25.11.2015

Como Diminuir a Oleosidade da Pele?

Porque ninguém precisa ter pele "gordurosa"!

Como diminuir a oleosidade da pele: eis uma pergunta “espinhosa”! Minha pele sempre foi extremamente oleosa, do tipo que brilha mais perna de passista de escola de samba, e eu sempre procurei enlouquecidamente coisas que ajudassem a reduzir a oleosidade e, consequentemente, a diminuir o constrangimento de estar sempre com o rosto brilhando e gorduroso.

Com o tempo fui aprendendo a lidar com a minha pele, a entender o que ele precisa, o que ela aceitava bem ou não, e hoje nossa convivência é pacífica, coisa que, aliás, ficou ainda melhor depois dos 30, quando a pele começou a “mudar” e a oleosidade reduziu um bocado. Alguém já notou algo do tipo?

Pois comigo aconteceu, ainda bem, e enquanto não acontece com vocês, vou compartilhar aqui o que me ajudou (e ainda ajuda!):

como diminuir a oleosidade da pele

 Dá pra diminuir a oleosidade, mas não dá pra acabar com a bendita!

É importante começar dizendo que a oleosidade da pele é, via de regra, um fator genético, o que significa que se a sua pele é oleosa nenhum produto vai transformá-la em normal ou seca, por exemplo, porque não existe nenhum produto ou tratamento que acabe com a oleosidade para sempre.

O que existem são produtos que diminuem a oleosidade, que mantém o brilho controlado, a pele mais sequinha e  que dão uma segurada boa no problema. E são nesses produtos que você precisa apostar, tendo uma rotina de cuidados constante.

Como a oleosidade não tem cura, mas tem controle, o que vai fazer diferença mesmo é a rotina de cuidados. É disso que você não pode abrir mão!

E uma rotina de cuidados não precisa ser complicada ou demorada, ela é simples, bem simples, e tem poucos passos, olha só:

Como Diminuir a Oleosidade da Pele? Rotina de cuidados é a resposta!

1. Lavar a pele: a pele precisa ser lavada de manhã e de noite com produtos específicos para a pele oleosa. Não se deve lavar a pele mais vezes porque o efeito rebote existe a pele tende a ficar ainda mais oleosa.

Esse cuidado, a limpeza da pele, é o mais importante pra mim, porque é com ele que a gente remove as impurezas, resíduos e sebo acumulado, e usando o produto certo, o controle da oleosidade é muito maior. Pra quem quiser saber mais sobre isso, tem post aqui sobre como limpar corretamente a pele oleosa, recomendo (veja aqui)!

2. Tonificar a pele: muita gente questiona se é preciso mesmo usar o tônico facial, e eu acho indispensável, porque além de complementar a limpeza, ele regula o pH da pele, que tende a ficar mais ácido após o uso de sabonetes, tonifica e, a depender dos ativos, ajuda no controle da oleosidade, como expliquei nesse post aqui.

como diminuir a oleosidade da pele

Quem tem pele oleosa deve evitar tônicos que tenham álcool, pois ele (o álcool)  pode dar efeito rebote e deixar a pele ainda mais oleosa. O ideal é procurar produtos adstringentes, que limpem profundamente e evitem a obstrução dos poros. Nesse post aqui tem dicas de como escolher o melhor tônico para peles oleosa, bora conferir!

3. Hidratar a pele: se engana quem pensa que pele oleosa não precisa de hidratante, pois a hidratação é medida pela quantidade de água no interior de cada célula, não pela quantidade de óleo.

Um bom hidratante facial, com ativos que não só hidratem, mas ajudem a controlar a oleosidade a também a matificar a pele faz diferença. Muito tempo atrás fiz um post aqui com meus preferidos (veja aqui), mas preciso atualizar, e nesse post aqui tem 5 dicas certeiras pra achar o melhor hidratante pra sua pele.

4. Proteja a pele: o protetor solar é o “último” cuidado e faz bastante diferença que ele realmente ajude a segurar o brilho e a controlar a oleosidade, coisa que só fui descobrir quando comecei a usar o Bioré rosinha, que é o meu preferido da vida!

Além de ser muito leve e não piorar o problema, ele “segura”, sabe? É que ele tem um “pó absorvente de oleosidade”, e mesmo não entendendo muito bem como isso age, garanto que funciona que é uma beleza!rs Portanto, é essencial que você ache um filtro solar leve, que realmente ajude a controlar o brilho e a oleosidade da pele.

Seguindo essa rotina de cuidados, a oleosidade é reduzida, mas você precisa seguir “de verdade”, todos os dias. E não dá pra esquecer, também, que evitar produtos e maquiagens oleosos vai ajudar bastante, então fiquem atentas! E se tiver mais alguma dica, conta aí!

Posts que podem ajudar quem tem a pele muito oleosa

Beijos, Ju♥




Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
6 comentários
  1. Jade Pinheiro  25/11/2015 - 10h32

    Vejo algumas blogueiras falarem que o leite Magnésio ajuda muito, mas nunca experimentei.

  2. Shey  25/11/2015 - 13h37

    Ju, minha pele é um terror. Tenho 25 anos e só piora.
    Na época de adolescente o certo era ter tratado a oleosidade e as espinhas, mas meus pais acharam que era tudo normal por causa da idade, resultou em uma pele manchada e cheia de buracos por conta da acne.
    Enfim, já testei muitos produtos e não tenho tido muito sucesso.
    Vou testar uns produtos da maybelline pra ver se ameniza a situação!!

    Protetor solar não pode faltar!! E olha que eu achava que isso de tonificar a pele era bobagem…rai ai

    Beijos

  3. Danny  25/11/2015 - 19h52

    Depois dos teus posts sobre como cuidar da pele tenho sentido uma boa diferença. Até para maquiar ficou um pouco mais tranquilo.

  4. Roberta Dutra  25/11/2015 - 22h48

    Juuuuu adoro tu rsrs
    Minha pele é muito oleosa também ..me joguei e comprei esse biore Rosinha PERFEITO!
    Adoro suas dicas e seu jeito .. Me sinto “amiguinha” rs Mesmo daqui do RJ
    Ps: Continue com as dicas pra me deixar mais linda RS

  5. Daniane  26/11/2015 - 13h06

    Oi Ju lindeza, tudo bem??? Menina, depois d tanto vc falar no blog, comprei o Bioré rosinha!!! Q tudooooooooooooooo!!! Como vc sempre diz, já quero noivar, casar, quero litros do protetor… Única reclamação é qto a quantidade pouca q vem, pq eu e minha pele oleosa queríamos, pelo menos, 5 litros d Bioré!!! Comprei pelo site Make Moda e Cia e são muito atenciosos e confiáveis, inclusive com ponta entrega… E preços melhores q os protetores brasileiros!!! Mas amiga, eu sempre tive muita resistência qto a usar hidratante no rosto, pq minha pele da para ‘fritar ovo’ d tão oleosa… Não entendo essa coisa d ainda ter q passar hidratante!!! Será q vc poderia fazer um post sobre isso e ainda indicar os melhores hidratastes do momento?! Pq o post q vc tem sobre o assunto é ótimo mas imagino q vários outros produtos já aparecerem da data do post até agora… Ah, minha mãe comprou uns produtos da Avon e inclusive um tônico adstringente para testarmos… E vou t falar, ele é bom!!! Minha pele super gostou dele!!! E com aquele precinho amigo… Rsrsrsrs… Bom, não cansou t elogiar, agradecer por dividir suas experiências conosco, q nos ajuda e faz muito bem!!! Parabéns pelo excelente post… Bjs sua linda!!!

  6. Jennipher  26/11/2015 - 13h52

    Oiii Juu, tenho 27 anos, minha pele é oleosa e com espinhas, comprei o Biore e nos primeiros dias achei um máximo só que agora parece que ele ta me dando mais espinhas….não sei o que está acontecendo…..retiro ele com demaquilante e lavo o rosto depois….vou ter que procurar uma dermato para ver….mas mesmo assim acompanho sempre aqui…adorooo seu blog bjuxx Jennipher – Uberlândia-MG

O que você acha do JV?
Amo as dicas, resenhas...enfim, tudo aqui no JV é um serviço público e de grátis rsrs , sigo as dicas da Ju e até hoje…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Pela janela do carro e mesmo assim foi bonito de ver! #blogbellealmeida #pordosol #sunset
  • Chás para o cabelo! By @ohhlollas
#cabeloslindos 
#cabelossaudaveis 
#jurovalendo 
#sejoga
  • Partiu #ruacoberta ! A tarde toda com essas queridas  lá no espaço #EuAlmaDeFlores aqui em #Gramado ! #jurovalendo #coisasdedivas #antigosfranzoi
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo