26.01.2016

Shampoo Antirresíduos, Detox, Esfoliante e Pré Shampoo: Qual a Diferença?

Pra escolher o melhor shampoo pra você!

Dia desses uma leitora, a Andreza, fez uma pergunta nos comentários e anotei no meu caderninho (#soudessas) pra fazer um post, porque acho que com a quantidade de novos produtos que chegam nas prateleiras todos os dias, fica difícil saber pra que serve cada coisa e, mais ainda, do que a gente realmente precisa, né? A pergunta da Andreza foi sobre a diferença entre shampoo antirresíduos, detox e pré shampoo, aí resolvi acrescentar o shampoo esfoliante também pra deixar a coisa completa! rs

Todos esses shampoos têm um ponto em comum: eles não são, via de regra, de uso diário. Mas, as diferenças entre eles são muitas, embora já tenham lançado muitos que vêm com funções misturadas, parecidas, o que deixa tudo um pouco mais confuso. Ou não! rs

shampoo antirresíduos detox pré shampoo esfoliante diferenças

Shampoo Antirresíduos

O shampoo antirresíduos é  um shampoo de limpeza profunda, que vem com uma quantidade maior de tensoativos e  geralmente possui um pH mais alto, que abre mais as cutículas dos fios pra remover dali as impurezas depositadas.

Ele tende a ressecar bastante os fios, justamente por ser mais alcalino. Mas,  hoje já existem shampoos antirresíduos muito mais suaves, como o Pré Shampoo Antirresíduos da Pantene (resenha aqui), e o da Charis, que tem o pH mais baixo e é indicado para quem tem cabelos coloridos e/ou com química.

É muito utilizado antes de procedimentos químicos, como progressivas, por exemplo, e também antes de tratamentos capilares, como cauterizações, reconstruções e por aí vai, já que ele limpa muito mais e “abre” as cutículas, o que maximiza o efeito dos tratamentos, já que com as cutículas abertas o cabelo tende a absorver mais os ativos ali depositados.

Acontece que ele também tende a remover a oleosidade natural do couro cabeludo, resseca e deixa os fios sem brilho, e não é indicado, exceto os específicos e mais suaves,  para quem tem cabelos coloridos e/ou quimicamente tratados, já que pode desbotar o cabelo e, dizem, reduzir o efeito da progressiva.

shampoo antirresíduos detox pré shampoo esfoliante diferenças

Quando usar shampoo antirresíduos? A frequência de uso depende do cabelo, da quantidade de finalizadores que você usa, do tanto que o seu cabelo está “saturado”, mas, via de regra, indica-se o uso do shampoo antirresíduos a cada 15 ou 30 dias.

Dica da Ju: Pra usar em casa, prefiram sempre os mais suaves, como o da Pantene, o da Ecologie e o da Charis, por exemplo. Acho que com a “ideia” do Pré Shampoo, o Antirresíduos meio que saiu de cena, e quem faz uso frequente de um pré shampoo já remove direitinho o excesso de impurezas, não precisando de um shampoo ainda mais agressivo pra isso.

Shampoo Detox

Assim como o Antirresíduos, o Shampoo Detox também faz uma limpeza maior nos fios, mas seu pH geralmente não é tão alto, então não é uma limpeza agressiva. Contudo, ele consegue limpar melhor que os shampoos “comuns”, removendo as impurezas depositadas nos fios, estimulando a circulação no couro cabeludo, ajudando a amenizar a oleosidade e, principalmente, revitalizando os fios, o que garante cabelos (e couro cabeludo!) mais saudáveis, e também mais brilhosos e bonitos.

shampoo antirresíduos detox pré shampoo esfoliante diferenças

Quando usar? Não existem regras, e acho que isso varia de cabelo pra cabelo, sabe? É você que vai sentir quando o seu cabelo está precisando, mas acho que 1 vez no mês, se você usar pré shampoo, por exemplo, já está de bom tamanho! P.s: eu tô usando o Shampoo Detox da TRESemmé direto, porque garrei amor, porque ele não agride e acho que funciona bem inclusive como pré shampoo! haha

Dica da Ju: Além dos shampoos detox, dá pra fazer detox caseiro, e já ensinei duas receitinhas bem legais aqui no blog: Detox Capilar Rápido, Fácil e Barato / Detox Capilar Caseiro. Pra quem quiser opções de shampoo detox, indico esses:

Shampoo Esfoliante

O shampoo esfoliante é um pré shampoo que promove a esfoliação suave do couro cabeludo, ajudando a remover o excesso de oleosidade e as impurezas ali acumuladas, o que melhora a circulação local e a saúde do couro cabeludo, refletindo na saúde do cabelo.

shampoo antirresíduos detox pré shampoo esfoliante diferenças

Quando usar? Uso semanalmente o Pré Shampoo Esfoliante da Natura (resenha aqui), geralmente no sábado, que é dia de faxina em mim mesma haha, e minha frequência é maior por que uso muitos finalizadores, mas a frequência quinzenal tá de bom tamanho!

Dica da Ju: uma das maiores razões pro cabelo não crescer é a oleosidade na raiz, e quando ela tá limpinha, quando a circulação local é estimulada, o cabelo tem tudo pra crescer mais rápido. Investe nisso aí, menina! Ah, e todo mundo pode usar, viu?

Pré Shampoo

Faz tempo que uso shampoo de primeira lavagem e não abro mão, embora hoje não use mais com a mesma frequência (usava em todas as lavagens!rs), já que tenho lavado o cabelo todos os dias. Quando comecei a usar nem existiam pré shampoos “prontos”, eu usava um shampoo mais adstringente, geralmente pra cabelos oleosos, pra fazer a primeira lavagem dos fios e tirar “o grosso”, e só depois usava um shampoo de tratamento, que já “entrava” em ação com os fios mais limpos, então conseguiam agir melhor, como expliquei detalhadamente nesse post aqui.

Mas, hoje já existem vários pré shampoos, e o que eu amo é o da Pantene (resenha aqui), o mesmo que serve de Antirresíduos, porque ele não resseca e limpa sem agredir, sabe? O Pureza Refrescante, da Seda, também é uma excelente opção, dentre outros que citei nesse post aqui.

shampoo antirresíduos detox pré shampoo esfoliante diferenças

Quando usar? Sempre que quiser! E quanto mais suave for o produto, maior pode ser a frequência. De todos é o que não abro mão!

Dica da Ju: Todo mundo pode usar, e sempre que você sentir o cabelo pesado, opaco e sem vida, faça a primeira lavagem com um shampoo assim. E ele é bom também pra ser usado antes das máscaras de tratamento, já que, via de regra, limpa mais que os shampoos de tratamento e não agride tanto como o antirresíduos!

Espero que tenham entendido certinho, mas qualquer dúvida é só perguntar, tá?

Beijos, Ju♥

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
30 comentários
  1. josilaine Goes  26/01/2016 - 12h59

    oii ju! uma dúvida, então não posso usar o detox tresemmé como pré shampoo em todas as lavagens? é que “garrei amor” (como vc diz) nesse shampoo … kk

    • Ju  26/01/2016 - 13h18

      Hahahaha Dá vontade, né?
      Eu não acho que ele seja agressivo não, e pelo que vi a linha é de uso constante, e eu, inclusive, tô misturando tudo e usando ele como pré shampoo, porque acho que ele cumpre bem essa função! rsrs

  2. Joyce P.G.  26/01/2016 - 13h04

    Amei!!!
    Acho incrível “viajar” por aqui. Eu começo a ler 1 post e termino com no mínimo umas 4 janelas abertas… E o assunto nunca termina!
    Sempre esclareço TODAS as minhas duvidas por aqui.
    Já é um dos primeiros sites que eu entro pela manhã, pra dar ‘aquela’ conferida. Parabens!!!
    Ah, alias, o cabelo ficou mara! Linda!
    Beijos*

    • Ju  26/01/2016 - 13h16

      Que bom! <3
      Muito obrigada, minha linda, e fico muito feliz em saber que você gosta de viajar por aqui, de ficar por aqui, é muito importante pra mim! <3

  3. Daniane  26/01/2016 - 13h24

    Ju lindeza, vc está ainda mais arrasante com esse cabelo novo!!! Ficou maravilindo e t deixou ainda mais leve!!! Uma dúvida: para quem tem progressiva, o indicado então seria um pre shampoo apenas e um esfoliante uma vez ao mês??? Pq pelo q entendi, os demais tendem a ‘atrapalhar’ a vida útil da progressiva… Seria isso???

    • Ju  27/01/2016 - 15h19

      Dani, linda, obrigada! <3
      Isso!

  4. Camila  26/01/2016 - 14h26

    Ju, minha linda, to usando esse da Pantene como pre shampoo em todas as lavagens ( 2, 3 vezes na semana) pq aqui onde eu moro a água tem muito calcário, cuido direitinho depois, mas sei lá, será que não tem perigo de estragar?

    • Ju  26/01/2016 - 15h00

      Tem não, pode usar!

  5. Roberta  26/01/2016 - 14h47

    Jú, deixo registrado o quanto seus cabelos estão cada dia mais lindos! Olhe, eu uso o Darling (que conheci por indicação sua)como pré xampu em quase todas as lavagens e ADORO. Bjs

    • Ju  26/01/2016 - 17h16

      Ro, muitooo obrigada! <3
      Aiii, AMOOOO o cheiro dele, amo!
      Beijos

  6. Paty Gusmão  26/01/2016 - 17h54

    Ju, por sua conta sou adepta do pre shampoo,
    E estou usando um da colorama do vidro azul, que garrei amor por ele. Ele vem escrito q é anti-resíduos, mas eu o uso como pre shampoo, ele super limpa sem agredir os fios, sem contar que é daqueles achados bem baratinhos!

  7. Caroline Guimarães de Sousa  26/01/2016 - 21h46

    Ju gosto muito do seu blog. Ha poucos dias usei o Shampoo Detox da Haskell, esse realmente limpa mesmo,deixa os cabelos leves,soltos,desembaraçados e deixa uma sensação de refrescancia no couro cabeludo.Falo isso pois ja usei o Antiresiduos da Pantene e o Pureza Refrescante da Seda e não via diferença nenhuma, mas o da Seda pelo menos hidratava um pouco,mas realmente o melhor até o momento disparado na frente é o da Haskell,nunca senti ao mesmo tempo o meu cabelo leve,solto,desembaraçado,macio e a sensação de refrescancia no couro cabeludo.É muito 10 Ju.

    • Ju  27/01/2016 - 15h19

      Oi Rol!
      Nossa, já vou procurar esse menino, querooooo! <3
      Valeu pela dica!
      Beijos

  8. Andreza  26/01/2016 - 23h06

    Ju, quanto amor <3 <3
    obrigada por esclarecer minha duvida! Teu blog ja fazia parte da minha rotina, depois de tanto carinho e dedicação virou lei hahaha

    • Ju  27/01/2016 - 15h17

      Sua linda, que bommmm que gostou!
      Eu sempre anoto (sou das antigas, tem que ser tudo no papel! haha) tudo que vocês falam, as dúvidas e tal, daí vou tentando encaixar nos posts, fazer posts respondendo, acho que fica mais legal, né?
      Beijo <3

  9. Lud Guimarães  27/01/2016 - 12h06

    Oi Ju…

    Usei o pré shampoo da linha Nativa Spa, de O Boticário, graças á sua indicação..Ameeeeeeiii!! Ele é perfeito! Deixa a cabeça bem “fresquinha”, com uma sensação ótima..Sem contar que achei que o cabelo ficou muito mais soltinho…Simplesmente apaixonei, e não desgrudo dele mais! Obrigada pelas dicas sempre ótimas!!

    Beijos!!

  10. Aláina  27/01/2016 - 12h11

    Adorei, acho que vou começar a usar um pré shampoo, para dar uma boa limpada nos fios e shampoo anti resíduos uma vez pro mes, assim meu cabelo vai ficando mais limpinho e pronto para receber as vitaminas.
    Hurricane Stars

  11. Andressa  27/01/2016 - 23h57

    Juu, comprei e usei hj o shampoo detox da TRESsemmé, gostei de cara, lavando o cabelo, depois senti meu cabelo mais solto, sensaçao de limpo mesmo. Obrigada, foi por meio dos seus posts que ganhei confiança em usar certos produtos. To garradinha aqui rs Obrigada e obrigada. Bjo

    • Ju  28/01/2016 - 10h39

      É mara, né? AMO!

  12. Fernanda  28/01/2016 - 11h14

    Eu não fazia ideia do que era esse pré shampoo que o povo fala, mas já uso a “técnica” faz tempo kkk. Uso esse mesmo da Seda em dias intercalados, deixa bem limpinho na primeira lavagem!! E adorei saber mais sobre o detox, vou testar…
    Bjss

  13. vivi camara  29/01/2016 - 00h36

    Ju, estou usando o seda pureza refrescante que você sempre fala tão bem dele, e resolvi comprar. E realmente ele é tudo e mais um pouco que você fala. Nuncaaa, nunquinha usei um shampoo que não ressecou em nada meu cabelo, e pelo contrário parece que o cabelo ficou muito maleável e muito bem limpo também. Que shampoo maravilhoso esse meu Deus!!! Nunca mais vou deixar de usar ele, to apaixonada rsrsrs. Meu cabelo está loiro platinado, e ta muito ressecado também por conta das descolorações. Estou fazendo reconstrução com o Extreme up e já melhorou muito…..e fiquei com medo até de usar shampoo pq ele ta muitoooo fininho. Mas esse shampoo me surpreendeu. Nota 1000 ….Muito obrigado pelas dicas. Amo seu blog e sempre to por aqui, embora não comente rs. Mas fiz questão de falar nesse post :) Beijokassssssss

  14. Silvia  29/01/2016 - 14h12

    Excelente post, Ju, cheio de conteúdo e informações relevantes. Aliás, o blog todo é assim! Parabéns!

  15. […] vale lembrar que o uso de shampoos esfoliantes também é bem legal, e tem um post bem completo aqui com as diferenças entre shampoo antirresíduos, detox, esfoliante e pré sha…, além de dicas de uso e sugestões de […]

  16. Pamela  31/03/2016 - 00h15

    Oiii juu
    To amando seu blog,conheço ele há pouco tempo,mais confesso que toda dúvida que surge e tal,procuro aqui e to amando
    Me tire uma dúvida ju,o pré shampoo ele auxilia no crescimento dos cabelos?
    Não só o pré shampoo mais esses que vc citou também ajuda?
    Beijos

  17. leo  02/08/2016 - 01h14

    Oi Ju
    Uma duvida
    Estou começando a fazer um tratamento com shampo anticaspa .na sua opinião pra tirar as células mortas,qual shampoo devo usar?
    Obrigado.

  18. Juliana  26/08/2016 - 13h53

    Olá Ju… fiquei muito na dúvida em quais usar, um, dois ou todos? Tenho o cabelo super fino e ralo, e a raiz bem oleosa e as pontas secas pois tinha mechas loiras.

  19. Larissa  15/10/2016 - 22h35

    Oi, querida! Adorei o site. Ótimas dicas! Sempre briguei com o meu cabelo e usava esse shampoo da seda meio por instinto. hehehe
    Agora, uma dúvida: No dia em que você usa o esfoliante, vc também usa o pré-shampoo e o shampoo detox depois? Ou você os utiliza em dias separados?
    Adoraria se pudesse responder, pois meus cabelos estão precisando de sua ajuda! =/// hahaha

  20. Daniela  28/11/2016 - 08h48

    Oiee, também gostaria de saber, pois também estou fazendo tratamento com um shampoo anti caspa…

  21. Erlandia  04/02/2017 - 09h13

    gostaria de achar um shampoo que tire a oleosidade, porém não condene o efeito da progressiva!

O que você acha do JV?
Ju, apenas gratidão por ter me ensinadona cuidar dos meus cabelinhos loiros com misturinhas e produtos acessíveis. Tenho um carinho enorme por vc. Beijos
As leitoras mais incríveis da vida
  • Os 5 do dia, porque eu tinha que vir falar dessa linha muitoooooo cheirosa do Boti, né? ☁️️💘O hidratante de mão é uma delicinha e nada grudento, assim como o corporal (não tá na foto mas mostrei ontem no Stories), que hidrata bem, deixa a pele cheirosa e não meleca nada. E ameiiiiiiii esse
  • Eu votei na Ju Lopes, do blog @jurovalendo, que já acompanho há alguns anos😍😍. É muito bom poder prestigiar profissionais como a Ju, que fazem um trabalho com tanto amor, competência e dedicação. Não é à toa que o Juro Valendo é o blog de beleza brasileiro mais acessado no mundo, segundo a Revista Exame!!! . Eta baianinha arretada!!! VOTEM!!! É bem rapidinho! 💕 💕. Obrigada e continue brilhando! 🌟🌟🌟 http://premioinfluenciadores.com.br/ #premioinfluenciadoresdigitais #jurovalendo
  • #behappy😊 #sejaluz #bloggers #sejamcheiosdoespiritosanto #loveu #beyourself #yourlife #yourlove #amesempre #gratidão #jurovalendo #iloveit❤️ #maqbellamakeup
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo