19.04.2016

#JuDeCasa: 10 dicas de faxina que aprendi com minhas leitoras

E que funcionam muito bem!

Cês sabem que eu sempre fui péssima com essas coisas de casa, né? Nunca tive talento, mas sempre fui meio obcecada com limpeza e esse ano decidi, como contei nesse post aqui, mudar um pouco as coisas, e vocês deram tantas dicas de faxina legais que resolvi reunir num post, porque ó, todas funcionaram muito bem!

Aliás, vou precisar de muitos posts pra mostrar os truques que tenho aprendido com vocês, com Deide, com as tias, com os primos (sim, até eles sabem mais que eu! haha) e por aí vai, mas aos poucos a gente vai falando sobre cada uma delas, tá?

Dicas de Faxina das Boas

Uma coisa que aprendi é que além da família Cif (sim, tem a família toda e eu tô viciada nesse negócio! rs), não pode faltar em casa álcool, vinagre branco e bicarbonato de sódio, porque eles servem pra praticamente tudo! Ah, acetona, água oxigenada e amônia também… Pois é, dá pra trazer o salão de beleza pra faxina! hahaha

dicas de faxina juro valendo ju lopes

1. Para limpar os móveis

A Bruna comentou aqui no blog que pra limpar os móveis da casa ela faz uma misturinha com 1 copo de água (200 ml), 20 ml de álcool e um “apertão” de Lustra Móveis. Aí é só colocar no borrifador, ir borrifando na flanela e limpar os móveis. Funciona demais!

2. Para lavar a louça sem “perder o braço”

Amo cozinhar e detesto lavar louça, principalmente panelas, e essa dica da Eduarda, reforçada pela Danny num comentário aqui no blog, é show de bola: mistura dois dedinhos de vinagre branco no pote do detergente de lavar louça e, sempre que for usar, sacode.

Gente, é incrível como isso reduz o esfregão! A louça, mesmo quando tem coisa grudada, do tipo que não quer sair por nada, sai muito mais fácil! Uma maravilha, mas já aviso logo: cuidado com a quantidade de espuma! hahaha

3. Para deixar o rejunte do banheiro limpinho

Banheiro tinindo de limpo é item de primeira necessidade, né não? Tenho pavor a sujeira, e quando é no banheiro a coisa fica pior ainda. E a Sandra deu uma dica boa aqui nos comentários: após o último banho do dia, borrife água sanitária nos rejuntes (não precisa esfregar nem nada), pois isso evita que eles escureçam e que acumule limo.

Pois é, por causa de vocês meu banheiro agora tem borrifador de água sanitária e saponáceo (Sapólio, que uso pra limpar a pia todo dia rs).

dicas de faxina juro valendo ju lopes

4. Para limpar azulejos

A Carla deu essa dica no Face, testei nos azulejos da cozinha e deu super certo! Pra limpar os azulejos (os meus são brancos, não sei se vale para os escuros) misture numa vasilha 1 litro de água e 2 tampinhas de amoníaco, e aí você pode colocar a mistura em um borrifador, ir borrifando e esfregando com uma flanela, ou então embeber a flanela na mistura e esfregar nos azulejos.

Gosto de passar uma “primeira mão”, deixar agir uns 10 minutinhos, pra evitar essa história de ficar esfregando (#preguiça), e depois passar o pano umedecido na mistura novamente. Fica limpinho!

5. Para limpar fórmica branca

Os móveis do meu quarto foram todos planejados, são todos de fórmica branca, e além de ficarem amarelados, sempre aparecem manchas de produtos de maquiagem, caneta, lápis e coisas do tipo, sabe?

Para tirar as manchinhas, a Ana Paula ensinou um truque fácil: basta molhar um pedaço de algodão com acetona e passar sobre a mancha, esfregando até sair. Sai tudinho, gente!

E quando a fórmica branca está muito amarelada, ela ensinou a usar a misturinha de 200 ml de água, 1 colher de bicarbonato de sódio e 10 ml de vinagre. Coloca a mistura em um borrifador, espalha no móvel todo, deixa agir um pouquinho (uns 5 minutos) e, em seguida, limpe tudo com uma flanela limpa e úmida (usar só água).

Nos móveis que não estavam tão amarelados, limpou bastante na primeira vez, mas na minha bancada demorou mais, e agora tô usando a receitinha uma vez por mês pra deixar tudo limpinho!

6. Para limpar persianas

Persiana branca é , porque amarela fácil e fica com umas manchinhas chatas de sair, né? Sempre usei álcool pra limpar, mas segui a dica que a Mariana deixou lá no Face e ó, deu certinho!

Quando elas ficam muito amareladas ou as manchas são difíceis de remover, basta esfregar, com a ajuda de uma flanela, graxa líquida branca para sapatos. A bichinha fica “como nova” rs!

dicas de faxina juro valendo ju lopes

7. Para deixar o piso branquinho

Outra coisa que tava me dando trabalho era o piso, que aqui em casa é todo branco. Aí a Nayara sugeriu que eu fizesse uma mistura com 1/2 xícara de bicarbonato de sódio e 2 litros de água morna, espalhasse no piso, deixasse agir 10 minutos, usasse um “esfregão” pra espalhar bem e enxaguasse em seguida mas, ao invés de enxaguar, quase sempre uso um pano de chão molhado só na água (preguiça ou praticidade, você decide! hahaha). Dá super certo, tira a sujeira toda e deixa o piso branquinho!

8. Para deixar o rejunte do piso clarinho

Se no banheiro a dica é usar água sanitária pra deixar o rejunte limpinho, no resto da casa a dica é usar vinagre branco! A Laura falou que ela vai espalhando o vinagre branco no rejunte todo, em todos os cômodos, e isso com o “biquinho” da embalagem do vinagre mesmo. Daí ela deixa agir uns 20 minutos, usa uma escovinha (pode ser escova de dentes ou aquelas de limpeza) pra esfregar e, em seguida, passa um pano umedecido com água e detergente.

Eu, como sou prática, esfreguei tudo com uma vassoura de piaçava, daquelas que são bem durinhas, sabe? Funcionou super bem e não cansou meus joelhos! hahaha E o melhor é que bastou fazer isso uma vez, porque como uso o truque de deixar o piso branquinho toda semana (o nº7), nunca mais o rejunte ficou escuro!

P.s: pode abrir todas as janelas porque o cheiro de vinagre fica insuportável! rs

9. Para tirar manchas da pia do banheiro

Eu sou a louca do saponáceo, que já fica do lado da pia, mas testei a dica da Luana, de misturar água (1/2 copo), 1 colher das grandes de detergente (de lavar louça) e uma colher (das pequenas) de bicarbonato de sódio e jogar na pia devidamente “tampada”, deixando agir por 10 minutos e, depois disso,  esfregar com uma esponja e ó, deu certinho! A pia (a minha é branca) do banheiro fica limpinha, branquinha e brilhosa.

Ah, teve outra leitora, a Cida, que disse que pra tirar manchas de ferrugem da pia do banheiro basta tampar a pia e pingar, na parte onde tem a ferrugem, água oxigenada volume 10. Daí deixa agir 10 minutos e depois vai esfregando com um algodão. Essa eu não testei porque minha pia não tem esse tipo de mancha, mas vale a dica, né?

dicas-de-faxina-juro-valendo-ju-lopes

10. Para deixar o quarto cheiroso

Essa foi a única dica que não aprendi com uma leitora, mas quero dividir porque é boa demais! Quem ensinou, na verdade, foi o moço que veio limpar meu ar-condicionado, e funciona maravilhosamente bem pra deixar o quarto cheiroso!

Basta aplicar algumas gotas de óleo essencial (o cheiro que você preferir), essência ou aromatizador de ambientes naquela telinha que a gente tem que tirar do aparelho pra limpar a poeira que gruda, sabe?  Pois então, faço isso uma vez na semana e toda vez que ligo o ar-condicionado o quarto fica extremamente cheiroso.

Ufa, o post ficou enorme, mas tinha que dividir isso com vocês! haha E se tiverem mais dicas, podem mandar, viu? Já fiz mais posts sobre isso pro aqui, é só clicar no Ju De Casa, e se quiserem mais avisem nos comentários, porque aqui vocês mandam!

Beijos, Ju♥

Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
18 comentários
  1. Bruna Souza  19/04/2016 - 13h29

    Que bom que você gostou da minha receitinha Ju!!! Eu gosto bastante! Serve também pra passar nos vidros! (Das portas e janelas) fica bem lisinho.. Então a sujeira demora mais pra começar a grudar! Kkkkk…. No chão da casa gosto muito de usar o limpador CASA LAVANDA. É uma delicia Ju! É casa perfumada por um bom tempooo!!! Huumm….. Beijo lindona!!!

  2. Sandra  19/04/2016 - 13h48

    Ebaaaaaa, minha dica (que na verdade era da minha diarista) tá aqui! Uhul. Já estou anotando as outras.
    Bjos Ju.

  3. vanessa  19/04/2016 - 14h22

    Oi Ju! Amo essas diquinhas para casa… ajudam muito nosso dia a dia.
    Pra limpar box e azuleijo do banheiro eu uso um pano seco com removedor, mas tem que ser seco o pano. Fica limpimho e uso removedor com cheiro pois o natural ninguem merce.
    Outra dica é para limpeza do chão, eu uso oleo de citronela concentrado coala, pingo algumas gotinhas na ultima agua que for limpar o chão e a casa fica com cheiro muito bom e por muito tempo.

  4. Lili Farias  19/04/2016 - 14h34

    Oi Ju lindona, td bem?… q maravilha seu post, algumas já sabia ( foi bom pra reciclar a mente rsrs) mas essa do quarto cheiro incrível mulher amei❤ , vou usar sempre e principalmente depois q me casar, eu e meu vida amamos lugares cheirosos!
    Bjuss Flor !

  5. Angelita Carvalho  19/04/2016 - 17h17

    Amei Ju, arrume mais dicas ai, preciso muito de praticidade, depois que meu bebe nasceu a casa ta uó rsrs

  6. Mônica Brant  19/04/2016 - 17h29

    Adorei as dicas Ju, já uso muito o vinagre mas agora percebi que tem o bicarbonato e o amoníaco rss. Faço uma mistura muito boa, em 2 litros de água coloco 2 tampas de amaciante, 1 tampa de vinagre e meia tampa de álcool. Limpo todos os pisos com esta mistura, fica brilhante e perfeito, aprendi no grupo do FB Mulher Organizada :)

  7. WANESSA BRITO  19/04/2016 - 18h04

    Ju minha flor da Bahia linda….que dicas maravilhosasss…adorei vou praticar todas. Bjos

  8. Roseane  19/04/2016 - 20h07

    Gente, eu tenho o livro em pdf ORGANIZE-Se Num Minuto. Muito bom. Ju, cadê meu livro?

  9. Roseane  19/04/2016 - 20h08

    Ju, tu me bloqueaste, foi?

    • Ju  20/04/2016 - 09h08

      Jamaisssssssssssssss! É que os comentários só aparecem quando eu aprovo, pq só assim tenho controle pra responder, sabe? Senão não daria conta de ver todos! <3

  10. Letícia D.W.  20/04/2016 - 14h31

    Tudo que for da marca Jimo pode comprar sem medo. O limpa vidros, o desengordurante e o limpa superfícies. É tipo um spray e faz uma espuma, que deixa muito limpo. O desengordurante pra ter ideia, quando aplicado na cozinha (eu cozinho todos os dias…), o óleo escorre. (Não sou representante da marca, mas assim como a Ju é fã do Cif eu sou do Jimo, rsrs).

  11. Lais Almeida  20/04/2016 - 17h13

    Amei as dicas… sabe uma q eu uso muito pra limpar microondas por dentro? coloco uma tigela com metade de água e duas colheres de vinagre e deixo rodar por uns 3 minutos… dpois só passar um pano seco por dentro, qualquer sujeira e cheiro q tiver some

    • Ju  21/04/2016 - 10h04

      Já vou testar, adorei, Lai!

  12. Elisa Rathke  21/04/2016 - 12h57

    Dicas maravilhosas!!! Algumas já conhecia, outras não!! Amei a dica das persianas! Sofria muito pra deixar elas limpinhas!! Bju Ju!! Ah Ju, outra coisa, poderia fazer mais post de dicas de organização, adoro tudo organizadinho, mas confesso que às vezes não consigo arrumar tudo da melhor maneira pra facilitar a vida!

  13. Bruna Bussular  29/04/2016 - 11h46

    Ju,
    sobre a fórmica branca, você também pode limpar com sabão de côco.

    Pega o lado fofinho da bucha, tira todo o excesso de água, passa na barra de sabão e passa em toda a fórmica. Vem com pano seco e pronto! Fica branquinha e sem umidade. Por garantia deixo janelas abertas um pouco para passar um ar por elas, mas fica TOP tb. E nem precisa esfregar.
    Até pra quem arranha o armário de cozinha com as panelas e o armário fica todo marcadinho, o sabão tira ;)

    Beeeeijos

    Bruna Bussular – Wellness Lifestyle Blog

  14. DÁBINY  16/05/2016 - 14h37

    Ameeeiii as dicas, adoro o blog!!!
    Você arrasa :D

  15. Daniela  04/03/2017 - 12h53

    Meninas, adoro a misturinha agua com uma tampinha de amaciante de roupas para tirar o pó dos móveis. Vai burrifando e passando o pano. O cheirinho fica mara!!! Bjs e obrigada pelas dicas.

O que você acha do JV?
Fiz a escova da Marie Luise e amei. Só faço ela.
Ano novo 2023: como se preparar para a virada! Preparando a casa para o ano novo 2023 Superstições de ano novo: um 2023 de muita sorte! Ceia de ano novo pra ter muita sorte! Não dorme bem? Para você que não consegue dormir! Numerologia da casa 6: A casa da harmonia! Numerologia da casa 5: A casa das mudanças!