04.08.2015

Queratinização de Bepantol: Pra se Apaixonar!

Sou apaixonada pela cauterização de Bepantol (post aqui), mas sei que muitas meninas não fazem com tanta frequência porque não têm muito jeito com o secador e a chapinha, então fiz a cobaia e, depois de alguns testes, criei uma queratinização caseira com  bepantol que é bem legal!

Cauterização e Queratinização: Qual a Diferença?

Pra mim, a grande diferença entre a cauterização e a queratinização é que cauterizar implica fonte de calor (chapinha), e a queratinização, via de regra, não. Eu sei que muitas marcas falam em cauterização a frio, mas se vocês analisarem o sentido da palavra vão ver que faz sentido o que estou dizendo.

Como mostrei nesse post aqui, o termo cauterizar vem de “queimar com cautério”, o que tem a ver com calor, com fonte de calor, né? É como se fosse um “queimar” (com a chapinha) pra reter e cicatrizar os ativos nos fios.

queratinização de bepantol

Mas, de qualquer forma, com ou sem fonte de calor, o que a cauterização faz, assim como a queratinização, é repor proteínas e/ou aminoácidos, é reconstruir, só que, na maioria dos casos, de forma mais profunda.

Dito isso, vamos ao que interessa, a receitinha da queratinização de Bepantol!

Ingredientes da Queratinização Capilar

Pra fazer a queratinização de Bepantol vocês vão precisar de:

  • 10 ml de queratina líquida ou em gel
  • 10 ml de Bepantol solução
  • 2 colheres de máscara nutritiva ou reconstrutora
  • Shampoo antirresíduos ou para cabelos oleosos
  • Borrifador (opcional)

1. Pra começar, lave os fios com um shampoo antirresíduos ou com um shampoo pra cabelos oleosos, que é mais “potente” na limpeza. O que tenho usado é o Pre Shampoo Antirresíduos da Pantene, que resenhei nesse post aqui, e adoro, porque funciona bem em cabelos com química, não embaraça e não desbota meu cabelo.

Depois de remover o excesso de umidade, penteie os fios (não pode usar condicionador!), e por isso indico mais esse shampoo da Pantene, porque ele não embaraça o cabelo, mas se você tiver algum outro antirresíduos que não embarace, pode usar sem problemas!

queratinização de bepantol

Como Fazer Queratinização passo a passo

2. Misture a queratina e o Bepantol no borrifador, caso tenha em casa, e aplique o produto no cabelo todo, mecha por mecha, concentrando mais no comprimento e nas pontas.

Quando tenho em casa, coloco umas borrifadas de água termal também, que é ótima pro cabelo (falei disso nesse post aqui), mas isso é opcional, tá?

Deixe a mistura agir por 1 hora com o cabelo abafado (use uma touca ou papel alumínio) e, no fim, dê uma leve secada com o secador. Não é pra escovar, é só pra direcionar o jato de ar quente para os fios, porque o calor potencializa a ação.

3. Enxágue o cabelo (só com água, não use shampoo), remova o excesso de umidade e aplique a máscara, deixando agir por 20 minutos.

Eu indico o uso de uma máscara nutritiva pra garantir mais emoliência e também para casos em que os fios não estejam tão estragados, mas se o cabelo estiver muito danificado o melhor é usar uma máscara reconstrutora, preferencialmente rica em aminoácidos, não só em queratina.

Expliquei o jeito certo de aplicar máscaras (de qualquer tipo!) nesse vídeo aqui, clica pra assistir porque faz muita diferença no resultado final!

Ah, e a quantidade da máscara depende, claro, do tamanho e volume do seu cabelo.

4. Após os 20 minutos, enxágue o cabelo até remover completamente a máscara, remova o excesso de umidade, penteie os fios e finalize como de costume.

O ideal é que você só lave novamente o cabelo após 48 hs, e isso vale, aliás, pra qualquer tratamento feito no cabelo.

Indicação e Resultados

Essa queratinização é indicada para cabelos quimicamente tratados, pra quem voltou de uma temporada de praia e piscina, e pra quem usa muito secador, chapinha e babyliss, ou seja, para cabelos que tenham uma necessidade maior de reconstrução.

queratinização-de-bepantol

A função dela é fazer uma reconstrução profunda, ajudando a fortalecer e recuperar os fios,  mas também hidratar, graças ao Bepantol, e é justamente por causa dele que no fim o cabelo não fica “duro”, como geralmente acontece quando a gente usa queratina pura.

Com o uso, o cabelo ganha mais força e fica mais encorpado, e a cada vez que a gente faz, os resultados vão melhorando.

Dicas Extras

1. Não dá pra dizer de quanto em quanto tempo ela pode ser feita porque isso depende do estado do seu cabelo, mas minha recomendação geral é uma vez ao mês, exceto em casos de cabelos muito danificados. Mesmo assim, muito cuidado com o excesso de queratina, que, como já expliquei nesse post aqui, é tão prejudicial quanto a falta.

2. Existem dezenas de queratinas nas prateleiras e, das que já testei, a da Bio Extratus é, de longe, a mais potente, mas a da Vizcaya também é boa, assim como a vermelhinha da Novex.

Pra mim, o único problema dessa queratina da Bio Extratus, que é a que mais indico, é que ela é amarela, e isso interfere na pigmentação do loiro, como falei nesse post aqui. Ah, nem precisava, mas vou falar: quanto melhor a queratina, melhor o resultado da queratinização, claro! rs

3. Quem quiser pode sim secar e pranchar o cabelo após o procedimento, cada um vai finalizar como quiser.

4. Como já sei que vocês vão perguntar, já me adianto: prefiro a cauterização que a queratinização, mas como tem dias que morro de preguiça de secar e pranchar o cabelo todo, e a cauterização exige isso, me jogo na queratinização, que é mais fácil e também garante um bom resultado!

Façam e voltem pra contar os resultados!

Beijos, Ju♥

Quer mais dicas como essa? Vamos papear nas redes sociais⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo




Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
31 comentários
  1. Camila  04/08/2015 - 13h40

    Ju… vou fazer com ctz. Nao gosto de pranchar e secar meu cabelo pq é cacheado e nao gosto de cabelo liso (fico estranha).
    Adorei a ideia.
    Em relaçao ao uso do secador como vc falou… sempre em qlq hidratação dou jatos de ar quente no cabelo com o creme e tbm dentro da touca de aluminio, para deixar morninho e potencializar o resultado.

  2. Márcia  04/08/2015 - 15h36

    Ju, eu fiz a misturinha pra cauterização, só que como tenho pouco cabelo sobrou a metade…posso guardar o restante pra usar depois? Bjss

    • Ju  05/08/2015 - 08h23

      Ma, nunca tentei assim, então nem posso te dizer…

  3. Lara Caitano  04/08/2015 - 15h42

    Oi, Ju! Tudo bem?

    Sei que foge um pouco do seu post, desculpa!!! Tava dando uma pesquisada nuns produtos pra comprar no Amazon pois uma amiga minha vai trazer dos Estados Unidos… e me deparei com o Olaplex. Vi que você fez um post sobre isso. E aí, menina??? Você usou??? Ai… não sei se arrisco! Tá saindo uns R$350,00 o 1º e o 2º tratamento. As cabeleireiras daqui podiam tanto serem informadas e usarem, né?! Seria mais fácil. Vou ver se crio coragem e compro, ainda não sei. Mas quero mesmo saber se você usou… me diz aí! Vou ficar aguardando. Beijos.

    • Ju  05/08/2015 - 08h29

      Lara, o meu comprei fora e até hoje não chegou, tá parado no correio, um horror! :(

      • Lara Caitano  05/08/2015 - 08h46

        Sério. Ju? Que triste! Mas tá parado por causa de burocracia, etc? Você comprou no site deles msm? Perguntei uma cabelereira famosa aqui da cidade se ela usava, ela me respondeu que usa o “Blondplex”, que dizendo ela que é muito parecido. Você conhece?

      • Ju  05/08/2015 - 14h54

        Sério, tá parado por burocracia MESMO!
        Não, uma amiga minha que mora fora comprou e mandou!
        Conheço não, mas muitas meninas já falaram dele e vou me informar, pode deixar!
        Beijos

  4. Lays  04/08/2015 - 16h43

    Ju, quero saber se pode fazer com a carga de queratina keramax? Amo suas dicas, e estou sempre acompanhando. Salvei meus cabelos com ombré hair com as suas dicas hehe. Beijos

    • Ju  04/08/2015 - 17h49

      La, que bom saber que gostas, fico muito feliz! <3
      Olha, nunca testei com ela não, mas você pode tentar (e volta depois pra contar! rssr)

  5. Karina  04/08/2015 - 21h37

    Muito amei Juh…não sei usar chapinha rs

  6. Talita  04/08/2015 - 22h15

    Oi ju, minha pergunta não tem muito a ver com o post mas queria muito te perguntar se aquele shampoo head e sholders antiqueda tira a selagem do cabelo? Comprei o shampoo pq meu cabelo ta caindo muito e tenho um pouco de caspa e meu cabelo é muito oleoso e por isso lavo todos os dias. Adoro você bjs

    • Ju  05/08/2015 - 08h12

      Ta, não vejo razão pra que ele tira a selagem não, mas teria que olhar a composição…
      Beijos

  7. Eveline Silveira  05/08/2015 - 10h30

    Oi, Ju! Estou adorando o seu blog. Assim como você, tb sou fraca pra depilação com cera rsrs. Você faz a virilha com lâmina? Com q frequência? Dá pra usar creme depilatório nessa área? Grande abraço!

    • Ju  05/08/2015 - 12h26

      Faço tudooo com lâmina, e não uso creme depilatório porque minha dermato disse que pode manchar a pele, daí fico com medo! :(

  8. […] Pra ver a receitinha de como fazer a queratinização é só clicar aqui. […]

  9. Fabiana  07/08/2015 - 15h19

    Amei o post Jú…vou correndo testar

  10. Jacqueline  10/08/2015 - 16h39

    Fiz a queratinização ontem! Gostei bastante do resultado, tenho o cabelo quimicamente tratado.

  11. Elaine Carla Nunes  21/08/2015 - 14h40

    Oi Ju, ameiiiiiii a receita da queratinização. Nossa, não consigo mais se ver sem suas indicações que sempre dão muito certo. Só estou com uma dúvida, pois comprei a sua indicação da máscara do Boticário a Nativa Spa de argan. No rótulo vem escrito que se trata de uma máscara de hidratação reconstrutora e li em um post seu que ela é nutritiva, então fiquei meio confusa se posso usá-la nessa receita da queratinização. Posso? Um super beijo !

  12. Patricia  22/09/2015 - 20h05

    Oi, Ju! Estou viciada no seu blog…hoje fui ao Shopping e trouxe vários dos produtos indicados por vc! Mas estou numa dúvida cruel, vc sempre fala que a queratina da Bio Extratus é uma das melhores (eu comprei por isso), mas ao mesmo tempo vc também diz que pode alterar a cor das mecha! Vc usa essa queratina mesmo assim? Obrigada!

  13. Swellen  22/11/2015 - 23h43

    Ju. Meu cabelo esta muito quebrado por cima,muito mesmo por causa de umas luzes que fiz e tive q escurecer,me ajuda,oq faço???

  14. Clara  16/02/2016 - 20h40

    Ju,
    na embalagem da queratina da novex indica enxaguar depois de quinze minutos.
    Não tem problema deixar uma hora?
    bj

  15. Renata  26/02/2016 - 12h06

    Oie Ju, tô amando seu blog. Conheci através d uma amiga (q segue suas dicas) e amei tb! Queria saber se a queratinizaçao ou a cauterizaçao podem entrar no lugar na etapa de nutrição ou reconstrução (qual é melhor??), pois estou iniciando o cronograma capilar. Tenho luzes e meu cabelo está mto danificado e quebradiço. Aliás, qual melhor queratina líquida p loiros? E, por último, pode substituir o bepantol pelo similiar q vc resenhou? Desde já, agradeço vc pelas preciosas dicas! Obrigada! Bjos

  16. Tereza  14/04/2016 - 16h58

    Ju, vc já usou o mega spray queratina da bio extratos. Posso usar ele no lugar da queratina pura?

  17. Susi  06/05/2016 - 16h58

    Oi Ju,
    Posso fazer essa receita na lavagem seguinte após ter feito luzes, já que as luzes sempre acabam com o cabelo? Tenho a máscara de reconstrução bonacure repair rescue. Ou é melhor fazer aquela receita de misturinha reconstrutora? E como que eu faço pra “medir” esses 10 ml, vc usa a tampa de medida ou algo do tipo? Obrigada por postar sempre dicas maravilhosas!

  18. Gislene  07/06/2016 - 16h51

    Oi Ju adoro seu blog.Amei a dica do bepantol,mas fui comprar e tá super caro na minha cidade.O bepantol é rico em vitamina B5,se eu comprar a ampola de vitamina B5 vou ter o mesmo resultado?Ou devo comprar o bepantol mesmo?Aguardo sua resposta,bjoos

  19. Mel  20/07/2016 - 16h49

    Oi Ju… amei as dicas que li… queria saber de vc se indica alguma outra queratina (dessas que compra pela internet, chamadas de queratina pura)
    e se vc conhece a linha da lola cosmetics e se indica? lá tem um linha de quertina???

  20. Joelma Brito  05/08/2016 - 10h06

    Oi Ju, adorei a dica!! Mas gostaria de saber se nessa misturinha posso utilizar a queratina da Novex, que é transparente. Dá certo?? Meu cabelo é loiro e fico com medo de usar a queratina e amarelar tudo.. rsrs
    Bjs!!

  21. Simone  26/08/2016 - 00h57

    Meu cabelo está muito áspero e caindo,pois sofreu uma agressão química,quase um corte químico,mas não partiu meu cabelo. Eu posso usar essa mistura? É verdade que porque meu cabelo está duro e poroso a queratina pode fazer ele quebra maís?

  22. danielle  30/09/2016 - 09h58

    JUUU tenho a linha Joiko k pak e a linha Loreal Absolut Reapir Lipidium… Porem as duas deixam meu cabelo rigido duro sabe como ne…. O que eu posso acrescentar nas duas linhas no dia da reconstrução p cabelo nao ficar tao rigido???????
    OBG

  23. Geane  27/03/2017 - 09h35

    Amei suas dicas vou fazer Obrigada.

  24. […] Pra conferir a receitinha da queratinização de Bepantol é só clicar aqui. […]

O que você acha do JV?
Amo JV !!! Minha bíblia capilar. Tá com dúvida, vai lá que você acha a resposta! E se não achar, a Ju providencia! Amo, Amo,…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Mais uma resenha que cês pediram e já tá no blog!🙌🏻💓 O resultado dele no meu cabelo é o mesmo do Cicatri Creme, que funcionou super bem, a única diferença é que esse tem proteção térmica, o que é ótimo, né? 
São 10 benefícios em um único produto, e no meu cabelo, que é descolorido há quase 20
anos (tô 👵🏻😱😜), não pesa, amacia muito, ajuda no frizz e entrega um resultado bem bom pra um produto de menos de R$15,00!

A resenha completinha tá lá no blog, passa pra ver!☺️🌸
#Elseve #CicatriRenov #jurovalendo
  • A @evelynregly acertou em cheio, a máscara dela é do babado mesmooooo, é poder, meu povo! 😍🙌🏻 Sabe aquelas máscaras bem equilibradas, com ativos hidratantes, nutritivos e reconstrutores, especialmente aminoácidos de baixo peso molecular, que são curingas e sempre funcionam quando o cabelo dá piti e não dá certo com nada? É essa! 🎊🎉 O pH dela é baixo, alinha e sela muito os fios, deixando o cabelo bem macio e sedoso, soltinho, com balanço e com menos frizz. E o melhor é que não pesa nadinha, então todo mundo pode usar! ✨

E ó, tô usando muito pra substituir o condicionador, porque repõe nutrientes de vários tipos e sela direitinho. Tô gostando demais! ☺️| Publicidade ✨

#timeembelleze2017 #embelleze #novexedobabado #PromoJu #Cabelos #CabelosLoiros #JuroValendo
  • Porque eu amo❤

#behappy😊
#feemdeus
#maquiagembh
#maquiagemdenoiva #makeupartist
#makebasica #makeupslaves #universodamaquiagem_oficial #maccosmetics #macsavassi #makeupbyme #jurovalendo #inxtalove #instalife #blogueiras #bloggers #maqbellamakeup #maquiadoraemcontagem #inglot
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo