30.11.2015

Soro Fisiológico nos Cabelos: Funciona?

O truque da Juliana Paes e da Cleo Pires!

Tempos atrás fiz um post por aqui com os truques capilares das famosas, e a dica da Juliana Paes era usar soro fisiológico nos cabelos uma vez na semana para garantir balanço e leveza aos fios, coisa que ela aprendeu com a Cléo Pires.

Depois disso,  resolvi testar a dica pra ver como a coisa funcionava, porque né, truque bom e barato é o tipo de coisa que a gente não vive sem! rs

Soro Fisiológico no cabelo

O soro fisiológico é composto por água destilada e cloreto de sódio, e vi que muitos dermatologistas disseram que sim, o soro fisiológico pode ser benefício para o cabelo por causa do seu pH levemente ácido (pH 6.0).

soro fisiológico nos cabelos

A dermatologista Tatiana Steiner, que é assessora do Departamento de Cabelos e Unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia, (SBD), disse que o  “soro fisiológico no cabelo pode ajudar a regular o pH, apesar de não ser um produto específico para esses cuidados”, explicando, ainda,  que essa “é apenas uma alternativa que pode contribuir em algumas situações, mas não necessariamente trará resultados efetivos”.

Já o dermatologista Alberto Cordeiro foi além e disse que o soro fisiológico tem um ótimo poder de hidratação e que “o segredo está no pH dele, que é muito parecido com o do nosso organismo. Pode usar tranquilamente em qualquer tipo de cabelo e não há nenhuma contraindicação”.

Soro Fisiológico é bom para o cabelo?

Claro que tudo depende de cada cabelo, mas o meu prefere um pH mais baixo pra selar as cutículas, tanto que usei o soro fisiológico diversas vezes, de formas diferentes, e não achei que sua ação pra selar os fios funcionasse tão bem, mas vale lembrar que meu cabelo é descolorido há anos, e isso precisa ser levado em conta.

Contudo, notei sim a leveza e o balanço no cabelo, mas isso não tem, na minha opinião, necessariamente a ver com o pH, mas sim com a água usada no soro, que é destilada.

Pra quem não se lembra, fiz um post (veja aqui) falando que a água que a gente usa no banho pode, literalmente, destruir o cabelo graças aos resíduos metálicos, sobretudo os derivados de ferro, cobre e alumínio, que têm baixo peso molecular e penetram facilmente nos fios. Acontece que, em contato com a água e o oxigênio, o metal oxida e “enferruja” dentro da fibra capilar, deixando os fios porosos, quebradiços, frágeis e podendo, em último caso, destruir mesmo a estrutura dos fios.

Assim, quando a gente finaliza a lavagem com soro fisiológico, que tem água destilada, livre desses resíduos metálicos, o cabelo fica mais leve, com mais brilho. E o fato de ter o pH levemente ácido pode potencializar esse efeito.

Só que esse pH pode até funcionar como último enxágue, embora seja bem mais alto do que eu indicaria ( o pH do cabelo fica entre 3.8 e 5.6), mas jamais funcionaria como hidratação, por exemplo.

Ah, já ia esquecendo: a quantidade de sal no soro fisiológico (0,9g de sal para cada 100 ml) não causou ressecamento nos meus cabelos, mas isso pode acontecer sim, sobretudo com o uso contante.

soro fisiológico nos cabelos

Quando e como usar soro fisiológico nos cabelos?

Já vi em alguns fóruns que tem gente que tá colocando no borrifador e usando todos os dias e tentei fazer isso por uma semana. Resultado? Um desastre! Como já disse antes, meu cabelo pede uma finalização com produtos/substâncias de pH mais baixo, mas isso varia de cabelo pra cabelo, claro.

Tentei como último enxágue, usando uma vez na semana, e achei o resultado bom, com os fios soltos, leves, mais brilhosos e até com menos frizz. Essa, aliás, a forma que mais indico.

Também testei misturando com máscaras de tratamento, aquelas mais baratinhas, e os resultados variaram muito: com as máscaras de pH mais baixo, como a de Alinhamento Capilar, da Novex, o efeito não foi bom, mas em máscaras com o pH um pouco mais alto senti uma melhora nos resultados, mas nada que chame atenção.

Soro Fisiológico ou Vinagre: qual é melhor?

Não gosto muito dessa história de “qual é melhor” porque tudo depende do cabelo, da ação que você espera e tal, mas no meu cabelo a acidificação com vinagre é imbatível pra selar as cutículas e doar brilho aos fios!

Os acidificantes ajudam não só a regular o pH e selar as cutículas, mas a remover os resíduos metálicos presentes na água do chuveiro, e o efeito dele em meu cabelo é muito, muito bom! Pra quem quiser conferir a receitinha maravilhosa de acidificação caseira com vinagre é só clicar aqui.

Mas Ju, e se eu quiser usar os dois, pode? Pode, acho ótimo que cada uma faça o teste e veja o que funciona melhor em seu cabelo, sabe?

Só faço a ressalva de que não testei os dois juntos, então não sei dizer como funciona ou se funciona, porque ó, tô ficando meio cabreira pra certos testes! rsrs

E se alguém aqui já usa o soro fisiológico, quero saber o que acha, se tem outras formas de usar e coisas do tipo. E se você testar, volta pra contar o que achou!

Beijos, Ju♥

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
11 comentários
  1. Maraa  30/11/2015 - 11h10

    É verdade

  2. Cristina De Vincenzo  30/11/2015 - 11h45

    Oi Ju, uma coisa que eu faço, e que funciona, é um preparado no borrifador com água, um pouco de leave in, bepantol e um pouco de soro fisiologico. Quando eu acordo com o cabelo (que é crespo) daquele jeito… dou umas borrifadas e refaço os cachos. Sinto que o uso do soro neste caso ajudou, porque eu nao usava antes e ficava com mais frizz. mas como vc disse, tudo depende do cabelo, o meu é crespo e tem tintura, mas nao descoloraçao. bjs Cris

    • Ju  30/11/2015 - 12h15

      Bom saber Cris, vou testar! <3

  3. Meh  30/11/2015 - 15h43

    Sei que o tema é nada haver, mas queria te fazer uma pergunta…fiz luzes e o meu cabelo virou uma BUCHA, detonou mesmo, ficou horrível…Ai ontem passei glicopan e continua uma bucha. Ai liguei para a cabeleireira e ela mandou eu ir no salão para fazer uma reconstrução amanha..isso vai estragar ainda mais meu cabelo, pq ja fiz reconstrução ontem?

    • Ju  30/11/2015 - 15h48

      Mel, não, ela tem que ajeitar o que ela fez!

  4. Milena  30/11/2015 - 18h15

    Ju! Minha tia tem o cabelo cacheado e ela faz uma mistura de soro, bepantol e creme para pentear, o cabelo dela fica lindo!! Os cachos bem mais definidos!

  5. Natalia  07/12/2015 - 15h46

    Sim Ju uso na hidratação ….uma receitinha que vi na web….e foi uma grande ajuda para meu cabelo parar a quebra! Gosto muito …bjs

  6. Lara  11/12/2015 - 17h45

    Ju, e o post do aparelinho que você colocou no chuveiro p “filtrar” a água? Não vi se você já falou dele, mas estou esperando há um tempão, p saber sua opinião! Hahahaha. Beijosss ;*

  7. Isabel  15/12/2015 - 15h21

    Ultimo enxague, quer dizer passar no cabelo e não enxaguar?? Por ultimo de tudo. despeja ele na cabeça escorre e pronto?!

  8. Geisa Exaltação  16/11/2016 - 14h55

    Oi Ju!
    Fiz o teste e super aprovei a dica do soro fisiológico, usei como enxague e não usei creme de pentear e ficou ótimo!

O que você acha do JV?
Fiz a escova da Marie Luise e amei. Só faço ela.
Ano novo 2023: como se preparar para a virada! Preparando a casa para o ano novo 2023 Superstições de ano novo: um 2023 de muita sorte! Ceia de ano novo pra ter muita sorte! Não dorme bem? Para você que não consegue dormir! Numerologia da casa 6: A casa da harmonia! Numerologia da casa 5: A casa das mudanças!