04.05.2016

Eu tenho o direito de ser diferente… E você também!

Sim, sempre!

Não sei quando foi que ficou estabelecido que todo mundo precisa ser igual, quando o diferente, além de natural,  é tão mais legal, mas o fato é que no grande teatro que a vida se transformou, com as pessoas agindo, e esperando que as outras também ajam, como bonecos de cera, o direito de ser diferente, de ser o que se quer, o que se é, anda cada vez mais “ameaçado”

Por vias tortas aprendemos, lá no comecinho da vida, a nos comportar, a sentir, a pensar e agir de acordo com o que esperavam de nós. Nós fomos moldados na “fôrma do ideal” de nossa família, sociedade e cultura, e como o sistema de recompensas funcionava bem, a gente se adequava.

Se adequava pra ser aceito, pra ser querido, pra ser amado. Se adequava, tempos depois, pra “fazer parte”. E nos acostumamos tanto com o tal do se adequar, com as máscaras que aprendemos a usar, que “crescemos” e continuamos agindo de acordo com o que esperavam de nós, sem, uma vez sequer, olhar pra dentro e perguntar se era aquilo mesmo, se éramos aquilo mesmo.

O direito de ser diferente

direito de ser diferente juro valendo

E assim, pra “caber na caixinha” do socialmente aceito, perdemos, pouco a pouco, a pulsação. Esquecemos quem verdadeiramente somos, abafamos dentro do peito os nossos sonhos, as nossas vontades e nossos desejos mais profundos, e não só nos isolamos, mas nos perdemos de nós mesmas.

E quando isso acontece, quando você esquece de quem é pra ser quem o outro quer, por medo da rejeição, você morre por dentro, e morre, veja só, por causa da rejeição. Não a dos outros, mas a de si mesma.

Você se rejeita quando tem medo de mostrar quem você é e o que você quer. Você se rejeita quando cala a própria voz e acata tudo o que o outro diz por puro medo de ser julgada. Você se rejeita quando deixa de fazer o que quer, de correr riscos e de cometer erros por medo de ser apontada pelos outros. Você se rejeita quando vai contra o seu próprio ser pra agradar a quem quer que seja. E se rejeita tanto, e na maioria das vezes sem perceber, que a alma vai ficando oca, a vida vai ficando seca e, no fim, todo mundo acaba rejeitando você.

Sei bem pouco da vida e ainda tenho muita estrada pela frente, e nesse meio tempo já meti o pé pelas mãos muitas vezes, já fiz coisas das quais não me orgulho, já chorei litros, já me perdi, me culpei, me condenei e muitas coisas mais… Mas eu sou humana, vou cometer erros sempre, e, me perdoem os semi-deuses desse mundo, viver é isso mesmo.

E é por isso que hoje escolho viver do meu jeito, com as minhas próprias regras, sem sequer cogitar a possibilidade de ser o que esperam que eu seja, porque aprendi não só a me aceitar, mas, principalmente, a amar tudo o que me torna diferente, que é, no fim,  o que faz de mim o que realmente sou.

o direito de ser diferente juro valendo

E sim, eu bem sei o preço que se paga por isso, mas esse é um preço que pago com prazer, pois nada é tão valioso quanto a liberdade de ser o que se é, de sentir, pensar, falar, sonhar e fazer o que a gente realmente quer. E sabe porque? Porque essa é a minha vida, e ela deve ser pautada nos meus parâmetros, nas minhas vontades, nos meus sonhos, nas minhas crenças e não nos desejos, ideais e julgamentos alheios.

Serei julgada por isso? Com certeza, mas todo mundo (infelizmente…), inclusive eu e você, julgamos, condenamos e apontamos o dedo o tempo todo, e a gente não precisa se importar muito com isso, porque quando a gente se importa acaba dando poder ao outro. Poder de moldar as nossas ações, a nossa vida, o nosso destino…

Vou sofrer por ser “condenada”, por não ser aceita e outras coisas mais? Vou, em algum grau vou sim. Mas se esse é o preço, eu pago. Se essa é a consequência, eu aceito. O que eu não aceito é alterar, por nada nesse mundo, a pessoa que eu sou, é viver como um fantoche, sendo comandada e direcionada por alguém que não seja eu.

E mesmo que eu cometa mais um milhão de erros, e mesmo que eu perca 100 milhões de vezes, vou continuar teimando em ser quem sou, porque no fim não importa se vou ganhar ou perder com minhas escolhas, se vou errar ou acertar, porque todo mundo vai de um jeito ou de outro. O que importa é que eu tenha a liberdade de escolher cada um dos meus caminhos, de fazer cada uma das minhas escolhas, de ser  eu mesma, enfim.

Beijos, Ju♥

Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
14 comentários
  1. Jac  04/05/2016 - 11h17

    Jú, esse post veio pra mim na hora certa, eu estava pensando nisso e daqui a pouco entrei no blog e vi seu texto.
    Me sinto mal por vezes olhar a minha volta e ver que quase não tenho amigas, as que tenho dão pra contar nos dedos. Ando com gente que nem gosto muito (pessoas que por algum motivo me magoaram) só pra agradar outras pessoas, meu namorado, por exemplo. Sabe quando você tenta ser o que não é pra tentar se enturmar em um grupo? Eu vivo assim e me sinto muito infeliz, pois no final vejo que não adiantou, parece que quando a coisa não é de coração não flui, não adianta forçar.
    Sinto que as pessoas geralmente não vão muito com a minha cara, me culpo também por isso e fico me perguntando constantemente o porque. Mas é o que você falou, você tenta agradar mas no fina todo mundo rejeita você.

  2. Rebeca Sacomani  04/05/2016 - 11h25

    Nossa Ju, arrasou, por uma vida sem pré moldagens, que nos moldemos a nós mesmas, eu voto sim.!!! rs

  3. carol  04/05/2016 - 12h11

    libertador !!!

  4. Camila  04/05/2016 - 14h51

    Qual é o botao que eu aperto para acessar a opção bater palmas até a proxima geração???? Amei demais, sem palavras.

  5. Camila  04/05/2016 - 14h53

    Ju.. complementando, pq vc nao faz uma tag no blog com estilo mais ou menos de papo de amiga?Onde as leitoras enviam algum tipo de problema ou dificuldade que estejam passando e vc dá sua opiniao a respeito? Acho que é legal pq muitas vezes existem mais pessoas que estao passando pelo mesmo problema, ou conhecem alguem que estejam….. isso pode ajudá-las pois sua capacidade de aconselhar e ajudar é imensa…. mil bjs

    • Ju  05/05/2016 - 09h20

      Mila, excelente ideia! <3 <3 <3

  6. Katherine  05/05/2016 - 08h46

    Oi Ju, tudo bem? sigo seu blog sempre, amo suas receitinhas, suas dicas, sou a louca dos produtos de cabelo.. hahahahaha
    Me diz uma coisa, você tem alguma opiniao sobre aquele site strawberry? Achei uns produtos da Joico BEM baratos lá, fiquei meio desconfiada.. rs.
    VocÊ tem alguma opiniao? Obrigada!

    • Ju  05/05/2016 - 09h18

      Oi Kathe!
      Comprei lá anos atrás e chegou direitinho, mas demorou horrores!

  7. Poliana Galvão  07/05/2016 - 18h23

    Essa Ju é danada mesmo. Bicha teu blog é o único que paro pra ler essas coisas.
    Tu arrasa muito, quando eu crescer quero ser igual à você!
    Parabéns! BJSSS

  8. […] Uma reflexão ótima sobre ser ter o direito de ser diferente. […]

  9. Mariza Benites  02/11/2016 - 13h50

    Adorei seu texto, simplesmente maravilhoso, verdadeiro e muito realista.. Parabens por conseguir expressar o que existe dentro de muitas pessoas.. Fico feliz por ter enxergado tudo isso e me expressar enquanto a vida e vontade dentro de mim, pois nunca e tarde para viver os Planos que Deus tem para nos e que com certeza sao os melhores !! Obg.

  10. Luana  20/01/2017 - 15h06

    Nossa Ju esse texto cabe muito ao meu momento atual. Voce foi o instrumento Deus direcionou para que eu lesse . Beijoo obrigada

    • Ju  20/01/2017 - 15h48

      Lu, linda, que bom que te ajudou de alguma forma, fico muito feliz! <3

O que você acha do JV?
Sempre arrasando Jú Lopes! Acabei de ler a crônica na revista da Júlia Pinheiro, Achei perfeita a forma como descreveu a virada do ano para…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Maquiagem formanda😍😍😍
Agende seu horário: 31 99254-8715

#desafioUPA #projetoUPA #maquiagemformanda #maquiagembh #maquiagembrasil  #lehpequenomakeup #brunatavaresppf #universodamaquiagem_oficial #nathaliateodoromakeup #alinepinheiromakeup #alcantaramakeup #makeupartist #makeclassica #delineadoringlot #delineadografico #delineado #bloggers #blogueirasbrasil #universodasnoivas #catarinehill #eyes #batommarykay #marykaybrasil #mk #jurovalendo #kryolanbh #kryolanbrasil
  • Aqueles olhos...🎵🎵🎵
Agenda aberta para cursos de auto maquiagem. 📲 3199254-8715

#amomaquiagem #amomeutrabalho #maquiagemformanda #maquiagembh #maquiagemcontagem #pausaparafeminices #brunatavaresppf #maqbellamakeup #universodamaquiagem_oficial #universodasnoivas
  • Hoje por aqui tô é fazendo festa de tanta felicidade, chegou os desapegos maraaaa da Ju Lopes @jurovalendo 😍❤👌🍀
E a pessoa aqui ficou ainda mais feliz quando viu os batons lindos dá @lizbranquela ( eram desejos de consumo, mais o orçamento não colaborava 😀 ).
Ju obrigado pelo carinho, pelo bilhetinho tão lindo, te desejo todo sucesso do mundo.
#EntendiTuaLetraSim 
#MeEmocionei
#MuitoFeliz
#JuroValendo 😘❤🍀😍🙏
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo