21.09.2015

Acne Adulta: 5 coisas que você precisa saber!

pra ficar livre do problema!

Já ouviu falar da acne adulta? Pra quem acha que a acne se limita a adolescência, tenho uma péssima notícia: ela pode acontecer em mulheres adultas e, se não for tratada, continuar “atacando” por anos a fio!

Tenho várias leitoras que já vieram conversar sobre isso, e nos consultórios dos dermatologistas é cada vez mais comum ver mulheres entre 25 e 40 anos com o rosto cheio de espinhas, o que não é um drama, mas é chato pra caramba, né?

E como existem muitas dúvidas sobre isso, vou deixar aqui uma listinha de 5 coisas que a gente precisa saber sobre a acne adulta, olhem só:

acne adulta hormonal

1. Acne adulta: de olho nos hormônios!

A acne pode ter várias causas, desde estresse até a alimentação, mas no caso da mulher adulta o fator predominante é hormonal, tanto que, via de regra, ela costuma apresentar uma piora perto do período menstrual.

A disfunção hormonal que causa a acne quase sempre está relacionada a produção exagerada dos hormônios andrógenos, que são os responsáveis pelo estímulo das glândulas sebáceas, mas pode, também, ter a ver com a síndrome dos ovários policísticos e até com problemas mais graves, como o tumor de ovário adrenal, como alerta a dermatologista Denise Steiner.

2. Ajuda médica: dermato e gineco são essenciais!

Quando a gente pensa em problemas de pele, a primeira providência é procurar um dermatologista, mas no caso da acne adulta, principalmente, é preciso lembrar também do amigo ginecologista, já que sua principal causa é hormonal.

E, justamente por isso, é importante fazer exames pra ver como andam os nosso hormônios, porque o tratamento adequado depende da causa, e isso a gente só sabe investigando tudo direitinho, né?

3. O tratamento

Quando a causa é hormonal, em muitos casos a pílula anticoncepcional é de grande ajuda, mas isso, claro, deve ser  acompanhado e receitado por um ginecologista, que é quem vai indicar a pílula correta para o seu caso.

Existem, também,  tratamentos feitos com anti-andrógenos para mulheres que, mesmo não tendo nenhuma alteração hormonal, “respondem” com mais intensidade ao andrógeno, assim como tratamentos com antibióticos, substâncias de uso tópico para controle da oleosidade, e, em último caso, pode-se usar também o Roacutan, que não trata as causas do problema, mas sim os sintomas, já que age reduzindo o tamanho das glândulas sebáceas.

acne adulta hormonal

4. Os complementos: cuidando da pele

Além dos medicamentos de via oral, é importante, com a orientação do seu médico, usar produtos tópicos específicos para controlar e tratar o problema.

Sabonetes com ativos como ácido salicílico e enxofre (tem um post com 10 ótimas opções aqui ó) ajudam a reduzir a formação dos comedões, reduzindo, ainda, a obstrução dos folículos pilo-sebáceos, assim como a esfoliação suave, que remove as células mortas, e o uso de retinoides para ajudar no controle do problema.

O uso de produtos com peróxido de benzoíla (falei sobre ele nesse post aqui) também ajudam, já que reduzem a proliferação das bactérias, têm ação esfoliante, queratolítica, bactericida e anti-inflamatória. Existem muitas outras substâncias que também ajudam, mas só um dermatologista pode indicar a melhor para o seu caso.

5. Cuidado com o uso de maquiagens e cosméticos

Já faço um post só sobre isso, mas esse é um alerta muito válido no caso de acne adulta: cuidado com as maquiagens e cosméticos que você usa na pele ( e no cabelo também!) , pois eles podem piorar, e muito, o problema!

Se você tem acne ou pele oleosa, é essencial evitar produtos muito “pesados”, inclusive bases, cremes faciais e até cremes para o cabelo. O ideal é sempre utilizar produtos oil free, com fórmulas mais leves e específicos para peles oleosas e/ou com acne.

E, gente, a acne adulta precisa de tratamento, ela não “se cura sozinha”, ela não vai melhorar “do nada”, é preciso procurar ajuda pra resolver o problema. Portanto, nada de ficar sentadinha esperando por um milagre, viu?

Qual aqui já passou por isso? O que usou? Como foi o tratamento? Divide aí com a gente!

Beijos, Ju♥

Quer mais dicas como essa? Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo




Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
13 comentários
  1. Ana Karla  21/09/2015 - 12h32

    Jú!

    Neste caso, as máscaras de Argila podem ajudar?

    Beijo!!

    • Ju  21/09/2015 - 16h48

      Ana, se for acne hormonal, não ajuda nas causas, pode ajudar a amenizar os sintomas. Beijos <3

  2. Angel  21/09/2015 - 12h32

    Gostei demais do post Ju!!!! Estou sofrendo com esse problema, muitas acnes durante todo mês , pior que elas se tornam uma machinha chata depois. Fui ao ginecologista e ele me orientou trocar o tipo de anticoncepcional, do injetável para a pílula, já para as manchas comecei a usar acido retinoico, ainda esta no início, mas tô ansiosa pela melhora!

    • Ju  21/09/2015 - 16h50

      Angel, vai me contando a evolução disso aí!
      Beijos

  3. Erica Morais  21/09/2015 - 12h59

    Oi Ju ! Olha eu aqui de novo … Menina eu tenho um sério problema com acne, eu tenho 23 anos, mas na verdade a pele do meu rosto sempre foi livre de espinhas, o problema começou a uns dois anos depois que eu comecei a fazer muito uso da pílula do dia seguinte (é q na verdade eu passo muito mal com anticoncepcionais convencionais, muito mal mesmo ) e acho sinceramente q vou ter que fazer uso do roacutan (não sei se é assim q se escreve ), mas amei seu post, aliás, impossível não gostar dos seus posts ! Beijuuu…

    • Ju  21/09/2015 - 16h49

      Erica, já conversou com um Gineco? Eu já passei mal com várias, de ter muita dor de cabeça e tal, mas hoje tô tranquila…
      Beijos e obrigada pelo carinho! <3

  4. Gisely Melo  21/09/2015 - 13h13

    Como eu sofro com essas benditas espinhas…
    Rosto mega oleoso é a treva!! kkkk

    Ju, quais hidratantes faciais você mais indica para pele olesosa c tendência a acnes??
    Não uso nenhum, por medo de ficar ainda mais olesosa, brilhando “mais que catarro na parede”

    Beijooo, Gi

    • Ju  21/09/2015 - 16h47

      Gi, gosto muito de um da Clinique, o amarelinho, e de um da Neutrogena, que é super leve!

  5. Kati stribe  21/09/2015 - 15h23

    Nossa, esse post foi feito para mim, pois agora com trinta e poucos anos que comecei a ter mais problemas com espinhas, mas já consultei o gineco e agora vou consultar uma dermato, e vamos ver se me ajuda a resolver esse problema tão chato! Bjs

    http://desejoserperfeita.blogspot.com/

  6. Vanessa Cazorla  21/09/2015 - 15h33

    Estava com problemas de acne tipo muito severa, fiz de tudo e nada de “passar” , quando fui ao ginecologista estava com ovários policísticos e dai surgia a acne, estou fazendo o tratamento e a acne sumiu em duas semanas, agora e tratar as marcas que elas me deixaram!

    Bjo Ju e parabéns pelo post

    • Ju  21/09/2015 - 16h46

      Nessa, que bom que você procurou ajuda, que bom que já está sendo tratado, muita gente acha que é só “coisa de pele” mesmo, e MUITAS vezes não é, né?
      Beijos

  7. Solange  21/09/2015 - 16h18

    Também sofro desse problema, estou na dermatologista direto… e agora estou tomando a tal espironolactona, pois só os cremes não dão conta. Agora esperar pra ver…

  8. Edilaine Freitas  21/09/2015 - 16h54

    eu adorei vc ter falado disso pq isso me incomoda muito ando evitando certos cremes faciais por causa disso e sim tem funcionado,mas vou pensar seriamente em procurar ajuda pq to pior q adolescente rsrsrsrs valeu as dicas Ju bjo

O que você acha do JV?
Amo as dicas, resenhas...enfim, tudo aqui no JV é um serviço público e de grátis rsrs , sigo as dicas da Ju e até hoje…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Pela janela do carro e mesmo assim foi bonito de ver! #blogbellealmeida #pordosol #sunset
  • Chás para o cabelo! By @ohhlollas
#cabeloslindos 
#cabelossaudaveis 
#jurovalendo 
#sejoga
  • Partiu #ruacoberta ! A tarde toda com essas queridas  lá no espaço #EuAlmaDeFlores aqui em #Gramado ! #jurovalendo #coisasdedivas #antigosfranzoi
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo