22.06.2015

Óleo de Rícino: Usos Para o Cabelo e a Beleza!

Depois daquele post com uma “máscara” de óleo de rícino, também conhecido como óleo de mamona, para ajudar no crescimento de cílios e sobrancelhas (post aqui), várias leitoras comentaram que usavam óleo de rícino no cabelo e adoram os resultados por muitos motivos.

Fiquei super curiosa e fui me “inteirar” do assunto, porque né, se o bichinho é tão bom a gente precisa conhecer, mesmo que ele seja fedido e indicado como laxante (pois é…).

O que é e para que serve

O óleo de rícino, também conhecido como óleo de mamona ou castor oil, é rico em sais minerais, vitamina E e ácidos graxos, como o ácido oleico, linoleico, linolênico, palmítico, esteárico e, principalmente, em ácido ricinoleico, que tem ação emoliente e ajuda na retenção da água, o que mantém pele e cabelo hidratados.

Claro que ele possui outras propriedades e indicações importantes, mas vou me restringir a área da beleza, tá?

óleo de rícino no cabelo

Óleo de rícino para o cabelo

Nos fios, o óleo de rícino tem ação hidratante, já que ajuda a reter água (e sim, existem óleos de ação hidratante), e nutritiva, sendo indicado pra revitalizar os cabelos, sobretudo os mais secos e ressecados.

A forma mais comum de usar é pra potencializar máscaras, como falei nesse post aqui, ou em umectações, como mostrei aqui. Mas é ótimo, também, pra pontas duplas e ressecadas, e a forma de usar é como expliquei nesse post aqui.

Quando o cabelo está com as pontas muito ressecadas, vale aplicar o óleo de rícino nas pontas antes da lavagem, deixando agir por 1 hora e lavando normalmente em seguida.

Aplicado diretamente no couro cabeludo, dizem ser eficaz pra remover as toxinas lá depositadas e combater as infecções e fungos que podem causar a queda dos fios. Por causa disso, é indicado também para oleosidade excessiva no couro cabeludo, sobretudo quando existem fungos e bactérias estimulando a produção de óleo pelas glândulas sebáceas.

Nesse caso, o ideal é aplicar um pouco do óleo no couro cabeludo, massagear e lavar em seguida, sem deixar agir por muito tempo.

Suas propriedades antifúngicas ajudam a combater a caspa e também previnem a descamação do couro cabeludo.

Cresce cabelo mesmo?

Também ajuda no fortalecimento do cabelo e, por melhorar a circulação sanguínea local e estimular a atividade celular no couro cabeludo, dizem que ajuda no crescimento dos fios. Mas aí o uso deveria ser, principalmente, no couro cabeludo, acompanhado de uma massagem suave.

Conheço muita gente que já usou o óleo de rícino pra estimular o crescimento dos fios ou pra reduzir a queda, mas como não usei por tempo suficiente pra ter certeza, não posso afirmar a eficácia nesse aspecto.

O cuidado deve ser com a quantidade usada, já que se usado em excesso ele deixa o cabelo extremamente pesado e pegajoso, sabe? No meu cabelo, das vezes que usei, a medida é de uma colher daquelas de chá, daí vou molhando as pontas dos dedos e espalhando, mas a medida vai depender do tamanho e volume do seu cabelo.

Ah, já li alguns textos que afirmam que esse óleo ajuda a encorpar os fios, mas não encontrei nenhum estudo que embase essa teoria, então não tem como afirmar se funciona ou não, só testando mesmo!

óleo-de-rícino-no-cabelo

Na pele, na sobrancelha e nos cílios

A função do óleo de rícino na pele é, basicamente, hidratante, e geralmente seu uso é conjugado com outros óleos ou cremes. Sua indicação é para peles secas, já que ajuda a reter a umidade na derme, e também para peles oleosas, já que tem ação adstringente, é pouco comedogênico e reduz a proliferação bacteriana.

Rico em vitamina E, tem ótima ação cicatrizante, sendo, por isso, muito indicado para prevenção de cicatrizes e estrias (a estria é uma cicatriz), bem como no tratamento de estrias recentes (as vermelhas).

Também pode ser usado  no ressecamento do calcanhar ou misturado com o creme para combater o ressecamento dos pés, e também para queimaduras solares, mas sempre misturado com algum creme de hidratação, jamais aplicado diretamente sobre o local.

Já vi indicações dele para celulite, mas não há nada que indique ele trate esse problema. O que pode acontecer é melhorar o aspecto da pele, dando a sensação de que as celulites estão menos visíveis.

Sua aplicação na sobrancelha e cílios melhora o crescimento e deixa os fios mais grossos e fortes. É preciso bastante cuidado ao aplicá-lo nos cílios, para que não caia nos olhos, e a forma correta de aplicação, tanto para cílios quanto para sobrancelhas, está nesse post aqui.

Nas unhas e cutículas

Nas cutículas prefiro usar o óleo de rosa mosqueta, na receita caseira para afinar cutículas que ensinei aqui no blog, mas pode-se usar também o óleo de rícino, que vai ajudar na hidratação das cutículas e, assim, proteger mais as unhas, ajudando no seu fortalecimento.

Pode-se usar o óleo diretamente nas unhas, 2 ou 3 vezes na semana, antes de dormir, ou fazer a receitinha que falei acima.

Contraindicações e cuidados

Embora não existam estudos que comprovem, o uso tópico do óleo de rícino não é considerado totalmente seguro para gestantes, lactantes e crianças de até 12 anos. Ele também não pode ser aplicado nas orelhas, na boca e nos olhos.

Já a sua ingestão, que não é o tema do nosso post, mas é comum para quem deseja um efeito laxativo, é contraindicado para pessoas com colite ulcerativa, doenças inflamatórias intestinais, doença de Crohn, doenças intestinais, cólon irritável, gestantes, lactantes, crianças ou qualquer pessoa que tenha sintomas de obstrução intestinal.

Preço e onde comprar

Pra quem gosta desse óleo e deseja um muito bom, indico o da Laszlo, que vem com 120 ml, custa R$42,00 (compre aqui) e é extra-virgem, de uso cosmético.

Mas, se você ainda não conhece e quer fazer um teste, vale experimentar os que são vendidos em farmácias, geralmente em potinhos de 30 ml, que são bem baratinhos (R$5,00, em média). Ah, vale lembrar que esses últimos são vendidos como laxantes!

Para conferir todas as receitas caseiras com óleo de rícino para pele e cabelo é só clicar aqui. E se você já usou o óleo de rícino no cabelo e tem algum segredinho, divide aí!

Ah, e se alguém aqui já testou o óleo de rícino pro crescimento capilar, conta aí como foi a experiência!

Beijos, Ju ♥

Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒ @jurovalendo




Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
47 comentários
  1. Tatyanne cardoso  22/06/2015 - 18h50

    Comprei esse óleo Jú,mas não sei como usar,vou esperar sua receitinha,pois adoro suas dicas que dão super certo pra min,adoro vc gatona bjos…

  2. Monise  22/06/2015 - 22h18

    Juh, sinceramente, não notei crescimento do meu cabelo, mas que ele fica divino depois, isso fica.
    Passo o proprio na raiz e depois “Limpo” as mãos no restante do cabelo. Aí pego oleo de coco e passo no comprimento e nas pontas. Deixo agir por três horas e depois lavo normalmente. Ram! é batata! é cabelo sedoso, comportado, solto, liso, brilhante e alinhado na certa ahahah ;*

  3. Ana Cunha  22/06/2015 - 22h35

    Ju querida, estou com uma duvida e só voce pode me ajudar. A questao e a seguinte: usei luzes no cabelo por um tempo, e depois resolvi voltar a ser morena. Então tingi uma mistura de castanho claro com castanho médio. Isso já faz 10 meses. Então agora ta assim: uns 8 dedos de raiz virgem castanho claro e dai pra baixo, até o meio das costas que e onde vai meu cabelo essa mistura de tinta que já esta desbotada, e por baixo algumas mechas mais claras devido as luzes. Quero saber se eu jogar um loiro escuro 6.0 em cima vai pegar? Não haverá diferença entre a raiz e o restante? Tinta não clareia tinta, mas como já esta desbotada, será que vai ficar uniforme? AiAi, agradeço muitíssimo a resposta,grande beijo Ju…

  4. Sabrina  22/06/2015 - 23h52

    O cheiro é bem ruim,mas os benefícios são muuitos,, eu amei..o resultado da hidratação é instantaneo..

  5. Karina  23/06/2015 - 08h08

    Juh eu e minha mana compramos o óleo de côco o extra virgem…todos falam PR aquecer que fica melhor pra fazer a umectação…. nois duas não vimos esse resultado… o cabelo fico estranho…oque nois fizemos de errado…eu até meio que larguei o bichinho de lado… Parece que abriu a famosa porosidade,seco estranho mesmo…nossos cabelos são diferentes mais resultados semelhantes … Esse óleo de risino ela compro pra ajuda no crescimento… mas acho que vou pegar um pouquinho rsr

  6. Eliane Rocha  23/06/2015 - 11h35

    Ei Ju eu comprei este óleo por indicação sua, para usar nos cílios e não vivo mais sem ele, uso no cabelo o que é bom pra quem tem caspa dá um alivio muito grande na coceira, nos olhos ele ajuda a combater o terçol nunca mais tive crise e olha que eram recorrentes e como tenho alergia de tudo uso todos os dias no rosto uma gotinha e espalho bem hidrata e ajuda nas espinhas. Este óleo e bactericida e fungicida por isso é tão bom. Beijos Juuuu

  7. Edilaine Freitas  23/06/2015 - 15h24

    to mesmo querendo usar na sobrancelhas então depois dessas dicas vou comprar com certeza amei bjo

  8. Pat  23/06/2015 - 16h38

    Onde encontro esses óleos vegetais? Bjo

    • Ju  25/06/2015 - 09h18

      Pat, em lojas de produtos naturais, em lojas que vendem produtos de aromaterapia e, alguns, até em farmácia!
      Beijos

  9. Ana Cunha  23/06/2015 - 19h32

    Oi, Ju, tenho uma dúvida sobre pintura de cabelos, queria ver se pode me dar uma idéia. Usei luzes durante um tempo, meu cabelo vai até o meio das costas. Quando estava com uns 4 dedos de raiz (castanho claro), resolvi ficar morena, e a cabeleireira passou uma mistura de castanho claro com castanho médio no cabelo todo. Pois bem, isso tem uns 10 meses, estou agora com uns 8 dedos de raiz natural, a tintura desbotou, e o cabelo agora está praticamento todo da mesma cor, um castanho claro, sendo que por baixo tem umas mechas mais claras devido as luzes. Emfim, depois desse texto todo, a dúvida é: se eu jogar um loiro escuro 6.0 no cabelo todo, vai ficar uniforme, ou a raiz ficará diferente do restante? O que você acha?Agradeço desde já… Beijo…

  10. Graziela  23/06/2015 - 21h25

    Ju, linda!
    Eu uso do mesmo jeito que a Monise.
    Passo o óleo de rícino na raiz e retiro o óleo de coco manualmente em casa, com coco seco e passo no comprimento dos fios. Já uso a mais de um ano e com certeza ajuda no crescimento dos fios.
    Eu uso de 15 em 15 dias. Assim como os outros óleos, ele não faz milagre, tem que usar direitinho pra ver o efeito. Comentei contigo que tenho o cabelo e a pele de “bacon”, rs. Então, já ouviu aquela história de que “óleo se limpa com óleo”? Esse óleo faz exatamente isso! Ele controla a oleosidade. Muitas meninas reclamam de não consiguir tirar o óleo por completo depois, mas tem um macete: na primeira lavagem, enxague com água morna e passe um shampoo transparente de preferência. Massageie bastante e deixe o shampoo no cabelo por 10 min. Depois lave como de costume.
    PS: Para prolongar o efeito, uso shampoo de bicarbonato depois.

  11. Ana Cunha  23/06/2015 - 22h37

    Oi, Ju, tenho uma dúvida sobre pintura de cabelos, queria ver se pode me dar uma idéia. Usei luzes durante um tempo, meu cabelo vai até o meio das costas. Quando estava com uns 4 dedos de raiz (castanho claro), resolvi ficar morena, e a cabeleireira passou uma mistura de castanho claro com castanho médio no cabelo todo. Pois bem, isso tem uns 10 meses, estou agora com uns 8 dedos de raiz natural, a tintura desbotou, e o cabelo agora está praticamento todo da mesma cor, um castanho claro, sendo que por baixo tem umas mechas mais claras devido as luzes. Enfim, depois desse texto todo, a dúvida é: se eu jogar um loiro escuro 6.0 no cabelo todo, vai ficar uniforme, ou a raiz ficará diferente do restante? O que você acha? Agradeço desde já… Beijo…

  12. Jane Martins  24/06/2015 - 08h24

    Oi Gente! Eu uso para umectar e as vezes para hidratar, mas sempre misturo com outro óleo na umectação pois ele e muito grosso e dificulta para espalhar nos fios. Não posso falar exclusivamente do óleo de rícino mas depois que comecei a usar óleos vegetais meu cabelo melhorou 100% e ainda observei um crescimento melhor, sou cacheada e ta super hidratado.

  13. Denize dos Santos  24/06/2015 - 17h17

    Ju,

    Comentei com a minha cabeleireira que estava usando para dar uma força no crescimento da sobrancelha, ela me disse que era cancerígeno. Sabe me dizer se é vdd.

    Adoro seu blog <3

    • Ju  25/06/2015 - 09h15

      NUNCA soube disso, imagina, é um óleo vegetal!
      E fico muito feliz em saber que gostas De!
      Beijos e boa semana!

  14. ines  28/06/2015 - 13h02

    Boa tarde,
    uso óleo de rícino no couro cabeludo, já faz um ano, meu cabelo,começou cresce bem, não tem mais pontas duplas, e não tenho mais queda de cabelo, uso três vezes por semana, deixo agir por 6 horas,no restante do cabelo uso azeite extra virgem misturado com óleo de coco, não me separo mais desses itens

  15. […] fiz o post falando dos benefícios do fedido óleo de rícino para os cabelos (post aqui), prometi uma receitinha mara, lembram? Pois vim cumprir a promessa! A receitinha é uma […]

  16. Mônica Jensen y  11/07/2015 - 20h02

    Tenho o cabelo normal com tendência a pontas secas pelo uso frequente do babyliss. Já usei vários óleos e o de rícino é o q melhor combinou com meu cabelo. Não vivo sem. Na minha opinião ele encorpa, hidrata, nutre, fortalece, blinda, enche de vitalidade e faz SIM o cabelo crescer mais rápido e saudável.
    Aqueço no microondas para facilitar a aplicação. Passo com algodão no couro cabeludo/raiz dos cabelos e continuo até as pontas. Sempre usei a quantidade necessária para cobrir tudo, sem exagero mas sem economia. Coloco uma touca de banho por 2 ou 3 horas ou, na maioria das vezes, durmo com ele. Sinceramente, o odor característico não me incomoda. Para retirar lavo 2, 3 vezes com 1 shampoo transparente q, ãs vezes, ganha uma pitada de bicarbonato de sódio.
    Recomendo a todos. Bom, `bonito'(pelo resultado), barato e muito eficaz.

  17. Deise França  20/07/2015 - 23h46

    Oi Ju,amo óleo de ricínio e tenho sorte minha mãe tem uma vizinha q vende o óleo ela mesmo qm faz.é bem grossinho e o cheiro bem mais forte q esse comercializado,uso ele nas sombrancelhas e cílios,cresceu rápido e teve uma boa hidratação minhas sobrancelhas ficaram lindas..adoro suas dicas vc é linda e bem educada parabéns…bjoosss

  18. debora  10/11/2015 - 00h24

    meu cabelo precisa crescer!!! socorrooooo, Ju!! bjsss

  19. sabrina gomes  08/01/2016 - 16h13

    eu usei o Òleo de ricino 100% no cabelo e senti uma pequena ardensia no couro cabeludo e normal?

  20. Talita  26/01/2016 - 22h09

    Eu já usei na sobrancelha e nos cílios , meu cílios estão enorme, realmente crescer e muito , e olha que eu use o acho que 1 semana todos os dias antes de dormir. Eu já passei no cabelo umas 2 vezes no máximo , o óleo ,ele é muito grosso , e desanimei, fiquei sabendo que pode esquentar o óleo de Rufino no microondas por alguns segundos , ele fica menos consistente. To ansiosa vou voltar a usar . Tomara que cresça na mesma velocidade que meu cílios cresceram.

  21. Caroline  12/02/2016 - 16h25

    Estou usando há um mês e meu cabelo cresceu bem, uns três dedos e eu estou amando! Uso duas vezes por semana, passo na raiz e no comprimento óleo de coco (que é uma paixão) e durmo no outro dia lavo umas duas vezes pra tirar bem o excesso do óleo.

  22. Jessica  14/02/2016 - 20h10

    Oi Meninas !

    Essa semana eu comprei o óleo mas fiz várias pesquisas antes de sair comprando algo que eu não sei fará efeito.Tenho os cabelos cacheados,bem volumosos e eu cortei meus cabelos em Setembro de 2015 mas não percebo desde então crescimento.Estou usando o óleo depois do banho,seco o cabelo e passo no coro cabeludo ,nos fios em tudo.Tirei hoje a tarde e quando fui escovar,já percebi que diminuiu a queda,e,aguardo para que ajude no crescimento.

  23. Patricia Capela  19/02/2016 - 15h07

    Qual a quantidade de óleo de rícino,e o azeite extra virgem que devo passar

  24. Estefane  25/02/2016 - 10h15

    Usei o óleo de Ricino e ele deixou meu cabelo seco, igual uma palha, pode me dizer porque? E como faço pra recuperar meu cabelo?

  25. Naiana  26/02/2016 - 20h22

    Oi, me falaram que esse oleo é bom para crescer os fios da sobrancelha, mas estou com um pouco de medo de usar..tem algum problema aplicar o oleo na sobrancelha ?

  26. Cayla  27/02/2016 - 21h04

    ,Oi linda … Então usei o oleo mas quando lavei, continuou com bastante óleo no meu cabelo :( como faço para tirar esse óleo ? Obrigado… Um Beeeijo

  27. Vanessa Bastos  01/03/2016 - 12h40

    Olá usei o óleo de ricino por 1 mês, além do crescimento que foi notável, todo mundo percebeu e me perguntou o que eu fiz pra ele crescer tão rápido meu cabelo ficou mais grosso e hidratado, sem dúvidas é muito bom, mas o resultado não é da noite pro dia, parei de usar porque meu cabelo ja estava do tamanho que eu queria, agora voltei usar novamente, recomendo.

  28. magda  13/03/2016 - 19h41

    oi gostaria de saber como tenho cabelo oleoso se posso usar o oléo ricino e de quanto tempo posso passar se a cada 15 dias ou se toda semana
    desde ja obrigada

  29. ana paula  28/03/2016 - 11h36

    Juh eu sou loira eu posso usar normal no meu cabelo ? Não vai mecher no tom do meu cabelo.

  30. Juliana  31/03/2016 - 00h14

    Oi ju eu comprei um na farmácia e laxante mas acho q serve vou testa lo. Bjs…

  31. Rosilda  04/04/2016 - 20h21

    Minha vó usa,disse que é muito bom contra queda! Ela faz o óleo em casa hahaha

  32. Anielle  04/04/2016 - 21h48

    Dica muito boa!
    Uso e meu cabelo é outro!
    Estou lendo um livro sobre Ramsés, e os egípcios tinham o costume de usar esse óleo também.
    bjus jú

  33. […] quem quiser um óleo mais fácil de usar e de comprar, além de mais barato, vale conferir a dica do óleo de rícino, que gosto de usar na umectação com Bepantol (veja a receita aqui). Não achei nenhum estudo […]

  34. Damares  18/05/2016 - 15h56

    oi, Ju sou nova aqui. Entao ainda nao usei o oleo de ricino, mas posso falar muuuuuuuito bem do oleo de coco. Ele mudou minha vida e isso mesmo, passei a cuidar melhor dos meus cabelos, a ver meu cabelo como a moldura de meu rosto, enfim e tudo de bom. Sou cabelereira e recomendo para minhas clientes nos tratamentos pos quimicas.Que contraste ser cabelereira e nao cuidar bem do proprio cabelo, mas e que a vida nos dar os reves que nem sempre estamos com aquela auto estima la em cima, me entendi?Bom gostei da sua materia, achei bem util todas as suas sugestoes, obrigada por ler esse imail, ate.

  35. Sayonara  07/06/2016 - 23h10

    Oie Ju estou com uma dúvida muito grande comecei a usar o oleo ea 3 semanas e a cada vez q aplico meu cabelo cai mas ainda. Isso é normal ? Devo para de usá lo

  36. Joana  13/06/2016 - 09h23

    Bem, passei óleo de rícino no meu cabelo ( na raiz) e caiu muito é normal?
    Por favor me ajudam, sou muito nova e meu cabelo já cai muito, passei esse óleo com esperança de que me ajudasse, mas ainda fez cair mais

  37. Milena  08/07/2016 - 08h46

    Jú tenho uma duvida, espero que me ajude! rsrs
    Usei o oleo de ricino na minha umectação, tenho luzes.. e notei que ele amarelou um pouco as luzes. ele pode oxidar as luzes?

  38. Bruna  25/07/2016 - 18h06

    Ola, esse procedimento pode ser feito de quanto em quanto tempo?

  39. Juliana Bisso  25/07/2016 - 19h49

    Adorei o resultado Ju, misturei o óleo de rícino com o de coco, e deixei por umas cinco horas. Lavei com um shampoo hidratante e não condicionei. O cabelo ficou domado, sem frizz e muito brilhoso. Vou fazer toda semana prá deixar forte para voltar à fazer luzes. Bjs!

  40. Andressa  30/09/2016 - 00h36

    Usei o óleo de ricino no meu cabelo, mais coloquei junto a outro óleo, fiquei das 4h as 7h com os óleos no cabelo, é quando fui lavar o meu cabelo caiu , posso continuar a usar ?

    • Ju  30/09/2016 - 08h21

      Dessa, não, se caiu alguma coisa de errado tem!

  41. Rayane  03/11/2016 - 13h54

    Ju, para passar nas pontas do cabelo antes da lavagem e deixar por uma hora..Faço isso de quanto em quanto tempo ?
    Sempre que lavar o cabelo?

  42. Vera Lucia Silva  24/01/2017 - 21h23

    Eu usei e continuo usando o óleo de rícino. Pra mim foi muito bom, porque tenho cabelos cacheados, escuros e muito fino. Na minha opinião está aprovado. Meu cabelo cresceu, encorpou e não tenho dificuldade nenhuma para hidrata-lo. Tenho 50 anos e gostei muito do tratamento com esse óleo.

  43. […] No mais, é um óleo super bom e barato, que ajuda a reter água e revitalizar cabelos ressecados, e falei dos vários usos dele no cabelo e na beleza nesse post aqui. […]

  44. verônica da costa silva  03/06/2017 - 14h38

    Adorei as dicas sobre o oleo de ricino principalmente aquela referente ao crescimento das sombrancelhas.

    obrigada….

O que você acha do JV?
Amo JV !!! Minha bíblia capilar. Tá com dúvida, vai lá que você acha a resposta! E se não achar, a Ju providencia! Amo, Amo,…
As leitoras mais incríveis da vida
  • A esmaltação não é nova, mas é só pra contar pra vocês que já tem post no blog falando sobre a cor #trend do momento: #MillenialPink - vai lá conferir! ➡️Link na bio⬅️ O esmalte e o #sussa da @esmaltecolorama 😍 #blogbellealmeida #unhadodia #postnovo #blogged
  • Quanto mais a gente agradece, mais coisas boas acontecem!

#obrigadasenhor🙏 #blessed #amooquefaco #mundodamoda #mundodamaquiagem_oficial #universodamaquiagem #maccosmetics #kryolan #marykay #batomnude #brushes #loveislove #blogger #pinterest #makeupartist #ppf #catharinehill #maquiadoradesucesso #briggitecalegari #jurovalendo #instaamigas2017
  • Ainda no tema
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo