27.11.2015

Cabelos Mistos: 8 Dicas pra Raiz Oleosa e Pontas Secas

Pra equilibrar os fios!

Cabelos mistos dão um trabalho danado, sabia, meu povo? O problema é que uma parte do cabelo é exatamente oposta a outra, ou seja, a raiz é oleosa e as pontas são secas, o que torna a rotina de cuidados muito mais complicada, né? Aqui, é preciso cuidado redobrado na escolha e no uso dos produtos, na lavagem e também no tratamento dos fios.

Pra dar uma ajudinha extra, preparei 5 dicas das boas, coisa que aprendi na época que fazia progressiva, anos atrás, e ficava com ” raiz de boi lambeu” e com as pontas esturricadas, e que se repete sempre que retoco as luzes. Ah, sim,  a descoloração tende a deixar a raiz mais oleosa e as pontas mais ressecadas, viu?

1. Mantenha a raiz limpa

Priorizar o cuidado com o couro cabeludo, pra manter a raiz limpa, é fundamental!

O motivo é simples: se a oleosidade começar a se acumular é comum o surgimento de caspa e, com isso,  os fios podem começar a cair, já que a excesso de oleosidade e a caspa podem acabar obstruindo os folículos e impedindo a correta oxigenação.

Quando isso acontece, o crescimento fica comprometido e, em muitos casos, o cabelo cai.

cabelos mistos raiz oleosa e pontas secas

Por isso, o cabelo deve ser lavado sempre que a raiz começar a ficar mais oleosa. É preciso evitar  água quente, já que o calor vai piorar a oleosidade, e investir em um detox capilar pelo menos uma vez por mês.

Ah, e essa história de que não pode lavar o cabelo todos os dias é mito, gente. Tudo vai depender das necessidades do seu cabelo, sabe?

2. Escolha o shampoo certo para cabelos mistos

Gosto bastante de, primeiro,  usar um pré shampoo, que é um shampoo mais adstringente, em todo o cabelo, e em seguida uso um shampoo de tratamento no comprimento e nas pontas. Sei que muita gente que tem cabelo misto usa shampoo para cabelos oleosos na raiz e outro para cabelos secos no comprimento e nas pontas, e isso funciona sim. Mas, acho que vale  apostar em um shampoo específico para cabelos mistos, sobretudo pra quem não tem muito tempo.

Esse tipo de shampoo vem com a promessa de hidratar a parte ressecada sem deixar a raiz oleosa, já que faz uma limpeza suave, que remove o excesso de oleosidade, e hidrata sem pensar.

E se você tiver apenas um shampoo em casa, e ele for pra cabelos oleosos, o truque é aplicá-lo apenas na raiz, preservado as pontas. Assim, a higienização das pontas é feita com a “espuminha” que vai escorrendo, o que ajuda a evitar que elas fiquem ainda mais ressecadas.

3. Use o condicionador da maneira correta

Shampoo, via de regra, resseca os fios, e shampoo para cabelos oleosos resseca ainda mais, coisa que complica quando o comprimento e, principalmente, as pontas, já estão bastante ressecadas. Então, você vai sim usar o condicionador, e um condicionador potente, mas vai usar do jeito certo!

cabelos mistos raiz oleosa e pontas secas

É essencial que o produto seja aplicado apenas no comprimento e nas pontas (eu aplico do pescoço pra baixo), e que se tenha o cuidado de não passar a mão com resíduo de condicionador na raiz, coisa que já fiz muitas vezes! rs

Já falei mais sobre lavagem dos fios nesse post aqui, e recomendo a leitura porque ela interfere demais na aparência dos fios, sabe?

4. Combatendo o ressecamento

Como qualquer outro cabelo, o cabelo misto precisa de uma rotina de tratamento que envolva máscaras com ativos hidratantes, nutritivos e reconstrutores pra devolver aos fios o que foi perdido na química capilar e o que é perdido no dia a dia.

A questão, aqui, é muito mais a forma de usar: jamais deixar que a máscara encoste na raiz. Evitar abafar os fios também é indicado, porque o abafamento vai gerar “calor” e piorar a oleosidade da raiz.

5. A escolha dos finalizadores para cabelos mistos

Cabelos mistos precisam sim de creme de pentear e podem usar óleos capilares, desde que a raiz seja preservada. No caso dos óleos, é essencial que eles sejam leves. Pra quem usa defrizantes, é preciso ter cuidado na escolha, já que eles tendem a pesar mais nos fios e, mais uma vez, preservar a raiz.

Isso é mais importante pra cabelos mistos e oleosos, mas acho válido pra quase todo tipo de cabelo: evite, sempre que possível, usar finalizadores na raiz!

Porque? Bom, porque sempre fica um resíduo, que vai se acumulando e se misturando com as impurezas, o que acaba obstruindo os folículos, sabe? Por isso, aliás, é tão importante fazer a correta higienização do couro cabeludo!

cabelos mistos raiz oleosa e pontas secas

5. Cuidados com o uso do secador

Seu cabelo é misto e você não abre mão do secador (e da chapinha)? Então senta aí que a gente precisa conversar! rs O calor térmico vai estimular a oleosidade, e se a raiz é oleosa a coisa vai piorar. Mas, piora também o ressecamento das pontas, porque, estando ressecadas, ele vai “potencializar” a desidratação.

O que você precisa fazer é:

  1. Usar um protetor térmico que tenha a textura mais líquida e que não pese na raiz, já que ela também vai precisar de proteção. Ou seja, nada de protetor térmico “cremoso”.
  2. Como o calor do secador/chapinha piora a oleosidade da raiz, evite que seu cabelo fique por mais tempo sob o calor térmico. Como fazer isso? Simples:  removendo o excesso de umidade e esperando que os fios sequem um tiquinho antes de começar a usar o secador.
  3. Não encoste o secador na raiz, aumente a distância e evite que a temperatura esteja muito alta, ao menos quando for secar a raiz.

6. Aposte no detox capilar

Detox capilar é amor pra toda vida e quem não fez ainda, precisa começar a investir. Ele faz uma limpeza mais profunda do couro cabeludo, removendo todo o excesso de impurezas, resíduos e oleosidade.

E isso significa uma melhora enorme na oxigenação do couro cabeludo, redução da oleosidade e melhor absorção dos ativos de tratamento.

Esse é um tipo de tratamento que pode ser feito em salão, mas também em casa, com kits prontos ou com minhas receitinhas, ó só:

cabelos mistos raiz oleosa e pontas secas

7. Shampoo esfoliante: uma boa ideia!

O uso semanal de shampoos esfoliantes também podem ajudar no controle da oleosidade sem raiz, sem piorar o ressecamento das pontas. Pra quem quiser opções,  indico muito o Pré Shampoo Esfoliante da Natura ou o Pré Shampoo Purificante Argiloterapia.

8. Shampoo a seco: use com cuidado!

Shampoo a seco é uma opção pra quando a raiz está muito oleosa e não dá tempo de lavar o cabelo, mas ele deve ser usado com cuidado, como exceção e não como regra.

Além de não substituir a lavagem, o uso excessivo pode acabar gerando um acúmulo de resíduos no couro cabeludo. Pra quem quiser saber mais sobre ele, tem post aqui com um guia completo do shampoo a seco!

Cabelos Mistos: o que evitar

Além das dicas básicas sobre como cuidar dos cabelos mistos, tem uma listinha de coisas que vocês precisam evitar:

  • Evite usar qualquer coisa que abafe o couro cabeludo, como chapéu, por exemplo. Quando não der pra evitar, reduza o uso, pois esse abafamento piora a oleosidade da raiz.
  • Cuidado com o uso de produtos que tenham álcool, como os sprays de fixação, por exemplo. Eles tendem a ressecar os fios e causar efeito rebote, piorando a oleosidade depois.
  • Não deixe o cabelo sujo por muito tempo. A sujeira, somada ao excesso de oleosidade, não deixa o couro cabeludo respirar, o que causa queda, caspa e piora na oleosidade.

Gente, vou parar por aqui porque o post ficou imenso, mas se quiserem dicas mais específicas é só falar, tá? E compartilhem aqui as dicas de vocês!

Beijos, Ju♥

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
22 comentários
  1. Paulinha  27/11/2015 - 12h11

    Minha musa inspiradora dos cabelos lindos e bolsos vazios, minha Ju kkkkk
    me diz uma coisa, quando você hidrata o cabelo você segue essa ordem de pré-shampoo -> shampoo de tratamento -> máscara ou só o pré-shampoo e máscara, eu faço com o shampoo transparente e mascara, ta errado? Amei as dicas =**********

    • Ju  27/11/2015 - 13h23

      hahahahahahaha
      Quando hidrato prefiro usar só o pré-shampoo, pra abrir bemmmm as escamas, e depois uso a máscara!
      Beijos <3

  2. Bah  27/11/2015 - 12h29

    Isso de usar um shampoo para cabelos oleosos na raiz e outro para cabelos secos no comprimento e nas pontas faz MUITA diferença!! Só descobri que lavava meu cabelo de forma errada mês passado, depois de ter que ir na dermatologista por conta de uma séria queda de cabelo. A doida aqui lavava o cabelo inteiro com os dois shampoos, achando que tava deixando o cabelo mais limpo, mas tava era obstruindo minha raiz com uma hidratação desnecessária.

  3. Edilaine Freitas  27/11/2015 - 13h14

    nossa adorei esse post foi feito pra mim,me cabelo é exatamente assim dá um kdim de trabalho,vou já comprar esse shampoo da natura valeu a dica Ju bjo

  4. Marina  27/11/2015 - 15h55

    Oi Ju! Amooo o blog e você virou minha guru de cabelo. Tenho duas perguntas:
    1. Fiz ombre no cabelo e estou fazendo cronograma capilar. Ele está leve, alto e com muito frizz, principalmente na frente. O que faco?
    2. Comprei a mascara da Seda Regeneração Capilar. Ela é o que? Hidrataçao, nutriçao ou reconstrução?
    Beijoooo!!!!

    • Ju  29/11/2015 - 18h00

      Oi Mari, tudo bem?
      1. Tem que reconstruir, porque ele perdeu massa, e caprichar na nutrição!
      2. Qual a cor da embalagem? Só conheço as coisas pela cor hahahaha
      Beijos

  5. Vanessa  27/11/2015 - 17h00

    Oi Ju, pode dar umas dicas de quais finalizadores para cabelos mistos? meu cabelo é liso não escorrido mas é fino, então muitas coisas que uso pesa e raiz fica oleosa muito rápido. Adoro seu blog e todas as super dicas!!!!
    beijão

    • Ju  29/11/2015 - 17h26

      Vou providenciar Nessa, pode deixar que esse post já sai! <3

  6. Bruna Souza  27/11/2015 - 17h19

    Amei o post Ju! Meu cabelo é misto!! Quase não uso shampoo de tratamento…. Uso 1x por semana só! Kkkkkk…. Amo esse shampoo da boticário! Deixa o cabelo muito brilhoso! O condicionador dele também é uma delicia! Se usar só shampoo pra cabelo oleoso também faz ele ficar mais oleoso! Pra dar uma equilibrada tem que usar de vez em quando o de tratamento também! Beijo minha linda! E obrigada pelas dicas de sempre!

  7. Viviane  27/11/2015 - 18h49

    Olá Ju! Adoro suas dicas e também tenho cabelos mistos e geralmente meu cabelo ou fixauito ressecado nas pontas ou muito oleoso na raíz e ainda não tinha conseguido uma marca que os deixasse bonito, experimentei a marca OX fibers liso absoluto e estou gostando muito, além de da ixar os fios mais sobrinhos e lisos tem um cheirinho muito bom. Beijos

  8. Emanuella  28/11/2015 - 01h40

    “Não deixe o cabelo sujo por muito tempo, porque a sujeira somada ao excesso de oleosidade não deixam o couro cabeludo respirar, o que causa queda, caspa e piora na oleosidade.” Essa dica já valeu pelo o post todo. Meu cabelo é super oleoso na raíz e absorve muita poluição.

  9. Tati Damasceno  28/11/2015 - 13h58

    Meu cabelo tem progressiva. Ele é naturalmente extremamente seco, mesmo cuidando e fazendo cronograma capilar. Entretanto a raiz é oleosa, não sei mais o que fazer ou usar… Se eu lavar demais a progressiva vai embora e não quero voltar logo a ter o cabelo armadoarmado (ele não se define de forma alguma em um cabelo enrolado, ondulado, etc) e com super frizz…

  10. Romana  30/11/2015 - 08h54

    Oi, Ju, tudo bem?
    Meu cabelo é bem oleoso na raiz e seco nas pontas, exatamente como você falou!
    Um tempo atrás eu coloquei na cabeça que não ia lavar o cabelo todo dia, porque comecei a fazer o cronograma capilar e li em algum lugar na net que não podia lavar todo dia que tinha que deixar o produto agir no cabelo. ok. Comecei a lavar um dia sim o outro não, e comecei a perder muito cabelo, e comentei com minha cabeleireira que eu amo, e ela me recomendou lavar todo dia, sim! Nossa mudou a vida do meu cabelo, agora lavo todo dia, mas continuo fazendo o cronograma, porém no dia que seria pra não lavar, uso somente champu e condicionador e nos outros as máscaras de tratamento. Efeito colateral da experiência: tô cheia de fios novos e espetados, mas tudo bem! KKKKK
    Adoro demais teu blog e tuas dicas, principalmente capilares!!
    Bjus!!

  11. Barbara Bomfim  03/12/2015 - 11h42

    Ju, Bom dia!!
    Eu gostaria de saber se o site beleza na Web e seguro… ou se vc sugere algum outro… To precisando de uns produtinhos p reconstruir oq vc me indica??
    Adoroo seu blog… pego varias dicas pra loiras!! rsrsrsrs :)

  12. Barbara Bomfim  03/12/2015 - 11h51

    Juuu… Bom diaa!!
    Queria saber se o site Beleza na Web é seguro…ou se vc tem outro p me sugerir…. To precisando de um produto de reconstruçao pra dar um up no hair…rsrsrsrs
    Adorooo seu blog… Mt boas suas dicas p loiras…superrr uso…rsrsrsrs
    Bjuuu

  13. Aline Rocha  03/12/2015 - 19h57

    O meu cabelo é muito oleoso, vou aplicar as suas dicas e volto para dizer com ficou ju.
    Beijos…

  14. Nayara  22/03/2016 - 20h10

    Triste pq meu comentário não entrou. Não tinha nada demais dele. Não vejo motivo pra não ter sido colocado

    • Ju  22/03/2016 - 21h42

      Oi Nay, tudo bem? Infelizmente não consigo aprovar tudo imediatamente, só atualizo completamente nos finais de semana!
      Beijos

  15. Bruna Lazo Correa  14/08/2016 - 22h08

    Olá !
    Meu cabelo é super oleoso, comprei o shampoo da boticário nativa SPA, mas ele ainda continua muito oleoso, passei o shampoo para a minha mãe, nela foi aprovado. Mas estou pensando em comprar só o shampoo do Cuide se Bem, parece ser mais forte, para combater a oleosidade. Meus cabelos são super secos nas pontas, estou usando o condicionador da Nativa Spa com óleo de ojon, e óleo somente nas pontas, já que são muita secas. Gostaria de saber se estou fazendo certo. pois tenho o esfoliante, e adorei, mas o mesmo shampoo não foi muito bom. Pensei em trocar. Mas adorei os produtos da boticário, preços acessíveis e muito econômico.

  16. Rafaela  29/08/2016 - 23h17

    Oi Ju, tudo bem?!
    Amo seu blog e suas dicas. Também parei recentemente o anticoncepcional e meu cabelo está super oleoso na raiz e seco nas pontas. Além disse, tem frizz
    Quais produtos você indicaria para shampoo, máscara e finalizador?!
    Beijao

  17. Kelly Pereira  19/10/2016 - 16h48

    Oi, Ju. Adorei o seu post, já me ajudou muito.
    Meu cabelo e misto e eu tô sofrendo muito para conseguir hidratá-lo,
    você poderia me indicar mais produtos, principalmente máscara de hidratação?
    Ah, meu cabelo é cheio.

    Desde já, obrigada!

  18. Albanisa da silva  10/08/2020 - 14h44

    Olá ju boa tarde meu cabelo na raiz e oleoso e nas pontas e seca me ajudei não sei mas o que usar um abraço.

O que você acha do JV?
Fiz a escova da Marie Luise e amei. Só faço ela.
Ano novo 2023: como se preparar para a virada! Preparando a casa para o ano novo 2023 Superstições de ano novo: um 2023 de muita sorte! Ceia de ano novo pra ter muita sorte! Não dorme bem? Para você que não consegue dormir! Numerologia da casa 6: A casa da harmonia! Numerologia da casa 5: A casa das mudanças!