12.01.2016

#JuDeCasa: Aprendendo a Ser Dona de Casa

Sim, milagres acontecem!

Nunca imaginei que esse dia fosse chegar, porque não tenho a menor vocação pra cuidar de uma casa, mas depois do estresse do último ano resolvi que não queria mais essa agonia na minha vida e decidi que iria vestir a carapuça da dona de casa e dar conta das coisas.

Depois que Deide, virginiana, organizada e metódica, saiu, não dei muito certo com ninguém e todos os dias era a mesma agonia, o que vinha me deixando nervosa, porque não gosto de ter que ficar repetindo as coisas, sabe? Poxa, eu nunca fui super exigente nesse aspecto, até porque nunca cuidei de uma casa, não tenho frescura, só quero mesmo que fique tudo muito limpo e no lugar.

aprendendo a ser dona de casa juro valendo

Também não deixo que ninguém cozinhe, porque eu gosto de cozinhar. Tem a Teca,  que é quem lava as roupas e passa, e mesmo assim eu, que nunca entendi nada de casa, tinha que ficar explicando o que não sabia, repetindo, repetindo, repetindo… Dei conta não!

Conversei com minha mãe e decidimos dividir as tarefas do dia a dia e manter uma pessoa pra fazer a faxina uma vez na semana, e Teca, que é quem lava e passa as roupas. E aí começou a comédia! hahaha

Aprendendo a ser dona de casa

Como não poderia deixar de ser, fui atrás de um livro, que eu já tinha, com dicas de como estabelecer uma rotina de limpeza, de faxina e de organização, e lá achei uma lista de “equipamentos de limpeza e lavagem”. Sim, isso existe acreditem!

aprendendo a ser dona de casa juro valendo

Fui pro mercado achando que estava num parque de diversões e comprei um tanto de coisas que eu (ainda!) não faço ideia da utilidade, mas achei tudo muito prático e bonitinho, tá? Tem um monte de produtos multiuso, que polpam tempo e dinheiro, e tô amando um tal de Cif, um verdinho que deixa tudo limpo de dar gosto!

Tenho que confessar que nunca soube varrer uma casa nem usar o aspirador, que, aliás, quebrei na última tentativa, mas descobri um rodo ótimo, que não precisa colocar pano, ele já vem com uma “espuma” que faz o serviço todo e que eu adorei. Só fiquei zangada porque ele era colorido, aí coloquei o tal do Cif na água e coloquei ele dentro, daí ele saiu branquinho da Silva… hahahaha

Ainda tô tentando me entender com as coisas, fazendo listas da serventia de cada produto (doida toda! rs), tentando não molhar a cozinha toda quando lavo os pratos, e não escorregar e cair igual jaca mole quando tô lavando o banheiro, mas tô gostando de conseguir dar conta de uma coisa que nunca consegui, sabe?

aprendendo a ser dona de casa juro valendo

E, acreditem, tô tão chata com minha limpeza que hoje quando acordei fui reclamar com mainha que a parte dela não estava limpa nem organizada o suficiente, que ela tratasse de fazer o trabalho direito! hahaha

Falando nisso, estabeleci um cronograma com a rotina diária, semanal e mensal de limpeza e organização, coisa que aprendi no livro Dicas & Sugestões de Organização, e pensei em dividir aqui, o que vocês acham?

Ah, e vocês que são mais sabidas que eu, podem deixar dicas aqui de como fazer tudo numa casa, dos produtos que vocês gostam e coisas do tipo,  porque eu (ainda) sou um zero à esquerda!

Beijos, Ju♥

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
31 comentários
  1. Gabrielle  12/01/2016 - 11h48

    kkkkkk, será que vc não é virginiana?
    rsrsrs

    • Ju  12/01/2016 - 11h52

      kkkkkkkkkkk Leonina nataaaaaa!

  2. Bruna Souza  12/01/2016 - 12h28

    Kkkkkkkkkkk…. Ju você é engraçada… Divertida diiiimais!!! Não aguento mais rir com você!!! Kkkkk….
    Eu amo o CIF branco de rótulo laranja pra limpar fogão e azulejo! O desengordurante! Kkkk… E o azul pra limpar os vidros. É ótimo! Pra limpar o chão da cozinha uso o veja concentrado. E para os móveis faço uma misturinha no borrifador com um copo de água um apertão de Lustra móveis e uns 20 ml de álcool. É só borrifar na franela e usar em qualquer móvel! Fica super brilhoso!!!!
    Já para o chão da casa gosto do Casa um limpador maravilhoso gosto do de lavanda! Perfuma muito e dá brilho!!!!
    Essas são minhas dicas. Kkkkk… Um beijao sua linda!!!

    • Ju  12/01/2016 - 18h02

      Bru, que bommmmm que eu te divirto! :)
      Menina, esse Cif é puro poder, viu? Quero a família toda!
      Já anotei aqui essa dica do borrifador, amanhã eu testo!
      MUITOOOO obrigada, Bru!
      Beijos

  3. Bruna Souza  12/01/2016 - 12h30

    Ah! Esqueci de contar: sou virginiana! Kkkkkkk…
    Ah! Experimente pra lavar a louça e pra tudo a luva da escott britt Rocinha! Vem numa caixinha com 2 pares. Ela é fininha e do tamanho certo da mão!! Beijo…

    • Ju  12/01/2016 - 18h00

      hahahah Adoro virginianos, ADORO!
      Vou procurar Bru, valeu pela dica! <3

  4. Jéssica Fernades  12/01/2016 - 13h47

    Acho ótimo e mais do que válido vc compartilhar com a gente, Ju! Eu vou amar, e claro, seguir cada dica. Bagunça e sujeira tem energia ruim e pesada demais! E eu só quero tudo o que for positivo em minha vida.
    Adoro vc! Beijos.

  5. Eduarda  12/01/2016 - 13h53

    Juuuuh, uma dica pra lavar a louça, sem quase perder o braço de tanto esfregar panelas, é colocar vinagre no detergente, eu coloco um pouco menos de meia xícara, só lembra de sempre sacudir ele antes de usar… Beijos

    • Ju  12/01/2016 - 16h15

      Sério? Menina, essa história de lavar né de Deus não! Tu acredita que ontem de noite, lá pras 10 hs, deixei de comer só pra não ter que lavar a louça?hahahaha
      Vou testar a dica já, muito obrigada! Beijos

  6. Priscilla  12/01/2016 - 15h13

    Juuu, posta mais dicas de dona de casa. Tô super precisando e adorando as dicas. Vou comprar esse livro hehe. Agora sim o seu blog é completo!! Paaarabéns!! Bjs

    • Ju  12/01/2016 - 16h14

      Aêeeeeeee! Pode deixar!

  7. Cleide F Lima  12/01/2016 - 15h19

    Ju de Deus!
    Que bom saber que existem pessoas iguais a mim que não sabem ser donas de casa, mas não suportam a casa bagunçada.
    Por incrível que pareça aprendi muito com meu marido o uso de alguns produtos de limpeza.
    Boa sorte nessa nova atividade.

    • Ju  12/01/2016 - 16h14

      Cleide, sou dessas! Detesto bagunça e sujeira, mas nunca fui “do lar”, não tenho vocação mesmo, sou atrapalhada, estabanada, ó, é um desastre! rs

  8. Steffany  12/01/2016 - 15h53

    Ju eu ri alto quando vc disse que tinha quebrado o aspirador hahahahaha, isso é tão eu!!! Vc não sabe o que passei quando decidir morar sozinha pq nem cozinhar um ovo eu sabia! Mas estou melhor para a felicidade da minha mãe, pq eu não deixava ela em paz, era o dia inteiro no telefone pedindo socorro!

    • Ju  12/01/2016 - 16h13

      hahahahaha Ste, eu e o aspirador não temos uma boa relação, existe uma incompatibilidade de gênios, sabe? Ele sempre me vence, mas tudo bem!
      Que bommm que você já tá melhor, tomara que eu consiga! haha
      Beijos

  9. Emanuella  12/01/2016 - 17h15

    Ju adorei. Amo esse tipo de post. E ansiosa pra aprender esse cronograma de rotina.

  10. Danny  13/01/2016 - 03h03

    Viiiixe Mariiiiia, sou igualzinha. Eu prefiro Emassar e pintar um cômodo do que ficar limpando mas quando eu liiiimpo, huuuum, eu limpo. Peeense na agonia. Sabe o que gosto?! Veja Cozinha e o Veja X14 para o banheiro. São bons demais. Coloco os produtos, passo um paninho e pronto! E a dica do vinagre no detergente é verdade. Só tem cuidado que espuma que só. Kkkkk. Panela de fritura… Coloca um pouco de água, coloca p ferver e depois passa a esponjinha. Facinho, facinho.
    P.S.: Faz tempo que não comento, né? Mas tô por aqui TOOOODO dia. Beijo, Ju linda do meu coração.

    • Ju  13/01/2016 - 09h30

      Danny, esse Veja X14 vou providenciar, muita gente já indicou! Já anotei tudo, já criei um caderninho pra essas dicas! hahaha
      Tava com saudades de você!
      Que seu ano seja incrível, sua linda! <3
      Beijos

  11. Sandra  13/01/2016 - 09h16

    Bom Ju, vamos lá. Dicas que aprendi com uma ex-faxineira, excelente por sinal, mas que teve um problema de saúde e teve que parar de trabalhar.
    Para deixar os rejuntes dos azulejos do banheiro sempre limpinhos, toda noite, após a última pessoa tomar banho, borrife água sanitária. Não precisa esfregar, nada. Evita que acumule limo.
    Para limpar o chão, ao invés de vassoura, passe o aspirador, tira a poeira e ainda dá um jeito nos pelos e cabelos que ficam no chão.
    Ah, e vinagre branco de álcool resolve QUASE tudo.

    • Ju  13/01/2016 - 09h25

      Tudo devidamente anotado, MUITO obrigada, Sandrinha!

  12. Valdirene Silva  13/01/2016 - 12h38

    Ju…. Me acabando de rir com essas tuas descobertas…. O Cif é bom demais, mas prefiro o Veja concentrado pro chão. E comprei um gel desinfetante pro banheiro que é tudo de bom!!! (não lembro do nome, mas bom demais)… E é isso… com o tempo a gente vai se redescobrindo, né? Não gosto de fazer faxina, mas com uns trequinhos e alguns produtos me habilito de vez em quando…. Publica as dicas e cronograma de limpeza depois??? Já quero!!!

  13. Luciene Trocado  13/01/2016 - 23h02

    Ju, como te falei no Instagram eu amo usar o cif. Uso ele na cozinha, nos rejuntes, nos armários, no banheiro, nos eletrodomésticos, enfim em tudo! Rsrs. Também uso o cif limpa vidros que é excelente! Ah, e não sei se é coincidência também nasci em setembro e signo de virgem. Rsrs. Bjs!

  14. Elidiane  14/01/2016 - 13h16

    Ju do céu quase morri de rir agora! Achei alguém mais estabanada que eu!! Eu sempre ajudei minha mãe a arrumar a casa, então depois que casei não foi nenhuma novidade. Também tô amando o seu produtos Cif. Comprei o desengordurante, o tira limo e o maravilhoso Cif cremoso. Esse é o melhor, vc põe um pouquinho num pano úmido e passa na geladeira, armários, fogões.. Até na torneira da cozinha q tava meio embassada eu passei kkkkkkkk! Fica td limpinho e brilhando! Rápido e sem esforço! Testa pra vc ver.

    • Ju  14/01/2016 - 17h23

      Di, eu sou terrível como dona de casa, terrível! rsrs
      O desengordurante é o de fogão? Comprei também! Quero a família toda agora! hahaha

  15. Liliane Barros Luz  15/01/2016 - 13h19

    Juju, achei ótimo você colocar no blog dicas de como arrumar a casa!! Confesso que tmb tenho uma certa dificuldade! e amei vc ter compartilhado sua dificuldade com nós! assim ajudamos uma a outra!!! beijos Juuu sua linda!!!

  16. Valéria  15/01/2016 - 21h53

    Ju, sempre tive que dar conta de limpar a casa toda, mas aaaaiiiiii como eu odeio isso kkk Mas amo ver ela limpinha e cheirosa rsrsr
    Descobrí recentemente o “VEJA USO DIRETO” é maravilhoso pra limpar o piso. Limpa super bem e não precisa de balde basta jogar um pouquinho direto no chão e passar um pano bem molhado e pronto a casa inteira limpinha em pouquíssimos minutos como mágica.
    Já para limpar vidros e espelho uso o VEJA VIDREX liquido azul claro. Esse limpa sem embaçar nadica de nada. Melhor que muitos caros que já comprei.
    Já o banheiro box piso e privada uso VIM CLORO GEL limpa e desinfeta super rápido mil vezes melhor que cloro liquido e cândida. Ah e lavar o box com detergente tira fácil também toda a “gordura” do box.
    Para limpar o fogão e aquelas panelas muito sujas não tem melhor que SAPÓLIO RADIUM CREMOSO na versão “classico” da bombril. Além de dar muito brilho nas panelas.
    Também gosto muito de usar o AJAX FRESH LEMON LIMPEZA PROFUNDA pro piso da cozinha.
    Amo seu blog depois de conhecê-lo já não gasto mais dinheiro com produtos que não funcionam e já comprei muitos maravilhosos através das suas descobertas!!!

  17. Thamires  22/01/2016 - 15h24

    Ju, adorei seu post!
    Sou a louca da limpeza, chego a ser chata até! kkkkkkkk Para o banheiro sempre passo no rejunte vinagre branco, deixo lá uns 10 minutos e enquanto isso faço o mesmo processo no outro banheiro..depois volto com Ajax ou sabão de coco liquido e lavo tudo, e o melhor sem esforço nenhum por causa do vinagre…é um caso de amor SZ!
    Cozinha, uso detergente com vinagre também e panela com gordura dou uma fervida antes…sai que é uma beleza! Pra casa em geral, varro tudo e passo pano com o Veja perfumes ou um desinfetante!
    No mais, só ir mantendo mesmo!!!
    Beijos e vai nos passando dicas hein?!!

  18. Thais  06/02/2016 - 15h54

    Preciso muitooo desse livro, Ju!!! Pena que moro na Argentina e não o encontrei por aqui…Seu cronograma será muito bem vindo na minha vida!!hahaha Amei o post e parabéns pelo sucesso do seu blog!!! :)

  19. […] ó, testei várias das dicas que vocês deixaram no post anterior (veja aqui), e no próximo mostro aqui as que funcionaram melhor, […]

  20. Gabriela  12/02/2016 - 00h13

    oi Ju,
    posta sim, sou pesssima dona de casa, adoero tudo limpo, mas me organizar que é bom, nada.
    Achei bem interessante esse lance do outro post. Os tres passos iniciais para organização kkkk.
    Muito bom

  21. […] né? Nunca tive talento, mas sempre fui meio obcecada com limpeza e esse ano decidi, como contei nesse post aqui, mudar um pouco as coisas, e vocês deram tantas dicas de faxina legais que resolvi reunir num […]

O que você acha do JV?
Amo o JV, depois que comecei a acessar, meu cabelo melhorou muuuito, e tudo isso baratex, com as dicas que pego aqui! Sem falar que…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Vamos brindar? Vamosssss, que a vida é feita pra isso, pra celebrar! 🍸✨ Estamos aqui comemorando os 4 anos do blog, e eu só tenho que agradecer! 🙏🏻🙌🏻 Meu pisciano com ascendente em Gêmeos é lindo e tem as leitoras mais incríveis da vida! ❤️
Pense num menino de sorte? É ele! ☺️💫🎉 #JuroValendo #Jujuland
  • #hair #blondhair #blondhairdontcare #loiro
#jurovalendo seco ao natural! Aquele cabelo que você respeita! 💇👱
@jurovalendo valeu Ju!
  • Eles chegarammm 😍😍😍
Os melhores amigos dos meus quase 36 anos 😂
Obrigada @artvitta 
Obrigada Dra. Luciana 😍❤🌹
Obrigada Juguru @jurovalendo 😍❤😂 Vitamina C 20% + Oligo ha 0,3%
Dexapantenol Turbinado complexo de Aminoácidos - Salva Fios ❤❤❤ #artvitta #vitaminac #acidohialuronico #oligoha #dexapantenol #dexapantenolturbinado #salvafios 
#pele #peleoleosa #estetica #dermatologia #cosmetica #cosmetologia #mulherde30 #mulheresde30 #jurovalendo #beleza
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo