30.12.2015

Ceia de Ano Novo: Pra Ter Muita Sorte!

Comidinhas da sorte!

Eu sou supersticiosa, não nego, e sou muito cismada também, e quando boto na cabeça que uma coisa não me traz sorte (o outro nome eu não falo hahaha), mesmo que seja um alimento, não quero ver pela frente de jeito nenhum, muito menos na ceia de ano novo, que é uma coisa importante pra mim.

Pode parecer besteira, e no fundo é, mas acho que quando a gente encasqueta com um troço, quando bota na cabeça, a coisa meio que vira uma verdade, sabe? E mesmo quando não acredito ao pé da letra, entro na onda do “só pra garantir”, porque vai que, né? rs

E superstições de ano novo acho que todo mundo tem, principalmente com comida, coisa que, aliás, aprendi em casa, com Vó Nete, que achava uma temeridade comer aves no ano novo, porque elas ciscam pra trás, o que significa retrocesso na vida.

ceia de ano novo sorte 2016

É superstição pura? É! Mas, mesmo quando comia carne, não tinha quem me fizesse comer aves na ceia de ano novo, porque lembrava não só da voz, mas do olhar de espanto de vovó falando que aquilo era “chamar a má sorte” hahaha

Mas, vamos falar dos alimentos que tradicionalmente trazem sorte na ceia e dos que a gente deve evitar, senão passo o resto do dia contando causos rs.

Ceia de ano novo: pra apostar!

Na mesa tem que ter uma bandeja com frutas redondas e, principalmente, amarelas e alaranjadas, porque elas lembram moedas de ouro, o que atrai dinheiro, prosperidade e sorte. O que não pode faltar, segundo as tradições orientais, são as tangerinas, que representam  o sol, doador de luz e vida.

Uva e romã são tradicionais na ceia da virada, e usadas pra várias simpatias, né? Isso porque a uva simboliza a boa sorte e a romã está relacionada com o dinheiro e a multiplicação das bençãos.

Na bandeja de frutas gosto de colocar ramos de trigo e folhas de louro, que também servem para “enfeitar” a mesa. O trigo simboliza, desde os tempos antigos, a fartura e a abundância, enquanto o louro é símbolo de vitória e sucesso.

É importante que na ceia tenha peixe, símbolo de abundância e também de fecundidade. Mas, os chineses dizem que o peixe não deve ser servido em postas ou em pedaços, mas inteiro, pois cortar o peixe pode trazer cortes na vida da família. Acho bom não arriscar! rsrs

E os chineses também têm um costume interessante: eles nunca comem  o peixe todo, sempre deixam sobras, pois elas representam fartura, dando a entender que existe abundância naquela casa.

Também é legal comer ostras, que “chamam” coisas boas, e camarão, que simboliza o riso fácil. E não pode faltar arroz, símbolo máximo de abundância, fartura e prosperidade!

ceia de ano novo sorte 2016

Eu, que não como carnes, vou de risoto de shimeji e shitake, porque além do arroz, meu prato tem os “cogumelos”, que, segundo os orientais, simbolizam o ouro. Acho digno! rsrs

Grãos, no geral, são bem vindos e simbolizam a fartura, a fertilidade e a multiplicação das oportunidades, principalmente a lentilha, que simboliza também a riqueza desde que, diz a lenda, Esaú trocou seus direitos de primogênito pela Megadarra, uma sopa de lentilhas preparada por seu irmão Jacó, tendo ficado muito rico.

Ceia de ano novo: todo cuidado é pouco!

E lá vem a parte engraçada: o que a gente deve evitar na ceia da virada! Lembrando do que vovó falava, nada de aves, porque elas ciscam pra trás e ainda andam de cabeça baixa, tudo o que gente não quer pra vida! rs

Porco fuça pra frente, o que é uma coisa boa, mas é um “saco furado”, e tudo que come pela frente, logo solta por trás, se é que vocês me entendem rsrs. Mas, em todo caso, é melhor que o tradicional peru!

E, por favor, nada de frutas com espinhos, inclusive abacaxi, e nem pensem no pequi! O que tem espinho repele as coisas boas, o que não é nada bom! E evite qualquer coisa azeda e amarga, viu? Coisas doces são muito melhores!

megadarra-ceia-de-ano-novo-lentilhas

Agora quero saber quais são as superstições de vocês pra ceia de ano novo! Ah, e daqui a pouco solto o post com as minhas superstições pra virada, tá?

Beijos, Ju♥

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
3 comentários
  1. Joyce Aguiar  30/12/2015 - 09h37

    Ju, ainda bem que existe tu na nossa vida!!!! Estava preocupada com o que não podia comer na virada do ano, pq da ave eu já sabia. Agora sei que minhas uvinhas não fazem mal
    Feliz ano novo pra você, que 2016 venha repleto de bênçãos e felicidades.

    • Ju  30/12/2015 - 09h44

      Joyce, linda, uva é ótimoooo, dá sorte! <3
      Um 2016 maravilhoso pra você! <3
      Beijos

  2. Jéssica  30/12/2015 - 10h37

    Juuuu que delicia!!!
    Fiquei com água na boca :P

O que você acha do JV?
Fiz a escova da Marie Luise e amei. Só faço ela.
Ano novo 2023: como se preparar para a virada! Preparando a casa para o ano novo 2023 Superstições de ano novo: um 2023 de muita sorte! Ceia de ano novo pra ter muita sorte! Não dorme bem? Para você que não consegue dormir! Numerologia da casa 6: A casa da harmonia! Numerologia da casa 5: A casa das mudanças!