02.05.2016

5 Dicas Pra Ter Uma Vida Mais Saudável

Tô tentando, juro valendo!

Nos últimos meses fui bem desregrada em relação a várias coisas: dormia super tarde e acordava cansada, não estava me alimentando direito, não tinha horário pra nada e quase sempre “furava” a academia. Daí percebi que tudo isso estava me atrapalhando, comprometendo meu rendimento e minha qualidade de vida, e fiz uma listinha (lógico hahaha) de coisas que preciso fazer todos os dias pra ter uma vida mais saudável.

Por uma vida mais saudável!

1. Alimentação correta

Não tem como ser mais saudável comendo um monte de besteira e, pior ainda, nos horários errados. Até meados do ano passado estava super regrada com a dieta, mas aí fui metendo o pé na jaca um pouco de cada vez e quando percebi já não existia mais dieta, o que me deixou muito chateada comigo, sabe?

Então, a primeira coisa da minha listinha é comer corretamente, o que significa reduzir os carboidratos  (e eliminar os carboidratos simples)  e cortar o açúcar (tenho resistência à insulina), reduzir as porções, comer de 3 em 3 horas e tomar mais água.

“Dieta” é muito pessoal, e no meu caso o ideal é evitar ao máximo alimentos de alto índice glicêmico, até porque não aguento mais tomar Nimegon Met (o comprimido é enorme, gente!). Já tinha cortado o açúcar há uns anos atrás, mas venho “fazendo a formiguinha” de vez em quando e quero me livrar disso.

2. Dormir e acordar cedo

O ideal é que eu durma às 22hs pra acordar às 5:30 ou 6hs, no máximo, mas só consigo dormir lá pras 3 da manhã, porque fico fofocando no whats ou lendo sem parar,  acordo 7 e meu dia não rende, porque sempre acordo cansada e sem pique, sabe? Vou me forçar a dormir mais cedo, porque aí acordo mais cedo, descansada e consigo fazer tudo o que planejo, inclusive caminhar com Ozzynho 1 h toda manhã, o que não está acontecendo ultimamente.

Meu nutrólogo sempre diz que se a gente não dorme bem nada funciona direito, e é verdade, então vou mudar isso!

3. A tal da atividade física

Ó, eu já tentei de tudo, mas academia é um saco! Não gosto do ambiente, detesto música alta, não suporto o barulho e as aulas lotadas. Pra mim não dá, é oficial!

Mas, preciso fazer atividade física todos os dias, então me comprometi a voltar a andar com Ozzynho durante 1 hora todos os dias de manhã e fazer aula de dança, que eu amo, mas não quero em academia, e vou providenciar isso hoje!

4. Organizar meus horários

Com isso de acordar mais tarde, minha vida saiu do eixo completamente, porque nunca dá tempo pra nada, e mesmo listando tudo o que preciso fazer no dia, não estava dando certo.

Daí peguei a minha agenda e coloquei tudo o que tenho que fazer em cada horário, mas tudo mesmo, desde responder comentários e escrever posts até colocar comida para os meus bichinhos, cuidar da pele, comer e por aí vai.

Como tenho a tendência de ser mais metódica, acho que seguir essa listinha, riscando cada tarefa concluída, vai ajudar a manter a disciplina e não me perder durante o dia, sabe?

5. Ter tempo pra mim

Todos os dias preciso tirar um tempinho pra fazer meu reiki, meditar, usar o beamer, fazer drenagem, cuidar do cabelo, cuidar das unhas, cuidar de mim, enfim. Claro que não dá pra fazer tudo isso todos os dias, então separei um dia pra cada coisa, mas meditação, reiki e ler um pouco é algo que preciso todos os dias.

Ah, cuidar da pele não entra aqui, porque é tipo escovar os dentes, né? Não dá pra ficar sem!

Esses são meus 5 compromissos pra essa semana e, conseguindo cumprir com todos eles, semana que vem passo pra segunda parte, sem esquecer nenhum desses, claro. Porque, sim, preciso organizar muitas coisas, mas é um pouco de cada vez, senão a gente fica sobrecarregada, né? Bora ver como vou me sair! rs

E se você tiver alguma dica que possa ajudar, compartilha aí!

Beijos, Ju♥

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9 comentários
  1. Maria Laura  02/05/2016 - 12h10

    Ju,
    pra vc que não gosta de academia eu sugiro um studio. Aqui onde eu moro tem alguns e aí na sua cidade deve ter tbm.
    É bem mais caro que pagar uma academia, mas vc evita várias coisas que vc não gosta (o povao e a música alta, por exemplo). E dá pra fazer um sem fim de atividades. Eu já fiz treimamento funcional e era ótimo. Pulava, rolava, corria, suava igual uma porquinha rss. Hoje estou fazendo musculação, é mais chato que o funcional, mas é o que eu preciso para meus atuais objetivos.
    Quanto à resistência à insulina acho bom vc conversar direitinho com seu endócrino. Eu, particularmente, não tiro a Metformina mesmo que o paciente esteja em dieta, porque mesmo assim o risco de a intolerância evoluir para diabetes existe, e com diabetes a gente não brinca.
    Boa sorte com as novas propostas para uma vida saudável.
    Se precisar de qualquer coisa estou à disposição.

    Um Beijo, Maria Laura.

    • Ju  02/05/2016 - 12h41

      Oi Ma!
      Vou procurar sim, e eu já fiz treinamento funcional e adorei, mas depois abusei, porque eu gosto mesmoooo é de dançar!

      Então, quanto à resistência à insulina, eu fico MUITO zangada comigo, porque acho que se eu comesse certinho, fizesse atividade física e estivesse no peso ideal a chance de ter esse problema seria menor, sabe? Não é uma coisa que “nasceu” comigo, então é culpa, em parte, dos meus hábitos ruins, e quero acreditar que se meus hábitos mudarem, daqui há uns anos não vou precisar tomar tanto remédio, porque ó, não aguento! rs

      Obrigada, viu?
      Beijos

  2. maria fernanda  02/05/2016 - 12h48

    Ai Ju faz tempo que tento ser mais saudável, mas sou tão preguiçosa que acabo n me exercitando e sempre saindo da dieta preciso mudar isso!! Ler isso hoje me deu um ânimo, vou tentar começar, a segunda feira ta ai pra isso!!
    Beijos amo demais seu blog, primeira vez que comento, mas to diariamente por aqui batendo ponto!!
    Xero bem grande !

  3. Roseane Moura Sousa  02/05/2016 - 21h55

    Ju, tem um blog bem legal nessa vibe. o vidaorganizada.com

    • Ju  03/05/2016 - 09h00

      Rose, valeu pela dica, vou passar lá! <3

  4. Maria Laura  02/05/2016 - 22h22

    Então temos algo em comum, menina! Também adooooro dançar.
    Ano passado fiz aulas de zumba e que coisa boa viu! Na academia que eu vou o horário era super vazio, já fiz várias aulas só eu e o professor. Do jeitinho que vc quer ehehehe
    Sobre a resistência à insulina vc tem razão. É muito ruim a gente ter uma “doença” que foi provocada por maus hábitos. Eu tbm sofro com excesso de peso e o colesterol alto que não baixa nem por reza.
    Mas vc é determinada e vai conseguir alcançar seus objetivos. Eu entendo que vc não queira ficar dependente de remédios, pq realmente é chato, mas talvez seja a melhor opção mesmo. Mas isso é algo que só vc junto com seu médico podem decidir.

    Beijão!

    • Ju  03/05/2016 - 09h03

      Aiii, que bom saber disso, porque dança é a melhor coisa! Eu relaxo, eu fico feliz, eu fico animada, só me faz bem!

      É, nesse momento é a única opção, mas meu organismo vai ter que tomar jeito, porque eu preciso aprender a ser saudável, preciso fazer isso por mim, sabe?
      Um beijo enorme e uma semana linda pra você!

  5. Raquel  04/05/2016 - 13h21

    Ai Ju!!!!

    Queria tanto ter tempo pra mim!!! Mas trabalho o dia inteiro saio de casa as 07:00 e chego às 19:00, em um serviço que não me deixa feliz, vou por necessidade, chego em casa totalmente desanimada, cansada e louca de fome, resultado: nada de dieta,nada de fazer coisas boas, durmo cedo devido a remédios que tomo e mesmo assim passo o dia inteiro com preguiça!!! Não consigo dar um up na minha vida :(

  6. […] física, amando! É até engraçado falar isso porque um mês atrás, quando fiz o post com as 5 coisas que estabeleci pra ter uma vida mais saudável, falei que detestava academia (e detesto mesmo rs), mas que iria me esforçar pra fazer exercícios […]

O que você acha do JV?
Antes de conhecer o JV eu não sabia que existiam máscaras com fins diferenciados ... Pra mim "hidratação" era uma coisa só .. Hj entendo…