amend (ah a ox é 40) mais a raiz fica meio douradinha e to brigando com isso por isso comprei essa OSP mais fico muuuuiiitooo mais ddourado pra ovo msmo…e usei a 12.19 a Ygora que tem cinza e roxo pra tentar amenizar o dourado…bom esse mês vou colocar um pouquinho mais de cinza o 0.1 da amend (bem pouquinho msmo ) e voltar pro 000ss junto com o 12.19 dai vou ver se consigo…melhorou mais quero mais clarinho…tem que ir usando a tabela de cores oswald pra ajudar.(deu pra entender)

      • Karina  18/06/2015 - 15h45

        Eu tenho a base em média 6 ….tinta 12.1 daAmend, ox 40, vou voltar usar 000ss da Amend, fica douradinho só na parte da raiz e retoco onde desbota e fica loiro bem clarissímo…e tenho sim matizado pra manter branquinho branquiinho

    • Marina Amália  17/06/2015 - 14h07

      Oi Ju… Diva…
      Ah sim… O descolorante e mto forte , meu cabelo e fino, fica mais ainda…
      Acho que os produtos da minha ultima luzes não foi o mso. O cabelo tava tratado e ficou uma bucha, nunca tinha acontecido….
      Vou deixar crescer, fica com a raiz natural(loiro), e as pontas estão claras,quero fazer em três tons diferentes , ombre hair, vamos ver o que vai dar. Aliás essa dica do pill food foi ótima para o desenvolvimento do meus cabelos…
      ♡.♡

  8. Gabriela  22/06/2015 - 15h58

    Ju, eu amo suas dicas.
    Sei que você é totalmente contra a escovas progressivas, mas já tentei de tudo para domar meus cabelos rebeldes e nada funciona. Faz mais de 6 meses que não dou escova progressiva mas meu cabelo está terrível, queria saber de você será que não existe nenhuma escova progressiva sem formal que agride menos o cabelo? Por favor, me dá uma dica, não quero voltar a essa escravidão da progressiva, mas se não der jeito logo nos meus cabelos terei q voltar.
    Desde já agradeço.

  9. […] Da mesma forma, se o seu cabelo estiver super precisando de reconstrução e você usar uma máscara dessas, que é pra manutenção, o efeito não será dos melhores e você não vai gostar, sabe?  Pra entender isso direitinho sugiro a leitura desse post, é só clicar: O que funciona em um cabelo vai funcionar em todos? […]

  10. dAIANI  06/01/2016 - 16h53

    bOA tarde

    meu cabelo e misto e tem Química apostei no Óleo de coco extra Virgem e adorei
    usei apena uma vez, coloquei ele puro no cabelo e dormi com o mesmo. Acordei com o cabelo relaxo e super sedoso
    #fica a dica :) , porem coloquei apenas nas pontas e passei um pente para não por diretamente pois meu cabelo tem raiz oleosa….

  11. […] aqui falando isso em relação a produtos capilares, que é o tema do nosso #FoiBomNão de hoje:  O que funciona em um cabelo vai funcionar em todos? Recomendo a […]

O que você acha do JV?
Amo as dicas, resenhas...enfim, tudo aqui no JV é um serviço público e de grátis rsrs , sigo as dicas da Ju e até hoje…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Pela janela do carro e mesmo assim foi bonito de ver! #blogbellealmeida #pordosol #sunset
  • Chás para o cabelo! By @ohhlollas
#cabeloslindos 
#cabelossaudaveis 
#jurovalendo 
#sejoga
  • Partiu #ruacoberta ! A tarde toda com essas queridas  lá no espaço #EuAlmaDeFlores aqui em #Gramado ! #jurovalendo #coisasdedivas #antigosfranzoi
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo