02.11.2015

O preço que se paga para viver os próprios sonhos

É alto sim, mas vale muito!

Eu sou uma sonhadora incurável, do tipo que, mesmo que chova canivete, vai atrás dos próprios sonhos, acredita e luta por eles. Mas, nem sempre foi assim… Já fui insegura e tive medos demais, já me vi contaminada muitas vezes pelo mosquitinho “do que os outros vão pensar” e já fingi pra mim mesma que queria uma coisa quando, na verdade, “não sabia” ou não tinha coragem de assumir que queria outra.

E tudo isso me fez tão infeliz, vazia, perdida e triste que um belo dia eu tive certeza de que o que eu realmente gostava de fazer era escrever (só lembro de Jorge dizendo : “escrever, pra mim, é o mesmo que viver…”), e aí eu “joguei tudo pro ar” e fui, na cega, fazer o que eu gostava. Eu não fazia a menor ideia de como “viveria disso”, mas fiz o que faço quando não sei o que fazer: eu começo a fazer!

o preço que se paga para viver os próprios sonhos

Claro que, no início, precisei conciliar as coisas, porque tinha contas e responsabilidades, mas é aquela velha história de que a gente se programa, fazendo o que precisa fazer, pra depois de um tempo fazer o que quer fazer.

É fácil? Não. Fácil é seguir caminhos já trilhados, conhecidos. Na verdade, a coisa foi (e às vezes ainda é) extremamente difícil de muitas formas, mas pensava muito numa frase do Steve Jobs e continuava seguindo em frente. A frase, aliás, é essa:

“Você tem que encontrar o que você gosta. E isso é verdade tanto para o seu trabalho quanto para seus companheiros. Seu trabalho vai ocupar uma grande parte da sua vida, e a única maneira de estar verdadeiramente satisfeito é fazendo aquilo que você acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um ótimo trabalho é fazendo o que você ama fazer. Se você ainda não encontrou, continue procurando. Não se contente. Assim como com as coisas do coração, você saberá quando encontrar. E, como qualquer ótimo relacionamento, fica melhor e melhor com o passar dos anos. Então continue procurando e você vai encontrar. Não se contente.

o preço que se paga para viver os próprios sonhos

Acontece que explicar isso para as pessoas ao nosso redor, pessoas que “esperavam mais” de nós, não é simples não… Na verdade, sempre que os nossos sonhos saem um pouco da estrada conhecida, quase todos ao redor vão tentar nos “deter”, principalmente as pessoas que mais nos amam, porque o “conhecido” é sempre mais seguro, e segurança é tudo que nossos pais querem pra nós.

Mas existem também aqueles que desistiram dos próprios sonhos, que não tiveram coragem de lutar por eles, e tentam te fazer desistir. Assim como aqueles que não suportam ver os outros conquistarem coisas, pra não se sentirem diminuídos, e tentam te fazer parar. Além, é claro, dos que acham que você simplesmente enlouqueceu.

E isso não é tudo: ao começar do zero, você precisa abrir mão de muitas coisas, inclusive, muitas vezes, de status, dinheiro e reconhecimento, assim como vai precisar trabalhar incansavelmente, noite e dia,  e esperar por muito tempo até que a “árvore” comece a frutificar.

E você vai sentir medo de não saber como fazer as coisas acontecerem, e vai sentir medo das coisas não acontecerem. E é fato que tudo pode dar errado, mas a vida é isso aí, é tentativa e erro, e enganos fazem parte. O que importa é que você errou tentando, você não se acomodou no que te faz infeliz.

E se deu errado, bom, agora você já sabe que desse jeito não dá certo, tente outros, porque o que importa, de verdade, é fazer o que te deixa verdadeiramente feliz, o que te inspira, o que te motiva, o que dá sentido a sua vida.

o preço que se paga para viver os próprios sonhos

Pra grande maioria isso pode não significar absolutamente nada, mas a verdade é que quando a gente faz o que gosta, quando faz com paixão, tudo muda! O ânimo ao acordar é outro, e não existe hora a mais de trabalho, perda de feriado, férias ou final de semana que te façam parar, e sabe porquê?

Porque a felicidade de fazer algo que é uma expressão do que a gente é, é absurdamente compensadora. Porque dormir ao final de cada dia sabendo que a gente fez o melhor que podia e que deu o melhor de si por/pra algo que a gente ama faz muita diferença. Porque a emoção que a gente sente com cada pequena vitória é muito mais excitante do que a maioria pode imaginar.

Mas, claro, nem tudo são confetes e é preciso muita  coragem e planejamento, além da consciência de que há um preço, e um preço que nem todos estão dispostos a pagar, porque sim, seguir os próprios sonhos é incrivelmente compensador, mas  o preço que se paga é, não raras vezes,  alto demais.

A escolha, como quase sempre, é toda sua, e eu espero, de todo coração, que você escolha sempre aquilo que faça o seu coração vibrar!

Beijos, Ju♥

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
21 comentários
  1. josuela  02/11/2015 - 21h07

    Ju,vc está inspirada e inspiradora..kkkkk…excelente post pra colar no espelho,geladeira,armário..pois que eis umas das verdades da vida! Lindooo!bjbj

    • Ju  02/11/2015 - 22h01

      Jo, sua linda, que bommmmm saber disso! ;)

  2. Carolaynne  02/11/2015 - 21h32

    É incrível a forma como você nos inspira! Obrigada

    • Ju  02/11/2015 - 22h01

      <3 <3 <3 Que bom saber disso!

  3. jodemia  03/11/2015 - 01h34

    Lindas palavras Boas para refletirmos. ..

  4. Cíntia Cristina  03/11/2015 - 08h24

    Ju, amei o post. Suas palavras foram tão profundas que não dá vontade de desistir mesmo. Vou colocar no meu armário. Beijos.

    • Ju  03/11/2015 - 08h32

      <3 Cíntia, fico muito feliz em saber que, de alguma forma, eu "toquei" você... Vai com força e fé, menina! <3
      Beijos

  5. Patricia  03/11/2015 - 09h18

    Que lindo!
    Adorei!

  6. Lila Recife-PE  03/11/2015 - 10h04

    Amei a mensagem!!! Sou uma super admiradora do seu blog. Beijinhos e fica com Deus!!!

  7. Carol  03/11/2015 - 10h23

    Ju, incrível como as coisas acontecem né? Quando comecei a acompanhar seu blog (tempinho já, rs) não sabia que me faria taaao bem. Sempre bate aquele medo, insegurança relacionados a várias coisas. Mas vim aqui e ler coisas desse tipo é inspirador ❤ dá vontade de levantar e fazer tudo diferente. Jogar tudo que não nos faz bem por ar!!! Não pare com seus pots, nuncaaa ❤

    • Ju  03/11/2015 - 11h02

      Carol, linda, fico tão feliz lendo isso, sabia? É muito bom saber que, de alguma forma, eu inspiro você!
      Paro não, pode deixar!
      Beijos <3

  8. Adriana Santana  03/11/2015 - 10h32

    Amei o texto!
    Estou vivendo esse momento de tapar os ouvidos para os que me chamam de louca. Não me permito ter mais medos do que sonhos! Eu não vou moldar a minha vida para ser a pessoa que acham que eu devo ser.
    Jú, você conhece a Ana Thomaz? Acho que você vai AMAR esse vídeo, é curtinho e vale muito a pena assistir (juro valendo!). Ele me ajudou muito a ter coragem para lutar pelos meus sonhos. https://www.youtube.com/watch?v=KADNFzuV37o
    Bjão!

    • Ju  03/11/2015 - 11h01

      Adri, conheço não, vou olhar agora, muito obrigada!
      E tenha coragem MESMO!
      Beijos

  9. Thay  03/11/2015 - 13h08

    Ju, amei seu post sobre o preço que se paga para viver seus próprios sonhos!!! Estou numa fase bem assim, e ainda tenho esse probleminha de me preocupar com que os outros pensam sobre minhas escolhas, e a reprovação alheia me incomoda ainda! Mas é bem isso mesmo, temos que arriscar, afinal, se der certo a felicidade é minha e se der errado tentarei novamente e o esforço é somente meu!
    quem sabe se vale a pena ou não somos nós!

    bjok linda!

  10. Emanuella  03/11/2015 - 16h45

    Um post para mim, só pode ser…. Não quero viver a vida que sonharam pram mim (hehehe) e ter dois diplomas universitário um montão de cursos não me fez ser mais feliz. Eu quero viver, eu quero viver…. Infelizmente tem-se que pagar as contas do mês (srsrsrs), mas um dia me liberto e quebro as algemas. Ju vc me inspira. Te amo de montão sua loira linda!!!!!

    • Ju  03/11/2015 - 17h47

      Manu, sua linda, tô aqui torcendo por você!

  11. Yasmin Parlandin  17/11/2015 - 00h30

    Faço minhas as suas palavras. É exatamente o que eu acredito e tento disseminar por aí!
    Ah, e Ju, conhecei o blog um dia desses (mesmo, faz pouquíssimo tempo) e tô amando, não consigo mais sair aqui! hahaha
    Você é justamente quem eu tanto sentia falta na blogosfera (blogsfera? já vi dos dois jeitos, rs) e não sabia que existia. Pois agora eu sei e sempre estou por aqui!
    Parabéns pelo seu blog e pelo lindo trabalho. Esse texto me acolhe demais, é bom saber que há pessoas com pensamentos parecidos. A gente se sente menos só no mundo! rsrsrs

    Beijos beijos

    • Ju  18/11/2015 - 14h28

      Yasmin, que notícia boa de ler, muito bom saber que você tá gostando, viu?
      Menina, eu tenho essa mesma dúvida, mas não achei a palavra no dicionário (fui procurar hahahah), aí escrevo “blogosfera”!
      Muito obrigada, e tenha certeza que eu escrevo não só pra vocês, mas pra mim também, e me sinto MUITO acolhida quando vocês comentam, porque a impressão que eu sempre tive era que tava “sozinha”, sabe como é?
      Um beijo enorme e boa semana!

  12. […] é muito, muito difícil, e o preço que se paga por isso é bem alto, como falei, aliás, nesse post aqui, e sim, na maioria dos casos as pessoas vão achar que você enlouqueceu e vão tentar te […]

  13. ivana  23/12/2015 - 09h47

    Adorei seu texto!!! Me deu ânimo para tomar uma decisão difícil em minha vida! Obrigada!!!

  14. Grace  21/07/2016 - 15h44

    Ola Ju, vi seu blog e amei. Adoro dicas de beleza. Sou de Moçambique, negra de pele escura. Nos ultimos dias estou a sentir meu rosto com acnes e isso me preocupa. Comprei a argila preta e gistaria de usar. sera q vai ajudar? Modo de usar e quantas vezes ao dia? Ja usei a mistura de mel e limão e ajudou. Mas uma amiga me falou de argila e comprei. Ainda não comecei a usar. Desde já agradeço. Bjnho

O que você acha do JV?
Ju, apenas gratidão por ter me ensinadona cuidar dos meus cabelinhos loiros com misturinhas e produtos acessíveis. Tenho um carinho enorme por vc. Beijos
As leitoras mais incríveis da vida
  • Os 5 do dia, porque eu tinha que vir falar dessa linha muitoooooo cheirosa do Boti, né? ☁️️💘O hidratante de mão é uma delicinha e nada grudento, assim como o corporal (não tá na foto mas mostrei ontem no Stories), que hidrata bem, deixa a pele cheirosa e não meleca nada. E ameiiiiiiii esse
  • Eu votei na Ju Lopes, do blog @jurovalendo, que já acompanho há alguns anos😍😍. É muito bom poder prestigiar profissionais como a Ju, que fazem um trabalho com tanto amor, competência e dedicação. Não é à toa que o Juro Valendo é o blog de beleza brasileiro mais acessado no mundo, segundo a Revista Exame!!! . Eta baianinha arretada!!! VOTEM!!! É bem rapidinho! 💕 💕. Obrigada e continue brilhando! 🌟🌟🌟 http://premioinfluenciadores.com.br/ #premioinfluenciadoresdigitais #jurovalendo
  • #behappy😊 #sejaluz #bloggers #sejamcheiosdoespiritosanto #loveu #beyourself #yourlife #yourlove #amesempre #gratidão #jurovalendo #iloveit❤️ #maqbellamakeup
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo