27.05.2016

3 Coisas Que Você Nunca Deve Fazer Quando Lava os Cabelos

Sério, nunca!

Já falei muito por aqui sobre a forma (ou as formas) certinha de lavar os fios, que faz sim uma diferença enorme no resultado final, sobretudo a longo prazo, mas existem coisas que a gente precisa “bater” muitas vezes pra ninguém esquecer, e foi pensando nisso que resolvi deixar por aqui 3 dicas sobre coisas que você nunca deve fazer quando lava os cabelos!

3 Coisas Que Você Nunca Deve Fazer Quando Lava os Cabelos

1. De baixo pra cima não!

Já vi muitas recomendações (e até segui algumas) sobre a aplicação da máscara e do condicionador de baixo para cima, e isso, além de muito errado, pode danificar bastante o cabelo.

Pra que a coisa fique mais simples, vou explicar tudo certinho: a parte mais externa do fio do cabelo é a cutícula, que é formada por várias células queratinizadas sobrepostas umas as outras, parecendo uma escama de peixe ou o telhado de uma casa.

Essas “escamas” ou “telhas”, estão dispostas do couro cabeludo para as pontas, de cima para baixo, e qualquer movimento em sentido contrário, ou seja, de baixo para cima, viola essa estrutura, que tem a importante função de proteger o córtex, dentre outras coisas, e deixa os fios muito mais vulneráveis, pois quando a gente faz o movimento contrário, a gente abre e danifica as cutículas, o que significa que os fios ficam desprotegidos, já que o seu interior fica exposto.

Isso faz com que o cabelo fique muito mais poroso, com mais frizz, com menos brilho e menos resistência a ação dos agentes externos, como o calor (inclusive o térmico), o atrito, o vento e por aí vai. Portanto, lembre sempre de aplicar os produtos, pentear e fazer movimentos no cabelo de cima pra baixo, sempre!

3 Coisas Que Você Nunca Deve Fazer Quando Lava os Cabelos

2. Nada de resíduos!

Vocês já repararam que a lavagem dos fios no salão demora horrores? Achava que aquilo era um desperdício de água (hahaha) e de tempo, mas a verdade é que a gente precisa remover o shampoo e o condicionador (ou a ampola, máscara, etc) completamente dos fios, até que a água desça sem nenhum resíduo, porque se o produto é com enxágue, ele não foi feito para permanecer no cabelo, e se permanecer vai causar problemas e os fios vão acabar sem brilho, sem leveza e movimento, dentre outras coisas.

Ou seja, enxague direito e remova os produtos completamente. Isso faz diferença!

3. Não esfrega esse cabelo, menina!

Gente, quem foi que disse que cabelo é roupa suja pra ser esfregado, hein? Tão achando que o bichinho, tão fininho,  é de ferro pra aguentar porrada todo dia e continuar bonito, é? Vai com calma aí que o santo é de barro, meu povo! rs

Cabelo não pode ser esfregado ou torcido, seja com toalha, coisa que a gente aprende a fazer desde cedo e repete quase todo dia, ou com qualquer outra coisa, principalmente quando está molhado, porque esse atrito compromete  a integridade da cutícula e deixa o córtex, que é uma estrutura frágil, exposta, o que causa danos sérios aos fios, inclusive a quebra e o frizz excessivo.

Então, quando terminar de lavar, remova o excesso de umidade sem torcer o cabelo e sem fazer “turbante” com a toalha, que deve, apenas, ser pressionada contra os fios.

3 Coisas Que Você Nunca Deve Fazer Quando Lava os Cabelos

Tudo isso é bastante simples, mas faz muita diferença, sobretudo a médio e longo prazo, porque quanto mais a gente preserva a cutícula, mas protegido, saudável, resistente e bonito o cabelo fica, o que significa mais brilho, mais força, melhor efeito dos produtos de tratamento e recuperação mais rápida dos fios.

Tentem isso aí e voltem pra me contar os resultados, tá? E já que estamos falando sobre a lavagem dos fios, vou deixar o link de 2 posts super importantes:

Beijos, Ju♥

Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
16 comentários
  1. Rose  27/05/2016 - 13h10

    Nao entendi esta historia de aolicar os produtos de baixo pra cima.

    • Ju  28/05/2016 - 13h25

      Rose, é que ao invés de aplicar da raiz para as pontas, muita gente aplica das pontas para a raiz, juro!

  2. Karen Raquel de Souza  27/05/2016 - 13h15

    Eeeeeita Ju que tinha coisa que eu não sabia!
    Num sabia que não podia passar o creme debaixo pra cima! Tá explicado porque meu cabelo tá todo cagado depois das luzes.
    Vou mudar isso e ver se melhora, depois te conto se resolveu!
    Beijão

  3. Pati Quental  27/05/2016 - 22h13

    Eu to aqui me perguntando como é que se lava o cabelo de baixo pra cima?
    Fiquei de cara véi

    Acho que tenho feito tudo direitinho, mas vou focar em reforçar a retirada dos produtos melhor pq as vezes dá uma preguiça que nossinhora…

    Beeijos

    • Ju  28/05/2016 - 13h24

      hahahahaha É que diziam que se a gente passasse os cremes de baixo pra cima, a penetração seria melhor. E eu acreditava, né? rsrs

  4. Di  28/05/2016 - 16h05

    Ja ouvi falar que devemos usar condicionador apos o uso de mascaras. Isso é correto?

    • Ju  30/05/2016 - 09h26

      Di, depende do pH de cada um deles!

  5. Ericka  28/05/2016 - 21h23

    Sabapha. Eu passo o condicionador de baixo para cima. :-( Passaaaava neh!? Deuzulivre! Sabe de Tdo essa Juh!

  6. Gisele Gonçalves  30/05/2016 - 09h38

    Muito legal as dicas. Simples e bem práticas. Realmente também fiquei confusa com essa de lavar de cima para baixo! hahaha
    Beijos Ju

  7. Eline Sousa  30/05/2016 - 11h11

    oi Ju, estou com uma duvida, estou fazendo cronograma capilar, pois, durante anos eu negligencie meu cabelo,agora estou com luzes e progressiva, meu cabelo não tem ponta dupla já virou grupo de pagode, esta elástico,sou apegada no tamanho então corto as pontas a cada 2 meses, porem percebo que depois q eu lavo ele fica com muito volume e cheio de frizz, eu uso os produtos que minha cabeleireira indicou, mas esse volume me deixa triste, estou evitando usar a chapinha, para não agravar o problema, o que devo usar, ou fazer para deixar ele mais disciplinado..
    gostaria de muitas dicas para cuidar do cabelo, que esta poroso, ressecado, com pontas duplas …
    obrigada.. e bjsss

  8. […] precisam ser suaves, sempre feitos no sentido das cutículas (de cima para baixo, como expliquei nesse post aqui) e sem esfregar no comprimento, já que isso faz com que elas (as cutículas) se abram e sejam, em […]

  9. Rosemere do Amaral  11/06/2016 - 12h10

    Gente , esta menina é luz, ✨ quando penso que já sei de tudo vem ela com suas pérolas a nos ensina! Vida longa a essa mulher completa , amo de paixão sempre a melhor !
    Beijo é obrigado sua maravilhosa
    ❤️

  10. Branquinha Santos  13/06/2016 - 13h33

    Obrigada pela dica ju

  11. Francielle Caroline  23/06/2016 - 16h14

    Olá Amore !
    Uma pergunta? Quer dizer que não pode hidratar no tanque?

  12. Sandra  16/08/2016 - 12h43

    Ju, shampoo só aplica no couro cabeludo para limpeza?
    Pergunto porque tô usando o kit Salon line para crescimento e ressecou muito o cabelo – mesmo usando máscara…

  13. Romana Chemello  16/08/2016 - 13h49

    Eita, que eu fico um tempão com a tolha/turbante na cabeça, mas vou parar com isso! É que quando tiro a toalha depois de algum tempo fica mais fácil e rápido de secar, sabe?? Mas vou me esforçar pra mudar, no mais tudo certinho, sim!! Bjus, Ju!!

O que você acha do JV?
Ju, apenas gratidão por ter me ensinadona cuidar dos meus cabelinhos loiros com misturinhas e produtos acessíveis. Tenho um carinho enorme por vc. Beijos
As leitoras mais incríveis da vida
  • Sempre gostei de Saturno, porque na
  • Vamos brindar? Vamosssss, que a vida é feita pra isso, pra celebrar! 🍸✨ Estamos aqui comemorando os 4 anos do blog, e eu só tenho que agradecer! 🙏🏻🙌🏻 Meu pisciano com ascendente em Gêmeos é lindo e tem as leitoras mais incríveis da vida! ❤️
Pense num menino de sorte? É ele! ☺️💫🎉 #JuroValendo #Jujuland
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo