08.03.2016

Como Tirar Oleosidade do Cabelo

5 Dicas certeiras para cabelos oleosos!

Em algumas fases da vida, já tive a raiz oleosa, e sempre quando retoco as luzes noto que a oleosidade aumenta um pouco, mas umas duas semanas após suspender o uso do anticoncepcional minha raiz passou a, com exagero e tudo, jorrar óleo, e aí o tal do como tirar oleosidade do cabelo virou questão de primeira necessidade, né?

Como Tirar Oleosidade do Cabelo definitivamente?

A oleosidade excessiva é, em alguns casos, genética, mas também pode ser causada por alterações hormonais, por questões fisiológicas, por lavar os fios com água muito quente, pelo uso de produtos capilares não compatíveis com o seu tipo de cabelo, pelo uso do secador com a temperatura muito alta, pelo estresse, pela exposição contínua a ambientes muito úmidos e também pela higienização inadequada, dentre outras coisas.

É importante falar isso porque pra cada causa existe um tratamento específico, então primeiro a gente tem que saber o que está causando a oleosidade pra só depois tratar direitinho. Pra isso é importante procurar um dermatologista, que, após avaliação do couro cabeludo, vai indicar a medicação (sim!) e os produtos apropriados. Mas, algumas dicas são bem certeiras, e separei as 5 que mais têm me ajudado nesse momento, bora conferir!

1. Opte por um shampoo para cabelos oleosos

Se o seu cabelo é ou está oleoso, é essencial procurar um shampoo específico para cabelos oleosos, que tenha uma ação mais adstringente, ativos que ajudem a controlar a oleosidade e limpar sem agredir. Opções existem aos montes no mercado, de todos os preços, e pra quem quiser opções, olhem esses aqui:

Se, como eu, a sua oleosidade se concentra na raiz e as pontas tendem a ficar mais ressecadas, a dica é usar o shampoo para cabelos oleosos apenas na raiz e usar a espuminha que vai escorrendo para higienizar os fios, isso evita que que as pontas ressequem ainda mais. Pra quem acha que essa espuminha não é suficiente, vale, no momento do uso, dissolver um pouco do shampoo na água e aplicar no comprimento e nas pontas.

Como Tirar Oleosidade do Cabelo

2. Mantenha o couro cabeludo limpo

A sua prioridade é manter o couro cabeludo limpo pra evitar que a oleosidade se acumule na raiz e acabe obstruindo os folículos, impedindo a correta oxigenação, atrapalhando o crescimento capilar, causando caspa e, em alguns casos, favorecendo a queda dos fios.

Portanto, assim que notar que a raiz está mais oleosa, lave o cabelo. Eu, por exemplo, tenho lavado todo dia há tempos, porque minha raiz tá muito oleosa, aqui está muito quente (como sempre rs) e transpiro muito, então não dá pra deixar a oleosidade e o acúmulo de suor, que prejudica os fios, ali por muito tempo, né?

3. Nada de lavar com água quente

Pois é, água quente não é legal, e quanto mais quente pior, principalmente para quem tem fios oleosos. Não precisa ser gelada, em temperatura ambiente já tá de bom tamanho, sabe? Isso faz diferença porque a água quente piora o problema, porque remove excessivamente a oleosidade natural, o que causa efeito rebote e estimula ainda mais as glândulas sebáceas a produzirem óleo, e aí a coisa vai sair do controle.

4. Aposte no detox capilar!

Detox capilar é amor pra vida e ajuda muito a manter o couro cabeludo limpinho, o que é essencial sempre. Além de remover as impurezas ali depositadas, ajuda a melhorar a oxigenação do couro cabeludo e a reduzir a oleosidade, ou seja, vale investir pra tirar oleosidade do cabelo!

Como-Tirar-Oleosidade-do-Cabelo

Dá pra fazer o tratamento no salão ou em casa, e já testei alguns produtinhos bem legais aqui com esse intuito, ó só:

Aqui vale lembrar que o uso de shampoos esfoliantes também é bem legal, e tem um post bem completo aqui com as diferenças entre shampoo antirresíduos, detox, esfoliante e pré shampoo, além de dicas de uso e sugestões de produtos.

5. Proteja sua raiz!

Sabe condicionador? Não aplique na raiz! Sabe máscara capilar? Não aplique na raiz, a menos que ela seja específica para isso. Sabe finalizador? Passe longe do topo da cabeça! Tudo isso vai piorar ainda mais a oleosidade, deixar o cabelo sebento, com aparência de sujo, sem movimento e opaco. Corra longe disso!

Pra quem quiser mais dicas, no post sobre cabelos mistos tem outras coisinhas que a gente pode seguir e se dar bem, viu?

Vocês têm mais alguma dúvida sobre cabelos oleosos, querem mais posts sobre o assunto? Têm alguma dica pra tirar oleosidade do cabelo? Contem aí!

Beijos, Ju♥

Quer mais dicas como essa? Vamos papear nas redes sociais⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo




Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
11 comentários
  1. Dani  08/03/2016 - 19h06

    Oi Ju, também sofro com esse problema, raiz oleosa, pele oleosa….. Da um trabalhão
    Rsrs….

    Sobre as dicas, li uma vez que para o caso de cabelo misto (raiz oleosa e pontas secas) que também é o meu caso, na lavagem ajuda aplicar o condicionador nas pontas ao aplicar o shampoo na raiz.
    Você já testou? Funciona mesmo?

    Minhas pontas estão bem espigadinhas e já não sei mais o que fazer pra resolver o problema sem ter que cortar.

    Beijos Ju

    Amo suas dicas ;)

  2. Elisa  08/03/2016 - 21h38

    Ju, primeiro gostaria de parabeniza-la pelo blog e por essa dedicação altruísta em difundir o conhecimento e ajudar o próximo!
    Conheci seu blog há pouco tempo, mas já “devorei” a maior parte dele e todo dia eu entro para aprender mais um pouquinho.
    Tenho raiz oleosa e pontas secas. Gostaria de saber se o detox capilar e os shampoos anti resíduos não tiram a progressiva.
    Muito grata! Um abraço carinhoso.

    • Ju  09/03/2016 - 10h54

      Obrigada, Elisa!
      Cuidado com os antirresíduos, os mais fortes, com pH mais alto, mas os detox não!
      Beijos

  3. Edilaine Freitas  09/03/2016 - 09h31

    Esse post veio na hora certa meu cabelo anda super oleoso na raiz e a caspa voltou,então vou fazer um detox nele pq ta tenso viu,amei as dicas sempre me salvando bjo Ju

  4. Aliadne  09/03/2016 - 10h34

    Ola Ju! Nunca comentei mas sigo ha muito tempo seus posts e adoro o seu trabalho.
    Em se falando sobre oleosidade causada por parar anticoncepcional, gostaria de saber como foi a reaçao da sua pele com a parada do uso. Voce esta tendo espinhas?
    Eu nunca tive espinjas na vida, nem na adolescencia, hoje tenho 30 anos e após 10 anos tomando resolvi parar, parei por 2 meses apenas e tive que voltar a tomar, pois nao suportei a quantidade de espinhas que começaram a sair no queixo, testa e costas. Eu nunca tive ovario policistico (pelo menos nao ate agora) ja me falaram que pode ser isso mas nao tenho nenhum sintoma. Gostaria realmente de parar o uso do anti pois ja faz mt tempo q uso e tenho enxaquecas tambem, que aumentam o risco da trombose usando anticonecepcional. Mas soh de pensar em parar e explodir 500 milhoes de espinhas em mim ja desanimo. Vejo inumeros depoimentos de mulheres que sofrem com isso quando param a pilula.
    Gostaria que me fizesse um post sobre isso, sobre como esta sendo com voce, se tem algo a se fazer para que possamos parar com a pilula sem esse transtorno, se uma hora elas param ou se sao pra sempre :/
    E o que pode ser feito para que elas parem de nascer apos a parada do anticoncepcional. Vale um post pois milhoes de mulheres sofrem com isso quando param o anti ate para engravidar.
    Admiro muito voce e agradeço por toda sua ajuda atraves de seus posts que nos são de imensa utilidade
    Fica com Deus e sucesso ♡♡

    • Ju  09/03/2016 - 10h55

      Minha linda, já faço um post sobre isso, prometo! <3

  5. Fernanda  09/03/2016 - 13h18

    Ju, percebo que a minha raiz demora a ficar oleosa quando coloco uma colherinha de pó de café no shampoo. Ela faz uma esfoliação suave no couro cabeludo e dá um brilho incrível.

  6. Milena  09/03/2016 - 19h46

    Oi Ju, , eu faço assim lavo os cabelos com shampoo, depois aplico chá verde na raiz massageio bem e aplico o creme/condicionador no comprimento depois retiro tudo. Uso chá verde de uma a duas vezes por semana no meu cabelo, tenho ovário policístico e a minha raiz tbm é oleosa.

  7. Marcella Palliotti  11/03/2016 - 15h06

    Olá Ju,

    Conheci seu blog ontem, procurando produtos para pele oleosa, e amei ele, aqui estou de novo.
    Você testa os produtos faz resenhas boas, e o que eu mais gostei, produtos acessíveis, baratos…
    Parabéns pelo blog, ganhou mais uma seguidora!

    Ontem comprei o sabonete da Granado Sulfuroso, para prevenir espinas e a oleosidade. ( Que vc descreveu aqui no blog)
    Na embalagem está escrito que funciona também no couro cabeludo, você sabe me informar se é verídico? E se é bom?

    Beijos
    Marcella

  8. […] tempinho atrás fiz um post aqui sobre como tirar a oleosidade do cabelo e tô fazendo tudo certinho: escolhi um shampoo para cabelos oleosos ( Fresh Ginger, da Inoar), tô […]

  9. […] Como tirar a oleosidade do cabelo? […]

O que você acha do JV?
Amo JV !!! Minha bíblia capilar. Tá com dúvida, vai lá que você acha a resposta! E se não achar, a Ju providencia! Amo, Amo,…
As leitoras mais incríveis da vida
  • A esmaltação não é nova, mas é só pra contar pra vocês que já tem post no blog falando sobre a cor #trend do momento: #MillenialPink - vai lá conferir! ➡️Link na bio⬅️ #blogbellealmeida #unhadodia #postnovo #blogged
  • Quanto mais a gente agradece, mais coisas boas acontecem!

#obrigadasenhor🙏 #blessed #amooquefaco #mundodamoda #mundodamaquiagem_oficial #universodamaquiagem #maccosmetics #kryolan #marykay #batomnude #brushes #loveislove #blogger #pinterest #makeupartist #ppf #catharinehill #maquiadoradesucesso #briggitecalegari #jurovalendo #instaamigas2017
  • Ainda no tema
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo