27.07.2015

Pontas Ressecadas: como tratar o cabelo?

Já fiz vários posts por aqui falando de cabelos secos e ressecados, mas algumas meninas pediram dicas específicas  pra tratar as pontas ressecadas, porque em alguns casos o cabelo nem está tão ressecado, mas as pontas mais parecem palha de milho! rs

As meninas de cabelos cacheados ou afro tendem a sofrer muito com o ressecamento das pontas, já que o próprio formato do cabelo impede que a oleosidade natural chegue até as pontas. O mesmo vale para quem faz químicas capilares, já que, nesse caso, o cabelo perde muitos nutrientes. E sim, isso vale pra qualquer tipo de química capilar!

Mas, não se enganem! Nesmo quem tem cabelos lisos e/ou oleosos também pode sofrer com o ressecamento nas pontas! E pra quem acha isso meio esquisito (eu achava! rs), já expliquei nesse post aqui que cabelo ressecado é  diferente de cabelo seco.

pontas ressecadas como tratar

Como Tratar Pontas Ressecadas

Quando as pontas estão ressecadas é essencial hidratar e nutrir os fios. A hidratação vai repor a água perdida. Já  a nutrição, sobretudo se usarmos óleos vegetais pra nutrir, vai fazer a reposição lipídica e, principalmente,  garantir que a água que foi reposta não se perca tão facilmente.

Ou seja, o óleo vegetal vai formar uma camada de proteção que reduz a perda de água, o que garante que as pontas (e o cabelo todo, claro rs) não ressequem tão facilmente.

Então, nutrir e hidratar semanalmente é “de lei”, tanto pra evitar que as pontas fiquem ressecadas quanto para combater o ressecamento.

Umectação e Hidratação para Pontas Ressecadas

Eu sou muito fã das umectações, que não passam daqueles banhos de óleos que as vovós faziam e que, dizem, as francesas não abrem mão, e já expliquei tudinho sobre elas nesse post aqui. Umectação é vida, meu povo, juro valendo!

No caso das pontas ressecadas,  elas são extremamente úteis e, de verdade, ainda não encontrei nada melhor pra reverter o estrago! Quando as minhas estão muito ressecadas, aplico óleo vegetal nelas antes de lavar os fios, em todos os dias em que lavo. Aí deixo agir por 1 hora e lavo depois.

Isso aí é um tratamento de choque e recupera rapidamente as pontas ressecadas. E a medida que o ressecamento for melhorando, vá dando um “espaço” maior entre uma umectação e outra pra não sobrecarregar o cabelo, como falei nesse post aqui. Isso faz diferença, viu?

Os óleos que mais gosto são o de coco,  abacate,  jojoba e pracaxi, e falei deles nesse post aqui Mas, existem muitos outros óleos vegetais, então escolha o que mais te agradar. Muita gente se deu bem com o óleo de amêndoas, vale testar!

pontas ressecadas como tratar

Aposte nos Óleos Finalizadores!

Os óleos finalizadores quase nunca tratam efetivamente o cabelo, isso é fato. Contudo,  a capinha de proteção que eles formam ajuda muito a evitar que as pontas ressequem ainda mais. Então, é bom aplicar umas gotinhas nas pontas, sempre após o leave-in ou creme de pentear.

Pra quem quiser opções boas e baratas, é só clicar aqui.

5 Dicas Certeiras de como recuperar pontas ressecadas

1. Calor térmico? Cuidado dobrado! O uso do secador, chapinha e babyliss resseca muito o cabelo, sobretudo as pontas, então capriche no protetor térmico, o grande protetor das dependentes da escova rs! Nesse post aqui tem 5 ótimas opções, confere aí!

2. De olho na temperatura da água! A água muito quente resseca ainda mais os fios, sobretudo as pontas, então tenha o cuidado de usar a água mais morninha quando for lavar os fios.

3. Shampoos e condicionadores com ativos hidratantes e nutritivos são os mais indicados pra combater o ressecamento nos fios, opte por eles!

4. Cuidado com os raios solares! Eles danificam bastante os fios, e eu não tô falando de “sol de férias” não, tô falando do dia a dia mesmo. Então,  dê preferência a produtos que ofereçam proteção solar, principalmente os cremes de pentear ou o leave-in, que são os produtos que mais ficam em contato com os fios.

5. Trate, trate e trate! Cabelo precisa de manutenção, e isso a gente faz todos os dias, escolhendo os produtos certos, usando máscaras de tratamento e protegendo o cabelo. É muito melhor manter uma rotina de tratamento, evitando que o cabelo estrague tanto, que gastar os tubos pra recuperar depois, né?

Ah, pra quem quer um produto de efeito imediato, ainda não conheço nada melhor que o Repair Rescue Sealed Ends (resenha aqui)!  Ele é indicado pra pontas duplas mas dá uma boa maquiada no ressecamento. Custa R$92,90, em média, e vale cada centavo!

E vocês, conhecem algum outro produto? Uma dica das boas? Compartilha aí, menina! Por aqui a gente adora dicas novas! E se tiver alguma sugestão de post, deixa nos comentários!

Beijos, Ju♥

Quer mais dicas como essas? Vamos papear nas redes sociais⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
32 comentários
  1. Karina  27/07/2015 - 14h21

    Juh essa foto q vc pois eh a minha cara quando olho pras pontas do meu cabelo kkkkkk…. Tenho feito a umectação, tratando sabe mas é incrível como é difícil recupera as pontas … Tem dia que parece que fiquei mastigando o cabelo a noite toda e acordo paracendo um espanador velho… Tem hora que da vontade de pedir pinico!!!

    • Ju  27/07/2015 - 14h54

      huahuahuahuahuahuahua Fiquei imaginando a cena aqui! rsrs Mas persista, principalmente na umectação!

  2. Paula  27/07/2015 - 14h25

    Juu! tudo bem? sou fã de carteirinha do seu blog e passando aqui pra perguntar se já tem post aqui sobre leavin com protetor solar pro cabelo pra usar no dia a dia como você mesmo citou ai!
    Bjinhosss adoro vc! =*

    • Ju  27/07/2015 - 14h55

      Oi Paulinha, tudo bem sim, e você?
      Ai, que bom saber disso, fico feliz! :)
      Olha, essa é uma boa ideia de post, porque tem sim, mas acho que juntando todos em um post só fica mais fácil, né? Vou providenciar!
      Beijos

      • Paula  28/07/2015 - 10h08

        Ebaaaaa!
        Que bom Juu! Beijosss

  3. Carol  27/07/2015 - 14h35

    Ju, esse Repair Rescue Sealed Ends, pode ser usado com frequência ou só enquanto eu tiver tratando das pontinhas estiverem ressecadas? Por ser um produto de reconstrução, fico com receio de continuar usando mesmo depois de trata-las. Beijo!

    • Ju  27/07/2015 - 14h52

      Pode sim Rol, só acho que quando elas já estiverem mais dignas, vale reduzir um tico o uso, porque esse bendito é viciante e dá vontade de usar o dia todo, todo dia! rs

  4. Juliana Bisso  27/07/2015 - 14h56

    Oi Ju amo as umectações e alterno entre o óleo de coco e o azeite extra virgem, e o Repair Rescue Saled Ends é um achado mesmo, depois que vi a 1ª vez que vc postou sobre ele, comprei e amei. Tô fazendo de tudo para melhoras as pontas para não ter de usar à força a vitamina “T” kkk. Bjs!!

    • Ju  27/07/2015 - 14h57

      Ju, nem me fale de vitamina T, nem me fale! kkkk E essa linha toda da Repair Rescue é vida, né? Amo!

  5. Danny  27/07/2015 - 18h30

    Ju, estou com VÁRIAS máscaras de hidratação, reparação e nutrição. TODAS indicações suas. Queria saber se é melhor usar apenas uma para cada tratamento ou posso usar cada vez uma diferente. Por exemplo, para reconstrução, usar uma vez a Repair Rescue e na outra a rosinha da Lee. Beijos.

    • Ju  28/07/2015 - 08h40

      Pode sim Danny, vivo fazendo isso, misturo tudo! rs

  6. Melissa Arantes  27/07/2015 - 18h58

    Juh, eu to viciada no booster e condicionador da Loreal Elseve de arginina. Nunca fui fã de condicionadores, de mercado então nem se fala, mas estes produtos conquistaram meu core :D Meu cabelo é fino e sempre tenho que cortar pq as pontas vão minguando, mas agora minha vida mudou, rsrs. Uso sempre óleo de abacate da farmax, bem baratinho… bjs

  7. Edilaine Freitas  27/07/2015 - 19h43

    dicas preciosas eu vou anotar tudinho bjo

  8. Pri Gualagnone  28/07/2015 - 12h48

    Oiii Ju, sua linda!!! Você é minha salvação (dos meus cabelos kkkkk).

    Há meses tenho acompanhado seu blog e face e lido tudooo que diz sobre cabelos, porque o meu, só Jesus na causa, esta terrível, nunca fiquei com o cabelo tão frágil, elástico, e etc (certeza que é por causa das luzes, ele sempre foi lindo e invejável e agora está péssimo :( ).

    Semana passada comecei a fazer o cronograma capilar, comprei vários produtos (queratica, glicerina, bepantol, cremes e etc) e tenhos algumas dúvidas, vamos lá rss:

    1º Posso usar qualquer shampoo antes das hidratações/nutr./recon/? Quando devo usar o shampoo anti-resíduo, com qual frequencia?

    2º Posso, em todas as hidratações e reconstruções fazer aquelas misturinhas que ensinou ou acha que será excesso?

    3º No dia da reconstrução, uma vez por mês, posso substituí-la pela cauterização caseira?

    4º Após todas as hidratações/nutrições/reconstruções devo passar condicionador para selar a cutícula?

    5º Posso substituir (uma vez a cada 15 dias) a nutrição pela umectação com azeite extra virgem?

    6º A glicerina é liquida? Tipo meio oleosa? Pois comprei uma que é transparente e líquida e oleosa, esta certo?

    Nossa, quanta coisa…. desculpe, mas mesmo visitando muitos blogs só confio no seu, não sei porque, gosto da forma que escreve, me passa segurança.

    Obrigada :D

    Bjinhus

  9. Tha  28/07/2015 - 14h34

    Ju, para quem faz luzes você acha melhor shampoo e condicionador reconstrutores ou nutritivos? Qual marca você indica?

    • Ju  29/07/2015 - 09h28

      Tha, eu prefiro usar nutritivos ou reconstrutores que tenham aminoácidos ou outras proteínas ao invés de queratina, e caprichar nas máscaras de reconstrução!

  10. Mayara  28/07/2015 - 19h54

    Ju, onde a umectação entra no cronograma capilar? É nutrição, hidratação, reconstrução ou nenhum desses?
    Bjos amo se blog

    • Ju  29/07/2015 - 09h27

      May, nutrição, e das melhores!
      Que bommmmm saber disso! <3
      Beijos

  11. Pri Gualagnone  29/07/2015 - 15h42

    Oiii Ju, sua linda!!! Você é minha salvação (dos meus cabelos kkkkk).

    Há meses tenho acompanhado seu blog e face e lido tudooo que diz sobre cabelos, porque o meu, só Jesus na causa, esta terrível, nunca fiquei com o cabelo tão frágil, elástico, e etc (certeza que é por causa das luzes, ele sempre foi lindo e invejável e agora está péssimo :( ).

    Semana passada comecei a fazer o cronograma capilar, comprei vários produtos (queratina, glicerina, bepantol, cremes e etc) e tenho algumas dúvidas, vamos lá rss:

    1º Posso usar qualquer shampoo antes das hidratações/nutr./recon/? Quando devo usar o shampoo anti-resíduo, com qual frequência?

    2º Posso, em todas as hidratações e reconstruções fazer aquelas misturinhas que ensinou ou acha que será excesso?

    3º No dia da reconstrução, uma vez por mês, posso substituí-la pela cauterização caseira?

    4º Após todas as hidratações/nutrições/reconstruções devo passar condicionador para selar a cutícula?

    5º Posso substituir (uma vez a cada 15 dias) a nutrição pela umectação com azeite extra virgem?

    6º A glicerina é liquida? Tipo meio oleosa? Pois comprei uma que é transparente e líquida e oleosa, esta certo?

    Nossa, quanta coisa…. desculpe, mas mesmo visitando muitos blogs só confio no seu, não sei porque, gosto da forma que escreve, me passa segurança.

    Obrigada :D

    Bjinhus

  12. […] Pontas Ressecadas: como tratar? […]

  13. Pri Gualagnone  30/07/2015 - 12h08

    Pq meu comentário não aparece? :(

    • Ju  30/07/2015 - 12h54

      Pri, eu nunca consigo aprovar tudo no mesmo dia, e só aparece depois que leio, aprovo e respondo! <3

  14. Fernanda  01/08/2015 - 09h48

    Ju, o seu blog é lindo e é o mais completo sobre cabelos.
    Parabéns pelo seu trabalho!
    Beijo.

    • Ju  05/08/2015 - 14h51

      Obrigada, Nanda! <3

  15. Raquel Cunha  02/08/2015 - 12h10

    Bom dia Ju,
    estou viciada em comprar produtinhos para o cabelo graças a vc…rsrsrs..
    Então, fiz luzes no meu cabelo a duas semanas, e ai ele ficou daquele jeito (pontas palha), tentei cortar a franja para melhorar o aspecto , mas ficou pior , pois as pontas ficaram espigadas. Queria dicas de shampoo e condicionador para uso continuo, já que no Beleza na Web tem muitas opções e fico perdida.
    Ah, estou fazendo Umectação com óleo de coco.
    Bjs e parabéns pelas resenhas,elas são viciantes..rsrsrs

    • Ju  05/08/2015 - 14h53

      Oi Raquel!
      Eita vício, super sei como é! rs
      Obrigada pelo carinho, viu? <3 Fico toda boba! rs
      Então, eu apostaria em reconstrução, em shampoos e condicionadores mais reconstrutores, com aminoácidos, ajudariam bastante!

  16. Raquel  05/08/2015 - 22h42

    Obrigada Ju…
    Peguei hj o meu Pill Food, e achei na Onofre a bisnaga de Argan q eu tava com dificuldades de achar aqui na minha cidade. Vou comprar entaum um shampoo reconstrutor!!!
    Obrigada pelas dicas!!!

  17. Letícia da Silva  06/08/2015 - 17h47

    Obrigada,Ju! Já tava precisando desse post, fiz decapagem pra tirar o preto e tô descolorindo e as pontas já tão ameaçando zoar.

  18. renata  07/08/2015 - 12h07

    Oi…
    Tb to começando a tratar melhor o cabelo por sua causa..KKK
    Me diga…oleo johnson serve para fazer essa umectação???..
    Descobri a escova rotatia…e minhas pontas estao uma espiga só…
    obrigada

  19. […] gosto de usar óleos vegetais nelas, geralmente antes de dormir, tipo uma umectação, como mostrei nesse post aqui. Só que isso significa ter que lavar o cabelo no dia seguinte, e quando isso não é possível, […]

  20. Daniele  26/04/2016 - 21h52

    Oii, meu cabelo é enrolado, e faço escova e chapinha uma vez por semana, uso protetor termico, mas parece que minhas pontas estao cada vez mais ressecadas…
    O que vc me recomenda, fazer uma progressiva ou continuar na escova e chapinha toda semana e trocar de protetor termico?

  21. Dayane  23/05/2016 - 23h38

    Agora vou seguir as dicas

O que você acha do JV?
Ju, apenas gratidão por ter me ensinadona cuidar dos meus cabelinhos loiros com misturinhas e produtos acessíveis. Tenho um carinho enorme por vc. Beijos
As leitoras mais incríveis da vida
  • Os 5 do dia, porque eu tinha que vir falar dessa linha muitoooooo cheirosa do Boti, né? ☁️️💘O hidratante de mão é uma delicinha e nada grudento, assim como o corporal (não tá na foto mas mostrei ontem no Stories), que hidrata bem, deixa a pele cheirosa e não meleca nada. E ameiiiiiiii esse
  • Eu votei na Ju Lopes, do blog @jurovalendo, que já acompanho há alguns anos😍😍. É muito bom poder prestigiar profissionais como a Ju, que fazem um trabalho com tanto amor, competência e dedicação. Não é à toa que o Juro Valendo é o blog de beleza brasileiro mais acessado no mundo, segundo a Revista Exame!!! . Eta baianinha arretada!!! VOTEM!!! É bem rapidinho! 💕 💕. Obrigada e continue brilhando! 🌟🌟🌟 http://premioinfluenciadores.com.br/ #premioinfluenciadoresdigitais #jurovalendo
  • #behappy😊 #sejaluz #bloggers #sejamcheiosdoespiritosanto #loveu #beyourself #yourlife #yourlove #amesempre #gratidão #jurovalendo #iloveit❤️ #maqbellamakeup
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo